Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Julho 2018: Trânsito

6on6logoRED

Hoje é dia 6 de julho e como todo dia 6 aqui no blog temos um post do projeto 6 on 6 onde 6 blogueiras brasileiras que moram em 6 diferentes cidades Canadenses postam 6 fotos sobre um mesmo tema, comentando sobre o assunto de 6 maneiras diferentes. Ufa, quanto número 6! Enfim, o tema deste mês é o temido trânsito e tudo relacionado a ele: placas, faixas, carros, ônibus, metrô e afins. Eu confesso que fiquei um pouco perdida em como iria abordar o tema, mas no fim acho que escolhi as fotos certas e farei um resumão de como funciona o trânsito e o transporte público na cidade de Toronto. Espero que vocês gostem.

1. Toronto: uma das melhores cidades do mundo para você dirigir (será?)

Toronto é a maior cidade do Canadá e como toda cidade grande o trânsito aqui é intenso, mas confesso que no dia-a-dia não chega a ser caótico. Não sei se é porque a gente já sabe os horários ou as rotas, mas em geral eu não me estresso muito com o trânsito que pego nos dias de semana. E é isso que uma pesquisa recente (setembro de 2017) diz sobre o trânsito de Toronto: que ele não é tão ruim assim. Na verdade, é o 14o melhor do mundo. Nesta pesquisa de 2017 (clique aqui para ver todos os detalhes) foram incluídas as 500 cidades do mundo que possuem o maior número de carros registrados, sendo que dados de somente 100 delas estavam disponíveis. Em média, os Torontonianos gastam 45 horas em congestionamento por ano, um número “pequeno” quando comparado com lugares como Los Angeles (104 horas) e São Paulo (80 horas). Então, podemos começar falando que o trânsito daqui não é tão ruim assim.

2. O antigo sistema de streetcars da cidade

img_8735

Não podemos deixar de falar de trânsito e transporte público sem falar dos famosos streetcars de Toronto. O sistema de streetcars (bondes) de Toronto é uma rede de onze rotas operado pela Toronto Transit Commission (TTC). É o segundo sistema deste tipo mais movimentado da América do Norte. A rede concentra-se principalmente mais no centro de Toronto e nas proximidades da orla da cidade. Grande parte da rede de rotas de bondes data do século 19 e operam em pistas de rua compartilhadas com o tráfego de veículos, com trens antigos que não possuem ar condicionado, não são adaptados para pessoas com problemas de mobilidade e acabam trancando o trânsito pois param a cada esquina. Em 2016, o número de passageiros no sistema de bondes totalizou mais de 95 milhões. Em 2014 novos streetcars (modernos, com ar condicionado e de fácil acesso por estarem no nível da rua ) entraram em funcionamento mas houve atrasos na entrega dos trens pela Bombardier e hoje dos 204 trens que deveriam ter sido entregues somente 66 estão rodando.

3. O controverso metro de Toronto

Toronto possui um sistema de metro pequeno para o tamanho da cidade e o número de usuários, na minha opinião. O metro abriu em 1954 e possui os seguintes números: 4 linhas (+ 1 em construção) e 75 estações (+ 22 em construção). Para você ter uma noção como o sistema de metro de Toronto é pequeno comparado com outras grandes cidades do mundo clique aqui. Para mim o metro funciona bem e é uma ótima maneira de ir da minha casa para o centro e os lugares que geralmente frequento. Mas eu bem sei dos desafios que as pessoas que moram mais afastadas possuem, bem como aquelas que tem que pegar este meio de transporte todos os dias.

4. A difícil tarefa de entender as placas de trânsito de Toronto

DSC_0230

Quem já ficou perdido quando estava em Toronto e não conseguiu entender se era possível ou não estacionar, virar à direita em um determinado horário, andar naquela faixa? Tenho certeza que a maioria de vocês. Há tantas placas de trânsito e cada uma delas traz uma regra que eu sempre me perco. Vou usar como exemplo estacionar. Primeiro tem uma placa dizendo que é permitido estacionar. Ai você fica super feliz e manobra seu carro naquela vaga apertadinha. Ótimo! Mas ai logo abaixo há uma placa dizendo os horários que não são permitidos e quais dias de semana… e mais abaixo dizendo que é proibido estacionar porque o local é rota de limpeza de neve em meses de inverno. Sem contar quando há hidrante ou quando há uma placa escondidinha dizendo que é proibido estacionar entre as placas. Eu fico perdida, já levei multa e até hoje não consigo definir quais locais eu posso estacionar. Eu sempre acabo perguntando para alguém para ter certeza. A dica aqui é: sempre desconfie da disponibilidade uma vaga muito boa em uma rua muito movimentada. Geralmente não é sorte.

5. As bicicletas como meio de transporte

IMG_0422

Quando a gente pensa em trânsito e transporte vem na cabeça carro, ônibus, trem e por ai vai… mas e as bicicletas? Especialmente nos meses quentes as bicicletas lotam a cidade e acabam se tornando um dos principais meio de locomoção dos morados da cidade. Há várias trilhas exclusivas de bike mas em outros vários pontos você deve compartilhar a rua com as magrelas. E há inúmeras regras de horários e sinalizações que os ciclistas devem fazer quando estão pedalando no trânsito. Neste site aqui você encontra tudo sobre andar de bicicleta em Toronto, incluindo um mapa interativo com as vias onde bikes são permitidas, as leis que envolvem andar de bike na cidade e projetos para melhoras as ciclovias da cidade.

6. O cartão unificado do transporte público

Attachment-1-(10)

O PRESTO é um sistema de pagamento eletrônico que elimina a necessidade de tokens, passes e dinheiro. Este sistema funciona na GTA e Hamilton (GTHA), além de Ottawa, tornando o pagamento de sua viagem simples, conveniente e seguro. Vale falar que você pode pagar diferentes tipos de transporte com ele – não somente o TTC – e dá, por exemplo, para pagar o GO Transit, UP Express e o MiWay com este mesmo cartão. Mais informações sobre este sistema podem ser encontrados aqui.

Espero que tenham gostado do tema deste mês e não deixem de acompanhar o que as outras meninas que fazem parte do projeto tem a dizer (e mostrar) sobre o assunto.

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Minha Neve e Cia (Carol, Mississauga)
Like a new home (Adriane, Ottawa)

6 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Julho 2018: Trânsito”

  1. Amei seu site estou fazendo curdo de inglês, e fiquei super curiosa com suas postagens tipo o que fazer no inverno, no verão etc…, é ótimo parabéns pela dedicação. Vou indicar seu site para meu colegas de classe. bjs <3

    1. Ola Léia. Obrigada pelo recado.
      Há várias postagens com várias dicas sobre o que fazer a cada mês em Toronto e também a cada estação. No canto direito do site tem um espaço para busca que você pode digitar e procurar sobre o assunto que quiser. Beijos

  2. Nossa, que surpresa ver que o trânsito de Toronto é o melhor do Canadá! Por ser a maior cidade do país, a gente logo associa a congestionamentos, tráfego intenso, acidentes etc. Parabéns, Toronto! =)

    1. Eu tbem fiquei surpresa e não concordo muito não Ju. Mas acho que o resultado é pela proporção entre número de carros, tempo no trânsito, etc. Aqui tem bem mais gente do que em qualquer outro lugar e levando-se em consideração isso deve ser considerado como bom.

  3. Oi Gaby, adorei que você mencionou a bicicleta. Com o passar dos anos ela se tornou meu principal meio de transporte. Toronto é ótima para pedalar! Só um adendo – As bicicletas são permitidas em todas as ruas de Toronto, exceto nas Highways. O mapa mostra as ruas com ciclo faixas ou trilhas específicas para bicicletas, mas isso não quer dizer que elas não sejam permitidas nas outras ruas. Estou sempre de olho no mapa quando preciso traçar um novo percurso. Também há a versão de papel que vc encontra nas principais lojas de bike e postos de informação. Beijos e parabéns pelo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *