Pular para o conteúdo

Expectativas e planos para o ano de 2020

Hoje é dia de Projeto Mães no Canadá aqui no blog e, como sempre, eu me pego refletindo sobre um tema que toca profundamente meu coração, pois a maternidade chegou para mexer na minha vida e na minha essência – de uma maneira positiva. Assim que o frio chega – o que anuncia que o ano está acabando – eu começo a refletir sobre o ano que passou e criar planos e metas para o ano que se inicia. Este ano esta reflexão esta sendo um pouco mais desafiadora porque recentemente perdemos um importante membro da nossa família, o que fez com que meu chão caísse, literalmente. Mas mesmo assim eu achei válido sentar aqui e escrever sobre o que eu quero para o novo ano e tenho certeza que colocar tudo isso para fora irá me fazer muito bem em um momento tão delicado como esse.

Confesso que são tantos papéis que exerço na minha vida – mãe, esposa, pesquisadora, blogueira, dona de casa, filha, irmã, amiga – que fica até difícil listar todas as expectativas e planos para o novo ano. Mas mesmo assim eu fiz uma listinha e irei compartilhar aqui com vocês alguns destes planos, que espero que se concretizem no ano que está chegando.

Minhas expectativas e planos como mãe

Quando penso em como será meu novo ano com meus meninos eu certamente só desejo uma coisa: saúde e alegria para eles. Mas claro que tenho alguns projetos que quero que saiam do papel e se tornem realidade. O primeiro deles é que quero expor os meninos ao máximo de atividades e vivências que puder. Quero viajar bastante com eles em 2020, fazer eles experimentarem novas atividades e esportes e curtir intensamente todas as estações do ano. Por exemplo, neste inverno Thomas irá ter aulas de snowboard e Ian irá começar aulas de natação. Também quero fazer muitas brincadeiras e atividades de neve com o Ian, já que inverno passado ele tinha poucos meses de vida. E Thomas irá começar a ter aulas de patinação no gelo na escola – e queremos levá-lo para praticar nos rinks da cidade nos finais de semana. Na primavera quero explorar as flores e tomar banho de chuva com os meninos. No verão queremos ir a praia todo final de semana. E quando o outono chegar iremos explorar muito a cidade e suas cores. Quero continuar dedicando bastante tempo aos meus meninos e estreitar ainda mais nossos laços de amor e amizade. Sei que em 2020 várias mudanças irão acontecer com o Ian – que começará 2020 com 1 ano e meio e terminará com 2 anos e meio – e quero que ele cresça e se desenvolva feliz e com suporte. Thomas também está crescendo e amadurecendo muito rápido, o que me deixa ao mesmo tempo assustada e feliz.

Em resumo:

  • Fazer pelo menos 3 viagens em família para lugares diferentes, levando os meninos e mostrando o mundo para eles;
  • Matricular cada um deles em pelo menos 2 atividades diferentes no decorrer do ano;
  • Fazer atividades motoras e diferentes (tinta, massinha, escrita) com os meninos todo sábado de manhã, levando-se em consideração suas idades e estágios de desenvolvimento;
  • Curtir cada uma das estações intensamente, elaborando to do lists para cada uma delas com pelo menos 10 atividades diferentes.

Minhas expectativas e planos como pesquisadora

Eu voltei a trabalhar – depois de mais de 1 ano de licença maternidade – em setembro de 2019 e demorou alguns meses para eu entrar na rotina louca e frenética de trabalhar full time sendo mãe. Na verdade, eu ainda estou penando um pouco e não estou conseguindo trabalhar da maneira que fazia antes. E para 2020 eu espero me dedicar ao meu trabalho, que é muito importante para mim. Terei vários congressos para participar, artigos para publicar, projetos em 7 países e muita coisa legal e interessante para acontecer. Quando penso no ano de 2020 o que vem na minha cabeça é trabalho, trabalho, trabalho. Eu me dediquei 100% à maternidade nos anos de 2018 e 2019 e quero que 2020 seja um ano muito produtivo no quesito trabalho. Obviamente irei continuar me dedicando aos meninos, mas quero focar um pouco da minha energia para me dedicar e me destacar em algo que eu amo fazer e que me faz muito bem.

Em resumo:

  • Participar de 4 conferências;
  • Apresentar pelo menos 2 workshops sobre minha área de pesquisa, em dois congressos (um local e um internacional);
  • Escrever e/ou publicar pelo menos 20 artigos científicos;
  • Dar continuidade aos meus projetos em 7 países e aumentar o número de parceiros para 10;
  • Atualizar revisões sistemáticas antigas e trabalhar no projeto global que ficou pendente com minha licença maternidade.

Minhas expectativas e planos como esposa

Juliano é o amor da minha vida e embora a gente tenha uma vida louca e várias tarefas para fazer, nós sempre temos um tempinho para estarmos juntos e curtirmos um ao outro. Nossas sextas-feiras em casa são especiais e quero que elas continuem em 2020 (para quem não sabe nós dois trabalhamos de casa nas sextas e sempre almoçamos juntos em algum lugar legal, sem crianças). E é assim que eu quero que continue. Na verdade, quero que esse tempo de nós dois juntos aumente em 2020, pois me faz muito bem. Em 2020 iremos completar 17 anos juntos e 13 anos de casados e quero celebrar cada dia juntos e cada conquista juntos. Temos tantos sonhos e tantos projetos e espero que alguns deles se tornem realidade no novo ano.

Em resumo:

  • Continuar com nossos almoços de sextas-feiras a dois;
  • Aproveitar visita da família para curtir a noite de Toronto a dois;
  • Tirar alguns projetos dos sonhos e torná-los realidade.

Minhas expectativas e planos como dona de casa

Todo começo de ano – na verdade toda semana que se inicia – eu faço planos de como irei me organizar e tornar a nossa casa mais organizada, funcional e limpa. Confesso que não é fácil e que muitas vezes eu desisto, porque simplesmente não consigo fazer tudo ao mesmo tempo. Em 2020 eu tenho um desafio (ou uma meta) que é me desapegar daquilo que eu não uso ou que não é útil para nós. Quero dedicar alguns dias do ano para revisar tudo que temos e doar aquilo que não precisamos. Eu fiz um pouco disso em 2019 e me fez muito bem. Mas sinto que ainda temos muitos objetos obsoletos e muita coisa que não é necessária.

Em resumo:

  • Organizar os armários dos quartos e fazer uma super limpeza, doando tudo aquilo que não foi utilizado no último ano;
  • Decorar a sala;
  • Limpeza semestral dos brinquedos dos meninos;
  • Renovar o banheiro do nosso quarto;
  • Colocar os meninos para dormir juntos (?), redecorando o quarto do Thomas para acomodar as necessidades do Ian.

Minhas expectativas e planos como blogueira

Eu senti que o número de acessos do blog em 2019 diminuiu um pouco e acho que essa mudança aconteceu não somente no meu blog mas nos blogs de uma maneira geral. Isso porque as pessoas não tem mais paciência de ler e pesquisar: elas querem a informação dada na hora que precisam de uma maneira mais visual e rápida. Durante 2019 eu e meu marido tentamos manter nosso canal do YouTube ativo, mas não conseguimos devido a loucura da nossa vida. Mesmo assim eu continuo escrevendo aqui no blog pois esta plataforma de informação é um hobby e uma paixão para mim. Escrever e compartilhar conhecimento é algo que me faz bem e eu espero que eu consiga continuar com este trabalho por muitos e muitos anos. Em 2020 o blog fará 10 anos e eu tenho várias idéias de projetos para celebrar esta data. Também quero continuar no novo ano com os vários projetos que acontecem por aqui: os posts do início do mês, os projetos e as dicas. Quero continuar fazendo parcerias com empresas que eu acredito e confio e mostrar o trabalho de empreendedores e estas empresas para vocês.

Em resumo:

  • Continuar com os projetos antigos, adicionando novos membros;
  • Postar pelo menos 2 vezes por semana no blog;
  • Visitar um local diferente de Toronto por mês para mostrar para vocês;
  • Reformular o site e fazer listas com posts antigos, para facilitar o encontro de informações;
  • Fazer vídeos para Youtube (?) ou IG TV.

Minhas expectativas e planos como indivíduo

Eu falei de vários papéis da minha vida, mas há um que é fundamental: o de indivíduo. Dentro dos meus planos há coisas que eu quero fazer para eu mesma, para me sentir bem e poder exercer os outros papéis da melhor maneira possível. Em 2019 eu consegui cuidar de mim e emagrecer os quilos que havia ganho na gravidez do Ian. Em 2020 eu quero manter estes cuidados e começar a fazer atividades físicas, o que é algo que eu sempre quis fazer mas nunca consegui depois que me tornei mãe. Também quero dedicar mais tempo para as minhas amigas, fazendo encontros mensais para rir, comer e falar besteira. Quero voltar a ler livros que não sejam relacionados ao meu trabalho e assistir séries e filmes, pois faz muito tempo que não relaxo neste sentido.

Em resumo:

  • Fazer encontros mensais com minhas amigas;
  • Começar a praticar algum tipo de exercício físico (voltar para o pilates, academia, entre outros);
  • Ler 1 livro por mês;
  • Assistir pelo menos 4 séries novas durante todo o ano;
  • Organizar minhas fotos e fazer álbuns dos meninos.

Enfim gente, os planos são muitos e agora é focar em tirar eles no papel e torná-los realidade. Espero de alguma forma ter estimulado vocês a fazerem o mesmo, porque parece que escrevendo já estamos um passo na frente, não é? Como falei anteriormente este post faz parte do projeto Mães no Canadá, no qual eu e outras mães brasileiras que moram no Canadá falamos sobre um mesmo tema, todo dia 20 de cada mês. Não deixem de conferir também o que as outras participantes do projeto tem a dizer sobre o assunto.

Alessandra (Bathurst, NB) | Canadiando
Amanda (Richmond, BC) | Viva Canada
Beatriz (Vancouver, BC) | Biba Cria
Carol (Ottawa, ON) | Fala Maluca
Carol (Mississauga, ON) | Minha Neve e Cia
Danielle (Toronto, ON) | Vidal no Norte
Livi (Toronto, ON) | Baianos no Pólo Norte
Mari (Calgary, AB) | De Bem Com a Vida

A foto em destaque foi é dowww.freepik.com.

2 comentários em “Expectativas e planos para o ano de 2020”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *