Pular para o conteúdo

As 50 empresas com melhor reputação entre os Canadenses

No início de abril foi publicada uma pesquisa da Leger – esta aqui – trazendo o ranking anual das empresas que possuem a melhor reputação no Canadá ou são mais admiradas pelos Canadenses. A pesquisa entrevistou 2100 Canadenses e avaliou 241 empresas. Logo que vi a notícia eu fiquei SUPER curiosa para saber se os queridinhos Tim Hortons, Dollarama, Canadian Tire, Indigo, entre outros estavam na lista. E eles estão, mas não na posição que eu achava que estariam. Olhem só a lista dos primeiros 50 colocados:

Como vocês podem ver a Google é a empresa número 1 da lista e segundo a pesquisa possui boa reputação segundo 87% dos entrevistados. A Shoppers Drug Mart – que é uma rede de farmácias que vende de tudo um pouco (cosméticos, alimentos, doces) – ficou em segundo lugar. E em terceiro está a Canadian Tire, outra loja super popular por aqui, que vende pneus, utensílios para casa, móveis, produtos de limpeza e muito mais.

Attachment-1-(49)

No quesito supermercados o Costco ficou em primeiro (14 na classificação geral). Mas como para entrar no Costco você precisa ter uma carteirinha e pagar uma anuidade, se pensarmos nos supermercados que não necessitam disso o Sobeys ficou em primeiro (20 na classificação geral). E o Loblaws – que eu jurava que estaria nas primeiras colocações – ficou no 43o. lugar. Eu sempre faço minhas compras no Sobeys por conveniência (porque tem um pertinho de casa), mas eu sou apaixonada pelo Loblaws e os produtos da President’s Choice. Então, pessoalmente, se eu pudesse escolher iria no Loblaws sem dúvida (apesar de achar que os preços lá são bem mais caros, mas os produtos tem uma qualidade incrível).

IMG_7863

E a queridinha dos brasileiros – Dollarama – está no top 10, em sétimo lugar. A empresa aumentou um pouco o valor dos seus produtos no ano passado mas parece que mesmo assim os Canadenses ainda curtem fazer compras nesta loja que vende de tudo um pouco (alimentos, roupas, artigos escolares, utensílios domésticos, objetos de decoração, artigos para festa, artigos temáticos), e muito mais com preços de até CAD$4.

A rede de lanchonetes A&W faz parte desta lista, ficando na colocação 27. A empresa vende hamburgers deliciosos – na minha opinião – e que parecem caseiros. Eles possuem lojas espalhadas por Toronto toda e inclusive várias lojas nos OnRoute, que são postos de paradas para quem está viajando de carro por Ontario. Foi inclusive em um OnRoute que eu provei pela primeira vez um hamburguer da empresa.

Quando penso em empresas de sucesso do Canadá sempre vem na minha mente o Cirque du Soleil que, acredito, dispensa apresentações. A empresa de entretenimento ficou na colocação 26 da lista, o que acho que é muito boa, mas eu jurava que os Canadenses teriam mais orgulho e satisfação de uma empresa daqui que faz tanto sucesso no mundo. Enfim, apenas uma observação sobre isso.

DSC_2807

Agora, o que mais me chamou a atenção foi que o Tim Hortons ficou na classificação 50. E, quando comparado com a satisfação publicada em 2017, perdeu nada mais nada menos que 46 lugares (no relatório publicado no ano passado o Tim Hortons estava em 4o. lugar). Claro que esta é uma pesquisa e há várias limitações, mas pesquisando sobre o assunto eu descobri que os Canadenses não estão mesmo muito satisfeitos com as mudanças que vem acontecendo com a rede. Há notícias sobre a empresa não estar pagando para seus empregados o mínimo de salário exigido no Canadá e ainda de que agora os bagels e muffins vem congelados e não feitos no local. E se vocês verem, depois que a empresa foi comprada pelo Burger King, os produtos e o menu tem mudado e não está agradando muita gente.

E ai, o que acharam da pesquisa? Mudariam alguma coisa? Não deixem de comentar e me contar o que acharam do post e do conteúdo acima. A figura 1 postada é do site FreePik.com, a segunda um print do relatório mostrando os 50 primeiros colocados (o relatório todo pode ser encontrado aqui) e a terceira é de divulgação da empresa A&W.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *