Pular para o conteúdo

Lista de produtos de higiene, cosméticos e remédios para bebês e crianças no Canadá

Uma das minhas preocupações quando eu me tornei mãe foi em relação a quais produtos de higiene usar com o Thomas e, pior ainda, quais remédios eu deveria ter em casa caso houvesse necessidade. Sabe aquela cena do bebê com febre alta e você sem nada para dar para ele melhorar? Este era o meu maior pesadelo. Tive a sorte de ter como guia minha irmã, que mora nos USA e tem um filho de 5 anos – com 2.5 anos quando o Thomas nasceu – que me deu dicas de todos os produtos que ela tinha usado e aprovado. Mas, nem todos os produtos americanos que ela indicava tinham disponibilidade no Canadá e eu tive que testar alguns com o Thomas. Eu fico imaginando as mamães que vem do Brasil e chegam aqui: tudo é novo e tenho certeza que assustador. Então, eu resolvi escrever este texto com os produtos que eu uso com meu filho e quais eu recomendo. Claro que vale falar que eu não sei se serão indicados para seu filho, já que cada corpo reage de uma maneira com um produto.

Shampoo para banho (Bath shampoo)

Nos primeiros meses de vida do Thomas eu usei o shampoo Mustela Foam Shampoo for Newborns que é especial para recém-nascidos e simplesmente maravilhoso. A pele dele ficava ótima e super hidratada e eu usei até ele completar 3 meses de idade, não continuando porque o preço do produto aqui é bem caro (algo em torno de CAD$25 cada tubo de 150ml). Depois eu passei para o Mustela Gentle Tear-Free Baby Shampoo, que é da mesma marca (pois eu sou apaixonada pelos produtos da Mustela) e bem mais em conta (em torno de CAD$15 o pote). Usei produtos da Mustela até mais ou menos 1 ano e depois eu comecei a procurar outras opções para testar, já que nem todos os lugares eu encontrava produtos da marca e os preços não são lá tão baratos. E foi ai que eu descobri o shampoo da marca Live Clean (este aqui) que é enorme (750ml), hipoalergênico e feito de 98% de produtos naturais (sem aqueles produtos químicos que podem agredir a pele do bebê). O preço do produto varia entre CAD$16 e CAD$23, mas já peguei promoção pagando CAD$12 no Walmart.

Fraldas (Diapers)

Se você for nos supermercados e farmácias verá que as marcas predominantes são as mesmas que você encontra no Brasil – Pampers e Huggies. Eu particularmente prefiro as da marca Pampers e usei Pampers no Thomas até pouco tempo. Você vai ver que há vários tipos de fraldas – swaddlers, cruisers, baby dry – e a dica é que você teste todas elas para ver qual se adapta mais ao corpo do seu bebê. Por exemplo para o Thomas as cruisers nunca foram tão confortáveis. Depois de um tempo o tamanho 6 (maior tamanho disponível de Pampers aqui no Canadá) começou a ficar pequeno e eu notei que as da Huggies eram maiores, então hoje ele usa Huggies tamanho 6. E na verdade compramos agora uma chamada de Huggies OverNites que é ÓTIMA para a noite e Thomas tem acordado bem seco (e olha que ele faz muito xixi à noite). E como iremos começar o desfralde em breve já compramos pull-ups / easy-ups (estas aqui) que são fraldas usadas como cuecas para facilitar este processo.

Pomada para assaduras (Diaper Rash Cream)

Há dois tipos de pomadas que eu uso com o Thomas e AMO: Weleda e Desitin. A Weleda eu uso normalmente e usei mais quando o Thomas era menor, tipo a pomada do dia a dia. Aqui você não encontra Weleda normalmente nas farmácias e supermercados – eu nunca achei – e só encontrei no Whole Foods e mercadinhos de produtos naturais. E quando o Thomas passava por períodos de assaduras eu usava o Desitin Roxo (que é o Desitin Maximum Strength Diaper Rash Paste). Sei que há um azul que é para a proteção do dia a dia, mas neste caso eu usava a Weleda que é mais natural. Não testei nenhum outro creme mas sei que existem outras marcas populares aqui como a Sudocrem e o Penaten; mas, como disse, nunca testei e não posso opinar. Vale falar que na Weleda eu pago em torno de CAD$16 e no Desitin CAD$12 ou em promoção CAD$9 (para o tubo). Tem a opção de pote de quase 500g, mas eu sempre achei melhor e mais higiênico o tubo.

Creme de pele (Body cream / Body lotion / Moisturizing Cream

Especialmente no inverno a pele dos bebês podem ficar muito secas e é muito importante ter um creme apropriado para isso. Eu já testei vários cremes na pele (super sensível) do Thomas e os que eu mais gostei foram os seguintes. Para o rosto eu uso Weleda Baby Calendula Face Cream ou este balm da Burt’s Bees chamado Baby Kissable Cheeks Balm (é uma espécie de protetor labial que você passa na bochecha do seu filho para não “torrar” com o frio do inverno). Para o corpo eu tenho vários favoritos: Aveeno Baby Eczema Care Moisturizing Cream (todos os cremes com o termo eczema são mais potentes para a pele seca), Burt’s Bees Calming Nourishing Lotion (para relaxar a noite), Live Clean Baby Moisturizing Baby Lotion (mais baratinho e muito bom, deixo no daycare do Thomas), Eucerin Baby Eczema Relief Body Creme (testei neste inverno e adorei), entre outros.

Lenços umedecidos (Baby wipes)

Esse é um produto que eu testei muito mas não adianta: só consigo usar o da Pampers Sensitive com o Thomas. Os de outras marcas – incluindo o da Huggies – são terríveis na minha opinião e sempre deixam a pele do Thomas vermelha e assada. Ele usa o mesmo tipo de lenço desde que era recém nascido e a gente costuma procurar por promoções e já faz um estoque. Nas farmácias você encontra 3 pacotes por CAD$9.99 e no Walmart a caixa com 10 custa CAD$16. Um outro lenço que eu já testei e adorei é o da marca Honest Company – que é encontrado até com grande facilidade aqui – mas o preço é bem alto e cada pacote de lenços custa em média CAD$7. Então acabamos usando o da Pampers e ficamos felizes.

Produtos para Alergias (Allergy)

Thomas já teve dois episódios fortes de alergia, mas fizemos testes e nada foi constatado. Nas duas vezes ele ficou cheio de manchas vermelhas no corpo e com bastante coceira e ao levarmos no médico foi indicado os seguintes produtos: Children’s Benadryl (líquido para alergias) e Polysporin Kids (pomada para colocar nas marcas e cicatrizar mais rápido onde ele havia coçado. Ambos os produtos não precisam de receita e você encontra nas prateleiras das farmácias. Vale falar que há outros remédios de alergia aqui como Claritin e DayQuil, mas foi indicado o Benadryl e resolveu em apenas 1-2 doses, então ficamos com ele por enquanto.

Produtos para diarréia (Diarrhea Relief)

Todas as vezes que os dentes do Thomas nasceram ele teve diarréia. Chegamos até a levá-lo no Sick Kids porque a criança ficou 1 mês tendo isso e não sabíamos mais o que fazer (e não acreditávamos que seria apenas um dente, sempre achamos que seria mais). Mas era só o dente nascer que tudo parava. Em todas estas vezes o médico não deu nenhum medicamento, apenas indicou Pedialyte (uma espécie de soro que repõe líquidos e minerais (como potássio e sódio) perdidos durante a diarréia). Eu dava a versão sem sabor quando ele era pequeno e depois passei a dar os sabores que ele gosta mais. Ele nunca reclamou e bebia tudo. E o médico também recomendou probióticos (probiotics) e o que achei para crianças na farmácia foi o Florastor Kids. Novamente, ambos os produtos você acha na prateleira e não precisa de receita. Vale falar aqui que o remédio para diarréia mais comum no Canadá é o Imodium, mas o modo cápsula ele só pode ser tomado a partir dos 6 anos de idade. Eu li aqui que há a forma líquida que pode ser tomada entre 2 e 5 anos (mas a dose nunca pode exceder mais de um dia), mas eu nunca dei para o Thomas e sugiro que você procure o médico e tire esta dúvida com ele antes de dar este medicamento para seu filho.

Febre e dor (Fever and Pain Relief)

Os remédios mais comuns para febre e dor que existem aqui no Canadá – ou pelo menos os que sempre foram recomendados para o Thomas – são o Tylenol (paracetamol que em inglês é chamado de acetaminophen) e o Advil (ibuprofeno que em inglês é ibuprofen). Ambos podem ser encontrados nas prateleiras e não precisam de prescrição médica. Note que há diversos tipos destes medicamentos para diversas faixas etárias e a dosagem varia bastante com o que é dado no Brasil e também seu médico pode prescrever uma dosagem diferente do que está escrito na caixa (com o Thomas ele sempre toma um pouco a mais que o recomendado porque senão não faz efeito, já que ele é um super big boy). No caso do Thomas a febre só baixa se combinarmos os dois medicamentos ou se usarmos o Advil. O Tylenol é mais para dor mesmo.

Soro fisiológico ou solução salina (Saline Solution ou Saline Spray)

Eu já sei que as mães brasileiras tem o hábito de limparem o nariz dos seus filhos com soro fisiológico ou solução salina. E aqui você acha alguns produtos para esta limpeza. O mais comum é o spray Hydrasense Ultra-Gentle Mist. Eu usei um montão com o Thomas bebê mas ele detestava (já chorava quando via o produto se aproximando do seu rosto) e muitas vezes eu fazia o spray na cara dele e não dentro do nariz. Por isso eu passei para as cápsulas com soro fisiológico e uso elas até hoje. E uma outra dica quando o assunto é “melecas de nariz” são os lenços Boogie Wipes, com solução salina e ótimos para limpar as melecas do nariz da criançada.

Homeopáticos (Homeopathic medicine)

Um dos produtos mais legais e que usamos um monte com o Thomas quando ele era bebê – e agora também – são os homeopáticos. Estes produtos são naturais e vendidos nas prateleiras das farmácias e supermercados como o Walmart. Os homeopáticos que usamos com o Thomas são os seguintes: Camilia (para dentição e um milagre nas nossas vidas), Coryzalia (para gripe e congestão nasal, da mesma marca da Camilia e maravilhoso também), Stodal (xarope para tosse seca e com secreção, que eu tenho aqui em casa mas nunca precisei usar) e Oscillococcinum (para quando a criança está com os sintomas da gripe como cansaço, fadiga e mal-estar). E vale falar que há outros homeopáticos desta mesma marca, que eu não usei porque não houve necessidade. Tem o Cocyntal para cólica (felizmente Thomas NUNCA teve uma cólica sequer) e o Quietute para crianças que não conseguem dormir bem (o que não é o caso do Thomas também). Para comprar estes produtos online clique aqui.

Protetor Solar (Sunscreen)

Há diversos protetores solar para crianças mas como Thomas tem a pele sensível nem todos dão certo para ele. Em primeiro lugar esqueça os da Banana Boat: não espalham direito, deixam a pele com coceira e melada (pelo menos a do meu filho). Quando ele era bebê eu usava bastante um bastão de protetor solar, achava mais prático e fácil de aplicar. O escolhido – ou o que eu encontrei com facilidade na farmácia aqui – foi o Aveeno Baby Face Stick. Depois que ele foi crescendo eu mudei e já testei (e aprovei) os seguintes: Avène Spray (o melhor, seca rápido e protege super bem, mas custa entre CAD$30 e CAD$40 o tubo), Live Clean Baby (mais baratinho, para deixar na creche) e o La Roche-Posay Anthelios Kids Sunscreen for Face and Body (muito bom e também caro).

Antibióticos (Antibiotics)

Aqui os antibióticos só podem ser comprados com prescrição médica e a minha experiência é que os médicos só irão prescrever este tipo de medicamento no último caso. Os antibióticos prescritos com mais frequência para as crianças são a amoxicilina, a amoxicilina com clavulanato, a azitromicina, a cefalotina e a cefuroxima. E, novamente, você precisa ter a receita médica para comprá-los (tanto para crianças quanto para adultos). No caso de dores no ouvido há a opção de comprar gotinhas de antibióticos para serem aplicadas na região (Polysporin Ear Treatment); e, neste caso dá para comprar sem receita médica. Mas vale falar que é indicado somente para crianças com mais de 6 anos.

Vitamina D (Vitamin D)

d

Conforme eu contei para vocês neste post aqui sobre curiosidades do nascimento de bebês aqui no Canadá, uma das indicações quando você recebe alta é que as mamães devem dar gotas de vitamina D para seus bebês que mamam no peito todos os dias até eles completarem 1 ano de idade. Isso porque a exposição ao sol é reduzida nesta idade – e especialmente em meses de inverno.

Repelentes (mosquito repellent)

De acordo com os Centros de Controle de Doenças e a Agência de Proteção Ambiental, você pode começar a usar repelentes de insetos contendo DEET, picaridina ou IR3535 quando seu filho tiver 2 meses de idade. Porém é indicado que produtos com DEET sejam usados somente uma vez ao dia em bebês. Para crianças de 3 anos ou mais, você também pode usar produtos que contenham óleo de eucalipto de limão. Existem várias marcas por aqui e tenho certeza que se você chegar nas farmácias vai ficar maluco com a quantidade. Eu sei que a marca mais conhecida é o OFF, mas não é a que uso no Thomas. Eu acho eles com cheiro muito forte. Para o Thomas eu já testei (e gostei) do Burt’s Bees e do Babyganics (só acha nos USA e o preço é ótimo e o produto também).

E ai, gostaram das dicas? Tem alguma outra para me dar? Vou adorar saber o que vocês usam com seus filhos aqui no Canadá e se tem alguma categoria de produtos que eu esqueci.

19 comentários em “Lista de produtos de higiene, cosméticos e remédios para bebês e crianças no Canadá”

  1. Adorei as dicas. Estou aqui a caça do protetor ( comprei ontem um da banana boate, que também não gosto muito, mas foi o que achei) e não consegui achar repelente. Além disso, o que sinto MUITA falta é de colônia pra baby. Acabei deixando as minhas no Brasil e não acho aqui… 🙁

    1. Ola Denise…
      Sério que não acha? Final de semana meu marido foi na Shoppers e comprou o protetor da La Roche para crianças maravilhoso e com bom preço. Tens que perguntar ou ir na parte de cosméticos das farmácias. Quanto a colônia, eu nunca vi mas tbem não passo perfume no meu filho então não sei se tem. Acho que não… Beijos

  2. Oi Gaby, eu uso um creme para pele extra seca da Eucerin há. muito tempo e faço estoque quando viajo pq aqui no Brasil é mais caro, procurei em vários lugares no Camada e não achei, mostrava a foto e ninguém conhecia. Minha filha está indo morar aí em Toronto e se você puder nos dar a dica de onde achar esse creme eu te agradeço.
    Adoro seus posts, leio tudo e salvo para quando for aí conhecer tudo.
    Beijo e obrigada.

  3. Não entendo pq aqui no Canadá não vende condicionador pra bebê/criança destes q não arde os olhos. Tenho q ficar trazendo do Brasil e acho um saco. Como vc faz?

  4. Gaby excelente post. Vou viajar com meu bebê pro Canadá e já vou registrar aqui. Só queria saber se esses homeopáticos que você falou também encontrarmos em mercados menores ou farmácias no centro do Toronto ou só no Walmart? Meu filho também sofre com os dentes e queria testar esse.

  5. Eu adorei o post Gaby… usamos algumas coisinhas em comum nos nossos babies e aprendi outros produtinhos para usar com o/a próximo. Muito obrigada.

  6. Sinto dificuldade de encontrar um bom shampoo e condicionador separados para minha filha e daqueles cremes sem enxague que encontramos no brasil para deixar macios, desembaraçar e colocar junto com a agua num spray para arrumar o cabelo dela de manhã. Conhece algum produto destes para indicar?

  7. Ola Gabi, vc ja usou o creme hidratante e o protetor solar da Mustela?
    Voce passa protetor solar todos os dias no rosto das criancas?
    Obrigada!

  8. Voce tem aqui no blog alguma listinha com os produtos que voce usa em voce? creme hidratante de corpo, maos, protetor solar e etc? rs… estou procurando, mas ainda nao encontrei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *