Pular para o conteúdo

4 livros para inspirar a volta às aulas dos seus filhos no Canadá

Hoje começaram as aulas aqui no Canadá – olha só que linda a foto do Thomas no seu primeiro dia de aula – e por mais que o Thomas seja uma criança tranquila nós fizemos uma super preparação para ele ir para a escola. E essa preparação não envolveu ir para escola em si, mas como se portar lá dentro. Envolveu conversarmos com o Thomas sobre igualdade, diferenças, respeito e aprendizado. E contamos com alguns livros que eu recebi da Raincoast Books para me ajudar nesse processo. A Raincoast Books é uma distribuidora de livros Canadense – com sede em Vancouver – que possui vários livros maravilhosos, para crianças e adultos. Eu sou parceira da empresa e sempre recebo livros para fazer um review e contar para vocês sobre eles. E desta vez recebi livros voltados para a volta às aulas e adorei todos eles. Segue abaixo um pouco de cada um.

A Friend for Henry

Esse livro conta a história do menino Henry e sua busca por um amigo na escola. Mostra ele em diversas situações com crianças que acabaram não se comportando do jeito que ele queria e no fim ele encontra uma amiga que a entende. Eu achei ótimo esse livro pois pude mostrar para o Thomas que ele irá fazer novos amigos na nova escola mas que não será muito fácil, que muitas crianças serão diferentes e irão fazer coisas que ele não irá gostar. Mesmo assim ele terá que ter paciência, tratar todos bem e no fim ele fará grandes e verdadeiros amigos.

Little Juniper Makes It BIG

Esse livro mostra a ansiedade do guaxinim Juniper de crescer: ele quer a todo custo ser maior. Ai Juniper vai para escola e conhece amigos menores que ele, e vê a vida de uma outra perspectiva. E começa a apreciar todos os tamanhos – inclusive o dele. Nem preciso dizer que é um livro perfeito para mostrar as diferenças e a diversidade que o Thomas irá encontrar na escola. E para ele entender que é importante ver o mundo de outras maneiras, porque nem sempre a nossa visão do mundo é a única.

Who Do I Want to Become?

Este livro começa com Dylan na escola participando de um projeto onde ele tem que falar sobre “o que ele quer ser quando crescer”. Ai ele vai para casa e explora diversas possibilidades, mas fica super na dúvida e nervoso, porque não sabe o que quer ser. No final ele mostra que o que importa é que o que ele seja faça a diferença no mundo e que ele ajude as pessoas. Este livro foi maravilhoso para o Thomas entender que ele pode ser o que ele quiser – e está na escola para aprender e chegar mais perto do seu sonho – mas que deve ser buscar ajudar o próximo dentro da sua escolha. Ele AMOU este livro e já lemos várias vezes e pelo que tudo indica ele entendeu o recado.

Get Up, Stand Up

Isso mesmo: um livro com partes da música de Bob Marley. Este é o terceiro livro adaptando músicas do Bob Marley para livros e ele tem uma mensagem oportuna para as crianças: para combater a injustiça, alegrar os outros com bondade e coragem. Em relação à escola, há uma passagem sobre uma garota que durante um dia de escola passa por vários exemplos de provocações e intimidações. Mas com ação amorosa e alguma ajuda de seus amigos, ela é capaz de corrigir as coisas e ficar feliz. E a mensagem é maravilhosa: para nossos filhos ajudaram o próximo e não deixarem coisas ruins acontecerem com os outros – porque não é certo! Thomas ficou impressionado nesse livro e foi ótimo mostrar que não é legal ver coisas ruins acontecerem e não falar com as professoras: ele já sabe se ver uma injustiça tem que falar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *