Pular para o conteúdo

10 comidas que você não pode deixar de provar no inverno de Toronto

O tema deste mês do projeto #vidaemTO envolve comida e tenho certeza que vai agradar a todos: o que devemos comer no inverno de Toronto. Eu confesso que eu decidi colocar apenas 10 delícias mas a lista poderia ser bem maior, porque frio combina muito com comida gostosa e isso não falta aqui na cidade. Espero que gostem da minha lista e não deixem de comentar se acrescentariam mais alguma coisa.

1. Poutine

Jojoe_poutine

No topo da minha lista não poderia faltar esta delícia tipicamente Canadense. O poutine é um prato feito com batatas fritas, queijo coalho e um molho gravy (de carne bovina). Há várias “derivações” deste prato e você encontra poutine vegetariano, com carne de porco, bacon e outros toppings. A coisa aqui é tão popular que existem casas especializadas nesta delícia (Poutineries) e até uma semana aonde vários restaurantes servem o prato (La Poutine Week). Clicando aqui vocês podem ver um post mostrando 10 lugares para comer poutine em Toronto.

2. Beaver Tail

DSC_8375

O Beaver Tail é uma gostosura típica Canadense que consiste de uma massinha frita com canela (estilo sonho) esticada a mão (para se assemelhar a uma cauda de castor) e é coberto com condimentos de sua escola, como frutas, chocolate, nutella, chantilly, oreos, pasta de amendoim, etc. Você não encontra Beaver Tails em supermercados e cafés (pelo menos eu não vi), mas na loja específica desta delícia (esta aqui). Para comer Beaver Tails em Toronto vá na única loja da rede na cidade – 145 Queens Quay W, Toronto. Há também o food truck que fica rodando a

3. Timbits

ready_timbits_gnc-720x511

Timbits são mini sonhos fritos vendidos em caixas de 10, 20 ou 40 no Tim Hortons, a popular rede de cafeterias do Canadá. Estas delícias vem em diversos sabores – recheados ou não – como morango, chocolate, mel, maçã, limão, etc. Além disso eles custam super barato (a caixa de 10 se não me engano custa em torno de $2 e a de 40 algo em torno de $8). Não tem coisa mais deliciosa do que entrar em um dos diversos Tim Hortons espalhados pela cidade para se aquecer em um dia frio e sair de lá com uma caixinha de Timbits e um copo de chocolate quente.

4. Brunch

DSC_4253

Brunch não é um tipo de comida mas sim de refeição, que une o café da manhã (breakfast) e o almoço (lunch) e é super popular aqui em Toronto. Os pratos do brunch são bem específicos e incluem muito ovo, bacon, sausage, panquecas, waffles, e outras delícias. Não há ritual mais gostoso de se fazer nos finais de semana de frio do inverno do que ir a um restaurante com sua família para apreciar um belo brunch. Se você está com dúvida de qual ir eu indico você clicar aqui e ver uma lista de posts sobre o assunto, com várias indicações.

5. Pizza Napolitana

attachment-1-6

O modo napolitano de fazer pizza faz parte da lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco e há até uma associação dos estabelecimentos comerciais que seguem “as regras” para fazer uma pizza napolitana de verdade. Para quem não sabe Nápoles é a terra natal da pizza. Foi na cidade do sul da Itália que nos anos 1700 a receita foi criada e é onde a receita é passada de geração em geração. Há diversas regras para que uma pizza seja considerada napolitana e há várias pizzarias aqui em Toronto que seguem esta regra e vendem esta delícia. Inverno combina MUITO com pizza então não deixe de provar esta delícia quando estiver aqui. Para posts com dicas das melhores pizzarias da cidade clique aqui.

6. Milkshakes elaborados

Attachment-1 (70)

Eu não sei quanto a vocês, mas eu como (muito) sorvete no frio e não acaba sendo um problema para mim. Se você procura sorvetes no inverno de Toronto vai notar que as opções diminuem e muitos lugares tendem a fechar nos meses frios, mas mesmo assim há lugares incríveis abertos que acabam mudando seus cardápios e fazendo delícias mais adaptadas para o inverno. Dentre as delícias festas de sorvete os milkshakes são os meus favoritos no inverno e aqui em Toronto há vários locais que fazem esta delícia de uma maneira bem elaborada, com bolo e outras gostosuras acompanhando a bebida. Se você estiver na cidade não pode perder de provar, tanto nos meses quentes quanto nos frios. Para uma lista dos melhores milkshakes de Toronto clique aqui.

7. Cupcakes ou muffins

img_0013

Eu acredito que o bolinho mais clássico e comum das confeitarias daqui de Toronto seja os cupcake e muffins. Você encontra cupcakes e muffins em tudo quanto é lugar e a grande diferença é que os muffins só tem a massinha enquanto os cupcakes tem uma cobertura feita de vários sabores. Não dá para vir para Toronto e não provar um (de cada) deles. Até porque um bolinho combina MUITO com um copo de chá ou café, que serve para aquecer e adoçar os dias frios e escuros do inverno. Há várias lojas especializadas nestas delícias e neste post aqui eu trago uma lista com os meus favoritos.

8. Sopas

DSC_9160

Sopa combina muito com inverno e a maioria dos restaurantes aqui em Toronto acaba incluindo sopas em seus cardápios de inverno. Entre as sopas mais tradicionais daqui estão: chowder soup (sopa que geralmente é feita com frutos do mar, batata e creme de leite), thai soups (sopas de origem tailandesa que são geralmente apimentadas e tem curry e vegetais), noodle soup (sopa com macarrão que geralmente tem frango), tomato soup (sopa de tomate), french onion soup (sopa de cebola com caldo de carne que é geralmente coberta e gratinada com queijo e pão), cream of (vegetable) soup (sopas batidas de algum tipo de vegetal), entre outras. Apesar de ramen não ser sopa é também um prato bem comum aqui em Toronto, servido na tigela de sopa e que pode completar esta lista.

9. Hamburguer

Muita gente pensa que só vai encontrar hamburguer quando vier para cá – e pensa isso baseado em outro mito do vizinho Estados Unidos. Não gente! Aqui tem muito mais do que lanchonetes e fast foods. Mas ao mesmo tempo você encontra sim muito hamburguer delicioso (nos restaurantes também) e muita lanchonete de hamburguer maravilhosa. Vale falar que em um local com a culinária tão variada como Toronto ver um hamburguer no menu pode ser um alívio, já que às vezes a gente não consegue saber o que comer, não entende os ingredientes e por ai vai. E geralmente este prato tem um preço bem bom, então serve também de alívio para o seu bolso. Inverno e hamburguer com batata frita combina MUITO! Clique aqui e veja a lista que eu fiz com os hamburguers que vc não pode deixar de provar estando em Toronto.

10. Donuts

DSC_4749

Donuts são pequenos bolos em forma de rosca que são fritos e cobertos com diferentes delícias. São bem populares nos Estados Unidos e aqui em Toronto também. Se você for em um café de rede como o Tim Hortons vai encontrar várias opções desta delícia, mas existem também lugares especializados e donuts diferentes, sendo que os meus favoritos foram listados neste post aqui. Estas rosquinhas fritas são deliciosas e combinam muito com uma bebida quente e com o frio. Não tem como não provar!

E ai, gostaram do post? Como disse anteriormente este post faz parte do projeto #vidaemTO onde eu e outras blogueiras brasileiras que moram em Toronto falam sobre um mesmo tema, todo dia 15 do mês. Espero que tenham gostado da maneira que abordei o tema e não deixem de conferir os posts sobre este assunto nos outros blogs que participam deste projeto este mês:

Danielle | VidalNorte
Mariana | Virei Canadense
Livi | Baianos no Pólo Norte
Paula | Brasileira em Toronto
Sil | Mundo da Sil

2 comentários em “10 comidas que você não pode deixar de provar no inverno de Toronto”

  1. Gostei muito das dicas , Vai ser muito útil em nossa viagem. Vou conhecer Toronto com meu esposo, Ele já esteve em Toronto algumas vezes a trabalho e agora vamos passear. Não temos muito tempo. Iremos no mês de Maio , primeira quinzena. Gostaria de ir a uma estação de esqui. Será que nesse mês tem alguma que esteja aberta ao publico, funciona para esquiar?

  2. Eita que seu post deu até fome hahaha
    Quanta dica legal, Gaby! Todas as idéias são ótimas tanto para turistas como para quem mora aqui e ainda não provou alguma dessas delicias. Amei!
    Beijão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *