Pular para o conteúdo

Sobre entrar no Brasil sendo Brasileiro mas utilizando passaporte Canadense

Agora que – finalmente – viramos canadenses eu comecei a pesquisar sobre ter apenas o passaporte canadense, isto é, não renovar mais o nosso passaporte brasileiro pois é um gasto enorme já que somos 4 aqui em casa. E procurando no site da Polícia Federal do Brasil eu encontrei esta página.

Segundo a informação para viajar para o Brasil você precisa de um passaporte, não importa qual. E no caso de termos dupla cidadania sugere-se (eles escrevem esta palavra mesmo) que seja apresentado também o passaporte brasileiro (mesmo que vencido) ou outro documento que comprove a nacionalidade brasileira (tipo uma carteira de identidade). Segundo o site isso demonstra que você é brasileiro e com isso “deixarão de ser aplicadas várias restrições que são legalmente impostas aos estrangeiros, como prazo de estada, multa por descumprimento da legislação migratória, etc”.

Portanto, não precisamos mais gastar para renovar nosso passaporte brasileiro. E o melhor de tudo é que o infantil canadense tem validade de 5 anos, então estamos bem felizes de não ter que renovar o brasileiro para os pequenos de tempos em tempos.

Se você já teve uma experiência em chegar ao Brasil somente com seu passaporte estrangeiro deixe aqui um recado que vou adorar e irá certamente complementar esta informação.

12 comentários em “Sobre entrar no Brasil sendo Brasileiro mas utilizando passaporte Canadense”

  1. Vale lembrar, se você tendo um certidão de nascimento em mão, com isso se já pode entrar no pais.Pois isso confirma que você é cidadão brasileiro e o pais não pode negar a sua entrada.

  2. O problema é para viagem de menor desacompanhado. Quando viajo sem meu marido ou as crianças vão ao BR com os avós eles são obrigados a terem o passaporte brasileiro com autorização de saída do Brasil… essa autorização só pode ser feita se houver passaporte brasileiro e toda criança brasileira precisa dessa autorização mesmo se os pais vivem no exterior ou têm outra nacionalidade! Ou seja do momento em que há um certidão de nascimento a criança é brasileira e mesmo se entrar o país com um passaporte estrangeiro não poderá sair (desacompanhado) sem essa autorização! Sinceramente é muito chato ter que pagar tão Carol por um passaporte e ainda obrigar os 3 pais a irem ai consulado fazerem esse passaporte com autorização!

  3. Gaby, meu medo é q as coisas no Brasil sao tao imprevisiveis e a gte nunca sabe se quem vai nos atender vai estar atualizado das leis. Eles nunca sabem nada la e preferem ja negar de cara p ter menos trabalho. Vc ja embarcou e desembarcou usando passaportr brasileiro vencido?

  4. Gaby, temos um grupo de mamães brasileiras aqui em Victoria e estavamos falando sobre esse assunto essa semana! Não acredito que não vi esse post!!! Vou mandar para elas. Bjsss

  5. Gaby, também compartilhamos desse “problema” somos uma familia de 4 , morando em Ottawa, sendo que eu e meu marido estamos no processo de cidadania canadense mas ainda não finalizou. As crianças possuem passaporte canadense, estamos com uma viagem para o Brasil e estava com essa dúvida. As crianças foram registradas na embaixada, meu filho mais velho de 3 anos tem um passaporte brasileiro que já venceu e minha filha de 10 meses ainda não tem passaporte brasileiro. Temos uma certa preguiça de tirar o passaporte pois o custo é alto e a duração é pequena e ficar renovando é bem complicado, ainda mais quando não pretendemos ir todo ano ao Brasil. Liguei para embaixada aqui de Ottawa por desencargo e estou aguardando a resposta deles. Você já foi acompanhando as crianças ao Brasil dessa forma, sem um passaporte brasileiro apenas o Canadense? Abraços

  6. Ola Gaby!

    Me deparei com o seu blog pesquisando exatamente esse assunto. Estou com viagem marcada para o Brazil no fim do ano, e estou tentando me poupar de tanta dor de cabeça…nao estou nem um pouco a fim de me deslocar para Vancouver e pagar para renovar meu passaporte Brasileiro, sendo que tenho o Canadense.
    Voce ja viajou ao Brasil usando o passaporte Canadense? Teve algum problema?

    Agradeco,

    Mariel

  7. Ola, alguem pode por favor confirmar? Eu tbm chequei e vi essa mesma sugestao mas todo mundo me diz q vou ficar presa la. Algiem ja foi mesmo so com o passaporte canadense? Obrigada.

  8. Ola Giovanna , voce ja entrou no Brasil com o passaporte Canadense ? Nao consegui revalidar o meu e estou com passagem marcada, me manda menssagem please…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *