Pular para o conteúdo

Como se preparar para o outono em Toronto

Chega setembro e o clima já fica mais agradável, as folhas começam a cair e os dias começam a ficar mais curtos… e tudo isso indica que o outono está chegando – apesar de oficialmente ele só começar no hemisfério norte no dia 23 de setembro. E eu devo falar que nesta época do ano eu recebo muitas mensagens de gente que acompanha o blog e quer saber o que fazer nesta estação (se dá para andar na rua, se tem atrações), que roupa usar, qual a melhor época do outono para ver as árvores coloridas, entre outras perguntas. Pensando nisso eu resolvi escrever este post com algumas dicas que eu acho fundamentais para vocês se prepararem para a estação mais linda do ano no Canadá: o outono.

Vestuário de outono

Muita gente tem dúvida de que roupa usar no outono: se já tem que colocar casacão de inverno, se estará muito frio, se vai nevar, e por ai vai. Vou tentar responder esta pergunta indicando alguns posts antigos do blog que trazem informações preciosas sobre este assunto. Neste post aqui eu explico para vocês – mês a mês – qual tipo de roupa colocar na mala quando você estiver se organizando para vir para Toronto. Em resumo se você vier no início do outono (final de setembro e início de outubro) você não precisa se preocupar com o frio extremo. E até podem rolar dias de muito calor. A dica é sair com uma roupa de inverno do Brasil ou uma calça com camiseta curta e um casaco. A partir do meio de outubro já estará mais friozinho (mais ainda assim nada extremo) e um casaco mais grosso pode ser necessário. E em novembro eu já acho bem frio, as temperaturas já ficam negativas e pode até nevar. Então a roupa tem que ser mais grossa (eu, por exemplo, já começo a sair com meu casaco de neve, mas sem muitas camadas e com roupa fina por baixo). Mas note que mesmo assim o frio de novembro não é tão intenso quanto o frio de janeiro ou fevereiro.

O clima nesta época do ano

Em primeiro lugar eu preciso dizer que já moro em Toronto há 9 anos e mesmo assim ainda me surpreendo com o clima da cidade, pois cada ano acontece algo diferente (por exemplo, há anos que neva mais cedo, outras vezes temos invernos mais quentes, e por ai vai). Então sempre esteja preparado para mudanças no clima. Neste post aqui eu falo do clima mês a mês em Toronto e descrevo em detalhes a minha impressão do clima nos meses de setembro, outubro e novembro, os principais meses do outono.

Quando as árvores estarão mudando de cor

No geral é em outubro que as árvores mudam de cor. A cada ano a data de pico das cores – ou quando as folhas estão mais coloridas e ainda não caíram – variam bastante. No geral eu observo que isso acontece no meio de outubro ou uma semana depois. Raramente no começo e quase nunca no final do mês. Uma dica que eu dou é vocês olharem este post aqui que traz links para vocês irem acompanhando a mudança das cores das árvores em diversos lugares de Toronto e arredores.

Onde ver as folhas coloridas em Toronto

Toronto é uma cidade repleta de parques e teoricamente qualquer um deles ficará lindo e colorido quando as árvores começarem a mudar de cor. Se tem uma dica que eu dou aqui no blog nesta época do ano é essa: lugares para apreciar as árvores coloridas do outono. Há mais de 10 posts sobre o assunto e eu convido vocês a fuçarem o blog, pesquisarem usando o campo de busca e se deliciarem com os belíssimos lugares que já visitamos e mostramos para vocês. Alguns destes posts estão listados aqui.

O que fazer na cidade no outono

Não é porque está esfriando que não vai haver mais atrações e atividades para você fazer em Toronto. Pelo contrário: há MUITO o que fazer na cidade nesta época do ano. Neste post aqui eu listo 32 maneiras de curtir o outono em Toronto mas minha dica é que vocês fiquem ligados nos posts sobre o que fazer em cada mês – estes aqui – que eu sempre dou várias dicas de eventos e festivais que rolam na cidade. Mas em resumo eu indico 3 passeios imperdíveis: visitar uma fazenda de abóbora (e um festival de outono), visitar algum parque mais afastado da cidade para ver as cores (ou uma roadtrip) e ir a algum restaurante e provar delícias de abóbora e canela.

Neve no outono

Muita gente que vem para Toronto tem o sonho de ver neve – ou nem quer chegar a ter esta experiência. E por isso eu recebo muitas mensagens sobre a possibilidade de nevar no outono. Eu tenho um post super completo sobre o assunto – este aqui – que fala sobre as chances de nevar em cada mês do ano. Em resumo a probabilidade de nevar em outubro é bem baixa e nos anos que morei aqui já vi nevar nos últimos dias do mês – dias 30 e 31 de outubro – mas somente flurries, nada que acumulasse no chão. Novembro já pode nevar, mas nem sempre isso acontece. E dezembro as chances são infinitamente maiores. Então, se você quer ver neve venha no final do outono ou repense sua vinda nesta época e venha no inverno.

A celebração mais importante do outono

Uma das datas mais importantes do ano no Canadá acontece no outono: o Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Em resumo, é o dia de agradecer pelas graças alcançadas durante o último ano. Aqui no Canadá o feriado cai na segunda segunda-feira de outubro e a data é diferente do vizinho USA, onde o Thanksgiving é comemorado em novembro. É um feriado bem popular aqui no Canadá (tão ou mais popular que o Natal) e as pessoas se reúnem com amigos e familiares para almoçar ou jantar. O cardápio? Peru, batata-doce, molho de cranberry, muita abóbora, pães, saladas, torta de maçã, entre outras gostosuras. Uma delícia! E se você vier para Toronto nesta época do ano não pode deixar de celebrar esta data – e neste post aqui eu dou algumas dicas de como fazer isso.

Como se preparar para o Halloween

Por fim eu não poderia falar de outono sem falar de Halloween, uma festa super popular que acontece todos os anos no dia 31 de outubro. Nesta época já está bem frio e na maioria das vezes as folhas das árvores já caíram, mesmo assim ainda é outono. Existem muitos posts aqui no blog sobre o tema e você pode pesquisar todos eles clicando aqui. Em resumo é uma celebração muito divertida e que deve ser sim celebrada se você está em Toronto nesta época.

Espero que tenham gostado do meu post e não deixem de comentar o que mais vocês fazem para se preparar para o outono bem como quais dúvidas sobre esta estação do ano não foram respondidas com este post.

.

1 comentário em “Como se preparar para o outono em Toronto”

  1. Excelente sua reportagem gosto muitoGaby, você tem dicas sobre que planta poderia plantar dentro de apartamento,de quem mora no Canadá?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *