Pular para o conteúdo

Mas afinal, quando é que Toronto irá me conquistar?

DSC_1560 - Version 2

Eu recebo mensagens diárias de leitores que gostam do meu trabalho, mas confesso que muitos deles me questionam como eu consigo amar uma cidade cheia de prédios, com nenhuma montanha e com pobreza, sujeira e violência cada vez mais presentes. Também sou questionada sobre criar filhos aqui, o porquê de eu não ir para o interior, a loucura que estar na maior cidade de um país pode ser e de como, no meio dessa correria, eu consigo me encontrar e encontrar a essência deste lugar. Fato é que não é fácil e não foi de primeira que Toronto me conquistou.

Eu já contei para vocês em diversos textos aqui no blog que eu não gostei de Toronto quando vim para cá pela primeira vez. Não detestei, apenas não gostei. Foi em 2007, 3 anos antes de morar aqui definitivamente. Achei a cidade feia e com ar de uma Nova York diminuída, sem graça e sem vida. E como eu estava enganada. E que bom que eu tive a oportunidade de voltar e ter uma segunda, terceira, milésima chance de redescobri-la.

É, sim, muito importante viver um tempo em uma cidade para entender a sua dinâmica. Mas viver em um local somente não é o que basta para ele te conquistar. Você precisar estar aberta, você precisa ter coragem, você precisa viver sua vida intensamente. Como assim? Bem, vou tentar explicar. Está frio? Coloque um casaco e vá ao festival que você tinha planejado ir. Está com fome? Busque uma opção local de comida. Está com preguiça? Vá descansar na beira do lago ou em algum parque da cidade. Está com muito trabalho? Vá em uma biblioteca da cidade para trabalha.

Permita que a cidade te ajude a viver. Busque, ame, se perca, passe frio, tenha medo, entre em roubadas, cante, sorria… somente assim você vai deixar que a cidade te conquiste. Portanto, respondendo a pergunta que é o título deste post: Toronto irá te conquistar quando você deixar. E, pode ter certeza, quando isso acontecer vai ser avassalador.

2 comentários em “Mas afinal, quando é que Toronto irá me conquistar?”

  1. Oi Gaby.
    Minha experiencia com Toronto foi ao contrario. Foi amor a primeira vista.
    Antes de conhecer Toronto eu já gostava, lia tudo sobre esse lugar incrível e ao visitar pela primeira vez tive a certeza que encontrei meu lugar no mundo.
    Em breve irei definitivamente, mas com certeza encontrei meu lugar e a cada dia que passa sei que é Toronto.
    bjs Gaby.

  2. Daniela Moysés Cardoso

    Eu amo Toronto e acho que o principal é saber explorar o lugar que você está…conheço pessoas que, por exemplo, foram para Niagara Falls e não viram graça…mas pq simplesmente chegaram, pararam em frente as quedas e dps foram embora…
    Já eu, fui ver o nascer do sol, o show de luzes à noite, fiz a journey behind the falls e outras atrações que tinham lá…é necessário explorar o lugar.
    No caso de Toronto, se a pessoa só andar pelas ruas enxergando um monte de prédios e não explorar os vários lugares lindos que a cidade tem, realmente é mais difícil se encantar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *