Pular para o conteúdo

Os incríveis livros da Barefoot Books que ensinam nossos filhos sobre o mundo e tudo ao ser redor

Quem me acompanha aqui no blog e nas minhas redes sociais (Facebook | Instagram | YouTube) sabe da minha paixão por livros e de como eu prezo este contato de livros com o meu filho. Todos os dias eu leio para ele e quero despertar sempre sua curiosidade e criatividade através de livros e não através da tecnologia (especialmente vídeos online). E eu estou sempre em busca de livros e empresas que acrescentem algo a mais, que tenham uma linda mensagem, que sejam educativos e que ensinem meu filho a ver o mundo de uma maneira única e diferente. E foi assim que eu conheci e ME APAIXONEI pela empresa Barefoot Books. Cada um dos livros da Barefoot é elaborado com base em informações fornecidas por especialistas em desenvolvimento infantil para garantir que a leitura tenha vários benefícios no desenvolvimento de habilidades apropriados à idade, da pré-alfabetização à aprendizagem socio-emocional e às habilidades matemáticas iniciais. E eu confesso para vocês que nunca vi livros tão legais e educativos como estes.

Eu recebi 3 livros maravilhosos da empresa e irei descrever abaixo o que achei de cada um deles e o porquê de eu considerar eles especiais. Vale dizer que há muitos outros títulos e que eles são baseados na idade do seu filho e no que você quer desenvolver neles. Os livros são divididos por idade (de bebês até 12+), por assunto (incluindo livros inclusivos, livros bilíngues, livros de sentimentos e muito mais) e por formato (com CD, jogos, capa dura, etc). Dá para combinar estas 3 categorias na sua busca para achar aquele livro que você quer que seu filho tenha.

The Barefoot Book of Children

O slogan deste livro é maravilhoso: “capacite os cidadãos globais de amanhã para compreender as questões sociais críticas de hoje”. O The Barefoot Book of Children é perfeito e daqueles livros que você tem que dar para seu filho se quer que eles sejam cidadãos do mundo e que entendam e, acima de tudo, respeitem as diferenças entre os povos. Ilustrações pintadas à mão e textos simples envolvem diretamente o leitor, convidando as crianças a se perguntarem: como as outras crianças vivem? como somos diferentes? como somos iguais?

O livro chamou muito a atenção do Thomas. Cada página compartilha imagens de crianças ao redor do mundo vivendo sua vida. Nós vemos crianças na escola, em casa ou brincando. Mas, uma vez que são crianças de diversas partes do mundo, a maneira com que a escola, a casa ou a brincadeira parece é diferente do que estamos acostumados. O que mais apreciei é que, enquanto observamos esses exemplos de como as crianças fazem as coisas, muitas vezes somos solicitados a pensar em como nossos filhos fazem aquilo e estimulá-los a compreender que há diferenças entre escolas, casas e entretenimento ao redor do mundo. O objetivo é um só: ao invés do seu filho pensar que só há uma maneira que as coisas acontecem ele verá muitas outras, o que certamente abrirá sua cabeça e o deixará mais aberto e conectado com as diferenças do mundo.

O The Barefoot Book of Children é indicado para crianças de 3 à 10 anos, possui 64 páginas super ilustradas, capa dura e pode ser comprado online clicando aqui.

I’m The Best

O livro mais fofo que eu já vi e também um livro que me emocionou, porque eu não sabia do final dele quando comecei a lê-lo para o Thomas. O pequeno leão é o personagem principal desta história e ele quer ser o mais barulhento, o maior e o mais bonito animal de todos os tempos. Infelizmente os outros animais acabam superando o pequeno leão em todos estes quesitos. Mas ai, quando ele fica desanimado, ele é carinhosamente lembrado pelo seu irmão menor que há muitas maneiras dele ser o melhor, e que ele é o melhor exemplo para o seu irmão. Uma história doce sobre a autoconfiança e a importância da família, que certamente encantou todos aqui em casa, incluindo o Thomas que agora diz que ele e o Ian são lion brothers.

O I’m The Best tem ilustrações simples e lindas, é indicado para bebês até crianças de 3 anos e tem capa dura, podendo ser comprado online clicando aqui.

Baby’s First Words

Este livro foi uma supresa para nós, porque conseguimos arrancar palavras do Thomas que nós nem sabíamos que ele conhecia. Baby’s First Words foi criado por um especialista em desenvolvimento infantil para apoiar o modo como os bebês aprendem naturalmente a língua – e para iniciar conversas e compreender o seu filho. Uma das coisas interessantes do livro é que a família é de dois pais, o que já por si só começa uma conversa sobre amor do mesmo sexo e respeito. O livro traz vários termos, sentimentos e pode ensinar o seu filho a falar mais de 100 palavras. Além disso, você vai adorar procurar pelo mamute bobinho em todas as páginas coloridas. O livro realmente foi especial, especialmente a página dos sentimos, onde Thomas olhava para o bebê e falava pela expressão do mesmo o que ele estava sentido (sono, felicidade, brabeza, etc). É daqueles livros que eu AMO ler com ele, pois ele participa ativamente de cada página.

O Baby’s First Words é indicado para bebês até crianças de 3 anos e tem capa dura, podendo ser comprado online clicando aqui. Vale falar que o livro também é disponível em espanhol aqui.

E ai, gostaram dos títulos? Como disse anteriormente eu AMEI os livros da Barefoot Books e virei fã. Certamente irei comprar outros para o Thomas e o Ian. Não deixem de comentar o que acharam e espero que a dica tenha sido válida. Por fim, quero deixar claro que apesar de ter ganho os livros da empresa para fazer o review toda a opinião acima é minha e eu realmente me apaixonei pela empresa e pela maneira bem pensada que os livros são feitos.

2 comentários em “Os incríveis livros da Barefoot Books que ensinam nossos filhos sobre o mundo e tudo ao ser redor”

    1. Sempre que alguém vem visitar eu peço para trazerem livros do Brasil. Mas quando eu conto as histórias dos livros em inglês para ele eu – em 90% das vezes – conto em português, traduzindo o texto. Eu tento falar ao máximo com meu filho em Português então por mais que a história esteja em inglês a gente conta em Português para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *