Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de maio/2019 em Toronto

photo-(1)

Como sempre todo dia primeiro de cada mês eu trago aqui um resumão do que você pode ver e viver em Toronto no mês que se inicia. E chegou o mês de maio: um mês cheio de eventos, atrações e no qual – finalmente – veremos uma Toronto verde e mais quentinha. Vale falar que além deste post eu estou sempre postando novidades aqui no blog e nas minhas redes sociais (facebookinstagram, twitter e youtube). Então fiquem de olho nelas e não deixem de me acompanhar por lá também.

Clima

A previsão do tempo de maio – segundo o The Old Farmer’s Almanac é a seguinte: um maio com mais chuva ( média de 95mm, 20 mm acima da média) e um pouco mais gelado que a média, com temperaturas de 10.5 graus Celsius (2 graus abaixo da média). Apesar disso nada – eu disse NADA – tira o meu sorriso do rosto, pois é em maio que as temperaturas quentes começam a firmar e que conseguimos curtir mais fora de casa. Aqui está a previsão dia-a-dia: de 1 à 11 de maio chuva e temperaturas amenas, de 12 à 14 de maio sol e temperaturas amenas, de 15 à 23 de maio chuva e calor, de 24 à 28 de maio sol e temperaturas amenas e de 29 à 31 de maio chuva e calor.

Feriados e Comemorações

O feriado “querido” de maio é chamado de Victoria Day. Eu digo querido porque ele é como um divisor de águas: antes dele temos frio, depois dele temos calor. O Victoria Day é um feriado federal que é celebrado no domingo antes do dia 25 de maio. É sempre uma segunda-feira entre os dias 18 a 24 de maio e sempre cai como a penúltima segunda-feira do mês. A data celebra o aniversário da rainha Victoria, bisavó da atual rainha da Inglaterra. O feriado é considerado como o começo do verão no Canadá e envolve vários eventos, sendo os mais disputados os fogos. Este ano o Victoria Day cai no dia 20 de maio. Vale falar que o final de semana do Victoria Day (18-20 de maio) terá promoção no TTC: Group Day Pass Deal. Neste caso, com o passe do dia ($13) dois adultos ou dois adultos e quatro jovens (13 a 19 anos de idade) ou um adulto e cinco jovens (13 a 19 anos de idade) podem andar no transporte público da cidade com o mesmo passe.

Além do Victoria Day o mês de maio celebra o Dia das Mães na mesma data que é celebrado no Brasil (note que isto não acontece no dia dos pais). Este ano o Dia das Mães acontece no domingo dia 12 de maio e é tradição aqui em Toronto que as famílias vão a algum brunch. Há vários acontecendo na cidade e eu tenho um post do ano passado – este aqui – com uma lista de lugares para vocês tomar brunch de dia das mães em Toronto.

Abertura das Cherry Blossoms

No início de abril até tínhamos esperança de ver as Cherry Blossoms naquele mês, mas nada delas. Agora chegou maio e não tem jeito, elas vão chegar logo logo. A previsão da abertura das flores de cerejeira é sempre precisa no site do High Park. Se você não sabe o que eu estou falando clique aqui e veja vários posts sobre esta atração imperdível da primavera em Toronto. As cherry blossoms mais famosas de Toronto são as do High Park e nos últimos 12 anos elas abriram 11 vezes, sendo que destas vezes 5 aconteceram em maio, sendo 2 no meio do mês. Geralmente a abertura das flores depende do clima. Segundo previsão as flores abrirão entre 2-8 de maio. Eu estou de olho e informarei tudo para vocês nas minhas redes sociais (facebook e instagram). Vale falar que este ano ninguém poderá entrar no parque de carro para ver as flores, o que eu achei ótimo.

Doors Open Toronto e outras cidades

Doors Open Toronto é um evento organizado pela prefeitura da cidade e é quando você pode visitar vários pontos turísticos de graça ou ainda entrar em lugares que normalmente não são abertos para o público geral. Ele acontece sempre no último final de semana de maio (em 2019 será nos dias 25 e 26). Eu já participei de 3 edições e por isso sei o quão importante o planejamento é. Isso porque são 155 edifícios para escolher e por mais que sejam 2 dias de evento (sábado e domingo) se você não planejar não conseguirá ver nem 1/5 do que gostaria. O tema deste ano é “20 Something” e irá celebrar os 20 anos do evento. Se você quiser saber um pouco mais sobre o que eu vi e indiquei nos outros anos clique aqui.

Uma outra dica é que este evento não é exclusivo de Toronto. Há vários Doors Open espalhados pela província de Ontario e você pode ver todas as cidades que abrirão as portas de suas atrações principais clicando aqui. Em maio o evento acontece (além de Toronto) em Whitby, Hamilton e Richmond Hill. Mas vale falar que há eventos deste tipo até outubro de 2019 e uma das cidades que vale a pena visitar é Ottawa (capital do Canadá) que terá seu Doors Open no primeiro final de semana de junho.

Outros Festivais e Eventos

Contact Photography Festival: este é o maior festival de fotografia do mundo, que roda as principais cidades do globo mostrando fotos premiadas. Em Toronto as fotos serão mostradas em 200 locais, desde grandes museus públicos a galerias privadas e muitos espaços alternativos, como outdoors e fachadas de edifícios culturais significativos. As exposições estarão mostradas durante todos os dias de maio.

INLAND: nos dias 3 e 4 de maio acontecerá uma exposição de venda de mais de 70 marcas canadenses emergentes e estabelecidas para apresentar seus acessórios e vestuário projetados localmente. O evento acontece na QRC West no endereço 134 Peter Street.

Jane’s Walk: este evento retorna a Toronto de 3 a 5 de maio e convida os moradores a “Walk it Out”. O fenômeno global, que deu o pontapé inicial em Toronto em 2007 para coincidir com o aniversário da lendária ativista urbana e escritora Jane Jacobs, encoraja os indivíduos engajados a conduzir passeios gratuitos pelos lugares em que vivem, trabalham e curtem.

Coffee & Tea Expo: a segunda edição deste festival acontecerá em Toronto nos dias 4 e 5 de maio, com degustações, workshops, palestras e compras com produtos de fornecedores locais e internacionais. O evento acontecerá no Shops at Don Mills, Town Square.

Toronto Marathon: no dia 5 de maio (domingo) acontece a maratona de Toronto, que é uma tradição desde 1977. A maratona corta a cidade e finaliza na Lakeshore. É um dia onde as principais ruas da cidade ficam fechadas e você não deve sair de casa.

Canadian Music Week: do dia 6 à 12 de maio acontece em vários locais na cidade este evento celebrando a música Canadense. Você pode comprar ingressos individuais para cada evento ou um chamado Explorer Wristband, que te dá acesso a todos os shows oficiais da CMW por CAD$50.

Spring Into Parkdale Sidewalk Festival: o maior evento de rua na região da Queen Street West, com 11 quadras de entretenimento, 5 mercados e 100 vendedores. O festival acontece dia 11 de maio entre as ruas Dufferin St & Roncevalles Ave.

Tastemaker Toronto: evento gastronômico onde vários chefs irão se reunir e cozinhar para a galera, que com o ticket (de CAD$45-60) podem comer e beber à vontade. O evento acontece em Toronto nos dias 10 à 12 de maio no Evergreen Bricks Works.

Rib Fest: dos dias 16 à 19 de maio acontecerá na Dundas Square o Rib Fest, festival dedicado ao churrasco, especialmente de costelinhas. A entrada será gratuita e as delícias vendidas serão dos seguintes vendors: Kentucky Smokehouse, New York BBQ, Oak & Barrel e Louisiana BBQ. Além da comida haverá música e atividades para as crianças.

Party in the Vineyard: de 17 à 19 de maio na Peller Estates Winery acontece este evento onde a vinícola fica cheia de food trucks e os visitantes podem saborear as comidinhas tomando vinho e curtindo os jardins e vinhedos do local. Eu não conhecia o evento – apesar de ser a sétima edição – e amei. Os ingressos custam CAD$20 por pessoa.

Infinity Mirror Room: depois do sucesso que a exposição Infinity Mirror de Yayoi Kusama fez quando veio para o AGO de Toronto o museu conseguiu uma parte da exposição – chamada com o Lets Survive Forever – para fazer parte de sua coleção permanente. Ele abre para o público no dia 25 de maio.

Artfest Art and Craft Show: festival de arte (pintura, fotografia, escultura, artesanato, música) no Distillery District de Toronto. O evento também conta com um espaço para as crianças liberarem o artista que há dentro delas, chamado de Artfest Kids. O evento acontecerá de 18 à 20 de maio de 2019.

Toronto Poutine Fest Tour: dos dias 24 à 26 de maio, na Yonge Dundas Square, acontecerá um festival de poutine aqui em Toronto. Oito poutineries tradicionais do Canadá estarão servindo as delícias para quem estiver passando na região.

Woofstock: nos dias 25 e 26 de maio acontece em Toronto o maior evento de cachorros da América do Norte, que já acontece em Toronto há 16 anos. Este ano o evento será no Woodbine Park na região da Toronto Beaches. Nós já levamos Jojoe em um evento desses e amamos (clique aqui para ver fotos e saber mais).

Carassauga Festival: o slogan deste festival é “veja o mundo em um final de semana” e é um festival cultural que irá destacar 70 países em 3 dias de evento (24 à 26 de maio) em diferentes localizações na cidade de Mississauga, vizinha a Toronto. O Brasil estará representado no Hershey Centre South Parking Lot, outdoor tent – 5500 Rose Cherry Place (mais informações aqui).

Pedestrian Sundays in Kensington Market: o Kensington Market é um bairro de Toronto super cool, que eu já mostrei aqui no blog. À partir de maio nos últimos domingos de cada mês (até outubro) o bairro fica com as ruas fechadas para carros e é uma ótima dica para passear e curtir tudo que a região tem a oferecer.

Eventos Esportivos

Se tudo correr bem o Raptors e o Leafs continuarão jogando como parte dos Playoffs da liga de basquete e ice hockey, respectivamente. Para ver quando os jogos irão acontecer é só acessar o site do ticketmaster. O Toronto FC (time de futebol) tem 3 jogos em Toronto em maio (dias 11, 15 e 26). E o Blue Jays (time de baseball) tem 13 jogos aqui na cidade neste mês.

Shows musicais

Na minha lista de shows musicais em maio – esta aqui – eu tenho apenas o show da P!nk em Toronto. Se você quer olhar outros shows específicos eu indico pesquisar em sites de venda de ingressos (como o stubhub e o ticketmaster) ou dos locais onde os eventos acontecem (Scotiabank Arena, Rogers Centre e Budweiser Stage são os mais famosos).

Para mais informações sobre performances ao vivo em toda a cidade, visite www.whatsontonight.ca. Ou confira as listas de eventos do local diretamente em:

2 comentários em “Tudo sobre o mês de maio/2019 em Toronto”

  1. Oi Gaby. Suas dicas são super!!!! Em relação ao tastemaker sabe se tem um ingresso pra todos os dias? Porque são chefes diferentes neh?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *