Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de junho/2018 em Toronto

Attachment-1-(53)

Junho chegou e com ele verão, calor, festivais e uma Toronto mais movimentada e certamente feliz. Como todo dia primeiro do mês eu trago aqui no blog um resumão do que você pode esperar para o mês que se inicia hoje em Toronto: clima, feriados, celebrações, festivais, eventos, jogos, shows e muito mais.

Clima

Eu não desisto e continuo postando a previsão do tempo de cada mês baseado no The Old Farmer’s Almanac, mas eu devo dizer que eles não tem acertado muito nos últimos meses. Para junho – o mês onde o verão COMEÇA – a previsão é de dias quente e com bastante chuva, o que é de certa forma comum para esta época do ano. De 1 à 5 de junho a previsão é de dias bem quentes com algumas pancadas de chuva. De 6 à 12 de junho um pouco mais ameno mas com tempestades de chuva. De 13 à 23 de junho teremos chuva e calor novamente. De 24 à 30 de junho novamente calor e tempestades, o que é bem clássico de dias bem quentes. A média de temperatura ficará em torno de 18.5C (1 grau acima da média) e a média de chuva para a época será de 90mm (10mm a mais que a média). Para todos que me perguntam o que usar ou colocar na mala nesta época do ano eu indico este post aqui.

Feriados e Comemorações

Não há feriados em junho em Toronto, o que não deixa o mês menos atrativo – já que é em junho que o verão começa – mais precisamente dia 21 de junho – e quando o calor chega para ficar. Apesar de não ter feriados temos algumas celebrações especiais em junho, como o Dia dos Pais. Sim, o dia dos pais cai em junho aqui no Canadá e não em agosto como acontece no Brasil. A data este ano é 17 de junho e uma ótima oportunidade para dizer para o seu pai o quão ele é especial. E vale falar que o Dia dos Namorados daqui é celebrado em fevereiro, mas se você quiser seguir a tradição brasileira pode também comemorar dia 12 de junho, sabendo que os restaurantes não estarão lotados.

Copa do Mundo de Futebol 2018

Sim, em junho começa a Copa do Mundo de Futebol na Rússia. Nós já tivemos a experiência de viver uma Copa do Mundo aqui em Toronto – a de 2014 – e achamos a experiência bem diferente do Brasil já que ninguém para nada do que está fazendo para assistir aos jogos e a vida segue normal. Mas claro que estaremos antenados porque amamos o evento e também pelo fato de ser a primeira Copa do Thomas, então quero que ele entre no clima e torça bastante para o Brasil. A Copa da Rússia começa no dia 14 de junho mas o Brasil só joga no dia 17 de junho. Eu irei falar em mais detalhes em um post futuro sobre como aproveitar a Copa aqui em Toronto, mas segue a lista dos jogos do Brasil e horários nesta primeira fase do torneio, que acontecem todos em junho: 17/06 (domingo) às 2pm contra Suíça, 22/06 (sexta) às 8am contra Costa Rica, e 27/06 (quarta) 2pm contra Sérvia.

Festivais e Eventos

Free Ride Wednesdays: evento super legal que acontece todas as quartas-feiras de junho. Nestas datas você pode andar de Bike Share Toronto gratuitamente durante todo o dia. Para quem não a Bike Share é a antiga Bixi Toronto, um sistema de bicicletas com mais de 270 estações espalhadas na cidade, onde você deve trocar a bike a cada 30 minutos.

KITKAT Chocolatory: de 1 à 28 de junho você pode ir na 423 Queen Street West, Toronto e montar sua própria barra de chocolate kitkat. Ingredientes como pipoca de caramelo e amêndoa, framboesa, hibisco, caramelo, pretzel e noz-pecã estão entre os ingredientes que você pode colocar na sua barra.

National Donut Day: no dia 1 de junho é celebrado o dia nacional do Donut (a rosquinha frita que todos amam por aqui). E o Tim Hortons estará celebrando a data com um sanduíche chamado de Honey Dip Donut Breakfast Sandwich (custo de CAD$3.49). O sanduíche é feito com um donut de mel e recheado de ovo, queijo e sausage. E ele ficará disponível para compra apenas no dia primeiro de junho, até o meio dia. E além de experimentar esta delícia os consumidores podem concorrer a um ano de donuts gratuito. Basta colocar uma foto com o seu Honey Dip Donut Breakfast Sandwich nas redes sociais usando a hashtag #TimsGoesDonuts e @TimHortons.

Brunch Fest: festival de locais que servem os melhores brunch de Toronto que acontece entre 1 e 3 de junho, no endereço 99 Sudbury Street. É necessário comprar ingresso para entrar (a partir de CAD$7) e os itens de comida custarão entre CAD$4 e CAD$7. Dá para ver todos os restaurantes participantes clicando aqui.

Grilled Cheese Challenge Festival: sim, Toronto tem o seu festival de queijo quente (e é a terceira edição do evento). Este ano o festival acontece no dia 9 de junho na região do the Lakeshore Village BIA (entre as ruas Islington e Lakeshore Blvd West), das 11am – 6pm.

Doughnut Festival: festival dos bolinhos fritos mais deliciosos do mundo. O festival acontece dentro do Dufferin Mall (900 Dufferin Street) no dia 10 de junho e trará os melhores doughnuts de Toronto. Há ingressos para entrar no evento mas eles incluem uma caixa de 6 bolinhos para você apreciar.

Ontario Craft Beer Week: este evento não acontece somente em Toronto, mas em outras cidades de Ontario. Há vários eventos acontecendo em restaurantes, cervejarias, pubs e outros locais e diversas maneiras de provar cervejas locais. O evento acontece de 8 a 17 de junho e para tudo que rolará é só clicar aqui.

Entertainment at Casa Loma: todos os anos a Casa Loma de Toronto traz vários eventos de verão. Em 2018 serão os seguintes: nas noites de segunda-feira, de 5 de junho a 28 de agosto, a Casa Loma será a anfitriã da Orquestra de Concerto de Toronto, conduzida pelo maestro Kerry Stratton para o Symphony in the Gardens. Terças-feiras à noite, de 18 de junho a 27 de agosto, Sean Jones e sua banda de 7 pessoas vão entreter os convidados com um show energético ao vivo para Soul in the City. E novo este ano, nas noites de quarta-feira de 25 julho até 29 agosto, Comedy at the Castle contará com conjuntos de comédia ao vivo de Just For Laughs.

Taco Fest: a festa mexicana favorita de Toronto está de volta! O Taco Fest, apresentado pela Taste Toronto, retorna ao Ontario Place de sexta-feira, 15 de junho até domingo, 17 de junho. O evento contará com mais de 100 variedades de tacos dos melhores chefs e restaurantes da cidade e 100 variedades de molhos quentes produzidos localmente ou importados.

The 8th Annual Yorkville Exotic Car Show: a área de Bloor-Yorkville, bairro luxuoso de Toronto, receberá a 8ª Feira Anual de Carros Exóticos de Yorkville no Dia dos Pais – 17 de junho (das 12h às 17h). Este espectacular evento de tapete vermelho terá lugar na “Mink Mile” da Bloor Street, uma das mais luxuosas ruas comerciais da América do Norte. Um total de 11 carros exóticos estarão em exibição mostrando a evolução de alguns dos maiores carros esportivos e clássicos do mundo. Entrada gratuita.

Luminato Festival: o Luminato Festival é um festival de música, dança, cinema, comida e outras expressões criativas aleatórias que acontece em várias partes de Toronto durante junho. Cada ano um “tema” é destacado: por exemplo já teve ano com apresentações do Cirque du Soleil pela cidade e outro ano o foco foi comida e eventos gastronômicos. Este ano o festival acontece de 6 à 24 de junho.

NXNE: este é outro evento artístico que acontecerá este mês em Toronto. O foco dele é música e artes, incluindo eventos com filmes, interações e discussão de games. Há a opção de ver as palestras e eventos online também. O festival acontece entre 8 e 17 de junho e há eventos pagos e outras gratuitos, sendo um deles na Dundas Square.

Roncy Rocks: Roncesvalles é um dos bairros mais legais de Toronto e todos os anos faz um festival nesta época do ano. Em 2018 o festival acontecerá no dia 9 de junho e terá música, atividades, muita arte e comida. A rua Roncesvalles fica fechada e o evento acontece ao longo de toda a sua extensão, na parte oeste da cidade.

The Taste of Little Italy: a Little Italy é um bairro de Toronto que possui vários restaurantes e lojas italianas e neste festival a região (College Street, entre as ruas Shaw St & Bathurst St) fica fechada para carros e aberta a pedestres. Os restaurantes colocam mesas nas ruas e tem MUITA coisa para fazer e, principalmente, comer. Este ano o festival acontece nos dias 15, 16 e 17, o que coincide com o dia dos pais e o início da copa do mundo de futebol. Então tenho certeza que a festa estará garantida.

Mississauga Waterfront Festival: música, comida, parque e diversão na beira do lago na cidade vizinha de Mississauga, na região do Memorial Park em Port Credit. O evento é gratuito e acontecerá entre os dias 15 e 17 de junho de 2018.

Junction Summer Solstice Festival: outro festival de bairro que acontecerá em junho nas ruas de Toronto. O festival acontecerá nos dias 23 e 24 de junho na Dundas Street West com Keele Street (Quebec Ave até Indian Grove) com vários placos de entretenimento (música, arte e atividades para criança), além de muita comida.

Niagara Homegrown Wine Festival: festival em Niagara onde 30 vinícolas da região irão participar com muita comida e vinhos deliciosos. Este festival acontecerá em dois finais de semana de junho, de 16-17 e 23-24 e há a opção de comprar um Discovery Pass para visitar várias vinícolas e provar vários vinhos e comidas.

Toronto Pride Parade: a Pride Toronto é uma organização sem fins lucrativos com a missão de reunir as pessoas para celebrar a história, a coragem e a diversidade da nossa comunidade. Haverá eventos celebrando esta diversidade durante todo o mês em Toronto, sendo que no dia 24 acontece a parada que é o evento mais conhecido, na região da Bloor and Church Streets.

Redpath Waterfront Festival: ano passado este festival fez o maior sucesso com um pato de borracha gigante e este ano eles estarão trazendo uma instalação com bolas de praia gigantes (esta aqui). O evento acontece no Waterfront de Toronto entre os dias 22 e 24 de junho.

TD Toronto Jazz Festival: o festival de jazz de Toronto – super tradicional por aqui – que acontecia antes da região da The Beaches e este ano acontecerá na região de Yorkville entre os dias 22 de junho e 1 de julho. No evento de 2018 serão 1500 músicos tocando jazz em 40 locais de Toronto.

Bud Light Dreams: festival de música eletrônica que acontecerá em Toronto (Echo Beach no Ontario Placo) nos dias 23 e 24 de junho. Os tickets começam a partir de CAD$79 para um dia e há a opção de VIP e outras experiências durante o evento.

Eventos Esportivos

Agora que o Raptors e o Leafs estão fora dos playoffs de suas ligas o que resta de evento esportivo em Toronto são os jogos do time de baseball – Toronto Blue Jays – do time de futebol – Toronto FC – e do time de futebol americano – Toronto Argonauts, que começa a temporada neste mês. Os jogos do Blue Jays em Toronto acontecem no Rogers Centre (o estádio enorme ao lado da CN Tower) e é costume nos dias de calor que a cúpula se abra e eu preciso dizer que a experiência é incrível. Em junho são 13 jogos: 5-10, 15-17, 19, 20, 29 e 30. No caso do Toronto FC os jogos acontecem no estádio BMO Field, que fica dentro do Exhibition e o único jogo em junho é no dia 13. Os jogos de futebol americano acontecem no estádio de futebol (BMO Field) e as datas podem ser encontradas aqui.

Shows musicais

Em junho teremos show do Harry Styles e do Sam Smith, ambos no ACC. Para ver outros shows e comprar tickets eu indico sites como o ticketmaster e o stubhub. Note que muitas vezes os preços expostos nestes sites estão em USD (dólares canadenses) e há sempre uma taxa extra, mas são sites confiáveis.

Espero que tenha gostado da minha lista para este mês e bom junho para todos!

5 comentários em “Tudo sobre o mês de junho/2018 em Toronto”

  1. Oi Gaby, tudo bem? Desculpe a pergunta ‘fora de época’, mas eu e minha namorada vamos viajar para Toronto entre o final de dezembro e começo de janeiro e gostaríamos de incluir outras duas cidades no roteiro. E por isso, estamos em dúvida entre Ottawa, Montreal e Quebec. No ponto de vista turístico e considerando as condições do inverno – que talvez possam influenciar em algo – quais cidades deveríamos optar? Há alguma preferência geral por alguma cidade? Quais você nos recomenda? Obrigado, abraços!

  2. Bom dia Gaby! Você tem algumas dicas de trilhas de bicicletas para fazer em Toronto? Eu adoro andar de bicicleta mas não conheço nenhuma trilha na cidade.
    Obrigado ?

  3. Oi, Gaby, tudo bem? To amando seu blog e amei ainda mais esse post! Estou indo pra Toronto quinta-feira e depois vou para Montreal, Quebec e Ottawa. Mal posso esperar! Obrigada por todas as dicas preciosas! Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *