Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de setembro/2018 em Toronto

DSC_6739

Setembro é um mês super gostoso e movimentado em Toronto: o clima continua bom, as férias de verão terminam, as aulas começam e é um mês super produtivo já que equivale ao nosso março no Brasil (as pessoas estão focadas em serem produtivas, aproveitarem os últimos dias de calor e em deixar tudo organizado antes do inverno e do frio chegarem). Mas não é por ser produtivo que o mês não possui vários eventos e dá sim para curtir bastante a cidade de Toronto e participar de eventos incríveis. Abaixo eu listo para vocês o que eu acho que de mais legal vai acontecer em Toronto em setembro de 2018.

Clima

Setembro é um mês de ótimo clima aqui em Toronto: não é frio mas também não é quente – é um mês com temperaturas amenas e gostosos, com manhãs mais frias e tardes quentes. A previsão de temperatura para setembro de 2018 é manter as temperaturas na média dos outros anos, com máximas entre 19-20C e mínimas entre 13-14C. Em setembro a gente já começa a ver que os dias vão ficando mais curtos, com 9h de sol ao invés das 11h de sol que temos em julho. E vale falar que há bastante diferença entre os primeiros e os últimos dias do mês, seja em relação a temperatura quanto duração da luz do dia. A duração da luz do dia está constantemente diminuindo em setembro: em 1 de setembro, o sol nasce em média às 6h41 e em 30 de setembro, o amanhecer acontece às 7h13. O mês é de pouca chuva e a previsão diz que teremos em torno de 7 dias chuvosos no mês. Do dia 1-3 de setembro clima úmido, de 4-7 clima agradável, de 8-11 tempestades, de 12-15 clima agradável e depois chuvas e de 16-19 clima agradável. Para ver a previsão do clima dia a dia em setembro em Toronto clique aqui.

Feriados e Comemorações

A primeira segunda-feira do mês – no caso de 2018 dia 3 de setembro – é feriado por aqui, o chamado Labour Day (ou dia do trabalho). A data é marcada pelo final das férias de verão e após esta data as crianças voltam para aulas depois de ficarem de férias desde o final de junho. Confesso que é um feriado triste, pois sabemos que o frio e o inverno estão mais próximos e que calor mesmo só teremos no outro ano.

Além do feriado é em setembro que o outono começa oficialmente, no dia 22 se Setembro. Mas não pense que as folhas já ficam vermelhas e o frio já chega em setembro. Geralmente as folhas começam a mudar de cor no meio de outubro e é só no mês que vem que as temperaturas começam a ficar mais baixas; portanto, o outono chega em setembro mas geralmente nada muda com a sua chegada (vamos ver se em 2018 isso é verdade!).

Festivais e Eventos

Canadian International Air Show: de 1 a 3 de setembro se você estiver em Toronto você deve olhar para o céu. Isso mesmo: na beira do lago Ontario acontece o Canadian International Air Show, um festival com aviões e caças que é simplesmente demais. Ele faz parte da CNE e para comprar tickets para o evento você pode clicar aqui.

CaribbeanTales International Film Festival: festival de cinema que celebra os talentos de cineastas estabelecidos e emergentes que praticam sua arte caribenha em todo o mundo. Exibido em Toronto para audiências entusiasmadas todo mês de setembro, o CTFF apresenta uma mistura multi-étnica de filmes dinâmicos que exibem uma diversidade de histórias e culturas. Acontecerá em Toronto de 5 a 20 de setembro no The Royal Theatre (608 College St, Toronto).

The 2018 Cabbagetown Festival: festival que acontece neste bairro super histórico nos dias 8 e 9 de setembro. A festa mostra o melhor que o bairro tem a oferecer e acontece na Parliament Street (da Wellesley até a Gerrard Street) e na Carlton Street (da Ontario até a Parliament Street). O evento envolve música, mercados e muita comida, sendo gratuito.

Wags & Waves! no Wet’n’Wild: evento que irá acontecer no dia 9 de setembro no parque de piscinas Wet’n’Wild e celebra o final do verão no local. O que há de especial neste evento é que os cachorros serão bem-vindos no parque e poderão usufruir das piscinas. Haverá desfiles e concursos e uma parte da renda arrecadada será doada para Ontario SPCA.

Toronto Ukrainian Festival: é o maior festival de rua ucraniano na América do Norte, atraindo mais de 600.000 visitantes para a área. Parece ser o último festival cultural de 2018, já que a maioria deles aconteceu no verão. O festival acontece na Bloor West Village nos dias 14 à 16 de setembro e conta com dois palcos e muita música, comida e entretenimento.

Kensington Market Jazz Festival: se você gosta de jazz vale a pena visitar o bairro de Kensington Market entre 14 e 16 de setembro, quando acontece o Jazz Festival por lá. O festival acontece em vários restaurantes e bares do local, que cobram ingresso para você entrar e assistir as apresentações.

Toronto International Film Festival (Tiff): o festival internacional de cinema de Toronto acontece em 2018 nos dias 6 a 16 de setembro e agita a cidade. Várias celebridades vem para cá e você pode estar em um café e dar de cara com Jennifer Aniston, como aconteceu com algumas pessoas em meses anteriores. O festival é muito famoso entre os amantes desta arte e vários filmes lançados aqui já ganharam o Oscar, como 12 Years a Slave, American Beauty, Argo, Dallas Buyers Club. Algumas ruas do centro ficam fechadas e há tapetes vermelhos, onde você pode ver artistas famosos. E vale falar que a experiência de atender a um filme exibido para o Tiff é incrível: você assiste o filme e depois tem uma seção de perguntas e respostas com o diretor ou os atores (eu fui em uma em 2010 e adorei).

Park and Bark Dog Show: festival de cachorros que acontecerá em Toronto no dia 15 de setembro, das 9am às 3pm em um estacionamento na intersecção das ruas Yonge St & Davisville (parte leste da Yonge Street, uma quadra ao norte da Davisville). O evento conta com brindes, concursos, expositores, novos produtos, especialistas, comida humana e bebidas, música e muita diversão.

Terry Fox Run: a corrida do Terry Fox para vencer o câncer acontece todos os anos no Canadá desde 1981. Em 2018 ela acontece no dia 16 de setembro. Não precisa ser nenhum super atleta para participar e o evento é super tradicional por aqui, acontecendo em várias cidades do país e em vários locais de Toronto. Leia mais sobre este herói canadense aqui no blog.

Roncesvalles Polish Festival: festival de rua que comemora a cultura polonesa na região de Roncesvalles nos dias 15 e 16 de setembro. O festival contará com música, arte e muita comida polonesa. Se você está na cidade e quer saber como os festivais culturais são vale a pena ir neste, que será um dos últimos de 2018.

JFL42: JFL é a sigla de Just for Laughs, um festival de comédia que acontecerá em Toronto entre os dias 20 e 29 de setembro de 2018. O festival conta com 42 eventos interativos e os principais nomes da comédia mundial estarão aqui para se apresentar e te fazer rir.

Toronto Oktoberfest: dos dias 27 a 29 de setembro acontece no Ontario Place a Oktoberfest de Toronto (sim, em setembro). O evento não é tão grande quanto o que acontece na vizinha Waterloo mas nós já fomos e aprovamos (clique aqui e veja post sobre o evento).

Nuit Blanche: é um festival de arte que acontece todos os anos em Toronto. Em 2018 o evento será dia 29 de setembro e as exposições e shows ficam rolando durante toda a madrugada, principalmente no centro da cidade. Este é um evento incrível que eu já fui várias vezes e que você pode ver dicas clicando aqui.

Eventos Esportivos

Em relação ao baseball, o time de Toronto – o Blue Jays – continua sua temporada oficial em setembro e fará 14 jogos em Toronto (de 3 à 9 e de 20 à 26 de setembro). Os jogos do time acontecem no incrível Rogers Centre e os ingressos possuem ótimos preços (dá para assistir a um jogo do Jays pagando CAD$14).

O Toronto FC (time de futebol daqui) joga em Toronto, nos dias 1, 15 e 29 de setembro (no BMO Field, o estádio do Exhibition que você consegue ver quando passa pela Gardiner). Ah, e tem também o Toronto Argonauts, o time de futebol americano daqui, que estará fazendo 4 jogos em setembro em Toronto (leia mais aqui).

Shows musicais

Em setembro de 2018 teremos alguns shows super legais aqui em Toronto, entre eles Niall Horan (dia 5 no Budweiser Stage), Fergie (dias 18 e 19 no Fallsview Cassino em Niagara Falls), Bruno Mars (dias 22 e 23 no ACC), Elton John (dia 25 no ACC), Maroon 5 (dia 27 no ACC) e Sting (dia 28 no The Phoenix Concert Theatre). Para ver outros shows e comprar tickets eu indico sites como o ticketmaster e o stubhub. Note que muitas vezes os preços expostos nestes sites estão em USD (dólares canadenses) e há sempre uma taxa extra, mas são sites confiáveis.

Espero que tenham gostado das dicas e bom setembro para todos!

11 comentários em “Tudo sobre o mês de setembro/2018 em Toronto”

  1. Oi Gaby! Viajo este mês para Toronto para estudar/trabalhar por 1 ano.
    Tenho interesse em alguns shows e um deles é para +19 e precisa levar documento para comprovar a idade (This is a 19+ event, valid government issued photo I.D. is required.). Você sabe se aceitam o passaporte ou carteirinha escolar como documento?

  2. Sempre espero estes posts para montar o roteiro do mês. Já penseou em publicar um pouco antes? Para a gente não perder os eventos dos primeiros dias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *