Pular para o conteúdo

Lançamento da Matinê Brasil Cultural em Toronto e o que mais está por vir – por Bianca Bold

No último dia 12 de maio tive o prazer de lançar um evento local inteiramente voltado para famílias com crianças e interesse na língua portuguesa e na cultura brasileira, a primeira Matinê Brasil Cultural. Escrevi este artigo com três principais objetivos: (1) fazer um breve relato do lançamento, (2) coletar sugestões de empresas potencialmente interessadas em parcerias para novas edições da Matinê (e quem sabe já fazer contato com interessados), e (3) ampliar a divulgação para que pessoas atualmente fora do nosso círculo imediato tenham chance de participar de uma próxima edição.

Agradeço à Gaby pelo apoio desde o início, quando tudo não passava de ideias meio aleatórias, e por hoje me ceder este canal de comunicação com seus leitores, que tanto têm em comum com o público-alvo da Matinê Brasil Cultural.

Lançamento de Sucesso

Apesar de ter durado 2 horas, a festa precisou de meses de planejamento, reuniões, trocas de ideias e experiências, busca por parcerias, divulgação e outras tarefas nos bastidores. A produção da primeira edição foi uma parceria da minha empresa, a INTO FUN Education & Entertainment, com o Português Lúdico, projeto liderado pela Camilla Cariello França e a Juliana Braz. Foi ótimo constatar que todo o tempo que dedicamos a este evento sem fins lucrativos resultou em um lançamento bem-sucedido. Foi uma festa simples, mas que não deixou a desejar nos quesitos organização, energia contagiante, sorrisos no rosto, dança, espontaneidade, brincadeiras, outras atividades educativas e muita exposição dos pequenos ao português. Naturalmente, com direito a bolos, docinhos, pães de queijo e outras gostosuras para repormos as energias. Recebemos várias famílias brasileiras, algumas “mistas” (um pai/cônjuge/responsável brasileiro e outro estrangeiro) e até uma família de portugueses! Veja outras fotos do evento aqui.

Os números e o interesse da comunidade nos impressionaram desde o início, pois quase 80% dos ingressos foram emitidos logo na primeira semana de “vendas” (na verdade, mediante doações opcionais) no Eventbrite. Não demorou para atingirmos a capacidade do local – 100 ingressos – e ainda acabamos com uma lista de espera com quase 20 pessoas. No dia, tivemos um total de 95 participantes, dos quais 37 eram crianças. Ficamos muito satisfeitas com o baixíssimo número de faltantes e com o feedback de uma forma geral. Até ficamos lisonjeadas com as principais áreas em que sugeriram melhorias. De fato, essas sugestões refletiram a satisfação dos participantes, pois nos disseram que de uma próxima vez seria bom termos (1) um espaço maior, não porque estávamos espremidos, mas para atender à grande procura, e (2) um evento com maior duração – parece que “só” 2 horinhas de diversão em família não bastam para brasileiros.

A programação foi bem legal e incluiu diversos tipos de atividades lúdicas, tanto para os extrovertidos quanto para os mais introvertidos. Quem buscava um pouquinho de calmaria aproveitou os espaços para leitura, massinha de modelar, jogos educativos e pintura. Já na área principal do salão, o agito tomou conta do início ao fim, sempre ao som de músicas brasileiras. Tivemos momentos estruturados, liderados por mim e pelas meninas do Português Lúdico, e também atividades mais livres. Nos momentos livres, os pequenos dançaram à vontade numa pista espaçosa com direito a jogo de luz. Eles também tiveram a oportunidade de explorar livremente uma variedade de instrumentos musicais. Para as atividades estruturadas, nos inspiramos em nossos próprios programas de ensino/imersão em língua portuguesa e colocamos todos para dançar, cantar e brincar. Ao longo do evento, sorteamos vários prêmios doados pelas empresas participantes e descontos especiais nas nossas aulas.

Parcerias

Aproveitamos o evento para divulgar o trabalho de brasileiros com pequenas empresas locais oferecendo produtos e serviços de interesse do nosso público. A ideia é fazer novas parcerias a cada edição da Matinê. Temos especial interesse em tudo relacionado a decoração e animação de festas, fotografia, comidinhas brasileiras, artesanato e outros produtos/atividades que auxiliem no aprendizado da língua portuguesa. Portanto, se você for um pequeno empreendedor em Toronto e tiver interesse numa possível parceria em um próximo evento, vamos trocar uma idéia? Ou você conhece um ótimo candidato a parceiro? Talvez um espaço legal que poderia nos receber? Fique à vontade para deixar links, nomes e sugestões nos comentários. Agradeço desde já.

Muito mais por vir

Ainda não definimos os detalhes dos próximos eventos. Portanto, não posso afirmar se o espaço será o mesmo ou se teremos uma capacidade maior. Minha ideia é repetir a dose ainda no verão (provavelmente em agosto) e, depois disso, com uma certa frequência a definir. Uma coisa é certa: seja qual for o tamanho do espaço, os ingressos esgotarão rápido. Quem tiver participado do lançamento, quem já for meu aluno e quem seguir a INTO FUN nas redes sociais certamente receberão informações em primeira mão, pois já estão na lista de contato. Quem quiser receber atualizações via e-mail (além das pessoas que já citei acima) só precisa preencher este formulário .

Prefere ficar por dentro via redes sociais? Veja como nos encontrar:

www.twitter.com/intofun416
www.facebook.com/intofun416
www.instagram.com/intofun416

Por fim, deixo esta dica valiosa para todos que querem participar: fiquem de olho e não deixem para emitir seus ingressos de última hora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *