Pular para o conteúdo

Leapfrog LeapStart 3D: um brinquedo inteligente

Semana passada chegou aqui em casa o LeapStart 3D – da marca Leapfrog – para testarmos e contarmos para vocês sobre o brinquedo e a nossa experiência. O LeapStart 3D é um livro interativo para crianças de 2 a 7 anos. Usando uma caneta especial, seu filho pode apontar coisas nos livros compatíveis e o brinquedo irá descrever o que eles estão apontando para dar a eles uma experiência interativa longe de uma tela de computador ou telefone.

Os livros são vendidos separadamente e divididos por idade. Cada um tem um tema – geralmente com personagens favoritos, desde Patrulha Canina até Princesas da Disney – e contêm jogos e desafios que incentivam uma gama de habilidades, incluindo matemática, escrita, leitura e resolução de problemas. Tudo muito bem pensado e inteligente. Abaixo eu vou descrever um pouco como é utilizar o brinquedo e como foi o processo de colocá-lo para funcionar. Já adianto que todos aqui em casa – especialmente o Thomas – estão maravilhados com a interatividade do LeapStart 3D e como ao mesmo tempo você pode brincar, aprender e prender a atenção da criança.

Em primeiro lugar você precisa colocar o brinquedo para funcionar. É necessário duas pilhas AA e conectá-lo ao computador, baixando o aplicativo da Leapfrog – aqui – e colocando dentro do aplicativo os livros que você tem para o LeapStart 3D. Nós ganhamos 4 livros e baixamos tudo deles para o dispositivo. Foi um processo bem simples e rápido. Em resumo você: 1) coloca as pilhas; 2) conecta o LeapStart 3D ao seu computador; 3) instala o software LeapFrog Connect; 4) registra o dispositivo usando uma conta LeapFrog (você terá que criar uma nova se não tiver); e, 5) faça o download do áudio e vídeo para os seus livros.

Depois disso o aprendizado e a brincadeira começam. A caneta que a criança irá usar para apontar os desenhos nos livros é super anatômica, projetada para mãos pequenas. O bico da caneta é bem duro e é fácil de marcar o livro (então enfatize para seu filho ter cuidado na hora de brincar). O LeapStart 3D é compatível com todos os livros LeapStart, mas apenas os livros 3D do LeapStart têm animações.

Vale falar que o brinquedo é leve (pesa um pouco mais de 1kg) e portátil. Ele possui uma aba retrátil que é super prática para a criança carregar o brinquedo para tudo quando é lado. Ainda, há dois botões: um de liga/desliga e um de volume (na minha opinião super importante, pois nem sempre dá para ter o volume alto aqui em casa).

Os livros estão disponíveis em três níveis, desde a pré-escola (2-5 anos e 3-6 anos) até a escola primária (4-7 anos). Cada livro é projetado para ajudar com um conjunto de habilidades específicas, para cada idade da criança. No final do livro há uma página de adesivos que são recompensas pela criança acertar as atividades (afinal, não conheço nenhuma criança que não ama stickers). Vale falar que as animações e ícones são super legais, mas eles não aparecem com tanta frequência e nem em todas as páginas como eu esperava.

Em resumo, o LeapStart 3D é uma ótima alternativa aos tablets, celular e à TV, pois é uma opção interativa o suficiente para ser divertida e manter a atenção das crianças pequenas. O brinquedo encoraja os pequenos a ouvir e se concentrar, pois durante todo o processo eles precisam seguir instruções para conseguir acertar as atividades. O Thomas curtiu demais e desde que chegou aqui em casa não larga o brinquedo. Ele realmente AMOU.

O LeapStart 3D está disponível para venda em todas as lojas de brinquedos – Walmart, ToysRUs, Indigo, entre outras – e os livros devem ser comprados à parte (apesar de vir um com o brinquedo). Fica aqui a dica de um brinquedo super legal e inteligente, que fez o maior sucesso aqui em casa. Por fim quero agradecer a Leapfrog por enviar este brinquedo para nós e, embora a gente tenha ganho, tudo que escrevi reflete minha real opinião sobre ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *