Pular para o conteúdo

Modismos de mães brasileiras que a gente faz por aqui

Hoje é dia de projeto Mães no Canadá e eu e as outras mães brasileiras espalhadas pelo Canadá iremos falar sobre modismos ou costumes do Brasil que a gente faz aqui no Canadá com os nossos filhos. Eu confesso para vocês que fiquei um pouco perdida com o tema porque não sei mais o que é moda no Brasil, mas fiz uma enquete com algumas amigas mães no Brasil e coloquei abaixo alguns itens que fazemos e que não fazemos por aqui.

Festa de mesversário do bebê

Para quem não sabe mesversário é uma celebração onde todo dia que seu bebê completa meses é celebrado, até 1 ano. Muitos acham desnecessário mas eu sempre gostei de celebrar os meses dos meninos: comprar um bolo, bater fotos e celebrar cada marco deles nestes primeiros e tão importantes 12 meses. Então, teoricamente nós não fazemos festas de mesversário porque não convidamos ninguém, mas a gente sempre tem bolo, vela e parabéns. Posso, então, dizer que sim, nós fazemos mesversário por aqui.

Presentes em datas para professores

Esse eu faço com o maior gosto, porque gosto de ver as pessoas que cuidam tão bem do meu filho se sentirem amadas e, mais importante de tudo, saberem que o bom trabalho delas é apreciado. Muitas vezes eu acho que as cuidadoras do Thomas só ganham presente de nós… e eu fico triste porque acho importante agradecer tudo que elas fazem (Thomas é muito bem cuidado). Eu sempre dou de Natal, Páscoa, Appreciation Day, Valentine’s Day e muitas vezes sem motivo. Neste caso apareço lá com alguma comida para elas ou algum agrado, como gift cards.

Celebração do Dia das Crianças

O dia das crianças no Brasil é comemorado dia 12 de outubro e é uma data super comercial (na minha opinião). Nós não comemoramos esta data aqui em casa por vários motivos. Em primeiro lugar o aniversário do Thomas é dia 19 de outubro e ele já vai ganhar presente; então, não preciso encher o menino com outro presente em menos de 1 semana. Em segundo lugar eu não acho que tenha nenhum significado – além de ganhar presente – e por isso não me animo a incentivar meu filho a comemorar esta data. Vale falar que a data no Canadá é dia 20 de novembro e passa desapercebida, porque ninguém comemora.

Sessão de fotos para comemorações

Minhas amigas mães do IG – que moram no Brasil – estão sempre postando fotos temáticas dos filhos, que são batidas por profissionais. É ensaio de mesversário, de Páscoa, de Natal, de dia das mães, e por ai vai. Eu AMO fotografia e sempre que posso estamos batendo fotos dos meninos. Eu acho uma maneira linda de eternizar os momentos e, melhor ainda, quando as fotos são bem batidas. Nós que geralmente batemos, mas às vezes nos damos ao luxo de bater fotos com profissionais – olha só este vídeo do ensaio de Natal que fizemos.

Festão de aniversário

Então, eu até achava que fazia uma super festa de aniversário para meus filhos – com salgadinho, docinho e itens personalizados – mas ai fui em uma festa do Brasil e vi que a festa que eu faço está beeeeem mais simples que as que rolam por lá. Mesmo assim eu curto pensar na decoração, tema e também servir bastante comida e bebida, como a gente era acostumado por lá. Eu já postei várias dicas sobre o assunto e as festas de aniversário do Thomas aqui no blog – clique aqui para ver.

Roupas e itens personalizados

Outro modismo que eu faço, sempre que possível, são as roupas ou itens personalizados. Acho LINDO. Para isso eu tenho várias dicas para quem mora em Toronto: a Baby Art faz costuras personalizadas e fez os bodies de mesversário do Ian, a You Name It Baby personaliza vários produtos de bebê e a Mabel’s Labels faz etiquetas personalizadas para você colocar em roupas e objetos dos seus filhos. Eu amo organização e colocar nome nas coisas dos meus filhos me faz bem.

Como falei anteriormente este post faz parte do projeto Mães no Canadá, no qual eu e outras mães brasileiras que moram no Canadá falamos sobre um mesmo tema, todo dia 20 de cada mês. Como sempre eu vou adorar saber o que vcs acham das minhas idéias e não deixem de conferir também o que as outras participantes do projeto tem a dizer sobre o assunto.

Adriane (Ottawa, ON) | Like a New Home
Alessandra (Bathurst, NB) | Canadiando
Amanda (Richmond, BC) | Viva Canada
Beatriz (Vancouver, BC) | Biba Cria
Carol (Vancouver, BC) | Fala Maluca
Carol (Mississauga, ON) | Minha Neve e Cia
Danielle (Toronto, ON) | Vidal no Norte
Livi (Toronto, ON) | Baianos no Pólo Norte
Mari (Calgary, AB) | De Bem Com a Vida
Renata (Burnaby, BC) | Mala Inquieta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *