Pular para o conteúdo

Mas afinal, quando o calor vai chegar em Toronto?

Semana passada – ou a primeira semana de abril de 2018 – tivemos um clima considerado “louco” quando pensamos que estamos na primavera e tivemos três dias com neve, ventos fortes com rajadas de até 90km/h (que destruíram um montão de coisas como várias árvores do High Park – foto abaixo) e sensações térmicas negativas de dois dígitos. E eu recebi MUITAS mensagens sobre o clima, que as pessoas que estão vindo visitar Toronto nas próximas semanas ou meses não sabiam que roupa trazer e que estavam preocupadas, pois achavam que o inverno já tinha acabado. Eu já escrevi textos sobre o clima “louco” de Toronto, incluindo este que mostra como em um dia tivemos sensação de -20C e alguns dias depois 7C e este falando do porquê de ser difícil prever o clima exato na cidade. Hoje eu irei falar um pouco mais deste tema e tentar explicar para todas estas pessoas que me escreveram o que está acontecendo, que este clima “louco” é o normal desta época do ano e quando o calor irá realmente chegar em Toronto.

Cadê a primavera?

Está aqui! Isso mesmo: o início da primavera em Toronto é sempre assim: frio, alguns dias de neve, chuva, temperaturas negativas. A gente já está tão cansado do frio que acha que abril chegando o clima vai esquentar, mas não é isso que acontece em Toronto. E sinto informar que em maio as temperaturas também não vão estar quentes: o calor mesmo só chega em junho. Tá certo que estamos tendo temperaturas mais frias que o normal nesta época do ano, mas nada muito mais frio (por exemplo, a média da temperatura nesta época do ano deveria ser entre 10C e agora estamos tendo média de 3C, ambas geladas para os padrões brasileiros). Portanto, o tempo que chamamos de “louco” é, de certa forma, esperado para esta época do ano.

Abaixo vocês podem ver um gráfico retirado do The Weather Network (aqui) que mostra os dias que tivemos em 2018 com temperaturas positivas de dois dígitos. Em janeiro tivemos 2 dias, em fevereiro 5 (com um record de 16.5C em 20 de fevereiro) e em março 1 dia. Até agora, nenhum dia em abril (o último dia com temperaturas de dois dígitos em 2018 foi 18 de março).

Preciso de roupas de inverno com o frio que está fazendo?

Depende. Eu não acho que você vai ter necessidade de colocar camadas e roupas térmicas, mas um bom casaco é sim necessário. Eu – que estou grávida – já estou usando vestidos com meia calça, mas sempre com um bom casaco de frio. E vale falar que já moro aqui a 8 anos e estou de certa forma acostumada com o frio. Neste post aqui eu trago minha opinião sobre quais roupas você deve trazer nos diversos meses do ano. Traga cachecol, luvas (se for friorento), um bom casaco e roupas que usaria no outono do sul do Brasil. Novamente, eu acho que não precisa de roupas e botas térmicas.

Qual a previsão do tempo para as próximas semanas?

Eu acabei de olhar a previsão do tempo e ela está um pouco melhor do que tivemos na última semana, mas ainda assim as temperaturas de primavera só devem chegar em maio e calor só em junho. Segundo as notícias e previsões é em maio que as temperaturas de primavera chegam (mas não se enganem, não são temperaturas quentes e sim modestas). Nesta semana teremos temperaturas máximas entre 4C e 9C, mas com temperaturas mínimas negativas e sensações térmicas frias. Portanto, abril não trará as temperaturas mais quentes que tanto esperamos.

Mas afinal, quando vai esquentar?

Eu confesso que tenho medo em responder esta pergunta, porque nem sempre o calor que queremos – aquele de sair de short e chinelo e ainda assim morrer de calor – chega em junho. E já dei uma olhadinha e as médias de temperatura em maio estarão baixas também (11C). As temperaturas quentes e positivas de dois dígitos geralmente chegam com força em junho e é provavelmente neste mês que você vai conseguir sair nas ruas e curtir os pátios dos restaurantes da cidade sem sentir frio. Mas vale falar que maio é um mês lindo e a cidade começa a florescer e ficar mais viva, então a gente já começa a se sentir melhor.

IMG_1097

Espero que tenham gostado do post – apesar das péssimas notícias – e não deixem de comentar sobre a experiência que vocês tiveram em outros anos em Toronto nesta época do ano ou o que estão achando do clima em 2018. Por fim, enquanto você sonha com a real chegada da primavera eu te convido a clicar aqui e ler o post com o que eu considero que tem de melhor na primavera de Toronto.

5 comentários em “Mas afinal, quando o calor vai chegar em Toronto?”

  1. Kkkkkkkk!!! Acabei de te fazer uma pergunta exatamente sobre isto! Rsrs… daí fui entrar de novo no blog e vi esta atualização de 3 dias atrás! Realmente, eu tinha pesquisado no final de semana! Valeu, obrigada!

  2. Oi Gaby. Estou indo para Toronto no final de maio e volto em julho. Estou na dúvida de que roupa levar… Pode me ajudar? Levo casaco? Short? Bota? Tênis? Luva?
    Bjss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *