Pular para o conteúdo

3 maneiras de comemorar o Earth Day com as crianças em Toronto

Uma das coisas mais legais de ser mãe é que a gente acaba levando a sério várias celebrações que acontecem durante o ano e que, antes, passavam desapercebidas. E uma destas celebrações é o Earth Day (Dia da Terra). O Earth Day é um evento anual comemorado no dia 22 de abril, desde 1970. Mundialmente, vários eventos são realizados para demonstrar apoio à proteção ambiental. As celebrações acontecem em mais de 193 países e o Canadá é um deles.

A tradição por aqui é fazer alguma atividade voltada para a preservação da natureza e do meio ambiente, geralmente envolvendo crianças. Como este é o primeiro ano que o Thomas está realmente interagindo e entendendo bastante tudo que acontece ao seu redor eu estou super animada e planejando algo bem legal para fazer com meu pequeno neste dia. Pensando nisso eu resolvi compartilhar com vocês algumas dast atividades que eu pesquisei e que vocês podem fazer com seus filhos nesta data.

1. Participe de algum evento educativo e divertido espalhado pela cidade

Gente, tem TANTA atividade no final de semana que acontecerá o Earth Day que vale a pena checar se o seu parque ou centro comunitário não está com alguma programação. Os eventos geralmente envolvem artesanato, pintura de rosto, caminhadas, recolhimento do lixo e muita educação. Abaixo eu deixo uma listinha de eventos que estarão acontecendo na cidade, em alguns dos meus parques e lugares favoritos:

Downsview Park Earth Day
Toronto Botanical Garden Earth Day Celebration
Party for the Planet at Ripley’s Aquarium
Springfree for Earth Day Adventure Playground (Trinity Bellwoods Park)
Earth Day at Todmorden Mills
Centennial Park Clean Up

2. Planeje alguma atividade em casa

Pesquisando online eu descobri várias atividades divertidas que você pode fazer com seu filho e que irá educá-lo e ao mesmo tempo entretê-lo. Eu selecionei algumas atividades abaixo que achei interessantes e talvez faça com o Thomas este ano:

Alimentar os passarinhos
Fazer uma atividade artística com elementos da natureza
Fazer uma caça ao tesouro com tema natureza
Fazer uma brincadeira envolvendo reciclagem
Criar brinquedos de material reciclado
Faça uma colagem com terra
Faça o experimento do feijão no algodão
Ler livros que mostrem a importância do seu filho na preservação do planeta e da natureza na comunidade que vocês vivem

3. Envolva personagens de animação que preservam a natureza e trazem uma mensagem positiva para seu filho

Não há melhor maneira de chamar a atenção do seu filho para algum tema do que envolver personagens animados. E dentro deste contexto eu conheci o Ranger Rob. Ranger Rob é um programa sobre as aventuras de um guarda florestal que adora sair para brincar e explorar a natureza em um parque florestal chamado de Big Sky Park. O programa ensina crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente, reciclagem, conservação e preservação da natureza. Também ensina a importância do trabalho em equipe e da amizade, que são pontos muito importantes quando pensamos em preservar a natureza, pois somente com cooperação é que conseguiremos, não é mesmo? Abaixo segue uma listinha de 5 dicas que o Ranger Rob dá para preservar a natureza e que eu estarei trabalhando bastante com o Thomas neste final de semana.

A dica 1 fala de não jogar lixo no chão. A dica 2 ressalta a importância de reciclar o lixo. A 3 é sobre não gastar água. A dica 4 fala sobre deixar animais selvagens livres e tranquilos, sem incomodá-los. E a dica 5 é sobre plantar uma árvore e ser cuidadoso com flores e plantas. As dicas podem parecer simples mas para as crianças são super importantes, pois é desde pequeno que a gente aprende a amar e preservar a natureza.

E se seus filhos assistem TV vale falar que haverá uma maratona de desenho do Ranger Rob no canal Treehouse (em todo o Canada) no dia April 22 das 3:15pm-6:30pm. Fica a dica.

A primeira foto que ilustra este post é da Freepik. A foto do Ranger Rob foi enviada pela Pr da treehousetv.com para que eu mostrasse esta atração para vocês curtirem no Earth Day com seus filhos.

2 comentários em “3 maneiras de comemorar o Earth Day com as crianças em Toronto”

  1. Ótimas dicas pra comemorar o dia da terra!
    Gaby faz um post de como é tratado a separação do lixo por aí, tenho muita curiosidade sobre esse assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *