Pular para o conteúdo

10 comportamentos que você NÃO deve ter no Canadá

Mudar para outro país envolve muito mais do que simplesmente estar nele: envolve entender sua cultura e costumes e adaptar-se a eles. E não pensem que é fácil. Eu já moro aqui há mais de 8 anos e posso dizer que ainda tenho muito o que aprender. Hoje fiz uma lista dos comportamentos que nós não devemos ter quando estivermos no Canadá, morando ou até passeando. Vale falar que muitos destes costumes podem até ser já usados no Brasil, mas de certa forma eles não são tão comuns por lá então estou generalizando mas sei que há excessões.

1. Não tape o espirro com a mão

Isso mesmo. Os brasileiros no geral tem mania de espirrar e tapar o espirro com a mão ou virar o rosto e espirrar para outro lado. Se você fizer isso aqui os Canadenses irão te olhar com a cara mais feia de desgosto que você possa imaginar. Eles são bem chatos com o espirro e a maneira que acontece aqui é que você espirre tapando com o braço ou utilizando um lenço com a mão. E se você tiver espirros consecutivos prepare-se para ser ignorado e evitado por muitos.

2. Não pare do lado esquerdo da escada rolante

Eu não lembro de ter esta regrinha no Brasil, mas aqui se você está no metrô, shopping ou lugares públicos e vai ficar parado na escada rolante você deve ficar do lado direito dela, deixando a esquerda livre para aqueles que tem pressa e querem subir ou descer a escada andando. Essa regra vale também para rua e esteiras rolantes: se você vai ficar parado ou vai andar lentamente sempre fique no canto direito, deixando a esquerda livre.

3. Não tome bebidas alcóolicas em ambientes públicos

Aqui é proibido tomar bebidas alcóolicas em ambientes públicos, seja parques, praias, praças… Eu sei que para muitos uma praia ser cerveja não é a mesma coisa mas eu acho importante aderir às leis do país que você está e respeitá-las. É isso que nos torna melhores cidadãos e se você quer beber algo alcóolico faça na sua casa e em lugares permitidos.

4. Não toque em crianças que você não conhece

Quando eu fui para o Brasil com o Thomas bebê eu fiquei apavorada como as pessoas nos abordavam em shoppings e supermercados e já iam tocando no meu filho, sem nos conhecer. Até beijinho rolava. Acho que esta é uma prática no Brasil. E sim, eu sei que é com a mais pura e doce intenção, mas aqui os Canadenses não fazem isso e até repudiam o ato. Não toque em crianças que você não conhece (mesmo que seja na cabeça) e nunca dê beijinhos neles.

5. Não acene para o ônibus parar

Aqui em Toronto – pelo menos – não é necessário pedir para o ônibus parar. Se tiver alguém no ponto o motorista irá parar e se você fizer qualquer gesto ele pode até interpretar como algo ruim. Isso vale para streetcars aqui em Toronto também. Não sei como é nas outras cidades Canadenses mas acredito que seja o mesmo costume.

6. Não dê beijinhos assim que conhecer alguém

Eu já falei sobre este costume Brasileiro neste post aqui. Aqui no Canadá você não pode sair dando beijinho em quem conheceu… eles vão achar super estranho. E às vezes o olá é de longe, sem ter ao menos um aperto de mão. A cultura daqui é ter menos contato físico com estranhos.

7. Não entre na casa de alguém sem tirar os sapatos

Muitas vezes vamos a festas e ninguém te recebe na porta – as portas estão abertas para os convidados entrarem. E é fundamental você saber que se está entrando na casa de alguém deve tirar os sapatos, obrigatoriamente. Eu nunca fui em nenhuma casa de Canadense que não precisasse tirar os sapatos, nunca. E na dúvida é melhor tirar e se o dono da casa disser que não há necessidade (o que acho super raro) você coloca novamente.

8. Não jogue papel higiênico na lixeira do banheiro

Nós Brasileiros somos acostumados a jogar o papel higiênico sujo na lixeira do banheiro. Aqui você deve jogar no vaso sanitário e dar descarga. O lixeiro serve para absorventes femininos, rolos de papel e outros lixos, mas o papel em si deve ser jogado na privada (o que acho muito mais higiênico).

9. Não deixe de dar gorjeta em restaurantes

A gorjeta (gratuity ou tips) faz parte da cultura canadense em qualquer estabelecimento que oferece serviços. Muitas pessoas pensam que gorjetas são dadas somente em restaurantes, mas salões de beleza, bares, táxi também entram neste time. Elas não são necessariamente obrigatórias mas se você foi bem atendido a tendência é dar entre 15-18% do valor da conta de gorjeta (antes das taxas). Se o atendimento foi enrolado deixe um pouco menos. Acho que somente se o atendimento foi péssimo é que não se dá, mas mesmo assim os Canadenses tem a tradição de arredondar a conta ou dar em torno de 10% quando o atendimento é ruim.

10. Não atravesse a rua fora da faixa ou com sinal vermelho para pedestres

Ta ai um comportamento que vemos muito no Brasil e que aqui não funciona: atravessar fora da faixa e também quando o sinal está vermelho para pedestres. As leis para pedestres são tão rígidas quanto as de carros e bicicletas e se o policial te ver fazendo algo errado você pode até ganhar multa. Isso sem contar no risco de ser atropelado e de causar algum acidente.

Espero que tenham gostado da minha lista e não deixem de comentar se vocês incluiriam mais algum comportamento nesta lista. A foto de destaque deste post é designed by Freepik.

6 comentários em “10 comportamentos que você NÃO deve ter no Canadá”

  1. Oi, Gaby, tudo bem?
    Sobre as escadas rolantes, em São Paulo esse hábito é mais respeitado que em Toronto (há inclusive avisos de “deixe a esquerda livre”), mas não sei quanto às outras cidades.
    Em Mississauga, na GTA, é preciso fazer sinal para os ônibus porque os pontos são usados por muitas linhas diferentes (exceto nos terminais). Os horários são um pouco mais regulares que os do TTC, o que é ótimo para quem usa transporte público lá.
    São todos hábitos muito bacanas, ótimo post.
    Abraços

  2. Oi, Gaby! Em São Paulo as pessoas são bem rígidas quanto a isso de deixar a esquerda livre na escada, bem mais que em Toronto. Eu sempre ficava na direita por costume e notei que muitos não respeitam isso. Os paulistanos são bem neuróticos quanto a esse ponto hahaha como falaram num outro comentário existem avisos espalhados e já presenciei brigas por esse motivo

  3. O da escada rolante pra mim é tão simples. Qual a dificuldade de colocar em prática, né? Eu sempre me posiciono a direita, faço a minha parte… Aqui em Porto Alegre tenho a impressão que as pessoas gostam de passear de escada rolate… não é possível! Quando estou com pressa peço licença e sigo em frente! Achei ótima tua lista! A do papel higiênico tb é ótima! Viajo muito a trabalho na América Latina e só no Brasil não se coloca o papel no vaso… lamentável! ??‍♀️

  4. A regra das tips em restaurantes é de 15% mínimo, 18% quando tudo foi bom, mas teve room for improvement e (a que todos nós servers e bartenders almejamos e damos duro pra conquistar) 20% quando a experiência foi ótima e vc voltaria ao local.
    Resolvi colocar isso aqui pq quem nunca trabalhou na área tende a falar que é 10-18% mas não sabe que não é bem assim. Parte das tips fica com a back of house e bussers/food runners e o restante é dado aos servers e bartenders. Se você dá 10% por exemplo, quem te serviu fica com 4% disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *