Pular para o conteúdo

A preparação para o desfralde do Thomas usando o Tot on the Pot

Thomas completou 2 anos e meio na semana passada e eu já sinto que ele está “quase” pronto para o desfralde (por aqui o termo desfralde é chamado de potty training). E eu estou me preparando para esta etapa também, porque quero que seja uma experiência de amor, respeito e paciência. Confesso para vocês que não estou na pressa de desfraldar meu filho, como vejo muitas mães desesperadas nas redes sociais tentando a todo custo. Eu quero que o desfralde aconteça no tempo do Thomas, quando ele estiver pronto e de forma natural, divertida e com muito respeito. Confesso que não entendo como tem mães brasileiras que escolhem a hora do seu filho deixar as fraldas baseado no pedido da pediatra. Eu fico na verdade horrorizada com isso porque a pediatra não conhece bem seu filho e não há regras quando o assunto é desfralde (pelo menos aqui no Canadá cada criança tem o seu tempo).

Alguns fatores me levam a começar a preparação do desfralde do Thomas. O primeiro deles – e o mais importante – é que eu sinto que ele está quase pronto. Sempre que estamos em casa ele pede para fazer cocô no penico e algumas vezes xixi. Ele anda curioso sobre o assunto e sinto que gosta da experiência de fazer suas necessidades “como o papai e a mamãe”. Ainda, ele está mudando de turma na creche – indo para o preschool – e lá a maioria das crianças está sem fralda (geralmente elas chegam com fralda mas já nas primeiras semanas fazer o potty training). E por fim, em breve Thomas será um big brother (isto é, Ian chegará para alegrar nossa família) e eu sei que será uma fase bem movimentada aqui em casa, então quero aproveitar enquanto o Ian não chega para fazer este processo com o Thomas e dar bastante atenção a ele.

Eu já sei o que devo fazer e já tenho (alguma) idéia de como o processo vai acontecer, isto é, já sei quais dias iremos fazer e o passo a passo de como ocorrerá. Sei que não é simples e sei que tem que ser algo divertido e com bastante engajamento para o Thomas participar. E foi por isso que eu procurei produtos que iriam me ajudar neste processo e encontrei – e me apaixonei – pelo Tot on the Pot. O Tot on the Pot é definido como uma solução para o desfralde baseada em jogos que simplifica o processo para os pais e torna-o super divertido para as crianças.

O Tot on the Pot é composto de 3 elementos. O primeiro deles é um livro para os pais, que traz informações sobre o processo. Eu li e achei a informação clara e super completa (são 35 páginas de informações e passo a passo para os pais). E acho que o livro traz muitas palavras de apoio para os pais e incentivo, mostrando que é um processo de aprendizagem e paciência e que você faz parte dele. Uma das partes que eu mais gostei é que o livro traz uma seção chamada ‘Some Extra Love’ onde traz dicas para crianças com atraso de desenvolvimento e como os pais devem fazer o processo neste caso. O livro recomenda que o processo aconteça em 3 dias e é isso que iremos fazer: pegarei um dia de férias no trabalho e trabalharemos de sexta à domingo com o Thomas, dedicando aquele final de semana a ele e seu desfralde.

O segundo elemento é baseado no incentivo e inclui um mini penico e um boneco. Há quatro tipos de boneco e você pode escolher o que mais parece o seu filho. E o boneco é anatomicamente igual à criança, para facilitar o entendimento do que processo e a criança conseguir identificar-se com o mesmo. E a idéia é deixar este penico de brinquedo do lado do penico que seu filho irá usar. Portanto, seu filho vai querer usar o penico porque irá continuar a brincar. E o mini penico é na verdade um porta cartão de recompensa, que é o elemento número 3. A idéia é que cada vez que o seu filho faça xixi ou cocô no penico, ele irá ganhar um cartão de recompensa. E os cartões são fofos demais e bem do jeitinho que o Thomas ama. E vale falar que cada um traz uma atividade para seu filho fazer, então todo o processo será ainda mais divertido.

O site do produto – este aqui – traz muitas informações e muito material interessante, alguns deles vou destacar a seguir. Eles possuem uma página de download onde você pode imprimir um calendário para ir mancando as vezes que seu filho teve sucesso. Eu já imprimi e vou comprar adesivos lindos – então toda vez que tivermos um xixi ou um cocô no penico o Thomas irá colar um adesivo dos seus personagens favoritos neste papel, colado perto da parede. Ainda, eles possuem um blog com muitos textos e informações importantes sobre este processo, vale a pena ler.

E por fim eu quero falar de como você pode comprar o produto. O Tot on the Pot está disponível na amazon.com (neste link aqui). Se você está no Canadá e tem dificuldades em encontrar e comprar o produto online basta entrar em contato com a empresa aqui que eles irão te ajudar a comprar o produto.

Eu estou super animada de começar o desfralde do Thomas e depois volto aqui no blog para contar a experiência para vocês. E, como sempre, vou adorar ouvir o que vocês tem para falar e como foi o processo por ai. Por fim, eu gostaria de agradecer à empresa que gentilmente me deu o kit para escrever para vocês. Como sempre tudo que escrevo reflete a minha opinião real sobre o assunto.

Mais informações sobre o produto vocês encontram em www.totonthepot.com.

3 comentários em “A preparação para o desfralde do Thomas usando o Tot on the Pot”

  1. Adorei este post! Obrigada! Pedro, tens a mesma idade do Thomas e estamos nesta fase da conversa. Gostei do produto e vou ler melhor sobre ele. Pedro nasceu no dia 18/10/15, acompanho sempre seu blog.

  2. Oi Gabi!
    Nossa Adorei a dica!! Estou querendo comevar o desfralde do meu Thomas agora no verao, ja que percebi que ele tambem anda demonstrando sinais como querer usar cueca igual ao irmao mais velho, avisar quando vai fazer coco e esta ficando intervalos maiores com a fralsa seca. Ele esta agora com 2 anos e 2 meses e vou comecar a ler bastante sobre este assunto agora.

    Abracos
    Juliana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *