Tudo sobre o mês de maio/2018 em Toronto

gabynocanadacherryblossomssunday7

Pronto, o mês de abril acabou e agora sim estamos todos felizes e rumo a uma Toronto verde, quente e com muitos eventos. Confesso para vocês que abril de 2018 foi um mês difícil de aguentar, mas como maio chegou agora é curtir as temperaturas cada dia melhores (assim esperamos!), os diversos eventos na cidade e as flores chegando para alegrar nossa vida. Como sempre todo dia primeiro de cada mês eu trago aqui um resumão do que você pode ver e viver em Toronto no mês que se inicia, mas fica aqui a dica para vocês acompanharem o blog todos os dias de semana para verem mais informação (posto sempre de segunda à sexta), bem como minhas redes sociais (facebook, instagram e twitter).

Clima

Eu continuo postando a previsão do tempo de cada mês baseado no The Old Farmer’s Almanac, mas eu devo dizer que eles não tem acertado muito nos últimos meses. E digo isso porque no mês passado tivemos neve e freezing rain e naquela semana eles previram temperaturas mais quentes, o que obviamente não foi o que aconteceu. Mas eles no geral acertam bastante então continuo insistindo na previsão deles. E para maio é o seguinte: entre 1 e 5 de maio teremos chuva e temperaturas amenas, de 6 à 13 também chuva mas um pouco de frio, de 14 à 19 haverá chuvas isoladas e tempo quente, de 20 à 27 chuva e frio e de 28 à 31 chuva e calor. Ou seja, chuva o mês todo e temperaturas mais quentes. A média de temperaturas em maio será de 11.5C (1C abaixo da média dos outros meses) e irá chover 75mm (10mm acima da média). Parece que o calor mesmo – aquele que queremos para andar de vestido e chinelo – só virá em junho.

Feriados e Comemorações

Ae, teremos um feriado em maio, que é chamado de Victoria Day. O Victoria Day é um feriado federal que é celebrado no domingo antes do dia 25 de maio. É sempre uma segunda-feira entre os dias 18 a 24 de maio e sempre cai como a penúltima segunda-feira do mês. A data celebra o aniversário da rainha Victoria, bisavó da atual rainha da Inglaterra. O feriado é considerado como o começo do verão no Canadá e envolve vários eventos, sendo os mais disputados os fogos. E vale falar que o TTC estará com uma promoção chamada de Group Day Pass Deal Extended, onde você e seu grupo (dois adultos, two adults ou dois adultos e 4 jovens entre 13-19 anos ou um adulto e 5 jovens entre 13-19 anos) pagam um passe de CAD$12.50 e podem aproveitar e usar durante 3 dias do feriado (de 19 a 21 de maio).

Além do Victoria Day o mês de maio celebra o Dia das Mães na mesma data que é celebrado no Brasil (note que isto não acontece no dia dos pais). Este ano o Dia das Mães acontece no domingo dia 13 de maio e é tradição aqui em Toronto que as famílias vão a algum brunch. Há vários acontecendo na cidade e eu farei um post com algumas dicas de lugares para celebrar o dia das mães, mas já adianto que os mais disputados são o da Casa Loma (clique aqui para mais informações), do Old Mill Inn (clique aqui) e do The Drake Hotel (clique aqui).

Abertura das Cherry Blossoms

No início de abril até tínhamos esperança de ver as Cherry Blossoms naquele mês, mas nada delas. Agora chegou maio e não tem jeito, elas vão chegar logo logo. A previsão da abertura das flores de cerejeira é sempre precisa no site do High Park. Se você não sabe o que eu estou falando clique aqui e veja vários posts sobre esta atração imperdível da primavera em Toronto. As cherry blossoms mais famosas de Toronto são as do High Park e nos últimos 11 anos elas abriram 10 vezes, sendo que destas vezes 4 aconteceram em maio, sendo 2 no meio do mês. Geralmente a abertura das flores depende do clima como estamos tendo dias frios e até uma super neve em abril elas devem abrir mais tarde. Eu estou de olho e informarei tudo para vocês nas minhas redes sociais (facebook e instagram).

Doors Open Toronto e outras cidades

O Doors Open Toronto é um evento organizado pela prefeitura da cidade e é quando você pode visitar vários pontos turísticos de graça ou ainda entrar em lugares que normalmente não são abertos para o público geral. Ele acontece sempre no último final de semana de maio (em 2018 será nos dias 26 e 27). Eu já participei de 3 edições e por isso sei o quão importante o planejamento é. Isso porque são 155 edifícios para escolher e por mais que sejam 2 dias de evento (sábado e domingo) se você não planejar não conseguirá ver nem 1/5 do que gostaria. O tema deste ano é “Film: The Great Romance” e vários locais onde filmes foram gravados aqui na cidade e produtoras estarão abertas para visitação. Ainda este mês eu irei postar uma lista com os meus edifícios favoritos ou o que eu gostaria de ver, mas se você quiser saber um pouco mais sobre o que eu vi e indiquei nos outros anos clique aqui.

Uma outra dica é que este evento não é exclusivo de Toronto. Há vários Doors Open espalhados pela província de Ontario e você pode ver todas as cidades que abrirão as portas de suas atrações principais clicando aqui. Em maio o evento acontece (além de Toronto) em Whitby, Hamilton e Richmond Hill. Mas vale falar que há eventos deste tipo até outubro de 2018 e uma das cidades que vale a pena visitar é Ottawa (capital do Canadá) que terá seu Doors Open no primeiro final de semana de junho.

Outros Festivais e Eventos

Scotiabank Contact Photography Festival: este é o maior festival de fotografia do mundo, que roda as principais cidades do globo mostrando fotos premiadas. Em Toronto as fotos serão mostradas em 200 locais, desde grandes museus públicos a galerias privadas e muitos espaços alternativos, como outdoors e fachadas de edifícios culturais significativos. As exposições estarão mostradas durante todos os dias de maio.

Toronto Marathon: no dia 6 de maio (domingo) acontece a maratona de Toronto, que é uma tradição desde 1977. A maratona corta a cidade e finaliza na Lakeshore. É um dia onde as principais ruas da cidade ficam fechadas e você não deve sair de casa.

Canadian Music Week: do dia 7 à 13 de maio acontece em vários locais na cidade este evento celebrando a música Canadense. Você pode comprar ingressos individuais para cada evento ou um chamado Explorer Wristband, que te dá acesso a todos os shows oficiais da CMW por CAD$50.

Spring Into Parkdale Sidewalk Festival: o maior evento de rua na região da Queen Street West, com 11 quadras de entretenimento, 5 mercados e 100 vendedores. O festival acontece dia 12 de maio engtre as ruas Dufferin St & Roncevalles Ave.

Evergreen Brick Works Farmer’s Market: um dos mercados mais populares de Toronto é o do Evergreen, que abrirá suas portas no dia 12 de maio e vai até 4 de novembro (somente nos sábados). É um ótimo lugar para comer, comprar frutas, verduras e produtos locais e curtir um dos parques mais lindos da cidade de Toronto.

Tastemaker Toronto: evento gastronômico onde vários chefs irão se reunir e cozinhar para a galera, que com o ticket (de CAD$45-60) podem comer e beber à vontade. O evento acontece em Toronto nos dias 18 e 19 de maio no Evergreen Bricks Works.

Party in the Vineyard: de 19 à 21 de maio na Peller Estates Winery acontece este evento onde a vinícola fica cheia de food trucks e os visitantes podem saborear as comidinhas tomando vinho e curtindo os jardins e vinhedos do local. Eu não conhecia o evento – apesar de ser a sétima edição – e amei. Os ingressos custam CAD$20 por pessoa.

Artfest Art and Craft Show: festival de arte (pintura, fotografia, escultura, artesanato, música) no Distillery District de Toronto. O evento também conta com um espaço para as crianças liberarem o artista que há dentro delas, chamado de Artfest Kids.

Reabertura do Museu de Arte Contemporânea de Toronto: o Museum of Contemporary Art de Toronto estava fechado a algum tempo e reabrirá suas portas em uma nova localidade no dia 26 de maio. A nova localização é o 158 Sterling Rd, Toronto e se você gosta de arte contemporânea não pode deixar de visitar o local.

Toronto Poutine Fest Tour: dos dias 24 à 27 de maio, na Yonge Dundas Square, acontecerá um festival de poutine aqui em Toronto. Oito poutineries tradicionais do Canadá estarão servindo as delícias para quem estiver passando na região.

Woofstock: nos dias 26 e 27 de maio acontece em Toronto o maior evento de cachorros da América do Norte, que já acontece em Toronto há 15 anos. Este ano o evento será no Woodbine Park na região da Toronto Beaches. Nós já levamos Jojoe em um evento desses e amamos (clique aqui para ver fotos e saber mais).

Carassauga Festival: o slogan deste festival é “veja o mundo em um final de semana” e é um festival cultural que irá destacar 70 países em 3 dias de evento (25 à 27 de maio) em diferentes localizações na cidade de Mississauga, vizinha a Toronto. O Brasil estará representado no Hershey Centre South Parking Lot, outdoor tent – 5500 Rose Cherry Place (mais informações aqui).

Pedestrian Sundays in Kensington Market: o Kensington Market é um bairro de Toronto super cool, que eu já mostrei aqui no blog. À partir de maio nos últimos domingos de cada mês (até outubro) o bairro fica com as ruas fechadas para carros e é uma ótima dica para passear e curtir tudo que a região tem a oferecer.

Bike Month: maio é o mês da bicicleta e no dia 28 de maio (segunda-feira) é o dia onde as pessoas são encorajadas a irem de bike para o trabalho (Bike to Work Day). Em Toronto haverá uma celebração na Nathan Phillip Square e as pessoas que chegarem de bike lá entre 7-9am irão ganhar panquecas para começar o dia com energia.

Eventos Esportivos

Se tudo correr bem o Raptors e o Leafs continuarão jogando como parte dos Playoffs da liga de basquete e ice hockey, respectivamente. Para ver quando os jogos irão acontecer é só acessar o site do ticketmaster. O Toronto FC (time de futebol) tem 4 jogos em Toronto em maio (dias 4, 9, 18 e 25). E o Blue Jays (time de baseball) tem 13 jogos aqui na cidade neste mês, nos dias 8-13, 17-20 e 22-24.

Shows musicais

Na minha lista de shows musicais em maio – esta aqui – eu tenho o DJ Kygo, a banda Bon Jovi e o evento Harry Potter and the Prisoner of Azkaban™ In Concert, onde uma orquestra toca ao vivo as músicas do filme enquanto ele é passado no telão. Se você quer olhar outros shows específicos eu indico pesquisar em sites de venda de ingressos (cxomo o stubhub e o ticketmaster) ou dos locais onde os eventos acontecem.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Rafaela Veruska disse:

    Olá, Gaby!

    Adoro o seu blog. Eu gostaria de saber sobre as novidades e a previsão para 18 de Maio à 15 de Junho 2019 em Toronto, estarei indo nessa época para realizar intercâmbio. Poderia me postar sobre os eventos, clima e entre outras bacanas???

  2. Rafaela disse:

    Olá, Gaby!

    Adoro o seu blog. Eu gostaria de saber sobre as novidades e a previsão para 18 de Maio à 15 de Junho em Toronto, estarei indo nessa época para realizar intercâmbio. Poderia me postar sobre os eventos, clima e entre outras bacanas???

  3. Dayane Monteiro disse:

    Gaby, estou quase chorando de tanta emoção lendo essas maravilhas!! kkkkk Todos os links já estão salvos na minha planilha de planejamento!! Chego em Toronto dia 05 e espero conseguir aproveitar bem os poucos dias que ficarei na cidade. Obrigada =) beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *