Pular para o conteúdo

Summer Camps e a necessidade de planejar o verão dos seus filhos

Este ano Thomas vai para a escola e sairá da creche. Será uma transição importante e cheia de mudanças. E uma dessas mudanças diz respeito ao verão. Isso mesmo, o verão. Por aqui as creches não param no verão e as crianças não tem férias. Mas quando elas vão para a escola há um recesso (merecido) entre junho e agosto, que são as desejadas férias de verão. É um momento especial e ao mesmo tempo temido pelos pais, especialmente os pais que trabalham. Porque na teoria é lindo ter férias no verão, mas na prática os pais que trabalham não tem com que deixar seus pequenos. E é ai que entram os Summer Camps e a necessidade de planejar o verão dos seus filhos, tema deste post.

A tradução literária de Summer Camps é “acampamentos de verão”, mas não pensem que seus filhos irão ficar em barracas e não voltarão para casa no final do dia. Não é assim. Summer Camps – super tradicionais aqui no Canadá – são semanas de atividades em determinados locais (escolas, centros comunitários, parques, museus) que funcionam meio dia ou o dia todo e irão entreter seu filho durante as férias de verão. Há diversos Summer Camps espalhados pela cidade e os melhores são super concorridos. E é por isso que este post sobre o tema está sendo postado agora em março (já atrasado): porque as inscrições dos Summer Camps abriram no início do mês e os mais legais/baratos já estão com poucas vagas. Os pais tem que correr mesmo e se planejarem para poderem conseguir uma vaga e entreter seus filhos enquanto trabalham.

Esta semana eu comecei a matricular o Thomas em alguns Summer Camps. Teoricamente ele poderia ficar na creche até começar a escola, mas acredito ser uma boa transição retirá-lo antes da creche e ter um verão diferente com ele, ainda mais agora que estou de licença maternidade. Vejo isso como uma oportunidade única que tenho de curtir vários dias com ele e com o Ian. Eu comentei sobre isso lá no instagram do blog (@gabynocanada) e recebi muitos comentários de pais que estão perdidos, que não sabem sobre os Summer Camps e quando? onde? como? matricular seus filhos. Acredito que este post irá ajudar a sanar muitas dúvidas.

Passo 1: Onde procurar os Summer Camps?

O primeiro passo é onde procurar os acampamentos de verão. Este é meu primeiro ano e não sou tão expert no assunto, mas conversei bastante com mães de coleguinhas do Thomas e estas foram as dicas que elas me deram. Primeiro olhar no site da prefeitura de Toronto, o https://efun.toronto.ca. Lá você consegue achar todos os programas recreacionais da cidade, incluindo os Summer Camps. Tem muitos programas e você pode ficar perdido, então um passo 2 seria procurar no google por centros comunitários e recreativos perto da sua casa e ver se há Summer Camps nestes locais, através do site da prefeitura (no campo de busca você pode optar por selecionar programas de uma determinada localização).

Uma outra opção para achar Summer Camps é perguntando: mães de outras crianças, na escola ou creche que sua filha trabalha, no local onde seu filho faz natação, no centro comunitário do seu bairro… Foi assim que encontrei várias opções legais para o Thomas e estou até em dúvida de qual escolher. Se você não conhece ninguém e não se sente confiante com a indicação de um estranho uma outra opção é pesquisar no site Camps.ca. Este site tem um mapa interativo onde você pode procurar por programas perto da sua casa e há diversos tipos de acampamento.

Passo 2: Qual Summer Camp escolher?

O primeiro passo nesta loucura de organizar as férias de verão quando lá fora está -6C é escolher o tema do Summer Camp. Isso mesmo: os acampamentos de verão são temáticos e você escolhe aquele que vai matricular seu filho baseado naquilo que ele gosta. Por exemplo, Thomas AMA bicicleta então matriculamos ele em um para ensinar ele a andar de bicicleta sem rodinha – este aqui. Além de escolher o tema você deve estar atento à faixa etária dos camps e também ao período que eles funciona, (dia inteiro ou meio dia). Note que em geral os camps funcionam das 9am-4pm e se você está trabalhando e precisa de mais tempo terá que matricular seu filho também no before/after camp. E vale falar que muitos deles exigem que seus filhos tenham 4 anos completos para poderem participar.

Passo 3: A matrícula e o custo

Para matricular nos Summer Camps da prefeitura você precisa ter uma conta (PIN e Client #) e parte deste registro é feito por telefone. Os acampamentos de Toronto tem dois preços (um para residentes e outro para não residentes) e alguns são até gratuitos. A média de preços para uma semana de acampamento do dia todo pela prefeitura de Toronto está $160 para residentes. Sem ser os da prefeitura os preços variam e podem ser muito caros (lembra do acampamento para aprender a andar de bicicleta? custou $333 a semana toda, período integral). Se os pais não tem condições há a opção dos Camps gratuitos e também da prefeitura ajudar com subsídio para que as crianças possam participar dos pagos. Mais informações sobre isso vocês encontram aqui.

Como falei este ainda é um assunto novo para mim e a medida que eu for conhecendo mais sobre os Summer Camps eu vou atualizando este post ou fazendo posts novos. Vou adorar saber a opinião de vocês e também receber dicas sobre o assunto.

2 comentários em “Summer Camps e a necessidade de planejar o verão dos seus filhos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *