Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de março/2019 em Toronto

Março é um mês super querido por aqui! Isso porque a chegada dele indica que o inverno está acabando, que os meses mais frios (dezembro e, principalmente, janeiro e fevereiro) já se foram e que em breve teremos verde e calor na cidade (não tão em breve, mas está cada vez mais perto). Como de costume estarei mostrando neste post um pouco do clima, comemorações e o que fazer neste mês em Toronto.

Chegada da Primavera

Sim pessoal, o mês de março é tão esperado porque é o mês que a gente vai dar “tchau tchau” para o inverno, pelo menos na teoria, já que a primavera começa oficialmente no hemisfério norte no dia 20 de março. Apesar disso as temperaturas de março estarão mais frias que a média e teremos ainda muita neve e chuva. Veja abaixo a previsão do tempo para o mês, dia a dia.

Clima

O clima de Toronto neste mês de março de 2019 será um pouco mais frio do que a média dos outros anos (média de temperatura de -1C, 1C abaixo da média dos outros anos). Teremos também muita chuva e neve, que parece ser a principal característica deste inverno na cidade (65mm de precipitação, 10mm a mais que a média dos outros anos). Dia a dia as temperaturas ficarão assim: 1 à 8 de março teremos chuva e depois sol com frio, 9 à 16 de março frio com neve e flurries, 17 à 22 de março com neve e frio, 23 à 25 de março com temperaturas mais amenas e chuvas, 26 à 31 de março com chuva, flurries e frio. Portanto, por mais que a gente esteja comemorando a chegada de março e o final do inverno teremos sim um mês frio e chatinho, infelizmente.

Início do Daylight Savings

Sim pessoal, março é o mês que o Daylight Savings começa por aqui. E para quem não sabe o que é Daylight Savings é o nosso “horário de verão” no Brasil, ou a época do ano em que adiantando os ponteiros 1h a mais do que o horário padrão) para que o dia fique mais longo e energia elétrica seja poupada. Eu já escrevi alguns posts super legais sobre isso e vale a pena lê-los clicando aqui. O Daylight Savings começa aqui no Canadá no dia 10 de março às 3am e a dica é que antes de dormir neste dia você já adiante o relógio 1h. Vale falar que com o fim do horário de verão do Brasil em fevereiro (para alguns estados) a diferença que antes era de 3h passará a ser de 1h, o que é ótimo para conversar com família e amigos que estão por lá.

Feriados e Comemorações

Este ano não teremos feriado em março, já que a Páscoa cai só no dia 21 de abril. Em relação às comemorações do mês temos o St Patrick’s Day. A data é comemorada no dia 17 de Março – que este ano cai em um domingo, oba! – pelos países que falam a língua inglesa. Nesta data as pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva. Basicamente as pessoas se vestem de verde porque São Patrício usava um trevo de três folhas para explicar sobre a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Em Toronto há uma parada, que este ano acontece no dia 10 de março (veja mais informações aqui). Se você quiser comemorar a data vale ir a qualquer pub irlandês da cidade – cito alguns neste post aqui – tomar cerveja verde e comemorar a data com amigos. Ainda em março temos o March Break (ou Spring Break), que é uma semana onde as crianças não vão para escola e que todos os lugares da cidade estão lotados e os preços das passagens de avião estão um absurdo. Então, vale a pena anotar a data e trabalhar naquela semana se você não tem filhos em escola: 11 à 15 de março de 2019 (incluindo os finais de semana antes e depois desta data). Vale falar que se você estiver passeando em Toronto – com ou sem filhos nesta época – vale pesquisar pelas atrações naquela semana, pois os museus, shoppings e lojas costumam fazer eventos especiais para entreter a criançada nesta semana.

Festivais e Eventos

Sugar Shack na Sugar Beach: a Sugar Beach é uma “praia” de Toronto que é super fotogênica e foi extremamente cara de ser construída – clique aqui e leia mais. Nos dias 9 e 10 de março acontece no local o evento Sugar Shack, para nos despedirmos do inverno. Haverá degustação de maple, bar, atividades de inverno, música e muito mais.

Toronto Brewfest: festival de cervejas no Exhibition Place (festival coberto) nos dias 1 e 2 de março. Serão mais de 150 cervejas artesanais de cervejarias locais (de Ontario e de Quebec) que você poderá provar no evento.

Celebrate Toronto: o aniversário de 185 anos de Toronto é em março mas infelizmente por aqui não temos feriado no aniversário da cidade. Mesmo assim a prefeitura organizou um montão de eventos diferentes que acontecerão dias 9 e 10 de março na Nathan Phillips Square.

Festivais de Maple: nas primeiras semanas de março acontecem os festivais de maple em várias fazendas, centros de conservação e parques de Toronto e principalmente regiões ao redor da cidade grande. Em resumo nestas fazendas você vê a colheita do melado de maple – que é super característico do Canadá, pode provar e fazer outras atividades. O evento é super legal e eu curti bastante quando fui e queremos levar o Thomas este ano para conhecer. Amanhã eu estarei postando aqui no blog um post com dicas de várias fazendas de maple espalhadas por Ontario que vocês podem visitar, mas já irei citar o Sugarbush Maple Syrup Festival que acontece em várias fazendas ao redor de Toronto que é bem popular e organizado.

Canada Blooms & National Home Show: o Canada Blooms é um evento de flores e jardinagem e o National Home Show um evento de móveis e TUDO para a casa. Ambos acontecem juntos no Enercare Centre em Toronto nos dias 8 à 17 de março.

Comicon Toronto: feira para amantes de personagens de ficção e histórias em quadrinho, acontecendo de 15 à 17 de março no Toronto Metro Convention Centre. O site do turismo de Toronto traz uma matéria falando das 5 coisas que você não pode deixar de fazer no evento e você pode ler tudo clicando aqui.NT

One of a Kind Show: festival de produtos feitos a mão por artesãos e artistas locais. Há várias edições do evento todos os anos e o de primavera acontece entre 27 à 31 de março no Enercare Centre Exhibition Place.

Eventos Esportivos

Em relação aos eventos esportivos continuamos com os jogos de ice hockey e basketball por aqui. Vale falar que os playoffs geralmente começam em abril e os jogos desta época tendem a ser bem competitivos e ótimos. O Toronto Raptors – time de basketball de Toronto – jogará na cidade nos dias 1, 5, 14, 18, 22, 24 e 26 de março. O Toronto Maple Leafs – time de hockey no gelo – joga em Toronto nos dias 2, 11, 13, 15, 20, 23 e 25 de março. Tem também jogos de futebol do Toronto FC nos dias 17 e 29 de março. E no finalzinho de março começam os jogos de baseball do Toronto Blue Jays. Tem jogo nos dias 28, 29, 30 e 31 de março no Rogers Centre.

Eventos Musicais

Março será um mês agitado em Toronto quando o assunto é shows musicais. Haverá 3 grandes shows de artistas famosos no ACC: Travis Scott, KISS e Mariah Carey. Veja mais detalhes aqui.

E ai, gostaram das dicas? Eu costumo dizer que os meses de janeiro e março são os mais longos do ano. Janeiro mesmo eu nem suporto muito porque é frio e você só quer que acabe. Mas março eu gosto porque o clima está um pouco melhor e a gente já começa a ouvir os passarinhos e a ver que a primavera está chegando – e é bem neste mês que ela chega certo? Então é um mês para ser super aproveitado e espero que com as dicas que eu dei vocês consigam aproveitar mais e mais.

2 comentários em “Tudo sobre o mês de março/2019 em Toronto”

  1. Parabéns pelo seu blog gaby ….tenho visto há algum tempo em busca de informações e é incrível… muita diversidade e qualidade de informações, o seu amor e generosidade ficam evidentes pra quem lê. A forma como transmite suas impressões dá ainda mais vontade de levar minha esposa e 2 filhas (3 e 5 anos) para passear aí e ver que lugares civilizados, bonitos e com respeito às pessoas existem, que nossos filhos devem ser educados para o mundo e que o frio não é uma barreira intransponível. Desejo tudo de bom pra vc e sua linda família, continue com seus inspiradores textos e planos e, se puder, vou pedir pra depois passar dicas culturais para segunda quinzena de abril em Toronto com crianças pequenas (muito frio ?). Gratidão !

  2. Parabéns pelo blog. Estou programando intercâmbio para mar/2020 e esse seu post me fez ter certeza que dá para curtir mesmo com frio… rsrsrsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *