Pular para o conteúdo

10 dicas para organizar a casa no inverno e no verão

As estações do ano bem definidas do Canadá exigem adaptação até dentro de casa. Seja no inverno ou no verão tem o troca-troca das roupas, acessórios e utensílios nos armários. Já pensou em aproveitar pra mudar a casa e trocar alguns móveis e items de lugar? Nem dá tanto trabalho, lembre-se que é apenas duas vezes por ano. Sem custo, use apenas a criatividade e reutilize tudo o que já tem. Basta reordenar e dar outro uso para o mesmo ambiente ou objeto. Vale à pena dedicar um tempo pra organizar e (re)decorar. Então, mãos à obra! Confira as 10 dicas e inspire-se nas fotos com as duas versões:

1. Decore com as cores que harmonizam melhor em cada clima. Você vai perceber que o mesmo ambiente fica com outra vibe.

2. Crie um local pra relaxar e fazer o que mais gosta. Seja ler um livro, tomar um café ou drink, assistir um filme ou jogar.

3. Mude as capas das almofadas. Alternando estampas e texturas, a aparência é de um novo ambiente.

4. Personalize um canto com objetos preferidos. Não precisa esperar uma data comemorativa pra fazer a decoração temática, como no Natal. Valorize os items que já tem e mais gosta.

5. Troque alguns móveis de lugar. A energia do ambiente fica renovada com uma pequena alteração. Liberte-se das regras, faça do seu jeito e do seu estilo.

6. Substitua algum quadro ou placa decorativa. Destaque o artesanato que faça parte da época do ano com autenticidade e simplicidade. O mesmo canto fica diferente e ganha um novo astral.

7. Modifique os produtos necessários para o dia-a-dia. Assim como as fragrâncias de inverno são diferentes do verão, o cuidado com o corpo também varia com o frio e o calor. Deixe à mão o que tem que usar frequentemente para facilitar a rotina.

8. Reorganize o guarda-roupa. Deixe as roupas da estação nos cabides da frente ou num local de fácil acesso. Dobre as demais peças e deixe em gavetas ou caixas organizadoras.

9. Guarde as roupas e os acessórios que não vai usar por algum tempo. Principalmente os items de inverno que ocupam muito espaço. Se tem lugar no closet, coloque no fundo e nas prateleiras altas. Se tem depósito na garagem, deixe em caixas organizadoras ou dentro de malas. Inverta a prioridade dos items de lã por roupas de praia e depois vice-versa.

10. Arrume a mesa combinando com o clima. Além de deixar a hora da refeição mais atraente, receber bem é uma demonstração de carinho.

Valorize a mudança das estações e tire proveito do que cada uma tem de bom. A renovação dá um novo ânimo e melhora até o humor. É como ter uma casa no inverno e outra no verão. Os pequenos detalhes transmitem harmonia e deixam o lar mais confortável. E o resultado compensa o bem-estar. Afinal, a casa tem que estar em sintonia com quem mora nela. Depois de tudo organizado, a sensação de acolhimento é a mesma de um abraço apertado, sincero e recheado de amor.

Sobre a autora: Ana Paula Buttelli Hentschke, jornalista e idealizadora do lartudonolugar
Encontre mais dicas de organização no Instagram @lartudonolugar e no facebook.com/lartudonolugar

2 comentários em “10 dicas para organizar a casa no inverno e no verão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *