Pular para o conteúdo

Roubadas turísticas para evitar se você está vindo para Toronto nos meses de calor

O verão está aos poucos chegando e esta é sim a estação do ano mais movimentada aqui em Toronto. Ano passado 43.7 milhões de pessoas visitaram a cidade. E todo verão eu tenho a impressão de que a maioria destas pessoas – senão todas elas – vem mesmo nesta época do ano. A cidade fica cheia e todas as atrações e restaurantes estão sempre lotados. Acho que é algo normal porque os turistas que possuem opção querem vir nos meses quentes para aproveitar a cidade ao máximo e os moradores querem estar na rua o tempo todo, já que o verão é tão curto. E foi pensando nisso que eu resolvi escrever um texto falado de algumas roubadas turísticas que você deve evitar quando estiver vindo para Toronto nos meses quentes. Note que eu acho que você deve sim conhecer as atrações que citarei abaixo, mas evite ir em alguns horários ou mesmo deixe para uma outra visita, dependendo da sua disposição e com quem você está viajando.

Subir na CN Tower no final da tarde

Quem acompanha meus textos sabe que eu sou apaixonada pela CN Tower e que subir nela, na minha opinião, é algo que todo mundo deveria fazer quando vier para Toronto para ter uma noção de como a cidade é verde e plana. O que acontece é que no verão a torre é sempre lotada e ao passar na frente dele você vê filas e filas de pessoas querendo subir e, pior de tudo, vários ônibus de turismo parando no local e deixando ainda mais gente. Esse aglomerado de gente é mais visível no final de tarde, já que subindo entre 6-7pm você pode contemplar a vista tanto de dia quanto de noite, além de ver o lindo pôr do sol. Mas, sinceramente, as filas de 2-3h não compensam o visual e eu sugiro você planejar o passeio no início do dia, reservar um almoço no restaurante do local (boa sorte!) ou simplesmente curtir a torre dos diversos ângulos lindos que a cidade te oferece.

Eaton Centre em um sábado

Só de escrever isso já me dá calafrios. O Eaton Centre – um shopping super legal no centro de Toronto – é uma atração turísticas super legal e bem popular. Porém o local fica LOTADO nos finais de semana, especialmente sábado. Some isso ao fato de que sempre há eventos na praça Dundas Square (que fica na frente do shopping), que a praça de alimentação do local não é ideal e que os banheiros são bem pequenos e mal distribuídos no shopping. Uma super roubada é achar que em um belo dia de sol as pessoas não vão ir para o shopping; pois deixa deu contar para vocês, elas irão. Muitas delas.

Toronto Island sem levar comida

As ilhas de Toronto são o principal destino dos turistas e moradores do verão. E elas fazem jus a fama, pois são lindas e o passeio para chegar até elas – pegando um ferry – é muito legal. Porém, a parte turística delas (restaurantes, parquinho, etc) fica fechada no inverno, então quando chega o verão o local fica atolado de gente, especialmente nos finais de semana. As filas para pegar o barco são organizadas, mas enormes (já esperamos 2h uma vez só para pegar o barco). E pense que também tem a volta, que é quando estamos cansados e queremos chegar em casa. Mas o problema aqui – ou a pegadinha turística – diz respeito à alimentação. Você pode pensar que por ser uma atração turística as ilhas vão ter várias opções de restaurantes. Não! Há poucas opções e tudo pouco nutritivo: pizza, batata-frita e hamburger. E as filas são ENORMES para estas lanchonetes. Então, se você quer curtir as ilhas, planeje e leve uma mochila cheia de coisas gostosas para um picnic inesquecível em um dos lugares mais lindos de Toronto.

Niagara Falls nos finais de semana

Niagara Falls não está tecnicamente em Toronto, mas a maioria dos turistas que vem para cá quer dar uma espiadinha nas famosas (e belas) quedas d’água. Só que é uma péssima idéia passar pelo local nos finais de semana de verão, que é simplesmente entupido de gente. Na verdade, qualquer final de semana o local está cheio (até mesmo quando as temperaturas estão congelantes), mas no verão é algo impossível de conviver. Você não vai conseguir estacionamento, não vai bater uma foto bonita sem ter a cabeça de alguém do lado e esqueça uma visita à Niagara-on-the-lake, pois estará lotada e com espera de 3h para almoço nos restaurantes da cidadezinha. E eu falo isso por experiência própria. Planeje para ir durante a semana e especialmente depois que um feriado acontecer.

Sorveterias e restaurantes famosas nos almoços dos finais de semana

Os restaurantes de Toronto ficam ATOLADOS nos finais de semana de verão e os que são mais famosos ou trending geralmente não aceitam reservas e as filas são enormes. Os Canadenses não se importam de esperar 2h por uma bola de sorvete ou 3h para sentar em uma mesa e serem atendidos, mas eu não consigo fazer isso (especialmente grávida e com filho pequeno e no calor). Se você está vindo para a cidade e tem uma lista de restaurantes que gostaria de provar eu sugiro que você falar um plano inteligente, ligando para os locais para ter certeza que eles não aceitam reserva e perguntando quais os horários com menos movimento ou o horário que os locais abrem (geralmente chegando um pouco antes você consegue uma mesa assim que eles abrirem). E quanto às sorveterias eu não sei o que dizer, porque as melhores (veja lista aqui) estão sempre lotadas e parece que todos os dias e horários. Uma loucura. Então paciência e muito plano de dados é necessário!

Participar de alguma parada de verão da cidade

Esta “furada” não é bem turística, pois muitos destas paradas são frequentados somente por locais, mas gente é tudo muito cheio e caótico que eu acredito que haja melhores maneiras de você curtir as suas férias do que ficar parado em uma rua esperando algumas pessoas passarem. Agora vem na minha cabeça o Caribana (carnaval caribenho que acontece em agosto em Toronto), mas eu sei que existem outros.

Querer atravessar a cidade de carro em um dia de evento esportivo ou festival

E ai você resolveu alugar um carro para curtir melhor os arredores de Toronto e resolveu que vai dar uma passadinha no centro da cidade em um sábado de carro mesmo, porque está com preguiça. Cuidado! O trânsito nos finais de semana é sim melhor, mas o de sábados é mesmo assim terrível. Domingo é mais tranquilo mas se tiver algum evento ou jogo na cidade esqueça: as filas estarão enormes e será impossível se locomover. E vale falar que há muitos festivais nos finais de semana do verão (praticamente em todos eles) e muitas ruas ficam fechadas e o trânsito muda. Então, dica de quem já ficou presa no trânsito 4h no verão: não ande de carro no centro da cidade nos finais de semana de verão e sempre olhe se haverá algum evento ou jogo, para você planejar quando irá sair de casa (saia depois que o jogo começou para não pegar o metro lotado).

Pegar o Hop-On Hop-Off Toronto para explorar as principais atrações

O ônibus Hop-On Hop-Off de Toronto pode ser uma ótima opção para turistas que vem para cidade nos meses mais frios e não querem andar no meio da neve e vento explorando a cidade. Mas no verão o clima é gostoso e a minha dica é fazer as atrações a pé e usando o transporte público e explorando a cidade como um local (andando e espiando cada cantinho que Toronto tem). Eu sei que tem gente que só tem um dia na cidade e quer ver tudo. Tudo bem. Mas saiba que os ônibus são lotados e que na parte de cima o calor é infernal e na de baixo não há ar condicionado. Então, prepare-se para fritar ao conhecer os principais pontos turísticos de Toronto – e gastar CAD$30 para isso. O passe diário do TTC custa CAD$12 e te leva para mais lugares que o ônibus, sendo que no final de semana este valor engloba uma família de 2 adultos e 4 crianças (leia mais aqui).

7 comentários em “Roubadas turísticas para evitar se você está vindo para Toronto nos meses de calor”

  1. Oi, Gaby. Muito obrigada pelas informações, excelente post. Meus pais virão visitar ao final de julho e eu super pensei em coloca-los nesse Hop-On Hop-Off, mas já mudei de ideia. Excelente dica, nem tinha pensado nisso.
    Muito obrigada e tudo de bom para você e sua família. Bom final de semana!

  2. Oi, Gaby!!! Estou adorado suas dicas!!! Vou para Toronto no dia 6/6 com minha mãe de 83 anos e estamos superanimadas. Nessa época (ainda primavera) já é uma roubada ir a Niagara Falls no final de semana????? Infelizmente fico em Toronto de 6a a domingo na ida e novamente de 6a a domingo na volta. Não tenho muito como escapar de fazer esse roteiro no finde…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *