Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de outubro/2019 em Toronto

IMG_5580

Bem-vindo outubro, um mês esperado por muitos por diversos motivos: árvores coloridas, friozinho chegando para ficar, Halloween, delícias de abóboras, Ação de Graças e muito mais. Para nós aqui em casa é um mês também muito esperado, porque saímos da loucura de setembro – que foi um mês cheio de adaptações – e começamos o mês mais tranquilos e já com uma rotina bem estabelecida (ufa!). Ainda, é em outubro que meu filho Thomas faz aniversário, o que torna o mês ainda mais especial. Como já é rotina aqui no blog hoje eu posto para vocês um resumão do que eu acho que de mais legal vai acontecer em Toronto no mês que se inicia hoje, com dicas em relação ao clima, feriados, festivais, eventos esportivos, shows e muito mais.

Clima

Segundo a previsão do tempo do Old Farmer’s Almanac parece que teremos um mês de outubro com temperaturas e precipitações normais para esta época do ano (média de temperatura é de 10C e precipitação média de 75mm). De 1 à 7 de outubro há previsão de chuva e frio, de 8 à 12 de outubro teremos chuva, frio e possibilidade de flurries, de 13 à 21 de outubro o tempo será ensolarado e menos frio, de 22 à 25 de outubro teremos chuva e temperaturas amenas e o final do mês (26 à 31 de outubro) será de chuva e frio. Como vocês podem ver não há previsão de neve para outubro mas pode ter flurries, que são flocos de neve que caem do céu mas não acumulam no chão.

Feriados e Celebrações

Este mês de outubro teremos um feriado muito especial no Canadá: Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Em resumo, é o dia de agradecer pelas graças alcançadas durante o último ano. Aqui no Canadá o feriado cai na segunda segunda-feira de outubro e a data é diferente do vizinho USA, onde o Thanksgiving é comemorado em novembro. É um feriado bem popular aqui no Canadá (tão ou mais popular que o Natal) e as pessoas se reúnem com amigos e familiares para almoçar ou jantar. O cardápio? Peru, batata-doce, molho de cranberry, muita abóbora, pães, saladas, torta de maçã, entre outras gostosuras. Uma delícia! Este ano a data cai no dia 14 de outubro. Vale falar que depois dele só teremos o Natal – então é época de realmente curtir o feriado prolongado. Clique aqui e leia vários posts sobre esta data.

Apesar de não ser feriado o Halloween é uma outra data bem importante aqui na América do Norte. A data é comemorada no dia 31 de outubro – que este ano cai em uma quinta-feira – e é quando as pessoas se vestem com fantasias e curtem a noite e as crianças batem nas portas pedindo doces ou travessuras. Ano passado foi o primeiro Halloween do Ian e fizemos a primeira busca de doces nas casas da nossa família e fizemos um vídeo lindo que vocês podem assistir clicando aqui. Se vocês quiserem ler textos antigos sobre a data e várias dicas é só clicar aqui.

Eventos e Festivais

Toronto Chocolate Festival: festival de chocolate que acontece no seu 14th ano dos dias 1 à 31 de outubro, em diversos locais da cidade. São diversos eventos acontecendo como um baile, café da tarde, almoço, tours e muito mais.

Nuit Blanche: no dia 5 de outubro de 2019 acontecerá este festival de arte noturna que é simplesmente demais. A cidade de Toronto se transforma para receber muita arte em diversos cantos da cidade e várias ruas ficam fechadas e repletas de pessoas curtindo a noite e tudo que a cidade tem a oferecer. O evento acontece das 7pm até às 7am do outro dia e se quiserem ver posts sobre o evento é só clicar aqui.

Planet In Focus Environmental Film Festival: de 15 à 20 de outubro acontece o festival de filmes sobre o meio ambiente em Toronto, em diversos cinemas da cidade (clique aqui e veja onde). O evento já está no seu 20o. ano e envolve além dos filmes palestras e muita educação voltada para as crianças.

Red Bull Music Festival: de 17 à 21 de outubro acontecerá em Toronto este festival de música, que já passou por New York, Berlin, Paris e Chicago. Os eventos acontecem em diversos locais de Toronto (clique aqui), como por exemplo no Distillery District e no Roy Thompson Hall.

Cask Days: o 15º Festival de Cerveja “Cask Days” retorna a oEvergreen Brick Works de 18 à 20 de outubro. O Cask Days celebra o amor pela cerveja cask: cerveja não pasteurizada, não filtrada e naturalmente carbonatada e servida diretamente de um barril. A festa terá mais de 400 cervejas e cidras de produtores em todo o Canadá e nos Estados Unidos. Este festival de três dias tem uma audiência de mais de 10.000 participantes e contará com novas cervejas \a cada dia.

Toronto Soup Festival: é um dos eventos mais comentados da cidade, e os moradores de Toronto não podem esperar para saborear sopas. Se você está procurando por um evento para apreciar o friozinho do outono, então planeje os próximos dias 19 e 20 de outubro para o Garrison Commons (Forte Histórico de York) para o evento inaugural. Os participantes do festival não só desfrutarão de receitas de sopa de todo o mundo, com ingredientes locais de chefs sediados em Ontário, mas também desfrutarão de música acústica e poderão se aquecer ao redor da fogueira no local. Certifique-se de pegar alguns dos melhores chefs no Chef Demonstration Stage, ou se estiver se sentindo inspirado, pegue produtos frescos do mercado do fazendeiro para cozinhar as receitas em casa.

ImagineNATIVE Film + Media Arts Festival: de 22 à 27 de outubro de 2019 acontece em Toronto este evento cinematográfico, que é o maior do mundo de conteúdo indígena. Os filmes serão exibidos no TIFF Lightbox no endereço 401 Richmond, Toronto.

International Festival of Authors: o Festival Internacional de Autores de Toronto é uma celebração de palavras e idéias, para leitores curiosos de todos os tipos. Esta edicação acontecerá de 24 de outubro até 3 de novembro no Harbourfront Centre.

Art TO: feira internacional de arte moderna e contemporânea que acontece em Toronto de 25 à 27 de outubro, no Metro Toronto Convention Centre, North Building (255 Front Street West).

TEDxToronto: no dia 26 de outubro acontecerá em Toronto o TEDx, que é um evento com várias palestras incentivadoras e motivacionais, sobre diversos temas. O evento acontecerá no Evergreen Brick Works de Toronto.

Eventos de Halloween

Halloween Haunt do Canada’s Wonderland: Evento de Halloween que acontece durante as sextas, sábados e domingos de Outubro no Parque Wonderland. É o maior parque temático assombrado do Canadá com mais de 300 monstros, 10 atrações do tipo walk-through, 3 áreas assustadas temáticas e três shows ao vivo. Durante o evento o parque é transformado através de adereços decorativos, música temática e iluminação para criar uma atmosfera assustadora.

Legends of Horror: durante todos os dias de outubro (1 à 31) a Casa Loma será transformada em um castelo de terror. A forma de apresentação do Legends of Horror é chamada de “teatro de passeio”, na qual o público caminha em seu próprio ritmo por uma trilha de 2 km, começando nos jardins inferiores da Casa Loma e passando pelos túneis dos castelos e espaços mais escuros nunca antes abertos ao público. Ao longo de mais de 1 hora de experiência, o público está imerso em uma variedade de cenários projetados em jardins e câmaras abaixo do castelo, com uma configuração real. Uma parte incrível da produção é a projeção em 3D no exterior do castelo que traz os personagens do enredo e as paredes do castelo para a vida.

SCREEMERS: evento de Halloween do Exhibition Place acontecendo em dias específicos de outubro (clique aqui e veja datas e horários). SCREEMERS é a atração original e mais assombrada de Toronto, sendo 100% indoor (ou seja, você não precisa se preocupar com o frio). SCREEMERS é um evento de preço único e o preço (em torno de CAD$35) inclui entrada a todas as 7 atrações assombradas, como labirintos de terror com mais de 120 atores assustadores, passeios ilimitados na Midway of Horrors (4 brinquedos estilo ride), a prisão dos zumbis, entre outros.

Pumpkins After Dark: evento para a família toda que acontece na cidade de Milton (no Country Heritage Park, 30 minutos de Toronto) e envolve abóboras e muita arte. O evento acontece todos os dias do mês de outubro (até 3 de novembro).

Toronto After Dark: festival de cinema de filmes de horror, ação e ficção científica que acontece em Toronto entre os dias 17 à 25 de outubro. Os filmes serão exibidos no Scotiabank Theatre, no endereço 259 Richmond St West de Toronto.

Black Creek Pioneer Village Nightlife: escape games e caminhadas assombradas fazem parte da programação noturna de um dos lugares mais lindos de Toronto, o Black Creek Pioneer Village. Cada um desses eventos tem datas específicas e você pode olhar em detalhes no link colocado anteriormente.

Halloween on Church Street 2019: festa de Halloween de rua gratuita que acontece na Church Street no dia 31 de outubro. A rua fica fechada para carros à partir das 6:30pm e é lotada de pessoas vestidas de fantasia, música (incluindo DJs) e diversão. Uma ótima dica se você quer curtir o Halloween e não quer gastar (já que o evento é gratuito).

Eventos Esportivos

Oba! É em outubro que começam os jogos de basketball da NBA por aqui e quem acompanha o blog sabe que eu AMO basquete. O Toronto Raptors – atual campeão da NBA – começa a sua temporada 2018-2019 jogando em casa no dia 8 de outubro contra o Houston Rockets e ainda joga em casa nos dias 13, 22 e 28 de outubro. Em outubro também há jogos de ice hockey e de futebol.

O que você não pode deixar de fazer de estiver em Toronto em outubro

Gente, eu acho que tenho uns 30 posts sobre o que fazer em Toronto em outubro – e você pode ver todos eles clicando aqui. Em resumo você não pode deixar de ir a uma fazenda de abóboras (clique aqui e aqui para ver posts sobre o assunto), apreciar as cores do outono (neste post aqui eu dou dicas como acompanhar a mudança das cores e neste aqui dos lugares mais lindos para ver as cores do outono em Toronto), fazer uma roadtrip para algum parque perto da cidade (e eu faço todo ano – entre estes lugares eu indico Algonquin Park e Michigan), ver as decorações de Halloween (e também comemorar esta data – clique aqui para mais informações) e realmente aproveitar os últimos dias “coloridos” da cidade em 2019.

Espero que tenha gostado da minha lista para este mês e bom outubro para todos!

5 comentários em “Tudo sobre o mês de outubro/2019 em Toronto”

  1. Gaby, faltou cobrir a Scotiabank Waterfront Marathon na parte de espoertes, um evento internacional que atrais varios atletas pra cidade. Sempre muito divertido ir torcer para os corredores.

  2. Olá Gabi
    Adoro os seus posts!!!
    Estarei em Toronto em outubro e gostaria de conhecer alguns parques e quem sabe ver ursos…
    Penso em fazer isso no fim de semana do Thanksgiving e dormir em uma cabana.
    O que vc sugere?
    Obrigada
    Vera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *