Pular para o conteúdo

Tudo que você quer saber sobre o novo hop on-hop off transfer de 2 horas do transporte público de Toronto

O transporte público de Toronto – o TTC – sempre é assunto aqui no blog, já que conhecimento sobre ele é fundamental para quem vem morar ou passear na cidade (clique aqui e aqui e leia alguns posts sobre o assunto). Hoje (26 de agosto de 2018) o TTC está começando um novo sistema, o de transfer hop on-hop off de 2 horas para todos seus meios de transporte. O termo hop on-hop off transfer refere-se ao fato de que você pode entrar e sair do TTC quanto quiser, ou seja, de maneira ilimitada. Este sistema será ótimo para visitantes e moradores e no texto abaixo eu coloco algumas perguntas que tive quando fiquei sabendo sobre a notícia e as respostas.

O que é esta novidade? O que seria este transfer ilimitado de 2 horas do transporte público de Toronto?

O sistema ilimitado permite que usuários do TTC pagando com o cartão PRESTO podem entrar e sair do TTC e mudar as rotas em qualquer ponto da jornada, dentro de duas horas após o primeiro uso do cartão sem pagar a mais por isso. Ou seja, nas primeiras 2 horas utilizando qualquer tipo de transporte público em Toronto em qualquer sentido os usuários PRESTO vão pagar apenas CAD$3.00. Cada vez que o usuário fazer um tap do cartão nos meios de transporte públicos do TTC (ônibus, metro ou streetcar) o leitor validará a transferência, dentro do período de duas horas. Após este período o usuário terá que pagar uma nova tarifa e um novo período de 2 horas será iniciado. Entenda mais vendo o vídeo abaixo, em inglês.

O que mudou?

Atualmente, as transferências só são válidas se os passageiros estiverem trocando de veículos como parte do que o TTC chama de “one-way continuous trip” (algo como viagem de uma ida). Os passageiros que interrompem sua jornada para fazer algo como comprar um café ou retornar utilizando a direção de onde vieram devem pagar uma segunda tarifa.

Quando irá oficialmente começar?

O serviço já estava em discussão há algum tempo mas irá oficialmente começar no domingo dia 26 de agosto.

Todos tem este direito?

Não. Quem paga o transporte público com dinheiro ou token não irá usufruir do transfer ilimitado de 2 horas, somente aqueles que usam o cartão PRESTO para pagar o transporte público. Não sabe o que é o cartão PRESTO? Clique aqui e veja post sobre ele.

Como eu faço para ter este cartão PRESTO? Pode ter sendo turista?

O PRESTO funciona como um cartão pré-pago (que custa CAD$6 e inicialmente você precisa colocar pelo menos CAD$10 no cartão). Dá para comprar o cartão online e também nas estações de metro. Você pode carregar online e através de maquininhas que estão nas estações de metro. Dá para acompanhar o saldo online.

3 comentários em “Tudo que você quer saber sobre o novo hop on-hop off transfer de 2 horas do transporte público de Toronto”

  1. Boa Tarde Gaby,
    Por favor tenho uma dúvida quanto ao cartão presto. Como vou estar com meu marido quando usar o transporte, pode ser comprado apenas 1 cartão e usa-lo 2 vezes para cada transporte? ou cada usuário tem que ter o cartão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *