Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de dezembro/2019 em Toronto

Escrevo este post pensando “cadê o ano de 2019? eu não vi ele passar”. Nem acredito que já estamos no último mês do ano e, embora o frio tenha chego para valer, a gente consegue sim curtir a cidade nos últimos 31 dias do ano. Isso porque o mês de dezembro é repleto de atrações. E como sempre eu faço este post no início de cada mês e dou algumas dicas de eventos que eu acho legal – veja os posts dos outros meses aqui. Além dos eventos eu falo um pouco da previsão do tempo, feriados e um resumo de tudo que rola na cidade.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para o mês de dezembro de 2019 indica um mês mais quente que a média (temperatura média de 0C, o que é 4C acima da média dos outros anos) e com mais neve (70mm de precipitação, 10mm acima da média dos outros anos. Dia a dia a previsão diz o seguinte: de 1 à 3 de dezembro teremos neve, de 4 à 10 de dezembro alguns períodos de neve com chuva, de 11 à 18 de dezembro neve com temperaturas mais amenas, de 19 à 26 de dezembro chuva, de 27 à 31 de dezembro chuva e neve misturadas. Ou seja, a previsão fala que teremos muita precipitação e que não irá nevar no Natal. Será? Vamos acompanhar para saber.

Início oficial do inverno

O inverno começa oficialmente no dia 21 de dezembro, que é o primeiro dia astronômico do inverno no Hemisfério Norte. Também é considerado o dia mais curto do ano. Embora o inverno só comece no dia 21 o início de dezembro é de certa forma considerado o início do inverno, já que a partir de agora temos dias curtos, frio e neve.

E se você procura a previsão de como será o inverno 2019-2020 clique aqui e aqui. Em resumo, o The Weather Network e o Old Farmer’s Almanac – duas fontes que eu confio bastante – dizem a mesma coisa: estamos ferrados! As previsões apontam que o inverno em Ontario será frio, brutal e congelado. Há previsão de muita neve e muito frio (polar vortex warnings and storms). Os piores meses serão meio/final de Novembro, Janeiro, começo de Fevereiro e começo de Março; ou seja, praticamente o inverno todo! Boa sorte para nós!

Feriados

Dezembro possui dois feriados: o Natal (dia 25 de dezembro) e o Boxing Day (dia 26 de dezembro). A tradição aqui é trabalhar no dia 24, celebrar no dia 25 e relaxar no dia 26. O Boxing Day é um feriado originado na Inglaterra e todas suas colônias aderiram, incluindo o Canadá. Em resumo é uma data onde há muitas promoções nas lojas – alguns consideram a melhor data para fazer compras (clique aqui e leia mais sobre o assunto). Além disso as pessoas costumam assistir a jogos de hockey no gelo, que são bem tradicionais nesta data e ficam passando na TV o dia todo. Assim como o dia 24 de dezembro o dia 31 não é feriado. O feriado aqui é dia 1 de janeiro. No dia 2 as pessoas voltam ao trabalho normalmente.

Festivais e Eventos em Toronto

Toronto Christmas Market: eu não poderia deixar de incluir o Toronto Christmas Market do Distillery District nesta lista, apesar dele ter começado mês passado. O mercado está incrível e vale muito visitá-lo (e eu mostrei 10 motivos para ir nele neste post aqui). O mercado funciona até dia 22 de dezembro e é fechado nas segundas-feiras. É gratuito nos dias de semana e custa C$8 entre sexta à noite e domingo.

Light Up The Beach: este festival começou no último dia de novembro mas não poderia deixar de incluir no post de dezembro, já que o evento vai durar todo o mês (e na verdade vai até quase final do inverno). Neste evento a região da The Beaches em Toronto fica toda iluminada, com mais de 80 mil lâmpadas de LED.

Aurora Winter Festival: Aurora é um festival de inverno cujo tema é Polo Norte. Ao entrar no Festival os visitantes irão explorar quatro mundos místicos inspirados no Pólo Norte, cada região repleta de experiências sensoriais, cenários impressionantes e exibições de luzes personalizadas. O festival começa no dia 22 de novembro e vai até 5 de janeiro. Funcionará das quartas aos domingos, das 4pm até 10pm. O evento acontece no Ontario Place.

GLOW: GLOW é um dos maiores festivais de Natal cobertos do mundo, que já acontecem em 11 cidades em 3 países. Este ano o evento acontecerá em Toronto pela primeira vez, de 28 de Novembro de 2019 à 4 de Janeiro de 2020, no Toronto Congress Centre (650 Dixon Rd, Etobicoke, pertinho do aeroporto Pearson). O evento contará com um túnel de 50 mil luzes, entretenimento ao vivo, balanços de LED e um trem para os pequenos. A parte boa deste evento é que será indoors, então se você não gosta muito de frio poderá mesmo assim curtir um festival de inverno.

WinterFest: o Canada’s Wonderland é um parque temático localizado em Vaughan – cidade vizinha de Toronto – e fica fechado nos meses de inverno. Ou melhor, ficava. Isso porque em 2019 eles estarão abrindo suas portas para o WinterFest, um festival de inverno que acontecerá no local entre os dias 22 de Novembro e 31 de Dezembro. Durante o evento muita coisa irá acontecer no parque: os visitantes poderão patinar no lago do parque (que se chamará Snowflake Lake durante o festival), haverá uma cerimônia de acendimento das luzes de Natal do parque todas as noites, comidas típicas de Natal serão servidas, vários shows temáticos acontecerão e haverá a oportunidade de brincar em algumas atrações do parque.

Nutcracker Christmas at the Castle: este ano a Casa Loma irá celebrar o Natal com um evento chamado Nutcracker Christmas at the Castle. O evento acontecerá de 1 de Dezembro até 5 de Janeiro e contará com shows do ilusionista Professor Wick e de patinação do gelo da Glisse on Ice. Haverá também atividades para as crianças – como encontro com o Papai Noel – e nada mais nada menos que 9 árvores de Natal. E entre os dias 15 e 30 de Dezembro haverá um evento noturno com luzes nos jardins, um mercado de Natal e shows com a Casa Loma Holiday Orchestra.

Christmas by Camplight: o museu vivo de Toronto – o Black Creek Pioneer Village – tem um evento de Natal bem diferente acontecendo no dia 7 de dezembro, chamado de Christmas by Camplight. Haverá atrações espalhadas pela vila e também um jantar típico. O evento é noturno e o foco serão luzes e lanternas espalhadas pela vila.

Holiday Fair na Nathan Phillips Square: este é o mercado de Natal na praça da prefeitura de Toronto. O evento acontecerá de 7 a 23 de dezembro (fechado nas segundas-feiras) e contará com lojas de produtos artesanais, comidas, shows, visitas ao Papai Noel, um carrossel e até um bar da vinícola Jackson Triggs (chamado de the Jackson Triggs Polar Point Bar. E é claro que além de tudo isso você pode patinar na pista que fica no local.

Etobicoke Lakeshore Santa Claus Parade: se você perdeu a chegada do Papai Noel em Toronto – que aconteceu mês passado – esta é uma chance menos lotada e mais calma de curtir um evento como esse. O evento acontecerá no dia 7 de dezembro das 10-12pm na rua Lakeshore Blvd West, entre as intersecções 1st street e 35th street. Depois da parada você pode patinar com o Santa Claus no Colonel Sam Smith Park, das 12-4pm.

Breakfast with Santa no Ripley’s Aquarium: o evento de Natal do Aquário de Toronto é o café da manhã com o papai noel, que acontecerá bem cedinho: entre 7:30am e 8:15am, nos dias 7, 21 e 22 de dezembro. Há ainda a opção de dormir no aquário e depois tomar o café da manhã no local.

Breakfast with Santa na CN Tower: nos dias 8 e 15 de dezembro acontece na CN Tower o Café da Manhã com o Papai Noel. O evento acontece das 8:30am até 11am e além da comida você tira uma foto com o bom velhinho e pode passear pela torre.

The Nutcracker no The National Ballet of Canada: espetáculo de ballet composto por Tchaikovsky que é super tradicional nesta época de ano, já que a história se passa na casa da protagonista Clara, em uma noite de Natal. O espetáculo conta a história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho o mago Drosselmeyer e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, depois de enfrentar a cruel batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército. Acontece de 12 de dezembro até 4 de janeiro , com ingressos a partir de $35.

Skate 8 in the Six: no dia 20 de dezembro a pista de patinação na The Bentway estará aberta. O Bentway é um espaço público único e inovador que transforma 1,75 km sob a Gardiner Expressway de Toronto em um novo local de encontro para a crescente população da cidade. O Bentway une sete bairros locais com mais de 70.000 habitantes, tornando-se uma porta de entrada para a orla, proporcionando acesso a importantes atrações e destinos – desde Fort York, Ontario Place e Exhibition Place ao Harbourfront Centre e CN Tower. A pista tem locais para aquecer (fire pits) e há a opção de fazer aulas e alugar patins.

Evergreen Brick Works Winter Village: o Evergreen é um lugar incrível, tanto no inverno quanto no verão (dá só uma olhada aqui de como o local é no inverno). Para quem não conhece é um parque feito ao redor de uma fábrica de tijolos antiga e tem mercado, café, trilhas e vários eventos. E nesta época do ano acontece o Winter Village acontece nos finais de semana entre os dias 30 de novembro e 22 de dezembro.

New Year’s Eve in Toronto: vai chegando esta época do ano e muitas pessoas me perguntam onde elas devem passar a virada de Ano Novo. Eu tenho vários posts sobre o assunto incluindo este com diversas maneiras de comemorar o Ano Novo na cidade e este com uma lista de eventos. O evento mais popular – mas não espere muito – é a festa que acontece na Nathan Phillips Square na virada do ano, com shows e fogos.

Festivais e Eventos em outras cidades próximas

Winter Festival of Lights de Niagara: o festival de inverno de Niagara é um dos maiores de Ontario e conta com 2 milhões de luzes. O festival começou no dia 20 de novembro e estará acontecendo durante todo o mês de dezembro e janeiro também. A principal atração é sem dúvida a trilha de 8km de luzes que passa pelas principais atrações da região, incluindo jardins ao redor das cachoeiras e os parques ao longo da Niagara Parkway. Eu acho uma ótima oportunidade de passear na região no frio, curtindo um final de semana.

Burlington Lakeside Festival of Lights: Burlington é uma cidade próxima de Toronto e dos dias 29 de novembro até 8 de janeiro terá este festival de luzes e também mercado de Natal estilo Europeu no Spender Smith Park (que fica na beira do lago) e também nas principais ruas do centro da cidade.

Blumination Dream Trail: uma trilha de 1km cheia de luzes (algumas delas interativas como um globo de neve que os visitantes podem entrar e fazer parte) onde as pessoas podem percorrer a pé pela vila de Blue Mountains. A trilha fica iluminada das 5-10pm e o trajeto pode ser visto neste mapa aqui. Vale falar que a experiência é gratuita, funcionando de 30 de novembro até 28 de março.

Christkindl Market: este tradicional mercado natalino alemão inclui compras, atividades, dança, música, comida e bebidas, acontecendo de 5 a 8 de dezembro em Kitchener. O que me impressionou no evento foi que há mais de 20 anos eles expõe trens de brinquedo, que são a alegria de crianças e adultos (olha só aqui). O evento acontece na prefeitura de Kitchener (Kitchener City Hall: 200 King St W, Kitchener).

Gift of Light: festival de luzes no Bingemans (clube) de Waterloo no qual o carro vai passando por um trajeto cheio de luzes. Este evento vai até 4 de janeiro e parece ser muito legal: todos os anos colocamos na nossa lista de atrações para a temporada mas nunca conseguimos ir. E dá para fazer o trajeto também a pé.

Eventos Esportivos

Nesta época do ano basicamente você encontra 2 grandes campeonatos esportivos acontecendo em Toronto: basketball (Toronto Raptors) e ice hockey (Maple Leafs). O Raptors jogará em Toronto nos dias 1, 3, 5, 11, 14, 16, 20, 22, 25, 29 e 31 (ou seja, se você estiver procurando algo para fazer no dia de Natal ou na virada do ano pode curtir um jogo dos atuais campeões da NBA). No caso do Maple Leafs eles jogarão em casa no mês de dezembro nos dias 4, 17, 21, 23 e 28.

Por fim, vale falar que o GO Transit – empresa de transporte de Toronto e arredores – está com uma promoção chamada Sunday Funday que começa dia 1 de dezembro e vai até fevereiro de 2020 onde pessoas maiores de 13 anos pagam $10 por passeios ilimitados de trem nos domingos. Crianças menores não pagam. Mais informações sobre promoções e eventos do GO Transit podem ser encontradas aqui.

Um bom dezembro para todos e vamos aproveitar MUITO os últimos dias de 2019!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *