Pular para o conteúdo

As preparações para o início da vida escolar do Thomas

Este ano meu filho mais velho – o Thomas – completa 4 anos e irá para a escola. Ele já frequenta creche desde os 10 meses de idade mas mesmo assim estamos eufóricos e nervosos com esta transição da creche para a escola, já que muita coisa irá mudar na rotina do nosso menino. Aqui no Canadá as aulas começam em setembro e as crianças que completam 4 anos naquele ano começam em uma série chamada Junior Kindergarden.

Eu recebo muitas mensagens sobre como são as escolas aqui e nunca posso responder porque meu filho vai para creche e a dinâmica é outra, mas a partir deste ano terei esta vivência e certamente irei compartilhar muita coisa com vocês aqui no blog. Enquanto as aulas não começam eu quero falar um pouco sobre as preparações para o início da vida escolar do Thomas e tudo que a escola nos orienta a fazer nestas semanas que antecedem o início das aulas.

Como preparar o seu filho

Em primeiro lugar nós recebemos uma listinha – tipo um check-up – de coisas que temos que fazer antes da criança começar a ir para a escola. Abaixo eu listo todos os itens que vieram nesta listinha. Note que há coisas que podem parecer estranhas – como seu filho come sozinho ou se veste sozinho – mas são muito importantes para que a criança tenha uma boa vivência escolar.

  • Seu filho já fez um exame de vista?
  • Seu filho já recebeu todas as vacinas?
  • Seu filho sabe se vestir e comer sem ajuda?
  • Seu filho pode ficar algumas horas longe de você?
  • Seu filho sabe manusear giz, tesoura e olhar livros?
  • Seu filho brinca com outras crianças?
  • Seu filho interage com outras pessoas (sem ser você)?

Uma coisa que decidimos fazer com o Thomas – já que ele está super adaptado na creche, é verão e eu estou de licença maternidade – é tirar ele da creche e deixar ele em casa em julho e agosto, para que ele comece a entender que não irá mais para a creche e que depois das férias começará sua vida escolar. Acho que é uma ótima maneira de prepará-lo para o que está por vir.

O dia que conhecemos a escola

No final de maio tivemos um dia de orientação, onde levamos o Thomas para conhecer a escola e saber mais um pouco sobre ela. Foi apenas 1 hora mas gostamos bastante. A responsável pelo programa fez uma apresentação rápida no ginásio da escola e depois pudemos caminhar entre mesas com diversos professores e atividades, para conhecer um pouco sobre o local e entreter as crianças. Pudemos ter nossas dúvidas respondidas e conhecer um pouco os professores e a dinâmica do local.

O que a criança do JK irá precisar na escola

No dia que fomos visitar a escola recebemos várias orientações sobre o que comprar para a criança e o que ela precisa levar para a escola. Thomas vai para o JK e o que foi pedido para ele levar é o seguinte:

  • Uma mochila grande
  • Almoço
  • Alguns lanches
  • Uma garrafa de água
  • Sapatos para dentro e fora da escola
  • Uma muda de roupas (meia, camiseta, calça e cueca) – é indicado que as roupas estejam dentro de um saco ziploc com o nome da criança.
  • Roupas para fora baseadas no clima da época

Tudo tem que estar com o nome dele – e não, não é frescura.

Uniforme e roupas confortáveis

A escola que o Thomas vai não tem uniforme. Aliás, somente algumas escolas católicas e privadas é que possuem uniforme aqui em Toronto – pelo que eu sei, a grande maioria das escolas não possui uniforme. Por um lado é bom porque você não precisa gastar muito dinheiro comprando uniformes (que geralmente são caros), mas por outro lado é complicado não ter roupas específicas para ir para a escola. Minha irmã sugeriu que eu compre roupas lisas e de determinadas cores e use somente essas para a escola – assim fica como uma espécie de uniforme e o Thomas não destrói todas as outras roupas dele. Eu acredito que vou seguir a dica.

Recebemos orientação de mandar as crianças para a escola com roupas confortáveis, fáceis de vestir, que possam ser sujas e que estejam apropriadas para o clima. Recebi uma lista enorme do que as crianças devem ou não usar e achei super válido porque assim a gente consegue ter uma noção de como vestir o Thomas. Por exemplo, não podemos mandar o Thomas com tênis de cadarço, crocs ou chinelos. Zipers também não são indicados. Além disso eles enfatizam que devemos dar tempo para as crianças se vestirem independentemente, além de abrir e fechar os potes de comida e guardar seus pertences nas mochilas.

Horários, Turma, Programa Flexível, Before After School

As aulas do Thomas irão acontecer das 9am até 3pm. Como eu e o marido trabalhamos – eu já terei voltado ao trabalho quando as aulas começarem – pegamos o programa Before and After School, que fica na escola mesmo e dá mais tempo para os pais. Para quem não sabe estes programas funcionam antes e depois do horário da escola e as crianças tem o que fazer até os pais terem tempo de pegá-las. O programa do Thomas começa 7:30am e acaba 6pm. Ah, e antes que eu me esqueça é pago – e com o preço bem salgado! Nós já tivemos que dar os cheques pré-datados de todos os meses com antecedência e eu coloquei o nome dele na lista no ano passado – é super disputado.

Apenas saberemos que turma o Thomas ficará no verão. Será enviadas cartas com mais informações final de julho até agosto e ai poderemos ter uma noção maior da turma dele e de como iremos nos portar no primeiro dia de aula.

Vale falar que como este é o início da vida escolar eles possuem uma opção chamada de Half-Day and Flexible Programing, que é uma maneira das crianças ficarem menos tempo na escola e irem gradativamente aumentando o tempo e fazerem uma transição mais tranquila. Por exemplo, os pais podem escolher mandar as crianças somente pela manhã nas primeiras semanas. Acredito que o Thomas não terá nenhum problema com isso mas é sempre bom saber que eles são flexíveis porque a gente nunca sabe o que pode acontecer.

Espero que tenham curtido este post. Por enquanto são essas as informações que eu tenho. À medida que eu for conhecendo mais sobre o assunto estarei escrevendo para vocês. Créditos da foto em destaque: photo created by freepik.

4 comentários em “As preparações para o início da vida escolar do Thomas”

  1. Ei Gaby! Muito obrigada por dividir conosco estas novas experiências. Boa sorte para vocês nesta nova etapa para o Thomas, e claro… para os pais também.
    Espero que no ano que vem minha filha, meu marido e eu estejamos vivendo estas experiências tambem! Pois estamos nos planejando para irmos para o Canadá.
    BJ!

  2. Oi, Gaby. Espero que o Thomas se divirta muito na escola!
    Se você estiver à procura de roupas tipo uniforme, porém em conta, Walmart e Children’s Place costumam ser boas opções. Para agasalho, a International Clothiers tb tem bastante coisa. São roupas boas pra deixar gastar sem dó.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *