Pular para o conteúdo

Intercâmbio no inverno do Canadá: por que escolher?

Hoje eu vou escrever um texto sobre um assunto que muita gente tem dúvida: será que vale a pena fazer um intercâmbio durante o inverno no Canadá? Sim, ainda existe aquele mito que você não vai aproveitar o tempo aqui se estiver muito frio, que não dá para sair de casa e que você não vai conseguir conhecer a cidade. Tudo inverdade. Inclusive, se eu colocar no papel os prós e contras de vir no inverno e no verão acho que o inverno acaba ganhando. Claro que é necessário um planejamento, mas estando bem organizado dá para curtir esta experiência ainda mais nos meses frios. E neste post eu vou explicar o porquê.

1. Vai ser uma experiência diferente de tudo aquilo que você já viveu no Brasil

O primeiro motivo é simples mas muito importante: você vai viver algo que nunca viveu antes. Eu sempre acredito que as pessoas viajam e buscam morar fora por um tempo porque querem ter novas experiências de vida e realmente fugir daquilo que estão acostumados no seu cotidiano. E nada melhor do que vir para o Canadá durante o inverno e ter a experiência de ver neve e viver no meio dela e do frio. É algo diferente, assustador, desafiador e incrível, e que certamente irá mudar a sua maneira de viver a vida.

2. Saiba que apesar do clima frio você vai sobreviver

Eu até consigo entender o medo que as pessoas tem quando pensam em sentir -10C, -20C ou até -30C… para quem nunca sentiu frio isso é realmente assustador. Mas ao mesmo tempo se não fosse possível ou se o Canadá não fosse adaptado para o frio não teriam grandes cidades e pessoas morando aqui, certo? Às vezes a oportunidade de estudar fora e ter uma experiência internacional surge somente uma vez e sinceramente não dá para abandonar tudo de bom que isso vai trazer na sua vida por causa do frio. Eu te garanto: você vai sobreviver. É preciso ter a roupa certa e alguns cuidados – conta mais sobre isso neste post aqui – mas o frio não irá te impedir de curtir esta experiência e de viver dias ou meses incríveis no país.

3. As cidades não param

Um mito totalmente errado envolvendo o intercâmbio no inverno é o de que você não vai conhecer ninguém, não vai conseguir conhecer a cidade e que vai ser difícil se locomover e viver por aqui. Isso é totalmente errado. Na verdade, eu penso que seria o oposto, já que é no verão as pessoas tiram férias, viajam e acabam saindo do país. No inverno há apenas uma pausa escolar entre Natal e Ano Novo e as aulas acontecem normalmente, dificilmente os Canadenses viajam nesta estação (ou pelo menos ficam a maior parte do tempo fora como é o caso do verão) e você vê menos turistas e mais locais, situação perfeita para conhecer pessoas e fazer amizades. A cidade não pára. A vida não pára. Ela apenas segue um ritmo diferente.

4. Oportunidade de praticar esportes de inverno

Eu e meu marido sempre amamos esquiar e fazer snowboard e lembro que quando morávamos no Brasil a gente planejava viagens para praticar estes esportes. Agora, imaginem morar em um país onde a gente pode praticar estes esportes – e tantos outros – diariamente. É realmente fantástico e uma oportunidade maravilhosa de ter experiências diferentes, como disse no item 1 desta lista. Além do ski e snowboard há outros esportes de gelo que você pode praticar no inverno Canadenese, como cross-country ski, ice hockey, o curling, o ice skating, o ice fishing, andar de snowmobile e fazer snowshoe. Tantas opções incríveis e tantas memórias para serem feitas.

5. Aprender a viver no frio (e não ter medo dele)

Muitas pessoas buscam fazer intercâmbio ou estudar no Canadá por um período para tentarem depois uma residência permanente e viver no país. E para estas pessoas eu SEMPRE indico que sua vinda deve ser planejada no inverno. Isso porque se você planeja vir para um país com um inverno rigoroso deve sempre vivenciá-lo antes de largar tudo no Brasil para vir para cá, para ter certeza que está fazendo a escolha certa. Esta é a mais pura verdade. Nós, como Brasileiros, já estamos acostumados com o verão, então vir para cá no verão não é nada novo. Agora, ter que sair de casa com temperaturas abaixo de -10C ou -20C e andar para pegar o ônibus para ir para a escola é outra realidade e acaba virando uma rotina se você morar aqui. Portanto, vir por um tempo pode ser um bom teste para saber se o Canadá é o país certo para você.

6. Uma palavra: neve

Sim, uma das principais razões que você vai querer vir para o Canadá no inverno é ver neve e viver um tempo com neve. Depois de morar 8 anos no Canadá eu ainda me encanto em dias nevados e sou daquelas que, mesmo estando em casa, coloco uma roupa de frio e vou na rua para ver a neve fofinha recém caída e bater fotos. Neve realmente é linda, encantadora e tudo aquilo que imaginamos. Mas é preciso saber que com a neve vem coisas boas e ruins. Entre as coisas boas estão as brincadeiras de neve, como guerra de neve, bonecos de neve e tobogãs nos parques da cidade. Entre as coisas ruins estão um trânsito mais perigoso, o black ice e a meleca que fica na rua depois. Mas, acho que tudo vale para você ter a experiência e saber como é viver em um país com neve. Para te ajudar a ver estatísticas de neve nas principais cidades do Canadá indico este site aqui.

7. Aproveitar as férias escolares do Brasil

Um outro motivo para você vir fazer intercâmbio no inverno do Canadá é que este período é o de férias escolares do Brasil; ou seja, você não precisa perder aula para estudar 1-2 meses de inglês por aqui. Isso serve para estudantes de cursos superiores no Brasil e também famílias que querem ter esta experiência com seus filhos. Eu lembro que quando tinha uns 17 anos eu fui nas minhas férias de inverno visitar minha irmã – que na época morava em Boston, USA – e estudei inglês por este tempo. Foi uma experiência super válida para mim, muito mais no sentido de abrir minha cabeça e meus horizontes e me mostrar que o mundo era grande e que eu queria explorá-lo por inteiro. Quero isso também para meus filhos e sei que muitos pais também. Então um intercâmbio no inverno pode ser uma ótima opção.

8. O Natal no inverno

Passar o Natal no pólo norte – literalmente – e cercado de neve e frio é um bônus de toda esta experiência. O Natal aqui é lindo, bem menos comercial e tem um charme a mais. A semana entre Natal e Ano Novo pode ser passada em um chalé na montanha, uma estação de ski ou mesmo em uma grande cidade. Não importa. A magia do Natal parece aguçada na presença de neve e frio. Claro que passar o Natal no inverno não deve ser o principal motivo para você querer fazer intercâmbio por aqui nesta época do ano mas, quer saber, conta bastante porque será uma daquelas experiências únicas que você irá viver aqui e irá mudar bastante a sua vida. Tenho certeza.

9. Fugir do agito do verão Brasileiro

Este motivo é bem pessoal mas super válido, especialmente se você vem de uma cidade cheia de praias e agito durante todo o verão como eu, que sou de Florianópolis. Lembro que de dezembro até início de março eu não reconhecia a minha cidade e achava ela sempre lotada, com trânsito caótico, mais criminalidade, praias sujas e não conseguia me sentir em casa. Era só por março que a gente conseguia “curtir mesmo a Ilha da Magia” e por causa disso acabávamos sempre planejando nossas viagens e férias nesta época do ano, para fugir mesmo deste agito desordenado que a gente não gostava. Se você também tem este sentimento e acha que a vida na sua cidade fica mais cheia, cara e caótica no verão, uma boa opção é buscar um intercâmbio nesta época do ano.

10. As incríveis atrações de inverno espalhadas pelo Canadá

Você veio para o Canadá no inverno e, obviamente, vai também passear e explorar o país e regiões vizinhas da cidade que você escolheu morar. O frio pode até limitar algumas atividades ao ar livre, mas também proporciona tanta coisa linda que você só consegue ver se estiver por aqui no inverno. E tem tanta coisa incrível por aqui que você vai ficar de boca aberta. Entre as atrações incríveis eu indico as seguintes: a maior pista de patinação do gelo do mundo no Canal Rideau de Ottawa, o hotel de gelo de Quebec City, as cataratas do Niagara congeladas, os castelos de gelo de Edmonton, a incrível estação de ski em Whistler, a Aurora Borealis (mais intensa nos meses frios) em várias regiões do país, e muito mais.

Planejamento na hora de organizar seu intercâmbio no inverno

Estudar fora do Brasil é um super investimento que necessita muito planejamento e muito conhecimento, para ter certeza que a escolha que estamos fazendo é a correta. E este planejamento é ainda mais importante no inverno, para que você consiga curtir bem esta experiência e tenha todas as dicas e informações para escolher a melhor escola, melhor hospedagem e o melhor curso. E é por isso que eu realmente acredito que você deve procurar uma empresa especializada para te ajudar na decisão de escolher a melhor escola e o melhor curso, baseado no seu perfil. E a empresa que eu indico é a Loonie Canada. Eu já apresentei a empresa aqui no blog e tenho recebido muito feedback positivo dos leitores que vieram para cá com eles e tiveram apoio e ótimos momentos.

Para entrar em contato com a Loonie é só preencher este formulário aqui no blog. E para mais informações:

Loonie Canada
Endereço: 3080 Yonge Street Suite 6060 (em cima da estação Lawrence do Metrô)
Telefone: +1 416 855 7707
Email: contact@looniecanada.com
Facebook: Loonie Canada
Instagram: @looniecanada

4 comentários em “Intercâmbio no inverno do Canadá: por que escolher?”

  1. Oi Gaby
    Estou adorando seus relatos. Minha familia e eu vamos passar o final do ano em Montreal e Toronto e graças a você montamos um roteiro legal . Minha duvida é a seguinte, meu filho vai ficar ai e estudar por seis meses em Calgary. Você sabe se a tecnologia dos nossos celulares são as mesmas ou tenho que comprar outro? Nos eua usamos o chip da tmobile. Funciona no Canada? Vc indica outro?
    Muito obrigada
    Beijo

  2. Oi Gaby! Muito boa matéria.

    No meu caso, estou planejando fazer um intercâmbio de apenas 1 mês pra Toronto. Minha vontade mesmo era passar mais de 4 meses (e aí eu poderia experimentar um pouco mais das estações), mas como a grana tá apertada, será que vale a pena fazer um intercâmbio de 30 dias num período só de neve, mês de Janeiro, por exemplo?
    Sei que você deu escreveu vários prós nessa matéria em relação a isso, mas às vezes eu fico meio receoso em questão de que certamente vou querer conhecer a cidade, andar bastante pelas ruas, parques, passear pelos pontos turísticos, tudo isso principalmente a céu aberto. E mesmo estando totalmente equipado e preparado para o frio, sei que existe aquela recomendação de “tempo máximo de exposição ao frio”.
    Eu tenho medo disso me limitar muito, porém, como descrito no item um GRANDE SONHO que eu tenho é ver NEVE pela primeira vez! hahah É sério, seria uma experiência incrível pra mim. Fora conhecer um clima totalmente diferente do Brasil. O que me diria?

    1. Ola Rodrigo. Acho que vc vindo com a mente aberta e com um bom casaco vc consegue sim explorar muito bem a cidade… os dias de neve não são predominantes e a cidade é bem adaptada pro frio. E vai ser uma experiência totalmente diferente do que vc está acostumado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *