As datas que você deve marcar no seu calendário se planeja estudar no Canadá

Quando as pessoas me perguntam o que elas precisam para realizar o sonho de estudar no Canadá eu sempre respondo: planejamento. Sim, é necessário muito planejamento, muita pesquisa sobre o assunto e, além disso, alguém para te guiar para o melhor caminho. Em relação a este último ponto o que eu quero dizer é que é quase que necessário alguém – ou no caso uma empresa – que te ajude neste planejamento e te mostre qual a melhor instituição de ensino para o seu perfil, qual o melhor curso baseado na sua experiência, o quanto você irá guardar para investir neste caminho, e por ai vai. O planejamento individual é necessário mas ter alguém para te ajudar em detalhes que você pode não estar ciente é fundamental. E é por isso que eu tenho uma empresa que eu indico a mais de um ano para meus leitores – a Loonie Canada – porque eu sei que esse apoio é fundamental para você ter sucesso no seu planejamento e no seu sonho.

Como parte do planejamento individual é importante que o futuro estudante saiba como a dinâmica do ano letivo acontece nas instituições de ensino aqui no Canadá e quais datas são importantes. Pensando nisso eu resolvi escrever este post com as principais datas relacionadas ao estudo no Canadá que irão te ajudar no seu planejamento para estudar aqui.

Início do curso

O início do ano letivo aqui no Canadá é em setembro, porém a maioria dos cursos também podem começar em janeiro. Ainda, em torno de 30% deles também tem início no mês de maio de cada ano. A diferença básica entre eles é que para os estudantes que iniciam em setembro há férias de verão (de maio à agosto) e os que iniciam seus estudos em janeiro ou maio não há férias, isto é, os alunos estudam direto sem grandes períodos de folga. Claro que há exceções e cada curso e instituição tem suas regras.

Prazo de matrícula

Para as Universidades o prazo de matrícula em um curso que se inicia em setembro de um ano acontece no outono do ano anterior. Alguns cursos tem seus prazos maiores (até o inverno ou até o início do verão daquele ano), mas mesmo assim o planejamento deve acontecer com 1 ano de antecedência, especialmente se o aluno está buscando bolsas e ajuda monetária. Para alguns prazos da Universidade de Toronto clique aqui. Em relação aos colleges a maioria dos cursos não estipula nenhum prazo, porém os cursos mais concorridos têm lotado cade vez mais cedo. Por exemplo, em fevereiro de 2018 muitos cursos em alguns dos Colleges mais concorridos já estavam lotados para o início de Setembro. Portanto a recomendação é sempre preparar as aplicações com 1 ano de antecedência da data que você quer começar a estudar.

Cartas de aceite

Para as Universidades as cartas são enviadas em diversas datas, que variam entre Janeiro e Março no ano que você vai iniciar seus estudos. Eu, por exemplo, comecei minha pós-graduação em setembro de 2010, apliquei no início do ano (6 de janeiro de 2010) e tive a resposta em 19 de abril de 2010 (sim, eu sei as datas!). Mas, novamente, cada departamento é diferente e datas dependem do tipo de curso que você vai fazer. Em relação ao college no geral o tempo de processamento de uma aplicação leva 4-6 semanas (alguns colleges respondem mais rápido e outros demoram um pouco mais). Dentro desse período você receberá a decisão final sobre a sua aceitação ou rejeição. Junto com a carta de aceitação, você receberá um invoice para pagamento de um depósito ou tuition fee do primeiro semestre para garantir a sua vaga para a data desejada. Caso a pessoa não receba nenhuma informação dentro dessas 4-6 semanas, ela deverá contatar o college ou o agente, pois a comunicação pode ter se perdido.

Contato com empresa especializada

Como disse anteriormente é fundamental contratar uma empresa especializada que irá te ajudar neste processo cheio de datas e demandas que necessitam mesmo de alguém que conheça sobre o assunto para te ajudar – e a empresa que eu indico para vocês, como disse anteriormente, é a Loonie Canada. E a pergunta que eu recebo muito é em relação à antecedência que o futuro aluno deve fazer este contato. A resposta é “depende”. Depende do projeto e depende do aluno. Por exemplo, para o College, contactar a empresa especializada com 1 ano de antecedência é o indicado. Porém, se o aluno não tem uma boa fluência de inglês pode ser necessário mais tempo, para que se trabalhe um pouco isso. Segundo os experts da Loonie Canada, muitos alunos começam a conversar com eles bem mais do que 1 ano antes de começarem a estudar, pois querem trabalhar antes o inglês e buscam um curso de Pathway. Curso de Pathway é um tipo de curso de inglês que você faz aqui no Canadá com o objetivo de ser aceito pelo college. Se você finalizar o curso ou pelo menos chegar no nível exigido pelas instituições de ensino, você não precisará mais fazer o IELTS, TOEFL ou qualquer outro teste de proficiência da língua inglesa. Uma outra vantagem é que seguindo este caminho sua vaga está garantida no College pois, como falei antes, alguns cursos lotam muito rápido.

Férias e períodos sem aula

Acho que uma das coisas mais legais em poder estudar aqui no Canadá é que há um período grande férias – 3 à 4 meses, dependendo do curso e da instituição: maio, junho, julho e agosto – onde os alunos podem optar em trabalhar ou passear. Imaginem só: você está morando no Canadá e 3-4 dos 12 meses do ano podem ser dedicados a juntar uma grana ou a viajar explorando este país lindo ou o mundo, ou ainda matando a saudade da família e amigos no Brasil. E vale falar que se você optar por trabalhar é possível conseguir um trabalho full-time (isto é, de 40 horas por semana) e além de juntar uma grana conquistar a tão sonhada experiência canadense, o que pode te fazer conseguir um emprego permanente quando acabar seus estudos. Além das férias de verão há também uma pausa de 2 semanas no final do ano, entre o Natal e o Ano Novo. E além desta pausa há também reading weeks, uma vez por semestre (ou seja, cada semestre tem uma folga de 1 semana para você organizar seus estudos ou passear).

Espero que as dicas tenham sido úteis e tenham feito vocês entenderem melhor como funciona a dinâmica de estudar no Canadá. Em resumo, se você quer vir estudar aqui deve começar a planejar esta mudança contactando a Loonie Canadá com pelo menos 1 ano de antecedência da data que você quer estudar (se você não tem fluência no inglês é melhor contactar antes). Depois disso é só esperar seu curso começar em setembro, janeiro ou maio e aproveitar cada segundo desta experiência incrível. Lembrando que se você começar em setembro terá direito a 3 ou 4 meses de férias onde poderá explorar a cidade e o país, ou trabalhar e juntar uma grana extra.

Abaixo segue uma lista de posts e outras informações relevantes para quem busca estudar aqui no Canadá:

Loonie Canada e todos os serviços que a empresa faz

10 dúvidas mais frequentes sobre estudar no Canadá respondidas por experts

5 passos a seguir antes de estudar em Toronto

A foto que ilustra este post é da Freepik.com.



6
Comentários

3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Ju on the hill

Oi, Gaby, tudo bem? Tinha visto uma indicação da Loonie aqui, entrei em contato e o pessoal de lá é legal demais! Nos ajudaram a decidir o melhor caminho e tiraram todas as dúvidas. Já estou matriculada em um college, vistos da família toda prontos, e em junho chegaremos a Toronto.
Super obrigada por ter indicado a Loonie no blog! Fez toda a diferença pra mim!

Joelma Cristina Costa Oliveira

OI Gaby. Por favor, voce sabe como sao as ferias escolares de criancas (elementary school)?

Ayanna

Adorei, Gaby! Estava precisando dessas dicas e datas. Que bom que encontrei seu blog algumas semanas atrás :)