Como conseguir um subsídio (ajuda financeira) para creche em Toronto

Hoje eu vou falar de uma informação importante que sou questionada com frequência aqui no blog: subsídio para creche em Toronto. Para quem não sabe as creches não são gratuitas em Toronto e o valor delas é bem alto. Segundo esta reportagem da CBC a creche em Toronto é a mais cara do Canadá, com um valor médio de CAD$1.736 por mês para infants (bebês até 1 ano e meio de idade). Este ano tivemos a notícia de que a partir de 2020 a creche seria gratuita para crianças a partir dos 2 anos e meio de idade e todo mundo ficou feliz (eu também!). Mas a verdade é que isso era uma promessa de campanha eleitoral, ou seja, para acontecer um candidato precisava ganhar as eleições deste ano (leia mais aqui), e ela não ganhou – então, por enquanto, tudo ficará na mesma.

De qualquer maneira se você vem morar em Toronto é importante saber que: 1) as creches não são públicas (muita gente confunde já que as escolas são, mas a criança só vai para a escola no ano que completa 4 anos) e 2) dependendo de quanto você ganha o governo pode sim ajudar você a pagar pela creche. E esta ajuda é chamada de subsídio (em inglês subsidy) e é sobre ele que eu irei falar hoje com vocês aqui no blog. Antes de começar o texto eu quero dizer que eu não consegui esta ajuda, então tudo que escrevi é baseado nas informações que eu tenho e nas pesquisas que eu fiz tentando (em vão) conseguir esta ajuda.

O que é o Subsidy?

A cidade de Toronto oferece um subsídio, que é uma ajuda financeira para ajudar as famílias de baixa renda com o custo dos cuidados infantis licenciados. A taxa de subsídio é baseada no imposto de renda mais recente. Uma coisa importante: para receber subsídio ambos os pais devem trabalhar ou estudar.

Como conseguir o Subsidy?

Você deve entrar neste site aqui e fazer sua inscrição online. Neste site você encontra todas as informações sobre o que é preciso para aplicar, o que esperar após a aplicação e quais documentos são necessários. No site você também pode usar uma calculadora para descobrir de uma maneira rápida se você se qualifica para receber o benefício e quanto você teria que pagar. O montante será a taxa total por dia que a sua família pagará pelos cuidados infantis. Isso inclui creche completa ou programa escolar before/after school.

Informações importantes

Há uma lista de espera para subsídio de taxa, portanto, aplique o mais rápido possível. Você pode aplicar tanto para uma vaga na creche quanto para o subsídio estando grávida.

Ganhar o subsídio não quer dizer que você não vai pagar NADA para seu filho ficar na creche. Muitas vezes a ajuda é de um valor x por dia, que é descontado do valor diário. Por exemplo, se o valor da creche é CAD$80 por dia e você ganhou um subsídio de CAD$30 por dia, você ainda terá que pagar CAD$50 por dia.

Nem sempre é vantajoso receber o subsídio, já que nem todas as creches o aceitam e em alguns lugares a taxa sem o subsídio pode custar mais. Deixa eu tentar explicar: digamos que você ganhe o subsídio e tenha que pagar ainda CAD$50 por dia. Em alguns casos há creches que custam isso ou menos. Portanto vale a pena pesquisar antes e realmente ver o tipo de creche que você quer que seu filho esteja.

Quando você se inscrever, precisará fornecer uma lista de quatro creches para as quais gostaria de se inscrever. Eu escrevi um post super completo sobre como encontrar creches em Toronto – este aqui – e lá vocês encontram uma ferramenta que irá ajudar vocês nesta busca. Esta ferramenta mostra as creches que tem ou não subsídio, então esteja ciente de fazer uma lista daquelas que possuem subsídio, se é por este caminho que você quer seguir.

Depois que você se inscrever para o subsídio aqui, você irá receber uma
carta de confirmação ou e-mail com o número. Guarde bem este número já que quando a Prefeitura entrar em contato com você por telefone você irá precisar dar este número.

Você deve ficar de olho na creche que gostaria que seu filho fosse e já ouvi dizer que muitas vezes é você que tem que contactar a Prefeitura dizendo que a vaga está disponível e pedir para marcar uma reunião para conseguir os benefícios. Como disse, eu não fui elegível então não sei ao certo como esta fase funciona. Os escritórios que trabalham com o Subsidy em Toronto estão listados aqui.

Se você encontrar em licença maternidade para um novo filho, o seu subsídio irá acabar 4 semanas após o nascimento do seu novo filho. Se você perder seu emprego, você tem 3 meses de subsídio.

Se você acabou de mudar para o Canadá e ainda não fez o Tax Return, você pode aplicar sem ele. Se este é o seu caso sugiro clicar aqui e ligar para a agência para saber em detalhes quais documentos você irá precisar.

Se o Subsidy foi negado e você quer apelar a decisão porque acredita que tem este direito, você pode fazer uma apelação aqui.

Mais informações sobre creches e ajuda financeira em Toronto

Espero que eu tenha ajudado vocês a sanar um pouco das dúvidas sobre o subsídio. Como disse eu não recebo e meu conhecimento se resume ao que escrevi acima. Abaixo segue alguns posts daqui do blog sobre creche que podem ser úteis para vocês:

20 Curiosidades sobre creches em Toronto

O que os pais precisam saber sobre daycare em Toronto

10 coisas que você não encontra em algumas creches do Canadá

Lista de links com dicas para mamães e futuras mamães vivendo em Toronto

Canada Child Benefit: a ajuda monetária do governo Canadense para as famílias que tem filhos

A foto que ilustra este post é da Freepik.