Pilates Brazil: fazendo Pilates com instrutores brasileiros em um studio em Toronto

Quem me acompanha nas redes sociais viu que eu comecei a fazer Pilates em novembro. Eu não estava mais aguentando ficar parada e não me movimentar. Eu PRECISAVA me mexer. Mas ao mesmo tempo eu precisava encontrar um lugar onde eu me sentisse bem e que acolhesse as minhas necessidades (isto é, um bebê dengoso de 4 meses e uma mãe sedentária que ficou 2 meses de repouso no hospital). E precisava de um exercício inteligente e seguro, que realmente abrangesse todas estas minhas necessidades. Eu sabia que não ia conseguir me sentir acolhida se estivesse sendo cuidada com outra língua… e foi assim que eu encontrei o Studio Pilates Brazil e estou amando fazer aulas lá. Além do ambiente lindo e aconchegante e do estacionamento fácil os instrutores são incríveis: super queridos e super competentes (eu sou fisioterapeuta e embora não exerça minha profissão há anos eu ainda lembro de algumas coisas e sei que o trabalho está sendo bem feito). Segue abaixo um texto escrito pelos instrutores de Pilates do Studio Pilates Brazil (Fabia e Luciano Gouvea) sobre o método Pilates e tudo que você encontra no Studio Pilates Brazil.

O que é o Método Pilates?

O Pilates é um método de condicionamento físico que utiliza a conexão mente-corpo para a execução dos movimentos. Indo além desse conceito, eu diria que o Pilates é principalmente uma técnica de reeducação do movimento, que visa trabalhar todo o corpo, trazendo um equilíbrio muscular e mental. Ele fortalece e tonifica os músculos, dá flexibilidade e equilíbrio, melhora a postura e consequentemente resulta em um corpo mais delineado e saudável. Os exercícios são realizados de forma a tratar o corpo como um todo. Não utiliza repetições e nem trabalha músculos isolados. O método consiste em treinar mente e corpo para trabalharem juntos visando a saúde geral.

Os exercícios podem ser realizados no solo, sob colchonetes, usando o próprio corpo como resistência ou através de acessórios e/ou equipamentos criados por Joseph H. Pilates. Estes dotados de molas e polias que promovem a resistência deixando o método mais seguro evitando o impacto nas articulações. Com o foco sempre na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixa o praticante revigorado após a prática e não sem energia. Nenhum grupo muscular é sobrecarregado e assim a prática frequente devolve ao praticante não só os padrões de movimento mais naturais e seguros mas também a possibilidade de desempenhar suas atividades diárias de uma maneira melhor.

Breve Histórico sobre o Método

Joseph Pilates, criador do Método, foi uma criança muito doente pois sofria de diversos problemas de saúde como Asma, raquitismo (deficiência de vitamina D) e febre reumática. Ele acreditava que a sua má postura e a sua respiração ineficiente eram as causas dos seus problemas de saúde. Por isso, além de trabalhar a sua respiração, e passou a se exercitar ao ar livre. Na adolescência, Joseph passou a aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia e musculação, somando conhecimentos de Yoga, artes marciais, mergulho, boxe, ginástica assim como movimentos dos animais que ele admirava pela suavidade e controle. Foi então que Joseph Pilates reuniu sua experiência e conhecimento em uma série de exercícios realizados de maneira controlada para trabalhar cada músculo e articulação de maneira sistemática.

Joseph começou a utilizar os movimentos do Pilates a partir de 1914 durante a primeira Guerra Mundial, quando foi preso e teve a chance de cuidar ds soldados acamados e assim desenvolver um pouco do seu método. Em 1923 Joseph abriu seu primeiro estúdio em Nova Iorque que foi um sucesso entre os dançarinos que o procuravam para evitar ou reabilitar de lesões provenientes da dança, mais especificamente do Ballet. De lá para os dias atuais, o que era no início conhecido como “Contrologia” hoje é mundialmente conhecido como Pilates e conta com milhões de seguidores mundo afora sendo ensinado em pelo menos 26 países de acordo com o último estudo de 2017 da Pilates Method Alliance.

Princípios e Benefícios

Todo o Método está baseado em seis princípios, sendo eles: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração. Os benefícios do Pilates estão listados abaixo:

• Alonga o corpo todo;
• Tonifica e define a musculatura sem exageros;
• Melhora a postura;
• Tonifica a musculatura profunda do abdômen;
• Trabalha a percepção do corpo e da mente;
• Previne e recupera lesões;
• Reduz o estresse e alivia as tensões;
• Deixa a coluna mais forte e flexível;
• Melhora a área de movimento das articulações;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Aumenta a coordenação e o equilíbrio;
• Corrige sobrecargas e alinha os músculos;
• Melhora a mobilidade e a agilidade;
• Complementa o seu treino esportivo;
• Melhora a boa forma do corpo;
• Aumenta a autoestima;
• Pode ser praticado por qualquer pessoa;
• Colabora com uma boa noite de sono;
• Ajuda no tratamento de diversas patologias;
• Aumenta a resistência física e mental;
• Elimina as toxinas do corpo;
• Expande a consciência corporal;
• Ajuda no controle do peso.

Sendo assim, podemos dizer que o Pilates é um método composto por movimentos que trazem diversos benefícios para o ser humano, independentemente da fase de vida em que ela está passando.

Pilates é igual ao Yoga?

Não! As pessoas comumente confundem os dois métodos mas a finalidade da pratica do Yoga tem um cunho mais filosófico e espiritual do que físico. O Pilates visa primariamente a saúde física e mental mas não necessariamente espiritual e filosófica.

Quanto tempo leva para alcançar os resultados desejados no Pilates?

Essa é uma das primeiras perguntas que as pessoas tem quando iniciam a prática do Pilates e acredito que em outras atividades também. Sinal dos tempos, tudo tem que ser rápido e os resultados precisam ser previstos e de preferência atingidos rapidamente. Porém, cada pessoa se encontra em uma situação singular, tem um passado específico de prática de outras atividades ou de nenhuma atividade. Como o método trabalha muito a conexão mente e corpo é certo que quanto maior seja essa conexão no ponto de partida mais rapidamente a pessoa vai evoluir e observar as mudanças no corpo e no dia-a-dia.

Não é errado dizer que em um intervalo de 10 a 20 sessões todas as pessoas vão sentir alguns ou vários benefícios que o método proporciona. Tendo paciência com o próprio corpo e acreditando no seu instrutor, cada praticante vai poder desfrutar de um corpo novo, livre ou mais livre de dor e dos acometimentos decorrentes da má postura e dos vícios que desenvolvemos ao longo dos anos.

Pilates ajuda na perda de peso?

O Pilates ajuda a perder peso, sim. Mas ele sozinho não pode fazer isso. Se você somar Pilates aos aeróbicos, e combiná-los com uma dieta bem equilibrada, aí sim você pode esperar alguns resultados realmente surpreendentes. Vale ressaltar que o Pilates é um dos métodos mais usados hoje em dia pelos atletas de várias modalidades para equilibrar a musculatura e otimizar a prática da sua atividade principal. Então, se você ama correr saiba que o Pilates vai melhorar a sua corrida. Assim como seu Tênis, Golfe, Futebol e assim por diante. Embora algumas melhorias sejam sentidas já nas primeiras aulas, a maior parte delas chega a médio ou longo prazos. Por esse motivo, você deve manter-se comprometido para conquistar os resultados esperados.

Sobre o Studio Pilates Brazil

Pilates é sim um exercício para todas as idades e tem benefícios para vários grupos especiais incluindo gestantes, pós-parto, crianças, terceira idade, dentre outros. No entanto, é importante ressaltar que a parte de reabilitação e prevenção de lesões vem crescendo muito dentro da idéia de Pilates. O Brasil tem uma grande vantagem nesse sentido já que os instrutores são em sua grande maioria fisioterapeutas. Aqui no Canadá isso não acontece necessariamente. A grande maioria é de gente sem esse conhecimento prévio e que através de certificações vai consolidando seu conhecimento e escolhendo a área de atuação mais para fitness ou reabilitação.

Assim, no Studio Pilates Brazil o cliente tem um diferencial, que consiste em mais de 10 anos de experiência com fisioterapia além de certificações concluídas tanto no Brasil quanto aqui no Canadá. O estúdio trabalha com Pilates de solo e equipamentos, em grupos pequenos de no máximo 4 pessoas ou em aulas individuais e em duplas.

O Studio Pilates Brazil tem a ambição de levar o Pilates para todos, pensando em aulas que sejam benéficas para qualquer pessoa em qualquer nível de aptidão física. Cada pessoa busca o seu melhor desempenho, em cada exercício, em cada movimento, desafiando os seus limites e se descobrindo a cada classe.

“A boa forma física não pode ser alcançada por mero desejo ou simples compra”. Joseph H. Pilates. Somente a sua dedicação e comprometimento podem tornar tudo possível. E o pessoal do Studio Pilates Brazil está engajado nesse lema e estará assistindo a sua vitória e comemorando o seu retorno à vida.

Fábia e Luciano Gouvêa convidam a todos da comunidade brasileira e portuguesa para virem conhecer o seu trabalho. Mais informações sobre o Pilates Brazil é só clicar aqui.