Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de maio/2018 em Toronto

gabynocanadacherryblossomssunday7

Pronto, o mês de abril acabou e agora sim estamos todos felizes e rumo a uma Toronto verde, quente e com muitos eventos. Confesso para vocês que abril de 2018 foi um mês difícil de aguentar, mas como maio chegou agora é curtir as temperaturas cada dia melhores (assim esperamos!), os diversos eventos na cidade e as flores chegando para alegrar nossa vida. Como sempre todo dia primeiro de cada mês eu trago aqui um resumão do que você pode ver e viver em Toronto no mês que se inicia, mas fica aqui a dica para vocês acompanharem o blog todos os dias de semana para verem mais informação (posto sempre de segunda à sexta), bem como minhas redes sociais (facebook, instagram e twitter).

Clima

Eu continuo postando a previsão do tempo de cada mês baseado no The Old Farmer’s Almanac, mas eu devo dizer que eles não tem acertado muito nos últimos meses. E digo isso porque no mês passado tivemos neve e freezing rain e naquela semana eles previram temperaturas mais quentes, o que obviamente não foi o que aconteceu. Mas eles no geral acertam bastante então continuo insistindo na previsão deles. E para maio é o seguinte: entre 1 e 5 de maio teremos chuva e temperaturas amenas, de 6 à 13 também chuva mas um pouco de frio, de 14 à 19 haverá chuvas isoladas e tempo quente, de 20 à 27 chuva e frio e de 28 à 31 chuva e calor. Ou seja, chuva o mês todo e temperaturas mais quentes. A média de temperaturas em maio será de 11.5C (1C abaixo da média dos outros meses) e irá chover 75mm (10mm acima da média). Parece que o calor mesmo – aquele que queremos para andar de vestido e chinelo – só virá em junho.

Feriados e Comemorações

Ae, teremos um feriado em maio, que é chamado de Victoria Day. O Victoria Day é um feriado federal que é celebrado no domingo antes do dia 25 de maio. É sempre uma segunda-feira entre os dias 18 a 24 de maio e sempre cai como a penúltima segunda-feira do mês. A data celebra o aniversário da rainha Victoria, bisavó da atual rainha da Inglaterra. O feriado é considerado como o começo do verão no Canadá e envolve vários eventos, sendo os mais disputados os fogos. E vale falar que o TTC estará com uma promoção chamada de Group Day Pass Deal Extended, onde você e seu grupo (dois adultos, two adults ou dois adultos e 4 jovens entre 13-19 anos ou um adulto e 5 jovens entre 13-19 anos) pagam um passe de CAD$12.50 e podem aproveitar e usar durante 3 dias do feriado (de 19 a 21 de maio).

Além do Victoria Day o mês de maio celebra o Dia das Mães na mesma data que é celebrado no Brasil (note que isto não acontece no dia dos pais). Este ano o Dia das Mães acontece no domingo dia 13 de maio e é tradição aqui em Toronto que as famílias vão a algum brunch. Há vários acontecendo na cidade e eu farei um post com algumas dicas de lugares para celebrar o dia das mães, mas já adianto que os mais disputados são o da Casa Loma (clique aqui para mais informações), do Old Mill Inn (clique aqui) e do The Drake Hotel (clique aqui).

Abertura das Cherry Blossoms

No início de abril até tínhamos esperança de ver as Cherry Blossoms naquele mês, mas nada delas. Agora chegou maio e não tem jeito, elas vão chegar logo logo. A previsão da abertura das flores de cerejeira é sempre precisa no site do High Park. Se você não sabe o que eu estou falando clique aqui e veja vários posts sobre esta atração imperdível da primavera em Toronto. As cherry blossoms mais famosas de Toronto são as do High Park e nos últimos 11 anos elas abriram 10 vezes, sendo que destas vezes 4 aconteceram em maio, sendo 2 no meio do mês. Geralmente a abertura das flores depende do clima como estamos tendo dias frios e até uma super neve em abril elas devem abrir mais tarde. Eu estou de olho e informarei tudo para vocês nas minhas redes sociais (facebook e instagram).

Doors Open Toronto e outras cidades

O Doors Open Toronto é um evento organizado pela prefeitura da cidade e é quando você pode visitar vários pontos turísticos de graça ou ainda entrar em lugares que normalmente não são abertos para o público geral. Ele acontece sempre no último final de semana de maio (em 2018 será nos dias 26 e 27). Eu já participei de 3 edições e por isso sei o quão importante o planejamento é. Isso porque são 155 edifícios para escolher e por mais que sejam 2 dias de evento (sábado e domingo) se você não planejar não conseguirá ver nem 1/5 do que gostaria. O tema deste ano é “Film: The Great Romance” e vários locais onde filmes foram gravados aqui na cidade e produtoras estarão abertas para visitação. Ainda este mês eu irei postar uma lista com os meus edifícios favoritos ou o que eu gostaria de ver, mas se você quiser saber um pouco mais sobre o que eu vi e indiquei nos outros anos clique aqui.

Uma outra dica é que este evento não é exclusivo de Toronto. Há vários Doors Open espalhados pela província de Ontario e você pode ver todas as cidades que abrirão as portas de suas atrações principais clicando aqui. Em maio o evento acontece (além de Toronto) em Whitby, Hamilton e Richmond Hill. Mas vale falar que há eventos deste tipo até outubro de 2018 e uma das cidades que vale a pena visitar é Ottawa (capital do Canadá) que terá seu Doors Open no primeiro final de semana de junho.

Outros Festivais e Eventos

Scotiabank Contact Photography Festival: este é o maior festival de fotografia do mundo, que roda as principais cidades do globo mostrando fotos premiadas. Em Toronto as fotos serão mostradas em 200 locais, desde grandes museus públicos a galerias privadas e muitos espaços alternativos, como outdoors e fachadas de edifícios culturais significativos. As exposições estarão mostradas durante todos os dias de maio.

Toronto Marathon: no dia 6 de maio (domingo) acontece a maratona de Toronto, que é uma tradição desde 1977. A maratona corta a cidade e finaliza na Lakeshore. É um dia onde as principais ruas da cidade ficam fechadas e você não deve sair de casa.

Canadian Music Week: do dia 7 à 13 de maio acontece em vários locais na cidade este evento celebrando a música Canadense. Você pode comprar ingressos individuais para cada evento ou um chamado Explorer Wristband, que te dá acesso a todos os shows oficiais da CMW por CAD$50.

Spring Into Parkdale Sidewalk Festival: o maior evento de rua na região da Queen Street West, com 11 quadras de entretenimento, 5 mercados e 100 vendedores. O festival acontece dia 12 de maio engtre as ruas Dufferin St & Roncevalles Ave.

Evergreen Brick Works Farmer’s Market: um dos mercados mais populares de Toronto é o do Evergreen, que abrirá suas portas no dia 12 de maio e vai até 4 de novembro (somente nos sábados). É um ótimo lugar para comer, comprar frutas, verduras e produtos locais e curtir um dos parques mais lindos da cidade de Toronto.

Tastemaker Toronto: evento gastronômico onde vários chefs irão se reunir e cozinhar para a galera, que com o ticket (de CAD$45-60) podem comer e beber à vontade. O evento acontece em Toronto nos dias 18 e 19 de maio no Evergreen Bricks Works.

Party in the Vineyard: de 19 à 21 de maio na Peller Estates Winery acontece este evento onde a vinícola fica cheia de food trucks e os visitantes podem saborear as comidinhas tomando vinho e curtindo os jardins e vinhedos do local. Eu não conhecia o evento – apesar de ser a sétima edição – e amei. Os ingressos custam CAD$20 por pessoa.

Artfest Art and Craft Show: festival de arte (pintura, fotografia, escultura, artesanato, música) no Distillery District de Toronto. O evento também conta com um espaço para as crianças liberarem o artista que há dentro delas, chamado de Artfest Kids.

Reabertura do Museu de Arte Contemporânea de Toronto: o Museum of Contemporary Art de Toronto estava fechado a algum tempo e reabrirá suas portas em uma nova localidade no dia 26 de maio. A nova localização é o 158 Sterling Rd, Toronto e se você gosta de arte contemporânea não pode deixar de visitar o local.

Toronto Poutine Fest Tour: dos dias 24 à 27 de maio, na Yonge Dundas Square, acontecerá um festival de poutine aqui em Toronto. Oito poutineries tradicionais do Canadá estarão servindo as delícias para quem estiver passando na região.

Woofstock: nos dias 26 e 27 de maio acontece em Toronto o maior evento de cachorros da América do Norte, que já acontece em Toronto há 15 anos. Este ano o evento será no Woodbine Park na região da Toronto Beaches. Nós já levamos Jojoe em um evento desses e amamos (clique aqui para ver fotos e saber mais).

Carassauga Festival: o slogan deste festival é “veja o mundo em um final de semana” e é um festival cultural que irá destacar 70 países em 3 dias de evento (25 à 27 de maio) em diferentes localizações na cidade de Mississauga, vizinha a Toronto. O Brasil estará representado no Hershey Centre South Parking Lot, outdoor tent – 5500 Rose Cherry Place (mais informações aqui).

Pedestrian Sundays in Kensington Market: o Kensington Market é um bairro de Toronto super cool, que eu já mostrei aqui no blog. À partir de maio nos últimos domingos de cada mês (até outubro) o bairro fica com as ruas fechadas para carros e é uma ótima dica para passear e curtir tudo que a região tem a oferecer.

Bike Month: maio é o mês da bicicleta e no dia 28 de maio (segunda-feira) é o dia onde as pessoas são encorajadas a irem de bike para o trabalho (Bike to Work Day). Em Toronto haverá uma celebração na Nathan Phillip Square e as pessoas que chegarem de bike lá entre 7-9am irão ganhar panquecas para começar o dia com energia.

Eventos Esportivos

Se tudo correr bem o Raptors e o Leafs continuarão jogando como parte dos Playoffs da liga de basquete e ice hockey, respectivamente. Para ver quando os jogos irão acontecer é só acessar o site do ticketmaster. O Toronto FC (time de futebol) tem 4 jogos em Toronto em maio (dias 4, 9, 18 e 25). E o Blue Jays (time de baseball) tem 13 jogos aqui na cidade neste mês, nos dias 8-13, 17-20 e 22-24.

Shows musicais

Na minha lista de shows musicais em maio – esta aqui – eu tenho o DJ Kygo, a banda Bon Jovi e o evento Harry Potter and the Prisoner of Azkaban™ In Concert, onde uma orquestra toca ao vivo as músicas do filme enquanto ele é passado no telão. Se você quer olhar outros shows específicos eu indico pesquisar em sites de venda de ingressos (cxomo o stubhub e o ticketmaster) ou dos locais onde os eventos acontecem.

4 comentários em “Tudo sobre o mês de maio/2018 em Toronto”

  1. Gaby, estou quase chorando de tanta emoção lendo essas maravilhas!! kkkkk Todos os links já estão salvos na minha planilha de planejamento!! Chego em Toronto dia 05 e espero conseguir aproveitar bem os poucos dias que ficarei na cidade. Obrigada =) beijos

  2. Olá, Gaby!

    Adoro o seu blog. Eu gostaria de saber sobre as novidades e a previsão para 18 de Maio à 15 de Junho em Toronto, estarei indo nessa época para realizar intercâmbio. Poderia me postar sobre os eventos, clima e entre outras bacanas???

  3. Olá, Gaby!

    Adoro o seu blog. Eu gostaria de saber sobre as novidades e a previsão para 18 de Maio à 15 de Junho 2019 em Toronto, estarei indo nessa época para realizar intercâmbio. Poderia me postar sobre os eventos, clima e entre outras bacanas???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *