Hábitos alimentares dos Canadenses

Muitos Brasileiros que vem para o Canadá não se adaptam ao país em função da alimentação. Apesar de – pelo menos aqui em Toronto – você encontrar muitos produtos brasileiros por aqui a vida corrida faz com que a gente não consiga cozinhar e ai na hora do almoço ou do café da manhã o que rola é uma praça de alimentação de shopping (sem comida à quilo!), um restaurante ou um café. Mas também tem muita gente que curte muito os hábitos alimentares dos Canadenses e acaba aderindo a alguns deles. Eu, por exemplo, AMO jantar cedo e como Thomas dorme entre 7:30pm e 8pm a gente sempre janta cedinho por aqui (5:30pm geralmente). Enfim, como eu acho que quem se muda para um país novo deve conhecer os hábitos e culturas de um lugar hoje eu resolvi escrever para vocês sobre os hábitos alimentares dos Canadenses, mais especificamente o que eles comem no café da manhã, almoço e jantar.

O Café da Manhã

DSC_9995

Acredito que o principal hábito de café da manhã dos Canadenses é passar em uma cafeteria (Tim Hortons, Starbucks) e pegar um copão de café com algum bagel ou donut para ir comendo e bebendo no caminho para o trabalho ou os estudos. No meu trabalho, por exemplo, eu sou a única que não tem um copo de café na mesa pela manhã (e olha que somos 6-8 pessoas na sala). Se você está passando pela manhã por um local movimentado no centro da cidade ou perto de uma estação de metro vai notar o que estou falando (e como as cafeterias ficam lotadas neste período do dia).

E no caso dos finais de semana o café da manhã daqui é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Tem waffle, ovos, bacon, sausage, hash brown (batata ralada frita com pouca gordura), maple syrup (não pode faltar), panquecas, cereal com leite e por ai vai. Um dia estava conversando com colegas de trabalho e eles acharam engraçado comer sanduíche com queijo e presunto no café da manhã pois para eles isso é almoço. E vale falar que nos finais de semana – quando alguns sortudos tem a chance de acordar um pouco mais tarde – o café da manhã e o almoço são unidos em um brunch (breakfast + lunch) e eu vou falar mais sobre este costume abaixo.

O Almoço

Attachment-1-(25)

O cardápio do almoço Canadense é simples e geralmente inclui sopas, saladas e sanduíches. Nada de arroz, feijão e carne como somos acostumados no Brasil. E há algumas particularidades nesta refeição. É costume aqui que as pessoas levem marmita para o trabalho (ao contrário do Brasil que as pessoas saem para almoçar fora em um dos vários restaurantes ao redor do local de trabalho – oh saudade!). Aqui as empresas sempre tem uma cafeteria ou pelo menos um microondas e os empregados podem esquentar sua comida e comem ali mesmo ou, como acontece comigo, na frente do computador. No meu trabalho nós temos 1h de almoço mas como eu quero sair mais cedo para poder estar com a minha família no final do dia – e curtir bastante meu filho que dorme cedo – eu costumo comer na frente do computador mesmo, e ai consigo salvar 1h e voltar para casa mais cedo. Por fim, quero contar a experiência de um almoço que tivemos na casa de amigos Canadenses. Fomos convidados para um almoço de sábado no verão passado e o cardápio era grilled cheese. Isso mesmo, queijo quente. Havia vários acompanhamentos mas achamos super engraçado sermos convidados para almoçar na casa de alguém e nos servirem pão com queijo. Dá próxima vez já saberemos e tomaremos um café da manhã mais reforçado.

O Jantar

IMG_1821

O jantar aqui no Canadá acontece bem cedo, ou bem mais cedo do que estamos acostumados no Brasil. E é geralmente a refeição principal do dia ou aquela mais completa – com o cardápio que imaginamos que teríamos em um almoço. É o momento que as famílias tem para ficarem juntas e como a escola finaliza 3pm e o trabalho também cedo (o meu e o do meu marido entre 4:30pm e 5pm, dependendo do horário que começamos) a gente chega com fome e janta cedo, e eu adoro esse hábito. E ele é ainda mais forte no inverno, já que os dias são curtos e já faz noite 4-5pm, então o que você quer mesmo é ir para casa ficar quentinho e comer com sua família. E a gente tenta fazer um super jantar sempre (especialmente no verão) e muitas vezes rola churrasquinho na sacada, no dia de semana mesmo. Eu não resisti e inclui uma foto de um desses momentos aqui em casa. Vale falar que meus vizinhos canadenses também fazem churrasco no jantar durante a semana, mas é hamburguer sempre.

O Brunch do Final de Semana

DSC_5998

Uma tradição aqui em Toronto e em outras partes do Canadá é o brunch nos finais de semana e datas comemorativas. Como falei anteriormente o brunch é a junção do café da manhã (breakfast) e almoço (lanche) e geralmente os restaurantes daqui possuem um menu diferente na manhã e início da tarde dos finais de semana, com os pratos típicos desta refeição. Entre os pratos estão diferentes tipos de ovos, panquecas, waffles, bacon, sausages, maple syrup, french toast e outros itens variados e adaptados ao tipo de cozinha do local. Eu AMO tomar brunch nos finais de semana e é uma tradição canadense que aderimos aqui na nossa casa. Clique aqui e veja todos os brunchs de Toronto que nós já tomamos.

E ai, o que acharam dos hábitos alimentares aqui no Canadá? Vocês acham que se adaptariam? Eu confesso que meu café da manhã é feito em casa (sempre na correria), o almoço pode até ser mais elaborado (uma pasta ou até arroz e feijão, mas quase sempre na frente do computador) e estou bem adaptada e gosto (muito) de comer bem no jantar e cedo, pertinho da minha família. Vou adorar saber o que vocês acham e o que vocês aderiram ou não.



7
Comentários

4 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Vitoria

Adorei o post. Eu me acostumei bem facil e adoro jantar cedo.

Kelcio

Gaby, no Canadá não é obrigatório tirar pelo menos 1h de almoço como é no Brasil?

Amanda

Eu ainda não consegui me acostumar com os almoços daqui e sempre sonho com os restaurantes variados e à kilo do Brasil.

Arthur

Esse do horário de jantar foi o que mais me incomodou. Fui procurar o que comer na rua às 21h e estava tudo fechado em pleno verão. Coisa estranha!