Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de agosto/2019 em Toronto

Mais um mês de verão começando e junto com ele muitos festivais, atrações e oportunidades de curtir o clima gostoso de verão aqui em Toronto. Este mês será especial para mim porque é meu último mês de licença maternidade – volto ao trabalho em setembro – e também um mês com festas, viagens e cheio de coisas boas. Como sempre todo dia 1 do mês aqui no blog vocês encontram um resumo do que eu acho mais legal daquilo que rola na cidade de Toronto: clima, feriados, celebrações, festivais, eventos, jogos, shows e muito mais.

Clima

A previsão do tempo para Toronto em agosto traz um mês com média de temperaturas de 19C (1C abaixo da média dos outros anos) e com 100mm de chuva (20mm acima da média). Ou seja, mais frio e com mais chuva, o que parece ser a regra deste verão aqui na cidade (sim, desanimador!). Dia a dia a previsão é a seguinte: de 1 à 8 de agosto chuvas espalhadas e calor, de 9 à 12 tempestades e mais fresco, de 13 à 17 tempestades esparsas e calor, de 18 à 26 um pouco de chuva e temperaturas mais amenas e de 27 à 31 sol e mais fresco. Vale falar que eu sempre uso a previsão do The Old Farmer’s Almanac nestes posts, porque acho que ainda é a melhor previsão antecipada que existe por ai. Para o dia-a-dia eu uso o aplicativo do The Weather Network.

Feriados e Comemorações

Os meses de verão aqui no Canadá sempre chegam com um feriado, que acontece quase sempre na primeira segunda-feira do mês. E no mês de agosto o feriado acontece no dia 5 de agosto e é chamado de Civic Holiday. Ele acontece na maioria das províncias Canadenses e o nome e motivo são diferentes em cada uma delas. Como todo feriado espere mudança no horário das lojas e atrações turísticas mais cheias. Geralmente neste feriado as lojas e supermercados estão abertos, mas é sempre bom checar para não ter uma surpresa. Clique aqui e leia mais sobre os feriados em Ontário.

O dia do cachorro (National Dog Day) aqui no Canadá é celebrado no dia 26 de agosto e se você tem um peludo que ama (assim como eu tenho meu Jojoe) não pode deixar de comemorar este dia tão especial ao lado dele. Neste post aqui eu dou dicas de como comemorar esta data ao lado do seu melhor amigo em Toronto.

Festivais e Eventos

Toronto Food Truck Festival: este festival com quase 50 food trucks acontece perto da Woodbine Beach (1590 Lake Shore Blvd E, Toronto) de 2 a 5 de agosto. A entrada é gratuita (mas doações para o Sick Kids Hospital são bem-vindas) e haverá muita música, além de muita cerveja gelada e em um parque lindo da cidade.

Toronto International Youth Dance Festival: festival de dança jovem que celebra a diversidade cultural através da arte da dança. Especificamente, concentra-se em jovens bailarinos, com participação de escolas de dança locais a internacionais. O festival acontece na Nathan Phillip Square nos dias 2 e 3 de agosto.

Toronto Caribbean Carnival: todos os anos acontece o Caribana em Toronto, um festival de música e arte do caribe que tem no seu auge uma espécie de desfile de carnaval (a Grande Parade). Este ano a parada acontece no dia 3 de agosto. De duas uma: se você curte este tipo de evento não pode deixar de ir e se você não curte não saia de casa, pois a cidade fica um caos, muita gente “sem noção” (me permitirei a não dar mais detalhes sobre o que isso quer dizer) e o trânsito caótico.

Rogers Cup: de 3 a 11 de agosto acontecerá em Toronto a etapa feminina da Rogers Cup. Esta competição é de tênis e os principais tenistas do mundo vem para cá para competir. Para quem não sabe o evento acontece aqui e em Montreal e eles alternam os jogos femininos e masculinos entre as cidades a cada ano (isto é, em 2019 os jogos masculinos serão em Montreal, ano passado foram aqui). Os jogos de Toronto acontecem na arena da York University.

Electric Island: festival de música eletrônica que acontece nas Ilhas de Toronto em 4 diferentes ocasiões no verão, sendo que a terceira delas acontece no dia 10 de agosto. Para participar do evento precisa comprar ingresso e ter mais de 19 anos.

Roundhouse Craft Beer Festival 2019: festival de cervejas artesanais na frente da CN Tower, nos dias 9 e 10 de agosto.

JerkFest: de 9 a 11 de agosto acontece no Centennial Park de Toronto a JerkFest. JerkFest celebra a culinária Jerk que é bem famosa por aqui. Essa comida é o resultado do preparo de uma carne, que pode ser vermelha ou branca, temperada com um molho jerk, uma mistura picante com pimenta dioica, pimenta, canela, cravo, noz-moscada, cebolinha, gengibre, sal, açúcar, tomilho, chilli, orégano, louro e limão. Vale falar que você deve levar dinheiro para comprar as delícias, já que o lugar não aceitará cartão de crédito.

Manifesto: festival de arte underground que acontecerá em Toronto entre os dias 9 e 19 de agosto, com vários eventos ao redor da cidade. O fechamento do festival será um show gratuito na Nathan Phillips Square.

Taste of Danforth: o festival grego de Toronto que acontece na Danforth Street é super tradicional, celebrando a cultura grega com muita comida, músicas, shows e sorteios. A rua fica fechada (e lotada!) e os restaurantes montam pátios enormes e menus diferenciados. Em 2018 o evento acontecerá entre 9 até 11 de agosto.

Sweetery 2019: festival de doces que acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto em Toronto, no David Pecaut Square (215 King Street West).

Vegandale 2019: festival vegano que acontece em Toronto no dia 10 de agosto no Fort York National Historic Site. Vale falar que não é a primeira vez que o evento acontece em Toronto e ele também rola em outras cidades da América do Norte, incluindo Chicago e New York City.

CNE: CNE é a sigla de Canadian National Exhibition ou Exposição Nacional Canadense, que é um evento anual que acontece no Exhibition Place de Toronto durante os 18 dias que antecedem e incluindo o dia do trabalhador Canadense (Labour Day). Com aproximadamente 1.3 milhões de visitantes a cada ano, a CNE é a maior feira anual do Canadá e a sétimo maior na América do Norte. Eu contei tudo para vocês sobre o evento aqui no blog. Em 2019 o evento começa dia 16 de agosto e vai até 2 de setembro.

Toronto Chinatown Festival: festival na Spadina Avenue – coração da Chinatown de Toronto – nos dias 17 e 18 de agosto. O festival irá envolver muita comida, dança e performances da cultura chinesa. O tema do festival deste ano é “Chinese Zodiac”.

Taste of Manila: festival de cultura filipina que acontece em Toronto nos dias 17 e 18 de agosto, na região da Bathurst e Wilson (North York). Este é um dos vários festivais culturais que rolam na cidade no verão e uma ótima oportunidade de vivenciar uma outra cultura nesta cidade multicultural.

Open Streets TO: uma iniciativa que irá fechar parte da Yonge e Bloor Streets no dia 18 de agosto para que os moradores e visitantes da cidade possam usufruir da região sem o agito (e a poluição) dos carros. Haverá muitos eventos ao longo do trajeto incluindo yoga.

Fan Expo Canada: de 22 à 25 de agosto acontece no METRO Convention Centre de Toronto a Fan Expo Canada, que é o maior evento de quadrinhos, ficção científica, terror, anime e jogos no Canadá e o terceiro maior da América do Norte.

Toronto International Buskerfest: de 30 de agosto até 2 de setembro acontece no Woodbine Park este festival que foca na arte circense e de rua. Comediantes, contorcionistas, músicos, mágicos, malabaristas de fogo, acrobatas, artistas aéreos e palhaços se reúnem para o maior festival de artistas de rua da América do Norte.

Eventos Esportivos

Em relação ao baseball, o time de Toronto – Blue Jays – é super apoiado pelos locais. Os jogos do time acontecem no incrível Rogers Centre e os ingressos possuem ótimos preços (dá para assistir a um jogo do Jays pagando CAD$14). E vale falar que agosto é O MÊS para ver o time jogar em Toronto, já que eles jogam na cidade 14 dias em agosto, sendo 7 consecutivos – isso mesmo, terá jogo de baseball em Toronto do dia 8 de agosto até o dia 14 de agosto, e depois dos dias 16-18, 27-28 e 30-31 de agosto. Para compras ingressos clique aqui.

O Toronto FC está no meio do campeonato de 2019 e em agosto haverá 2 jogos em Toronto (no BMO Field, o estádio do Exhibition que você consegue ver quando passa pela Gardiner). Os jogos acontecem nos dias 10 e 24 de agosto e se você curte o esporte vale a pena. Ah, e tem também o Toronto Argonauts, o time de futebol americano daqui, que está jogando em agosto também (leia mais aqui).

Shows Musicais

Em agosto teremos o show do Iron Maiden em Toronto (9 e 10 de agosto no
Budweiser Stage). Para ver outros shows e comprar tickets eu indico sites como o ticketmaster e o stubhub. Note que muitas vezes os preços expostos nestes sites estão em USD (dólares canadenses) e há sempre uma taxa extra, mas são sites confiáveis.

Espero que tenha gostado da minha lista para este mês e bom agosto para todos!

1 comentário em “Tudo sobre o mês de agosto/2019 em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *