Pular para o conteúdo

Hábitos alimentares dos Canadenses

Muitos Brasileiros que vem para o Canadá não se adaptam ao país em função da alimentação. Apesar de – pelo menos aqui em Toronto – você encontrar muitos produtos brasileiros por aqui a vida corrida faz com que a gente não consiga cozinhar e ai na hora do almoço ou do café da manhã o que rola é uma praça de alimentação de shopping (sem comida à quilo!), um restaurante ou um café. Mas também tem muita gente que curte muito os hábitos alimentares dos Canadenses e acaba aderindo a alguns deles. Eu, por exemplo, AMO jantar cedo e como Thomas dorme entre 7:30pm e 8pm a gente sempre janta cedinho por aqui (5:30pm geralmente). Enfim, como eu acho que quem se muda para um país novo deve conhecer os hábitos e culturas de um lugar hoje eu resolvi escrever para vocês sobre os hábitos alimentares dos Canadenses, mais especificamente o que eles comem no café da manhã, almoço e jantar.

O Café da Manhã

DSC_9995

Acredito que o principal hábito de café da manhã dos Canadenses é passar em uma cafeteria (Tim Hortons, Starbucks) e pegar um copão de café com algum bagel ou donut para ir comendo e bebendo no caminho para o trabalho ou os estudos. No meu trabalho, por exemplo, eu sou a única que não tem um copo de café na mesa pela manhã (e olha que somos 6-8 pessoas na sala). Se você está passando pela manhã por um local movimentado no centro da cidade ou perto de uma estação de metro vai notar o que estou falando (e como as cafeterias ficam lotadas neste período do dia).

E no caso dos finais de semana o café da manhã daqui é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Tem waffle, ovos, bacon, sausage, hash brown (batata ralada frita com pouca gordura), maple syrup (não pode faltar), panquecas, cereal com leite e por ai vai. Um dia estava conversando com colegas de trabalho e eles acharam engraçado comer sanduíche com queijo e presunto no café da manhã pois para eles isso é almoço. E vale falar que nos finais de semana – quando alguns sortudos tem a chance de acordar um pouco mais tarde – o café da manhã e o almoço são unidos em um brunch (breakfast + lunch) e eu vou falar mais sobre este costume abaixo.

O Almoço

Attachment-1-(25)

O cardápio do almoço Canadense é simples e geralmente inclui sopas, saladas e sanduíches. Nada de arroz, feijão e carne como somos acostumados no Brasil. E há algumas particularidades nesta refeição. É costume aqui que as pessoas levem marmita para o trabalho (ao contrário do Brasil que as pessoas saem para almoçar fora em um dos vários restaurantes ao redor do local de trabalho – oh saudade!). Aqui as empresas sempre tem uma cafeteria ou pelo menos um microondas e os empregados podem esquentar sua comida e comem ali mesmo ou, como acontece comigo, na frente do computador. No meu trabalho nós temos 1h de almoço mas como eu quero sair mais cedo para poder estar com a minha família no final do dia – e curtir bastante meu filho que dorme cedo – eu costumo comer na frente do computador mesmo, e ai consigo salvar 1h e voltar para casa mais cedo. Por fim, quero contar a experiência de um almoço que tivemos na casa de amigos Canadenses. Fomos convidados para um almoço de sábado no verão passado e o cardápio era grilled cheese. Isso mesmo, queijo quente. Havia vários acompanhamentos mas achamos super engraçado sermos convidados para almoçar na casa de alguém e nos servirem pão com queijo. Dá próxima vez já saberemos e tomaremos um café da manhã mais reforçado.

O Jantar

IMG_1821

O jantar aqui no Canadá acontece bem cedo, ou bem mais cedo do que estamos acostumados no Brasil. E é geralmente a refeição principal do dia ou aquela mais completa – com o cardápio que imaginamos que teríamos em um almoço. É o momento que as famílias tem para ficarem juntas e como a escola finaliza 3pm e o trabalho também cedo (o meu e o do meu marido entre 4:30pm e 5pm, dependendo do horário que começamos) a gente chega com fome e janta cedo, e eu adoro esse hábito. E ele é ainda mais forte no inverno, já que os dias são curtos e já faz noite 4-5pm, então o que você quer mesmo é ir para casa ficar quentinho e comer com sua família. E a gente tenta fazer um super jantar sempre (especialmente no verão) e muitas vezes rola churrasquinho na sacada, no dia de semana mesmo. Eu não resisti e inclui uma foto de um desses momentos aqui em casa. Vale falar que meus vizinhos canadenses também fazem churrasco no jantar durante a semana, mas é hamburguer sempre.

O Brunch do Final de Semana

DSC_5998

Uma tradição aqui em Toronto e em outras partes do Canadá é o brunch nos finais de semana e datas comemorativas. Como falei anteriormente o brunch é a junção do café da manhã (breakfast) e almoço (lanche) e geralmente os restaurantes daqui possuem um menu diferente na manhã e início da tarde dos finais de semana, com os pratos típicos desta refeição. Entre os pratos estão diferentes tipos de ovos, panquecas, waffles, bacon, sausages, maple syrup, french toast e outros itens variados e adaptados ao tipo de cozinha do local. Eu AMO tomar brunch nos finais de semana e é uma tradição canadense que aderimos aqui na nossa casa. Clique aqui e veja todos os brunchs de Toronto que nós já tomamos.

E ai, o que acharam dos hábitos alimentares aqui no Canadá? Vocês acham que se adaptariam? Eu confesso que meu café da manhã é feito em casa (sempre na correria), o almoço pode até ser mais elaborado (uma pasta ou até arroz e feijão, mas quase sempre na frente do computador) e estou bem adaptada e gosto (muito) de comer bem no jantar e cedo, pertinho da minha família. Vou adorar saber o que vocês acham e o que vocês aderiram ou não.

8 comentários em “Hábitos alimentares dos Canadenses”

  1. Esse do horário de jantar foi o que mais me incomodou. Fui procurar o que comer na rua às 21h e estava tudo fechado em pleno verão. Coisa estranha!

    1. Ola Kelcio. Acho que é sim mas na correria eu quero é fazer tudo o mais rápido para poder sair “mais cedo” (i.e. no horario). Senão tem que ficar até mais tarde ou trabalhar a noite…

    2. Fui olhar a lei e diz o seguinte: “An employee must not work for more than five hours in a row without getting a 30-minute eating period (meal break) free from work. However, if the employer and employee agree, the eating period can be split into two eating periods within every five consecutive hours. Together these must total at least 30 minutes. This agreement can be oral or in writing”. Em resumo a cada 5h trabalhadas tem que ter 30 minutos de break.
      Fonte: https://www.ontario.ca/document/your-guide-employment-standards-act/hours-work

  2. Tenho uma enorme vontade de tomar esse café da manhã aí no Canadá, mas enquanto isso não se concretiza, hoje pela manhã me saciei com um delicioso ovo com bacon no pãozinho francês.

    Mas muito legal seu post, tenho pretensões de estudar e passar uma temporada aí com minha família, se for da vontade de Deus será cumprido.

    Abraços Gaby e muito sucesso e alegrias para vc e toda sua família..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *