Podemos trazer comida e bebida na mala de viagem para o Canadá?

Semana passada eu recebi seis mensagens de pessoas perguntando se elas poderiam trazer comidinhas e delícias brasileiras para seus familiares que moram no Canadá, se deveriam declarar e como deveriam proceder. Pensando nisso eu resolvi escrever este post para respondê-los e também esclarecer o assunto para outras pessoas que tenham a mesma dúvida. Há certas regras e regulamentações envolvendo o assunto e todo o conteúdo deste post está baseado no site do Canadian Food Inspection Agency.

Antes de falar especificamente sobre o assunto eu preciso dizer que já presenciei MUITA gente chegando do Brasil com um montão de gostosuras e SEM declarar, e os policiais pegam pesado na área de inspeção. E vocês devem se perguntar: “como você viu isso?”. Bem, nós viajamos sempre com nosso cachorro Jojoe e sempre que entramos no Canadá com ele – depois de declarar esta entrada – temos que passar pela área de inspeção, que é a mesma para quem traz animais, comida, plantas e outros produtos. Portanto, enquanto estamos na fila ouvimos muita conversa e muita coisa estranha sendo trazida do Brasil e não declarada. Já vi gente trazendo pacotes e pacotes de bis, massa de pastel, farinha e até um frango assado! Alguns destes produtos não podem e outros sim, desde que você declare. Para os casos dos produtos que podiam ser trazidos mas os viajantes não declararam, estes foram apreendidos e jogados no lixo. Não sei se alguma multa foi aplicada mas isso pode acontecer. Então vamos lá à lista de alimentos e bebidas que você pode trazer do Brasil.

Lista de Produtos que podem ou não ser trazidos do Brasil para o Canadá

Produtos assados (como bolos, bolachas) e balas: até 20 quilos por pessoa desde que não contenha carne.

Ovos: proibidos.

Lacticínios: são proibidos leites e qualquer produto lácteo (creme de leite, leite condensado, manteiga) em qualquer forma (seca, congelada, fresca). Queijos são permitidos, com a regra de até 20kg por pessoa. Se o valor do queijo trazido for mais de CAD$20 os produtos podem estar sujeitos a altas taxas de imposto (para informações sobre estes impostos clique aqui).
me, leite desnatado, óleo de manteiga e assim por diante)
nestas formas: secas, congeladas, reconstituídas ou frescas

Peixe e frutos do mar: é possível trazer frutos do mar e peixes (exceto baiacu e caranguejo chinês – eriocheir sinensis), porém há uma quantidade máxima a ser trazida sem requerer uma licença de importação. Esta quantidade é a seguinte: 10 peixes mortos que não são eviscerados, 4 crustáceos com a cabeça na casca e 3 quilos de moluscos.

Frutas e vegetais secos: até 20 quilos por pessoa.

Frutas e vegetais congelados ou enlatados: até 20 quilos por pessoa.

Frutas e vegetais frescos: dependendo do país de origem, a entrada pode ser severamente restringida ou proibida. Quando os produtos são permitidos, existe um limite máximo de 15 pacotes ou menos de 250kg por pessoa. Vegetais de raiz (por exemplo, cenouras e batatas) tem entrada restrita no Canadá e devem ter 1.5 centímetros ou menos de espessura. Vale falar que cada província tem suas leis e restrições quando o assunto é frutas e vegetais frescos.

Mel: proibido.

Ervas, temperos, chá, café, condimentos: entrada permitida e no site não há restrições.

Fórmula infantil: é permitido se trazido na embalagem comercial, apenas para uso pessoal e até 20kg por pessoa.

Carnes: quando você lê o site do Canadian Food Inspection Agency há algumas regras dizendo que é possível trazer um máximo de 20kg de carne e outras regras. Mas ai lá no final do parágrafo eles falam que estas carnes só podem vir de países que possuem risco zero para a doença da vaca louca, que não é o caso do Brasil. Então, não pode trazer nenhum tipo de carne ou derivados de carne para cá.

Bebidas alcóolicas: você pode trazer um dos seguintes itens: 1.5 litros de vinho OU 1.14 litros de destilados OU 24 latinhas de cerveja. Aqui você pode ver mais sobre estas regras.

Então quer dizer que eu posso trazer tudo isso listado acima?

Sim, você pode trazer tudo isso listado acima, desde que declare a entrada destes produtos no país. Eu até entendo como tem gente que pede para a família trazer delícias do Brasil, mas acho que este pedido tem que ser consciente, pois você não vai querer que seus pais fiquem na fila da inspeção preocupados e sem falar inglês. Se você está vindo para Toronto aqui há vários lugares onde você pode comprar produtos brasileiros. E também tem o fato de que, na minha opinião, se você decidiu vir para cá deve saber que você tem a oportunidade de experimentar comidas de vários lugares do mundo e realmente curtir a experiência de uma maneira única. Então dá para ficar algum tempo sem tomar seu Nescau.

O que acontece se eu não declarar?

Neste site aqui você encontra todas as informações sobre a importância de declarar os produtos e o que necessita ser declarado. Em resumo se você não declarar os alimentos e bebidas que está trazendo pode ter o confisco dos seus produtos, ganhar uma multa de até CAD$1300 e, pior (e, claro, dependendo do que você está trazendo), ser acusado e parar na corte.

Quais são os maiores erros que os viajantes cometem?

Segundo o site que listei acima, os maiores erros que os viajantes cometem é pensar que uma marmita de comida para o almoço no dia que eles chegam ou um pote de iogurte podem entrar facilmente no Canadá. Eu indico declarar TUDO que vocês trouxerem, mesmo que seja um pacote de bolacha pequeno. Na dúvida é melhor não arriscar e certamente declarando você estará livre de correr o risco de já entrar no país fazendo algo que não deveria e tendo que se explicar para um policial.

Vale falar que as regras estão sempre mudando e é legal conferir o site do Canadian Food Inspection Agency antes de viajar. Espero que tenham gostado do post e até a próxima.

A foto que ilustra este post é do site FreePik.com.



12
Comentários

6 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Raquel

Oi Gabi! Adorei o post, muito obrigada pelas informações!
Fiquei só com uma dúvida: voce saberia dizer se azeite e doces tipo goiabada podem entrar? Não consegui encaixá-los em nenhuma categoria, nem achei no site canadense.

Obrigada!

Ana Paula Paiva

Muito feliz que posso levar café, ainda não sei como é o de Toronto, mas o dos EUA achei muito ruim! Obrigada pelas dicas, viajo em Junho para ficar 6 meses por aí, elas ajudam bastante!

Patricia Baena

Gaby, excelente post. Estou indo com meu bebê e eu acabo levando coisinhas que ele gosta de comer. Queria saber como fazemos essa declaração. Eles dão aqueles papéis durante o voo pra gente declarar? Ou como é feita essa declaração? Seu blog é excelente!!

Bruna

Gaby adoro seus posts, me auxilia muito pois estou indo para Toronto em Junho. (Ainda sem falar muito bem o inglês).

Você poderia fazer um post (do inverso)? Do que podemos trazer para o Brasil, peso de mala e essas coisas?

Mais uma vez Parabéns pelo canal!

Laura

É triste ficar sem nescau! Mas não vou morrer por isso.. pelo menos a erva do chima eu pude trazer… ótimo post gaby.