Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de setembro/2019 em Toronto

Setembro é um mês super gostoso e movimentado em Toronto: o clima continua bom, as férias de verão terminam, as aulas começam e é um mês super produtivo já que equivale ao nosso março no Brasil (as pessoas estão focadas em serem produtivas, aproveitarem os últimos dias de calor e em deixar tudo organizado antes do inverno e do frio chegarem). Mas não é por ser produtivo que o mês não possui vários eventos e dá sim para curtir bastante a cidade de Toronto e participar de eventos incríveis. Abaixo eu listo para vocês o que eu acho que de mais legal vai acontecer em Toronto em setembro de 2019.

Clima

Setembro é um mês de ótimo clima aqui em Toronto: não é frio mas também não é quente – é um mês com temperaturas amenas e gostosos, com manhãs mais frias e tardes quentes. A previsão de temperatura para setembro de 2019 é a seguinte: 1 à 3 de setembro mais fresco e com chuva, 4 à 6 de setembro quente com tempestades (típicas do calor), 7 à 20 de setembro mais ameno com pouca chuva, 21 à 28 de setembro mais ameno e 29 e 30 de setembro com chuva. Em geral a média de temperaturas de setembro fica entre 13C (2C a menos que os setembros anteriores) e irá chover bastante (110mm de chuva, 20mm a mais que a média dos outros anos).

Feriados e Comemorações

A primeira segunda-feira do mês – no caso de 2019 dia 2 de setembro – é feriado por aqui, o chamado Labour Day (ou dia do trabalho). A data é marcada pelo final das férias de verão e após esta data as crianças voltam para aulas depois de ficarem de férias desde o final de junho. Confesso que é um feriado triste, pois sabemos que o frio e o inverno estão mais próximos e que calor mesmo só teremos no outro ano.

Além do feriado é em setembro que o outono começa oficialmente, no dia 22 se Setembro. Mas não pense que as folhas já ficam vermelhas e o frio já chega em setembro. Geralmente as folhas começam a mudar de cor no meio de outubro e é só no mês que vem que as temperaturas começam a ficar mais baixas; portanto, o outono chega em setembro mas geralmente nada muda com a sua chegada (vamos ver se em 2019 isso é verdade!).

Festivais e Eventos

Canadian International Air Show: de 31 de agosto a 2 de setembro se você estiver em Toronto você deve olhar para o céu. Isso mesmo: na beira do lago Ontario acontece o Canadian International Air Show, um festival com aviões e caças que é simplesmente demais. Ele faz parte da CNE e para comprar tickets para o evento você pode clicar aqui.

CaribbeanTales International Film Festival: festival de cinema que celebra os talentos de cineastas estabelecidos e emergentes que praticam sua arte caribenha em todo o mundo. Exibido em Toronto para audiências entusiasmadas todo mês de setembro, o CTFF apresenta uma mistura multi-étnica de filmes dinâmicos que exibem uma diversidade de histórias e culturas. Acontecerá em Toronto de 4 a 20 de setembro no The Royal Theatre (608 College St, Toronto).

Toronto Dragon Festival: segunda edição do evento destinado à cultura chinesa de 6 à 8 de setembro, na Nathan Phillips Square. A decoração parece ser o ponto forte do evento que contará com uma cabeça gigante de dragão entre outras coisas. Se estiver passando na região nesta data vale a pena conferir.

Taste of Kingsway: festival de comida e entretenimento com 100 expositores na região da Bloor Street West, entre as ruas Prince Edward Drive e Montgomery Road. Haverá também um dog show e muita diversão para seu peludo. O evento acontece de 6 à 8 de setembro de 2019.

Cirque du Soleil ALEGRIA: a partir do dia 12 de setembro o espetáculo ALEGRIA do Cirque du Soleil estará em cartaz em Toronto – até dezembro deste ano. Desta vez a grande tenda do show estará montada no Ontario Place e ingressos já podem ser comprados aqui.

Toronto Ukrainian Festival: é o maior festival de rua ucraniano na América do Norte, atraindo mais de 600.000 visitantes para a área. Parece ser o último festival cultural de 2018, já que a maioria deles aconteceu no verão. O festival acontece na Bloor West Village nos dias 13 à 15 de setembro e conta com dois palcos e muita música, comida e entretenimento.

Kensington Market Jazz Festival: se você gosta de jazz vale a pena visitar o bairro de Kensington Market entre 13 e 15 de setembro, quando acontece o Jazz Festival por lá. O festival acontece em vários restaurantes e bares do local, que cobram ingresso para você entrar e assistir as apresentações.

Toronto International Film Festival (Tiff): o festival internacional de cinema de Toronto acontece em 2019 nos dias 5 a 15 de setembro e agita a cidade. Várias celebridades vem para cá e você pode estar em um café e dar de cara com Jennifer Aniston, como aconteceu com algumas pessoas em anos anteriores. O festival é muito famoso entre os amantes desta arte e vários filmes lançados aqui já ganharam o Oscar, como 12 Years a Slave, American Beauty, Argo, Dallas Buyers Club. Algumas ruas do centro ficam fechadas e há tapetes vermelhos, onde você pode ver artistas famosos. E vale falar que a experiência de atender a um filme exibido para o Tiff é incrível: você assiste o filme e depois tem uma seção de perguntas e respostas com o diretor ou os atores (eu fui em uma em 2010 e adorei).

Terry Fox Run: a corrida do Terry Fox para vencer o câncer acontece todos os anos no Canadá desde 1981. Em 2019 ela acontece no dia 15 de setembro. Não precisa ser nenhum super atleta para participar e o evento é super tradicional por aqui, acontecendo em várias cidades do país e em vários locais de Toronto. Leia mais sobre este herói canadense aqui no blog.

Roncesvalles Polish Festival: festival de rua que comemora a cultura polonesa na região de Roncesvalles nos dias 14 e 15 de setembro. O festival contará com música, arte e muita comida polonesa. Se você está na cidade e quer saber como os festivais culturais são vale a pena ir neste, que será um dos últimos de 2019.

JFL42: JFL é a sigla de Just for Laughs, um festival de comédia que acontecerá em Toronto entre os dias 19 e 29 de setembro de 2018. O festival conta com 42 eventos interativos e os principais nomes da comédia mundial estarão aqui para se apresentar e te fazer rir.

ELEVATE: evento de tecnologia e comunicação com palestras inspiradoras, programação experiencial e eventos sociais épicos. O evento acontece de 20 à 26 de setembro e alguns dos palestrantes confirmados são Michele Obama e o astronauta Chris Hadfield.

Toronto Biennial of Art: acontecendo de 21 de setembro a 1 de dezembro o TBA é um novo evento internacional de artes visuais contemporâneo que é tão culturalmente conectado e diversificado quanto a própria Toronto. Por 10 semanas a cada dois anos, a cidade será transformada por exposições, palestras e apresentações gratuitas que refletem o contexto local, ao mesmo tempo em que se envolvem com as questões mais urgentes do mundo.

Toronto Oktoberfest: dos dias 26 a 28 de setembro acontece no Ontario Place a Oktoberfest de Toronto (sim, em setembro). O evento não é tão grande quanto o que acontece na vizinha Waterloo mas nós já fomos e aprovamos, inclusive já levamos o Ian com apenas 2 meses de idade (clique aqui e veja post sobre o evento).

Eventos Esportivos

Em relação ao baseball, o time de Toronto – o Blue Jays – continua sua temporada oficial em setembro e fará 13 jogos em Toronto (1, 10 à 15, 23, 24, 25, 27, 28 e 29 de setembro). Os jogos do time acontecem no incrível Rogers Centre e os ingressos possuem ótimos preços (dá para assistir a um jogo do Jays pagando CAD$14).

O Toronto FC (time de futebol daqui) joga em Toronto no dia 15 de setembro (no BMO Field, o estádio do Exhibition que você consegue ver quando passa pela Gardiner). Ah, e tem também o Toronto Argonauts, o time de futebol americano daqui, que estará fazendo 2 jogos em setembro em Toronto (leia mais aqui).

Shows musicais

O único show que tenho meu calendário de shows imperdíveis é o do canadense Shawn Mendes no dia 6 de setembro no Rogers Centre. Para ver outros shows e comprar tickets eu indico sites como o ticketmaster e o stubhub. Note que muitas vezes os preços expostos nestes sites estão em USD (dólares canadenses) e há sempre uma taxa extra, mas são sites confiáveis.

Espero que tenham gostado das dicas e bom setembro para todos!

2 comentários em “Tudo sobre o mês de setembro/2019 em Toronto”

  1. Que conteúdo maravilhoso Gaby.
    Acompanho seu blog desde que estava no Brasil, e sigo muitas dicas de lugares para visitar agora que estou aqui em Toronto.

  2. Oi Gaby estou com viagem marcada para o dia 10/09/20 gostaria de saber como foi as temperaturas se setembro 2019 preciso me preparar. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *