10 programas fora do roteiro turístico em Toronto

Quando você pensa em Toronto e turismo certamente vem na sua cabeça a CN Tower, o Aquário, o museu ROM, o Eaton Centre, a praça da prefeitura e vários outros pontos turísticos que estão em todos os guias de turismo e são bem comuns em blogs de viagem e fotos de agências que vendem pacotes para Toronto. Mas, será que Toronto tem só isso? Sim, existem MUITAS atrações diferentes e fora do radar turístico aqui em Toronto e eu pensei bem e elaborei uma lista com 10 delas. Vale falar que tenho vários posts sobre listas de atrações aqui em Toronto e resolvi listar abaixo para vocês:

Checklist de atrações em Toronto

15 atrações gratuitas que você não pode perder em Toronto

5 atrações de Toronto para crianças

20 lugares que você não irá acreditar que ficam em Toronto ou próximo da cidade

Lugares secretos em Toronto e arredores

Lugares incomuns em Toronto

Como vocês podem ver tem muitos textos aqui no blog sobre o que fazer em Toronto (e olha que acima eu só citei alguns deles, tem muito mais se vocês procurarem no espaço de pesquisa no topo da página). Para fazer minha lista de programas fora do roteiro turístico em Toronto eu levei em consideração alguns quesitos: 1) não conhecia o lugar antes de morar aqui, 2) vi pouco sobre o local em outros blogs e guias de viagem, 3) descobri a existência da (maioria) deles ao acaso e, principalmente, através de amigos locais, e 4) são lugares que visitei e que vi poucos turistas. Espero que gostem da minha lista e não deixem de comentar quais lugares vocês já conheciam ou não.

1. Murais da Islington

Na região oeste de Toronto está a Vila dos Murais, localizada ao longo de cinco blocos na Dundas street (entre Kipling e Islington), no centro da Vila de Islington. O projeto começou em 2004 como uma forma de ligar o presente da comunidade local com o passado. Na época, foram pintados à mão maravilhosos murais. Os murais são surpreendentes por serem uma obra de arte, serem enormes e se encaixarem perfeitamente nos becos e nas laterais dos edifícios da área – restaurantes, cafés, e lojas especializadas – e parecem como se eles sempre estiveram lá. No total há 22 murais e vale a pena passear pelo local para vê-los. Clique aqui para ler texto que escrevi sobre o local.

2. Templo Hindu em Toronto

O BAPS Shri Swaminarayan Mandir em Toronto foi inaugurado em 22 de julho de 2007, por Pramukh Swami Maharaj, o líder espiritual (ou como eles chamam, o guru) do BAPS. Também estiveram presentes na cerimônia e o ex-primeiro ministro canadense, Stephen Harper, o ex-Premier de Ontario Dalton McGuinty, o líder da oposição, Stéphane Dion, e o embaixador indiano no Canadá Rajamani Lakshmi Narayan. O templo foi construído com calcário turco e mármore italiano por 2000 voluntários em tempo record (18 meses) e custou $40 million. É o segundo maior templo hindu fora da Índia, atrás apenas do Shri BAPS Swaminarayan Atlanta Mandir. Você pode ver mais fotos do local e mais informações aqui.

3. Guild Inn Gardens

DSC_8833

O Guild Inn Gardens fica localizado na 191 Guildwood Parkway, em Scarborough, à 15 minutos ao leste do Bluffers Park. O local já serviu como base naval e hospital durante a Segunda Guerra Mundial, já foi uma residência, uma escola de artes, um hotel e hoje é um parque público. Basicamente o parque possui esculturas e fragmentos de prédios históricos de Toronto que estavam sendo derrubados durante o crescimento pós guerra (nos anos 50) e foram coletados por membros da Família Clark. Clique aqui e veja mais sobre este lugar super diferente e secreto.

4. Rosetta McClain Gardens

IMG_2929

Um lugar LINDO para ver os bluffs de Toronto como escrevi neste post aqui. O parque Rosetta McClain Gardens fica localizado no endereço 5 Glen Everest Rd. O parque parece um jardim botânico de tão lindo, possui muitas flores e árvores e uma trilha que costeia os bluffs e que te dá a oportunidade em alguns momentos de você observá-los bem. Só há uma parte ruim neste parque – na minha opinião: é proibido cachorro.

5. Chester Hill Lookout

DSC_9939

Este mirante no meio de uma área residencial é um dos segredos mais bem escondidos de Toronto, que fica localizado no final da Chester Hill Road (entre a DVP e a Broadview). O local possui uma vista deslumbrante da Don Valley Road e do Viaduto da Bloor (o mais lindo e uma das estruturas de Toronto preferidas do meu marido) e já apareceu aqui no blog como um dos melhores lugares para ter uma vista panorâmica de Toronto. Ah, o nascer do sol na região é inesquecível.

6. Ireland Park

DSC_4107

Quando eu vi fotos do Ireland Park de Toronto eu fiquei impressionada: achei sombrio e ao mesmo tempo lindo. O parque – que fica atrás do Canada Malting Silos e ao lado do estacionamento do Aeroporto Billy Bishop – já foi aberto e fechado algumas vezes devido às obras de construção na região (incluindo o túnel que liga Toronto ao aeroporto, que fica na Ilha). O local é um memorial em homenagem aos 38.000 imigrantes irlandeses que vieram à Toronto durante à época da fome de 1847. As 5 esculturas em bronze feitas pelo ilustre artista Rowan Gillespie remetem esperança e temor e são macabras (na minha opinião), 4 delas estão voltadas para o centro de Toronto e 1 delas está morrendo no chão. Leia mais aqui.

7. Colonel Samuel Smith Park

O Colonel Samuel Smith Park fica localizado no oeste de Toronto, no final da Kipling Avenue, na região de Etobicoke. Ele é enorme e pouco conhecido. Possui praia, várias trilhas para bike, uma marina, um parque off-leash para cachorros e é um ótimo lugar para ter uma vista cênica do skyline de Toronto, principalmente no nascer do sol. É um lugar incrível que eu adorei conhecer. Fica aqui a dica e fotos. Ah, tinha muita gente tomando banho de lago – apesar da água estar bem agitada. Conversando com pessoas que frequentam o local sempre descobrimos que a água é geralmente bem calma e limpa, mas gelada. E que sim, é um lugar “pouco conhecido” e “muito especial”. Mais informações sobre o local neste post aqui.

8. Humber River

Kayak_gabynocanada2

O Humber River é lindo e fica na região oeste de Toronto. Ao redor do rio tem parques, pontes e regiões lindas para você explorar. No verão dá para fazer caiaque nele (como eu mostrei aqui) e se você não quiser aventuras dentro da água há trilhas e parques lindos ao redor do local. Falo sobre a região em uma série de posts e vocês podem ler todos eles clicando aqui.

9. Gibraltar Point Lighthouse

O Gibraltar Point Lighthouse é o farol mais antigo dos Grandes Lagos que ainda está de pé. Foi concluído em 1808 e fica localizado no canto oeste da Centre Island, pertinho do aeroporto das ilhas de Toronto. De onde o ferry deixa os visitantes na Centre Island o farol fica a 24 minutos de caminhada, um passeio lindo que deve ser feito quando visitar as Ilhas de Toronto.

10. Slovak Cathedral of the Transfiguration

DSCN8252

A Catedral da Transfiguração foi uma catedral bizantina eslovaca e católico romano localizado em Markham, 33km ao norte do centro de Toronto. Hoje o local/bairro aonde fica a igreja é chamado de Cathedraltown – não teria como ser outro nome já que a igreja é enorme e você consegue vê-la da rodovia 404 (foi ai que a conhecemos). O edifício foi concebido e financiado por Stephen Boleslav Roman, um imigrante eslovaco que não somente financiou mas projetou o edifício. A torre central possui 63 metros de altura e é coberta por uma cúpula de ouro. O prédio foi construído para abrigar 1.000 fiéis. O local possui o maior carrilhão do mundo (3 sinos de fabricação francesa que são interligados e pesam 14.500kg). Hoje o local está fechado. Maiores informações clique aqui.

Este post faz parte do projeto #vidaemTO onde eu e outras blogueiras brasileiras que moram em Toronto falam sobre um mesmo tema, todo dia 15 do mês. Espero que tenham gostado da maneira que abordei o tema e não deixem de conferir os posts sobre este assunto nos outros blogs que participam deste projeto:

Danielle | VidalNorte
Livi | Blog Baianos no Pólo Norte
Mariana | Blog Virei Canadense
Sil | Mundo da Sil



4 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors

Adorei as dicas! Quero conhecer o templo hindu e a catedral!

Que legal, não conhecia o Ireland Park, engraçado que já passei perto várias vezes e nunca notei. Vou lá conhecer.
Beijos

Amei as dicas. De todos, eu só visitei o farol da ilha e o templo hindú.
O Guild Inn Gardens, está na minha lista de Outono..sempre fico babando nas fotos de lá hehe e vou incluir as demais na minha lista (talvez eu passe as estátuas rsrsrs) .

Beijos Gaby.

Todas as dicas anotadas! Um lugar mais lindo que o outro! Fiquei muito curiosa sobre o templo hindu, não sabia que Toronto tinha um. Com certeza vamos visitar cada uma dessas dicas Gaby, obrigada por compartilhar.