Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de novembro/2018 em Toronto

Novembro chegou e junto com ele o frio mais intenso, o final do horário de verão e os dias mais curtos. Mas não se desanimem porque o mês é repleto de atrações incríveis, jogos esportivos imperdíveis e muito mais. O penúltimo mês do ano em Toronto está super legal em 2018 e é sobre tudo que rola neste mês na cidade que eu escrevo este post hoje para vocês.

Clima

A previsão indica que teremos um novembro um pouco menos frio (média de temperatura de 5C, 3C acima da média de outros anos) e mais molhado (105cm de precipitação, com 30mm acima da média). De 1 à 5 de novembro teremos snow showers e frio; de 6 à 11 de novembro períodos de chuva, neve e flurries, também com frio; de 12 à 23 de novembro a previsão traz períodos de chuva e temperaturas amenas; de 24 à 27 de novembro a previsão traz sol e temperaturas amenas; e, de 28 à 30 de novembro chuvas e neve.

Feriados

Pára tudo agora: não há feriados em novembro em Toronto. Isso mesmo! Nada de long weekends ou 3 dias de folga em casa ou passeando. O que rola por aqui – e não é feriado mas é uma data bem esperada – é o Black Friday, que é a sexta-feira após o Thanksgiving americano, onde as lojas fazem super-hiper-mega promoções (como eu contei para vocês aqui no blog). Este ano o Black Friday cai no dia 23 de novembro e vale a pena dedicar algumas horinhas deste dia (ou do final de semana) para fazer compras.

Fim do horário de verão

Às 2am do dia 4 de novembro acaba o horário de verão aqui no hemisfério norte (e a diferença de horário entre Toronto e algumas partes do Brasil passará a ser de 3 horas). E o que isso quer dizer? Bom, sair do horário de verão (daylight savings como chamamos aqui) significa atrasar os relógios em 1 h – e ganhar uma hora de sono, apesar disso ser impossível com um bebê pequena em casa. Na prática os dias ficam mais curtos e você vai notar que com a aproximação do inverno (que começa dia 21 de dezembro por aqui) vai escurecer cada vez mais cedo e sua noção de horário vai bagunçar um montão. Eu escrevi um post bem legal sobre alguns mitos sobre o horário de verão e vale a pena ler clicando aqui.

Eventos

Pumpkin Parade: o dia depois do Halloween (isto é, 1 de novembro) é marcado pela parada das abóboras aqui em Toronto. O evento nada mais é do que a reunião das lanternas de abóboras nos parques da cidade para que as pessoas curtam a arte e o dom dos escultores de abóboras. A maior parada de abóboras de Toronto fica no Sorauren Park, na parte oeste da cidade e você pode ver mais sobre este evento clicando aqui.

Movember: é um evento anual que dura todo o mês de Novembro e acontece no mundo todo – começou na Australia e aqui no Canadá é bastante popular. Movember nada mais é do que um movimento onde os homens deixam o “Mo” (bigode em francês) crescer e com isso buscam uma maior conscientização da saúde masculina, principalmente em relação a luta contra o câncer. Há vários eventos espalhados por Toronto.

Brazil Film Festival: festival de cinema brasileiro que acontece entre os dias 1 e 4 de novembro no TiFF Bell Lightbox de Toronto (350 King Street West). Serão 14 filmes em cartaz e todos eles são exibidos com legendas em inglês.

Taste of Iceland: festival de culinária da Islândia que acontece em Toronto entre os dias 1 e 5 de novembro de 2018. O festival de cinco dias destaca o que há de melhor na cultura da Islândia, mostrando a culinária, a música, o design e o cinema do país com uma variedade de eventos em toda a cidade.

Abertura do Museum of Illusions: a maior atração turística permanente a ser inaugurada em Toronto desde o Aquário em 2013 abrirá suas portas ao público no dia 1 e de novembro. O museu – descrito como uma experiência personalizada visual, sensorial e participativa – será inaugurado no endereço 132 King Street East (perto so St Lawrence Market) e terá 60-70 exposições.

Hot Docs Podcast Festival: festival de podcasts (conteúdo de mídia – geralmente áudio – transmitido via RSS) que acontece em Toronto de 1 à 5 de novembro. Dentro do festival haverá um Fórum de Criadores com painéis, master classes e oportunidades de networking com os principais profissionais de podcast da Gimlet Media, NPR, BBC e outros.

Exposição HAPPY PLACE: é uma exposição interativa e imersiva com instalações imensas e salas temáticas multisensoriais que tem a missão de espalhar a felicidade pelo mundo. Fazendo sua primeira parada internacional em Toronto a felicidade está na forma do maior confetti do mundo com meio milhão de confetes, um arco-íris duplo de 6 metros de altura que incentiva os visitantes a pular em um pote de felicidade, agulhas de 2 metros feitas de um milhão de doces, e um quarto com mais de 40.000 flores. Acontece de 1 de novembro de 2018 a 1 de janeiro de 2019 no endereço 245 Queens Quay West, Harbourfront Centre, Toronto.

Inauguração das vitrines da The Bay: todos os anos a loja Hudson’s Bay da Queen Street West faz um super evento para inaugurar suas vitrines de Natal. Nos anos anteriores vieram artistas renomados como Mariah Carey e o grupo Pentatonix, que não é muito conhecido mas ganhou Grammy e canta músicas lindas como Hallelujah. Este ano quem virá é a cantora Carly Rae Jepsen (do hit Call Me Maybe). O evento acontece já no dia 4 de novembro às 3:45pm.

Toronto Chocolate Festival: festival que acontece em vários locais de Toronto e compreende vários eventos, incluindo o Chocolicious (espécie de summerlicious/winterlicious mas com chocolate em várias confeitarias da cidade), the Chocolate Ball (um baile de gala que envolve chocolate), ChocElite (chefs de Toronto se juntam e preparam um menu completo – entrada, prato principal e sobremesa – todo com chocolate), exposições no Roy Thompson Hall, e outros eventos. Em novembro o evento vai até o dia 11.

Royal Agriculture Winter Fair: todos os anos, em novembro, mais de 300.000 visitantes visitam a Royal Agricultural Winter Fair, a maior feira agrícola e equestre coberta do mundo. Realizada no Exhibition Place em Toronto, a Feira mostra os líderes do Canadá em excelência agrícola, alimentar e equina. Em 2018 acontece de 2 a 11 de novembro.

Indie Week: agora em seu 15º ano, a Indie Week Canada (IWCAN) é um dos principais festivais de artistas emergentes do Canadá, hospedando mais de 300 artistas em mais de 25 locais em 6 dias. A Indie Week coloca a indústria e os artistas juntos para que os artistas façam conexões e negócios, ampliando sua carreira. Acontece em 2018 dos dias 6 a 11 de novembro, em diversos locais de Toronto.

Toronto Christmas Market: o mais famoso mercado de Natal de Toronto abre suas portas no dia 15 de novembro até 23 de dezembro. O mercado acontece no Distillery District e funcionará de terças à domingos. Mais informações sobre o evento você encontra aqui, aqui e aqui. Vale falar que a entrada é gratuita somente nos dias de semana e nas sextas até 5pm.

Santa Claus Parade: o Papai Noel chega em Toronto em novembro e é quando as festividades de Natal da cidade começam oficialmente. E este ano a data da “parada do Papai Noel” será dia 18 de Novembro. Vários artistas e carros passam pelas principais ruas do centro de Toronto e este é um evento muito popular entre os moradores da cidade. Nós nunca fomos mas estamos pensando em ir neste ano (sempre desistimos por causa do frio).

One of a Kind Show: é um evento que reune vendedores de produtos artesanais (enfeites, comidas, roupas, utensílios, arte, entre outros) e acontece duas vezes no ano em Toronto. Uma das vezes acontece próximo do Natal e eu fui lá conferir. Fiquei fascinada com a variedade, qualidade e beleza dos produtos – é como se a Etsy tomasse vida em forma de loja (aliás, muitos vendedores tem lojas neste site). Acontece em 2018 nos dias 22 de novembro à 2 de dezembro no Enercare Centre Exhibition Place em Toronto.

Gourmet Food and Wine Expo: a 24ª edição anual do Gourmet Food & Wine Expo convida você a uma jornada de comida e bebida ao redor do mundo, no Metro Toronto Convention Center (22 à 25 de novembro). A feira terá cozinha gourmet internacional, iguarias exóticas, vinhos incríveis (mais de 1500 tipos), coquetéis de ponta, cervejas artesanais e muito mais. A feira é visitada por curiosos, profissionais de mídia e convidados da indústria alimentícia.

UP2018 United Way CN Tower Climb: este é um evento que atletas e pessoas normais podem participar e consiste em subir as escadarias da CN Tower para arrecadar verba para causas diversas. Se você gosta do evento mas não quer subir pode apoiar alguém que está fazendo doando dinheiro. O evento acontece nos dias 24 e 25 de novembro, das 6am até 10am.

Cavalcade of Lights: evento de luzes, fogos e música na praça da prefeitura de Toronto – a Nathan Phillip Square – para marcar a chegada da árvore de Natal oficial da cidade. Em 2018 acontece no dia 24 de novembro. Eu fui neste evento no primeiro ano que morei aqui em Toronto e um pouco da minha opinião vocês podem ver neste post aqui.

Abertura das pistas de patinação no gelo da cidade de Toronto: as pistas de patinação no gelo são super populares entre os moradores de Toronto e estarão abertas a partir do dia 24 de novembro. No total são 52 pistas abertas e a lista deles pode ser vista no link acima.

CP Holiday Train: uma tradição super legal desta época do ano é a passagem do trem cheio de luzes da Canadian Pacific em 182 comunidades ao redor do Canadá. Aqui em Toronto o trem irá passar (e parar por algumas horas) no dia 29 de novembro das 8:30pm até 9pm (isso mesmo, somente 30 minutinhos) no endereço ​750 Runnymede Road (em frente ao CP Lambton Yard Office). O evento traz música e luzes e é gratuito, mas as pessoas são convidadas a trazerem alimentos não perecíveis para doação.

Aurora Winter Fest: este festival de inverno acontece também em Vancouver e está chegando em Toronto, sendo o primeiro dia em 29 de novembro. O evento acontecerá no Ontario Place e conta com parque de diversões, jardim de luzes, shows, patinação no gelo, Papai Noel, comidas e muito mais. A entrada custa CAD$14.99.

Shows musicais

Eu sou a fanática dos shows musicais – AMO – e vou sempre, mesmo não sendo tão fã do artista. Acho este tipo de evento incrível e uma ótima maneira de curtir e aproveitar sua viagem. Por isso eu sempre incluo nas minhas dicas mensais os shows dos artistas famosos que estão passando por Toronto naquele determinado mês. E neste novembro não há nenhum show de artistas famosos em Toronto, pelo menos eu não consegui encontrar nenhum que eu curtisse.

Eventos Esportivos

Se por um lado não há shows musicais por outro há muitos eventos esportivos e jogos de basketball e ice hockey acontecendo quase que diariamente. Há 6 jogos de basquete da NBA em Toronto neste novembro e vocês podem ver as datas clicando aqui. Há também jogos de jogos de ice hockey, que são super populares por aqui.

Um bom novembro para todos!

5 comentários em “Tudo sobre o mês de novembro/2018 em Toronto”

  1. Legal a lista! A respeito de long weekend… para algumas pessoas têm feriado, como pra quem trabalha em governo e banco…. (In Ontario, some employers give their employees a holiday on Remembrance Day, but they are not required to do so under the Employment Standards Act, 2000 (ESA).)

  2. Acho legal falar que em novembro tem o Remebrance Day (Many people wear artificial poppies on their clothes in the weeks before Remembrance Day. Red poppies symbolize the memory of those who died and white poppies campaigns for non-military interventions in conflict situations).

  3. Parabéns pelo post! Super bacana!
    Esse ano estarei no Canadá em novembro. Será que rola um repeteco do tema em 2019??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *