Pular para o conteúdo

Os travesseiros de trigo para mamães e crianças da marca Robot and Dinosaur

Hoje eu vou apresentar para vocês um produto que eu não tinha a mínima idéia que existia: um travesseiro de trigo. A gente já ouviu falar de vários tipos de preenchimento de travesseiros – penas de ganso, espuma, látex – mas eu nunca tinha nem imaginado que existia um travesseiro preenchido com trigo sarraceno (em inglês o termo é buckwheat pillows), que já é utilizado há centenas de anos no Japão por causa da sua capacidade de firmar a postura entre a cabeça e o pescoço, ajudando com dores na região e também nas costas. O que acontece é que uma empresa Canadense – a Robot and Dinosaur – está fazendo travesseiros de buckwheat para crianças e também para mães (almofadas para grávidas e para amamentação) e eu recebi alguns modelos para testar e contar a experiência aqui no blog para vocês.

Sobre cascas de trigo sarraceno e trigo mourisco

A planta de trigo mourisco buckwheat não é um trigo, apesar do nome. É um cereal semelhante a quinoa e amaranto. Cascas de trigo sarraceno são as cascas externas de grãos de trigo mourisco. Enquanto os grãos são usados ​​para fazer farinha sem glúten, os cascos são uma alternativa sustentável e renovável ao preenchimento de fibras sintéticas para travesseiros. Para travesseiros, cascas de trigo sarraceno são limpos através de um processo de peneiração e aspiração para remover fragmentos, detritos e poeira, sem nenhum tipo de química envolvido. Almofadas cheias de cascas de trigo sarraceno são freqüentemente descritas como sendo hipoalergênicas, embora em alguns casos raros, pessoas com alergias a trigo mourisco reajam aos cascos.

Mas, por que travesseiros de trigo?

Os travesseiros preenchidos com trigo sarraceno (ou melhor, o casco do trigo sarraceno) são uma opção natural e sustentável para travesseiros que são preenchidos com material sintético. A estrutura triangular dos cascos permite manter a sua forma quando comprimida e promover a circulação de ar através deles. Isso resulta em um travesseiro que fornece suporte firme e contornado, sendo ao mesmo tempo maleável e respirável. Portanto, estes travesseiros são naturalmente mais firmes, proporcionando uma sensação de resistência para a cabeça, mas ainda sim moldáveis. Você pode mover os cascos para moldar o travesseiro como quiser, proporcionando alívio para a dor no pescoço enquanto alinha sua coluna. E também não corre o risco de ter sua cabeça enterrada no travesseiro no meio da noite. Os travesseiros deste tipo tem zíper e fácil acesso ao seu interior, para que você possa adicionar ou remover o preenchimento e ajustar a espessura com base em sua preferência. A melhor parte – que é o porquê dela ser tão indicada para crianças e gestantes – é que há nenhum preenchimento químico, o que significa que você não está respirando substâncias químicas perigosas ou toxinas que são comuns de espuma e plumas. Com os devidos cuidados, as almofadas de trigo podem durar até 10 anos.

Quais os benefícios de usar este tipo de travesseiro?

Há muitos benefícios em usar travesseiros buckwheat, entre eles: fornecer um molde perfeito para o suporte, ser respirável, não reter calor, não atrair ácaros ou insetos, durável (os cascos de trigo sarraceno não perdem facilmente a sua forma), sustentável (para descartar os travesseiros, os cascos de trigo sarraceno podem ser colocados com segurança no lixo composto).

E os travesseiros de buckwheat da Robot and Dinosaur?

A febre de travesseiros de buckwheat é recente, mas já há várias opções no mercado (tanto no Canadá quanto no Brasil). Porém, nenhuma delas tem o tamanho apropriado para crianças e também não havia até o momento travesseiros para gestantes e amamentação. Foi por causa desta necessidade que a empresa Robot and Dinosaur foi criada. Os cascos de trigo sarraceno da marca são provenientes de Quebec e todos eles foram limpos em um processo de aspiração que não envolve produtos químicos. As estampas são lindas e a variedade é ótima (clique aqui e veja todos os produtos da marca para mães e aqui para crianças).

Qual a minha experiência?

Recebi um travesseiro de amamentação para usar com o Ian e um travesseiro de criança para o Thomas. Vou começar falando da experiência do Thomas: desde abril de 2018 que ele dorme em uma cama grande, de adulto. E desde então eu tenho notado que ele sempre dorme com vários bichos de pelúcia, mas usando eles como travesseiro. Eu até comprei um travesseiro de criança para ele, mas era muito mole e ele não curtia. Colocamos o travesseiro de buckwheat e ele dormiu super bem, amando a estampa. Eu estava preocupada que ele pudesse abrir a fronha de dentro e espalhar os cascos pelo quarto todo, mas o zíper é a prova de criança e super difícil de abrir. O que me deixa aliviada é que é um produto não tóxico e que foi feito pensando em crianças.

No caso da almofada de amamentação ela tem um formato diferente, podendo ser usado também para apoio da barriga (travesseiro de gestante) e para fazer exercícios no bebê. O nível do suporte é ajustável através do zíper interno, sendo possível adicionar ou remover os cascos para maior ou menor suporte. As estampas das almofadas são lindas e super neutras, para não estimular muito o bebê enquanto ele está mamando. A capa é orgânica e o produto é lavável na máquina de lavar. Super prático. Eu achei a almofada com suporte perfeito para a amamentação.

Espero que tenham gostado da dica. Agradeço demais a marca por ter que mandado estes produtos incríveis para eu usar com meus filhos. Certamente fizeram a diferença na qualidade do sono e da amamentação dos pequenos. Como sempre, apesar de ter recebido os produtos tudo que escrevi expressa a minha real opinião sobre o assunto. As fotos sem logo são da marca, utilizadas com autorização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *