Pular para o conteúdo

O melhor do inverno de Toronto

Teoricamente o inverno começa aqui no hemisfério norte em 1 semana, mas o frio já começou por aqui faz tempo, mais exatamente há 1 mês, desde que caíram 15 cm de neve no mês passado e os termômetros marcaram temperaturas negativas de dois dígitos em pelo novembro. Lembro de olhar para meu marido e falar: “frio intenso em novembro? como será que iremos aguentar os próximos meses, já que nem é inverno ainda?”. A resposta a essas perguntas está nesse post.

O inverno traz frio, traz dias curtos, traz neve e traz uma vontade louca de ficar em casa sem fazer nada. Mas traz também a neve, traz atividades divertidas, traz festivais e eventos, traz dias lindos e traz muita coisa que irá fazer você curtir demais esta estação do ano. Se você mora em Toronto ou vem visitar a cidade nesta época do ano terá que tirar da sua cabeça este bloqueio de que “não conseguimos curtir o frio e o inverno”. Eu já escrevi muitos textos no blog sobre o assunto – como este aqui – e sugiro vocês a lerem este e outros textos, além de pesquisarem um pouco sobre o tanto de coisas que conseguimos fazer no inverno e como aproveitamos demais esta época do ano. Abaixo eu falo um pouco do que considero ser “o melhor” desta estação: os esportes e atividades de inverno. A dica é simples: ache uma atividade que você ama e que só possa ser feita com frio e espere ansiosamente para poder fazê-la nesta época do ano.

Esportes e atividades de inverno

Uma das melhores coisas do inverno é fazer uma atividade ou esporte, se apaixonar por ele e curtir os longos meses de frio fazendo algo que você curte muito, mas que não é possível fazer durante todo o ano. Portanto, a minha dica é que você pense quais atividades quer fazer, experimentar e faça um plano de como vai praticar estes esportes ou atividades. Há MUITA coisa legal que você só consegue fazer no inverno e você tem que realmente aproveitar esta época do ano para fazer estas atividades, que são super divertidas.

IMG_4513

Ski ou snowboard: são esportes de inverno super legais, que requerem treino e também um pouco de investimento, especialmente se você não tem equipamento e precisa de aulas. Há muitas montanhas de resorts de inverno espalhados por Toronto, mas nenhum deles é uma super montanha (então se você é um esquiador bom, pode se decepcionar). Eu e meu marido amamos esquiar e fazer snowboard e sempre nos planejamos no início da season para ver comprar tickets das montanhas (sempre mais barato antes dela começar) e arrumar equipamentos – olha só este vídeo aqui que meu marido fez sobre amar este esporte. Abaixo alguns posts que podem te ajudar neste assunto:

Ski e Snowboard dentro da cidade de Toronto

Ski e Snowboard próximo a Toronto

Comparação entre Blue Mountains e Mt St Louis Moonstone

10 locais perto de Toronto para você esquiar à noite

Glen Eden: estação de ski perfeita para crianças e iniciantes

DSC_8672

Patinação no gelo: uma das atividades mais legais e populares aqui em Toronto (e em boa parte do Canadá) é o ice skating (patinação no gelo). Toronto possui 52 outdoor rinks e eles são gratuitos, ou seja, você pode usá-los sem nenhum custo, só precisa ter o patins ou alugá-los (o que custa em torno de $5). Se o clima estiver ruim não tem desculpa para não patinar no gelo pois Toronto possui 40 indoor rinks. A maioria dos parques da cidade possui um e eles sempre vão ter movimento (é incrível a popularidade do esporte). Eu tento sempre mas não dou para a coisa… mesmo assim vale muito tentar se você está visitando Toronto ou outra cidade Canadense nesta época do ano. Clique aqui e veja mais informações sobre pistas internas e externas, horários e aulas.

Outros tipos de esportes: além do ski, snowboard e patinação no gelo há outros esportes de gelo que você pode praticar no inverno, como cross-country ski, ice hockey, o curling, o ice fishing, andar de snowmobile e fazer snowshoe. Vale a pena ler sobre o assunto e ver qual deles você se identificaria mais. Cross-country ski é o ski praticado através de movimentos alternados de braços e pernas em que, se empurrando, garantem a locomoção do esquiador em pistas planas ou levemente inclinadas (não em morros). Ice hockey é o hockey no gelo que é a paixão nacional dos canadenses (assim como o futebol é para nós brasileiros). No inverno você encontra vários rinks de hockey nos parques e eles estão sempre lotados. Dá também para você assistir a um jogo do Toronto Maple Leafs (time da cidade) ou Toronto Marlies (time da “série B” que eu assisti aqui). O curling é um esporte cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, utilizando para isso a ajuda de vassouras. Há vários clubes de curling em Toronto (clique aqui e veja uma lista). Ice fishing é considerado também um esporte, que é quando as pessoas vão pescar nos lagos congelados (a experiência é muito canadense e se você estiver em Ontario pode ver mais informações aqui). Snowmobile são aquelas “motinhos com rodas de trenó” que você pode alugar para fazer trilhas na neve (nós já fizemos o passeio e contei para vocês aqui no blog). Por fim tem o snowshoe, que é um esporte de caminhada com raquetes presas nos pés dos praticantes para evitar que eles afundem na neve.

Atividades com crianças: este é o ponto que eu e meu marido mais conversamos quando estamos nos organizando para o inverno. Isso porque as crianças agora estão super ativas e não dá mais para ficar com eles em casa quando a rua está coberta de neve. Abaixo compartilho com vocês a listinha que fiz de atividades que quero fazer com os meninos neste inverno:

– fazer anjos na neve
– fazer um boneco de neve
– brincar com trenós de neve
– fazer uma guerra de neve
– brincar de fazer bolinhas de sabão que congelam no frio
– brincar de retirar a neve com uma pá
– procurar por pegadas na neve
– tobogã nos hills da cidade

Alguns outros posts que podem te ajudar a planejar atividades para o inverno:

10 motivos para visitar Toronto no inverno

Formas de amar o inverno canadense

Como curtir o inverno de Toronto com pouca grana

Este post faz parte do projeto #vidaemTO onde eu e outras blogueiras brasileiras que moram em Toronto falam sobre um mesmo tema, todo dia 15 do mês. Espero que tenham gostado da maneira que abordei o tema e não deixem de conferir os posts sobre este assunto nos outros blogs que participam deste projeto este mês:

Livi | Baianos no Pólo Norte
Paula | Brasileira em Toronto
Sil | Mundo da Sil

2 comentários em “O melhor do inverno de Toronto”

  1. Oi Gaby tudo bom? Sou novo no blog e gostou muito das postagens! Eu tenho uma dúvida. Eu estive no Canadá em dezembro de 2012 quando eu fiz intercâmbio de um mês em Toronto.. Gostaria de ir em Fevereiro ficar uns 12 dias só que eu entrei no E.T.A no site preenchi todos os campos e não consegui emitir visto convencional de turismo. O que pode estar acontecendo? Reservei até os Hotéis no site de Booking.com. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *