Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Abril 2018: Arte Urbana

6on6logoRED

Hoje é dia 6 de abril e como todo dia 6 aqui no blog temos um post do projeto 6 on 6 onde 6 blogueiras brasileiras que moram em 6 diferentes cidades Canadenses postam 6 fotos sobre um mesmo tema, comentando sobre o assunto de 6 maneiras diferentes. O tema de hoje é arte urbana e nele eu irei mostrar um pouco da arte de rua (mais especificamente graffiti) que encontramos aqui em Toronto. Se você quiser ver esculturas espalhadas pela cidade tenho um post bem legal aqui (e foi por já ter conteúdo sobre esculturas que foquei nos graffitis).

Acho que minha atenção por este tipo de arte de rua começou em 2014, quando eu li uma reportagem que a revista Vogue publicou com os 15 bairros mais cool do mundo e a região West Queen West de Toronto ficou em segundo lugar. E um dos pontos para que o local fosse tão bem colocado foi a Graffiti Alley. A Graffiti Alley fica paralela a Queen Street West, na Rush Lane (entre Spadina e Portland Streets). A ruela possui 1 km de extensão e é repleta de graffiti e arte urbana. Também é chamada de Rick Mercer’s Alley, pois o apresentador e comediante Rick Mercer apresentava temas polêmicos do seu programa no local. Hoje a Graffiti Alley virou atração turística e está sempre lotada, especialmente quando um novo mural é pintado no local.

Mas vale falar que há outros lugares com muita arte de rua em Toronto, além da região da West Queen West. Destaque para o Kensington Market (um dos bairros mais antigos, multiculturais e conhecidos de Toronto que conhecemos em um tour incrível), o bairro de Leslieville (leste da cidade), o bairro de Parkdale (oeste da cidade), Underpass Park (parque criado embaixo da Gardiner que hoje está repleto de graffiti), na Ossington Laneway (uma ruela localizada a oeste da Ossington, entre Queen e Humber Streets), entre outros.

Aqui em Toronto há um programa chamado StreetARToronto ou StART (este aqui), que visa desenvolver, apoiar, promover e aumentar a conscientização sobre a arte de rua e seu papel indispensável para adicionar beleza e personalidade aos bairros de Toronto. Embora ainda haja controvérsia sobre o que é a verdadeira arte de rua e o que é vandalismo, a política mais esclarecida da cidade tem incentivado muita “arte de rua” pela cidade. Neste link aqui você consegue ver uma lista de todos os artistas que participam do projeto e também algumas de suas obras.

Como parte do projeto 6 on 6 eu resolvi destacar para vocês 6 murais lindos que eu encontrei por Toronto e colocarei os endereços para vocês irem visitá-los. Confesso para vocês que selecionei mais de 20 fotos e acabei colocando estas 6 porque o projeto só “permite” 6 fotos e também porque eles são os meus favoritos.

Mural 1: David Crombie Park (131 The Esplanade)

photo

Mural 2: Underpass Park e regiões ao redor

DSC_3774

Mural 3: Charles G. Williams Park (251 Sorauren Avenue)

Mural 4: Graffiti Alley

IMG_7142

Mural 5: Spadina com Oxley Street (na parede lateral do Strange Love Coffee Shop)

Mural 6: 11 River Street (Toronto Humane Society)

Espero que tenham gostado do tema deste mês e não deixem de acompanhar o que as outras meninas que fazem parte do projeto tem a dizer (e mostrar) sobre o assunto.

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Minha Neve e Cia (Carol, Mississauga)
Like a new home (Adriane, Ottawa)

3 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Abril 2018: Arte Urbana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *