Pular para o conteúdo

31 de dezembro de 2018: o fim do cartão metropass do TTC de Toronto

Iisso mesmo, você leu o título direitinho: o dia 31 de dezembro de 2018 será o último dia de passe mensal de Toronto. Para quem não sabe o Metropass é (ou era) o passe mensal do TTC (transporte público de Toronto), que te dava direito a viagens ilimitadas durante todo o mês. Você podia comprar um Metropass a partir do dia 24 do mês anterior até o quarto dia útil do mês para o qual o passe seria usado em todas as estações de metrô. Após o dia 4 até o dia 15 você achava os passes mensais nas estações de Davisville e Bloor-Yonge. Existiam diferentes tipos de cartões mensais e para cada um deles você precisava fazer uma ID do TTC. Agora este cartão será extinto… mas calma! Haverá um substituto.

O último Metropass esteve à venda até o dia 5 de dezembro de 2018. Para 2019 você deve usar o seu PRESTO e as tarifas custaram o mesmo: $146.25 para adultos e $116.75 para idosos (65+) e estudantes (13-19). Para comprar é só ir nas máquinas Presto, nas centrais de atendimento ao cliente da TTC na Estação Davisville ou online no site prestocard.ca e selecionar a opção passes mensais da TTC. Nada muda. O que muda é que tudo agora é feito pela Presto e não pelo TTC. Vale ressaltar que os passes mensais do Presto estarão disponíveis para venda dos últimos oito dias do mês até cinco dias após o início do próximo mês.

PRESTO é um sistema de pagamento eletrônico que elimina a necessidade de tokens, passes e dinheiro. Este sistema funciona na GTA e Hamilton (GTHA), além de Ottawa, tornando o pagamento de sua viagem simples, conveniente e seguro. Funciona como um cartão pré-pago (que custa CAD$6 e inicialmente você precisa colocar pelo menos CAD$10 no cartão). Veja mais informações aqui. O cartão PRESTO pode ser comprado em vários lugares, incluindo as farmácias Shoppers.

E vale falar que os tokens e tickets também tem uma data para seu fim: estarão disponíveis para venda até 3 de agosto de 2019 e serão descontinuados no final de 2019. Mais informações leia aqui.

As fotos que ilustram este post são de divulgação do TTC.

8 comentários em “31 de dezembro de 2018: o fim do cartão metropass do TTC de Toronto”

  1. Oi Gaby, muito obrigada por essa informação, vou para Toronto em Janeiro e essa informação foi muito valiosa. Entrei no site da Presto, mas não entendi muito bem, ele vai funcionar como o metropass funcionava, porém terá uma abrangência maior? e aí será debitada a tarifa no valor de cada percurso? O que seria o UP e GO?

    1. Eu entendi que será assim: vc paga o valor mensal e pode usar o cartão naquele m6es quantas vezes quiser… não será debitado porque o valor é para passagens ilimitadas naquele mês. UP é o Union > Pearson (trem que vai até o aeroporto) e o GO Train são os trens que vão para as cidades vizinhas.

  2. BOA TARDE , ALEM DO CARTAO E POSSIVEL COMPRAR CREDITO DO PASSE MENSAL TAMBEM NAS FAMACIAS E PONTOS DE VENDA PARA NAO TER QUE USAR CARTÃO DE CREDITO no site da presto?
    OBRIGADO

  3. Bom dia Gaby.
    Vou em outubro para Totonto e ficarei 3 semanas aí. Estou com dúvida quanto ao passe semanal.
    Ele vai acabar? ou poderei comprar pelo presto tb?

    Obrigado

  4. Oi Gaby !! Vou em Outubro para Toronto e chego dia 05/10. Vou ficar 4 semanas estudando e pretendendo adquirir o Prestocard e comprar o passe mensal.
    Como chego dia 05, eu consigo comprar o passe mensal ainda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *