Pular para o conteúdo

Pilates Brazil: fazendo Pilates com instrutores brasileiros em um studio em Toronto

Quem me acompanha nas redes sociais viu que eu comecei a fazer Pilates em novembro. Eu não estava mais aguentando ficar parada e não me movimentar. Eu PRECISAVA me mexer. Mas ao mesmo tempo eu precisava encontrar um lugar onde eu me sentisse bem e que acolhesse as minhas necessidades (isto é, um bebê dengoso de 4 meses e uma mãe sedentária que ficou 2 meses de repouso no hospital). E precisava de um exercício inteligente e seguro, que realmente abrangesse todas estas minhas necessidades. Eu sabia que não ia conseguir me sentir acolhida se estivesse sendo cuidada com outra língua… e foi assim que eu encontrei o Studio Pilates Brazil e estou amando fazer aulas lá. Além do ambiente lindo e aconchegante e do estacionamento fácil os instrutores são incríveis: super queridos e super competentes (eu sou fisioterapeuta e embora não exerça minha profissão há anos eu ainda lembro de algumas coisas e sei que o trabalho está sendo bem feito). Segue abaixo um texto escrito pelos instrutores de Pilates do Studio Pilates Brazil (Fabia e Luciano Gouvea) sobre o método Pilates e tudo que você encontra no Studio Pilates Brazil.

O que é o Método Pilates?

O Pilates é um método de condicionamento físico que utiliza a conexão mente-corpo para a execução dos movimentos. Indo além desse conceito, eu diria que o Pilates é principalmente uma técnica de reeducação do movimento, que visa trabalhar todo o corpo, trazendo um equilíbrio muscular e mental. Ele fortalece e tonifica os músculos, dá flexibilidade e equilíbrio, melhora a postura e consequentemente resulta em um corpo mais delineado e saudável. Os exercícios são realizados de forma a tratar o corpo como um todo. Não utiliza repetições e nem trabalha músculos isolados. O método consiste em treinar mente e corpo para trabalharem juntos visando a saúde geral.

Os exercícios podem ser realizados no solo, sob colchonetes, usando o próprio corpo como resistência ou através de acessórios e/ou equipamentos criados por Joseph H. Pilates. Estes dotados de molas e polias que promovem a resistência deixando o método mais seguro evitando o impacto nas articulações. Com o foco sempre na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixa o praticante revigorado após a prática e não sem energia. Nenhum grupo muscular é sobrecarregado e assim a prática frequente devolve ao praticante não só os padrões de movimento mais naturais e seguros mas também a possibilidade de desempenhar suas atividades diárias de uma maneira melhor.

Breve Histórico sobre o Método

Joseph Pilates, criador do Método, foi uma criança muito doente pois sofria de diversos problemas de saúde como Asma, raquitismo (deficiência de vitamina D) e febre reumática. Ele acreditava que a sua má postura e a sua respiração ineficiente eram as causas dos seus problemas de saúde. Por isso, além de trabalhar a sua respiração, e passou a se exercitar ao ar livre. Na adolescência, Joseph passou a aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia e musculação, somando conhecimentos de Yoga, artes marciais, mergulho, boxe, ginástica assim como movimentos dos animais que ele admirava pela suavidade e controle. Foi então que Joseph Pilates reuniu sua experiência e conhecimento em uma série de exercícios realizados de maneira controlada para trabalhar cada músculo e articulação de maneira sistemática.

Joseph começou a utilizar os movimentos do Pilates a partir de 1914 durante a primeira Guerra Mundial, quando foi preso e teve a chance de cuidar ds soldados acamados e assim desenvolver um pouco do seu método. Em 1923 Joseph abriu seu primeiro estúdio em Nova Iorque que foi um sucesso entre os dançarinos que o procuravam para evitar ou reabilitar de lesões provenientes da dança, mais especificamente do Ballet. De lá para os dias atuais, o que era no início conhecido como “Contrologia” hoje é mundialmente conhecido como Pilates e conta com milhões de seguidores mundo afora sendo ensinado em pelo menos 26 países de acordo com o último estudo de 2017 da Pilates Method Alliance.

Princípios e Benefícios

Todo o Método está baseado em seis princípios, sendo eles: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração. Os benefícios do Pilates estão listados abaixo:

• Alonga o corpo todo;
• Tonifica e define a musculatura sem exageros;
• Melhora a postura;
• Tonifica a musculatura profunda do abdômen;
• Trabalha a percepção do corpo e da mente;
• Previne e recupera lesões;
• Reduz o estresse e alivia as tensões;
• Deixa a coluna mais forte e flexível;
• Melhora a área de movimento das articulações;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Aumenta a coordenação e o equilíbrio;
• Corrige sobrecargas e alinha os músculos;
• Melhora a mobilidade e a agilidade;
• Complementa o seu treino esportivo;
• Melhora a boa forma do corpo;
• Aumenta a autoestima;
• Pode ser praticado por qualquer pessoa;
• Colabora com uma boa noite de sono;
• Ajuda no tratamento de diversas patologias;
• Aumenta a resistência física e mental;
• Elimina as toxinas do corpo;
• Expande a consciência corporal;
• Ajuda no controle do peso.

Sendo assim, podemos dizer que o Pilates é um método composto por movimentos que trazem diversos benefícios para o ser humano, independentemente da fase de vida em que ela está passando.

Pilates é igual ao Yoga?

Não! As pessoas comumente confundem os dois métodos mas a finalidade da pratica do Yoga tem um cunho mais filosófico e espiritual do que físico. O Pilates visa primariamente a saúde física e mental mas não necessariamente espiritual e filosófica.

Quanto tempo leva para alcançar os resultados desejados no Pilates?

Essa é uma das primeiras perguntas que as pessoas tem quando iniciam a prática do Pilates e acredito que em outras atividades também. Sinal dos tempos, tudo tem que ser rápido e os resultados precisam ser previstos e de preferência atingidos rapidamente. Porém, cada pessoa se encontra em uma situação singular, tem um passado específico de prática de outras atividades ou de nenhuma atividade. Como o método trabalha muito a conexão mente e corpo é certo que quanto maior seja essa conexão no ponto de partida mais rapidamente a pessoa vai evoluir e observar as mudanças no corpo e no dia-a-dia.

Não é errado dizer que em um intervalo de 10 a 20 sessões todas as pessoas vão sentir alguns ou vários benefícios que o método proporciona. Tendo paciência com o próprio corpo e acreditando no seu instrutor, cada praticante vai poder desfrutar de um corpo novo, livre ou mais livre de dor e dos acometimentos decorrentes da má postura e dos vícios que desenvolvemos ao longo dos anos.

Pilates ajuda na perda de peso?

O Pilates ajuda a perder peso, sim. Mas ele sozinho não pode fazer isso. Se você somar Pilates aos aeróbicos, e combiná-los com uma dieta bem equilibrada, aí sim você pode esperar alguns resultados realmente surpreendentes. Vale ressaltar que o Pilates é um dos métodos mais usados hoje em dia pelos atletas de várias modalidades para equilibrar a musculatura e otimizar a prática da sua atividade principal. Então, se você ama correr saiba que o Pilates vai melhorar a sua corrida. Assim como seu Tênis, Golfe, Futebol e assim por diante. Embora algumas melhorias sejam sentidas já nas primeiras aulas, a maior parte delas chega a médio ou longo prazos. Por esse motivo, você deve manter-se comprometido para conquistar os resultados esperados.

Sobre o Studio Pilates Brazil

Pilates é sim um exercício para todas as idades e tem benefícios para vários grupos especiais incluindo gestantes, pós-parto, crianças, terceira idade, dentre outros. No entanto, é importante ressaltar que a parte de reabilitação e prevenção de lesões vem crescendo muito dentro da idéia de Pilates. O Brasil tem uma grande vantagem nesse sentido já que os instrutores são em sua grande maioria fisioterapeutas. Aqui no Canadá isso não acontece necessariamente. A grande maioria é de gente sem esse conhecimento prévio e que através de certificações vai consolidando seu conhecimento e escolhendo a área de atuação mais para fitness ou reabilitação.

Assim, no Studio Pilates Brazil o cliente tem um diferencial, que consiste em mais de 10 anos de experiência com fisioterapia além de certificações concluídas tanto no Brasil quanto aqui no Canadá. O estúdio trabalha com Pilates de solo e equipamentos, em grupos pequenos de no máximo 4 pessoas ou em aulas individuais e em duplas.

O Studio Pilates Brazil tem a ambição de levar o Pilates para todos, pensando em aulas que sejam benéficas para qualquer pessoa em qualquer nível de aptidão física. Cada pessoa busca o seu melhor desempenho, em cada exercício, em cada movimento, desafiando os seus limites e se descobrindo a cada classe.

“A boa forma física não pode ser alcançada por mero desejo ou simples compra”. Joseph H. Pilates. Somente a sua dedicação e comprometimento podem tornar tudo possível. E o pessoal do Studio Pilates Brazil está engajado nesse lema e estará assistindo a sua vitória e comemorando o seu retorno à vida.

Fábia e Luciano Gouvêa convidam a todos da comunidade brasileira e portuguesa para virem conhecer o seu trabalho. Mais informações sobre o Pilates Brazil é só clicar aqui.

2 comentários em “Pilates Brazil: fazendo Pilates com instrutores brasileiros em um studio em Toronto”

  1. Marcelo de Paiva Santos

    Boa tarde! Me chamo Marcelo,sou de Brasília ( Brasil, fisioterapeuta,, instrutor de pilates e sócio proprietário de uma empresa relacionada a essa técnica. . Minha formação é pelo pilates contemporâneo. Grupo este emitido certificado de nível internacional. Sou considerado por aplicar muito bem a técnica principalmente nível intermediário e avançado. Estou indo ao Canadá meados de março ( 2023) em uma viagem exploratória para conhecer melhor o país em vários sentidos e inclusive fazer um curso de inglês. Nesse comentário, gostaria de uma informação de vocês a respeito da técnica. Assim como se possível conhecer o studio de vocês se é que aí também se chama assim. Enfim,gostaria de saber se é muito difícil essa profissão e a abordagem dessa técnica ( pilates) por aí? Fico muito agradecido pois uma simples resposta nesse sentido pode me valer uma enorme visão futura. Desde já agradeço.

  2. Gostaria de ter informações sobre as aulas de pilates e os valores. Estou começando a praticar e gostaria de continuar assim que voltar em abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *