Pular para o conteúdo

10 bairros ou regiões de Toronto que eu moraria

DSC_3149

Eu acho que a pergunta que mais incomoda a cabeça das pessoas que vem para Toronto é onde morar. Eu acredito que o local onde você for morar fará com que sua experiência e vivência na cidade sejam positivas ou negativas. E tem ainda o fato de que os aluguéis aqui tem geralmente contrato de 1 ano, então imaginem só se dar conta no segundo mês de um contrato que o lugar que você escolheu para morar não é legal? Sempre dá para cancelar o contrato mas isso tem multas envolvidas e não é legal perder dinheiro assim, ainda mais quando estamos começando a vida em uma cidade cara como Toronto.

No meu post sobre o que fazer em Toronto na primeira semana morando na cidade eu dei a dica de você dar uma caminhada por bairros legais – que você achou em pesquisas na internet ou próximo de onde você vai trabalhar e estudar – e ver como a região é. Claro que um passeio é diferente de morar mas se a região não for legal ou não ter a nossa cara a gente já consegue ver em um simples passeio ou ida a um café.

Morar em Toronto é mais caro, mas eu tenho a opinião de que você não precisa de um lugar muito grande quando mora dentro da cidade, já que a cidade se torna uma extensão da sua casa. Estar perto do entretenimento, restaurantes, parques, o lago Ontario e tudo que a cidade tem a te oferecer faz com que você fique menos tempo dentro de casa e mais tempo curtindo tudo isso, e é por isso que acho que dá sim para ter um equilíbrio entre preço, tamanho de imóvel, localização e o que te faz feliz.

Muitas pessoas pedem a minha opinião sobre lugares legais para morar em Toronto e eu confesso que não gosto muito de responder esta pergunta porque acho a escolha de lugar para morar super pessoal e que varia mesmo de família para família (ou seja, o que pode ser legal para mim pode não ser legal para você). Mas mesmo assim eu resolvi escrever este post com algumas regiões da cidade que eu acho legal morar. Uma nota muito importante: eu só morei em 3 partes da cidade, mas tenho vários amigos que moram em diversas regiões da cidade e já os visitei e conversei sobre o local. Então acho que estas regiões podem ser um começo quando você estiver procurando lugares para morar em Toronto. E vale falar que eles não estão organizados por ordem e que eu não tenho uma colocação para eles.

1. CityPlace

CityPlace é um bairro no centro de Toronto, dentro da região da antiga Railway Lands (onde ficavam trilhos de trem e foi revitalizado para dar espaço, entre outras coisas, à CN Tower). Quando concluída esta área será o maior desenvolvimento residencial já criado em Toronto. A área é delimitada pela Bathurst Street no oeste, Lake Shore Boulevard no sul, Front Street no norte e Rogers Centre no leste. O bairro abriga o Canoe Landing Park projetado pelo famoso escritor e artista canadense Douglas Coupland, o Miracle Mile e o primeiro Nutella Café de Toronto. Eu adoro a região pela proximidade do lago, pela vista linda da CN Tower e pela praticidade de chegar no centro de Toronto. E como há MUITOS prédios por lá – e muitos ainda sendo construídos – tem bastante oferta de aluguel de apartamentos.

2. Rosedale

É uma região linda de Toronto e o bairro logo acima de Yorkville, uma das regiões mais chiques da cidade. Apesar da região ser cheia de casas chiquérrimas e lugares super gostosos você encontra prédios e algumas opções de aluguéis. O bom do bairro é que é perto do centro de Toronto mas tem um ar de bairro residencial. Ainda, há muitos parques e ravinas na região, o que deixa tudo ainda mais charmoso. Por fim, vale falar que já foi considerado o melhor bairro para morar em Toronto (clique aqui e veja post que escrevi sobre o assunto).

3. Eglinton X Yonge

A região da Eglinton X Yonge é super comercial e se você conhece Toronto deve estar se perguntando por que eu inclui esta região na minha lista. O que acontece é que pegando um ônibus na direção leste há vários edifícios residenciais e é uma região ótima para morar, pela facilidade de chegar no TTC e pela praticidade de achar tudo por ali: supermercados, restaurantes, lojas e muito mais. Eu conheço várias pessoas que moram e moravam na região e todas tem coisas boas para falar. Há prédios mais antigos e com ótimos preços e prédios mais novo e modernos (com preços um pouco mais salgados mas é o que se paga para um condo novinho). Ou seja, tem opção para todos os gostos. E vale falar que a área fica rodeada de lugares lindos, como Forest Hill e Lawrence Park.

4. Mimico

Eu sou apaixonada pela região de Mimico – a chamada Nova Toronto – e gosto do fato dela ainda não ser pouco explorada e de você encontrar casas para comprar por menos de 1 milhão (o que é raro hoje em dia em outras regiões da cidade). A parte ruim do local é que final no final oeste da cidade, então se você não tem carro e precisa ir para o centro todo dia pode não ser uma boa opção. Mas o local é cheio de parques e, melhor que tudo, eles tem uma vista linda do skyline de Toronto. Eu acho uma região bem acolhedora e convido vocês a passearem por alguns parques da região, como o Prince of Wales Park e o Colonel Samuel Smith Park.

5. Swansea

Swansea Village é o único bairro de Toronto que tem membros da sua própria comunidade fazendo parte da Câmara Municipal. Swansea também é o único bairro da cidade que tem um lago, um rio e uma lagoa como limites naturais para demarcar aonde o bairro começa e termina, ficando pertinho da Lakeshore e do High Park, o maior parque de Toronto. Aliás, o bairro é cheio de natureza, terrenos montanhosos, estradas sinuosas e muitas árvores antigas. A porção oeste do bairro possui casas lindas – estilo contos de fada como a da foto – e é uma das minhas partes preferidas deste bairro.

6. East Side/ Leslieville/ Riverdale

Uma região bem badalada nos últimos anos é a parte leste de Toronto, do outro lado da Don Valley Parkway. A região não era muito boa mas agora está repleta de família jovens, artistas e pessoas super cool (só andar pela região e notar isso). Lá há vários parques, cafés, restaurantes e muita arte. Está se tornando uma região cara, especialmente pelo fato que há poucos prédios e muito mais casas (daquelas bem antigas típicas daqui, que estão sendo reformadas e ficando lindas por dentro). O que me incomoda um pouco com a região é o fato que a lakeshore da área ainda é feia e no meu caso eu preciso estar perto da água (digo ainda porque há projetos de revitalização e tudo ficará incrível, mas somente em alguns anos).

7. Humber Bay Shores

Esta região fica próximo ao bairro Swansea, mas do outro lado da Lakeshore e colado com o lago. É uma área moderna que está ainda em desenvolvimento (isto é, possui vários edifícios sendo construídos). O lugar possui vários parques, trilhas, a lakeshore (que está na frente de todos os prédios) e é um dos lugares mais lindos para se morar em Toronto quando o assunto é natureza e vista bonita. O único ponto negativo na minha opinião é morar ali nos meses de inverno, já que é uma região que venta bastante e seria um pouco passear na rua e curtir o lago todos os dias. E vale falar que 90% da área é de condos, então quem quer morar em uma casa ou townhouse deve procurar outra região.

8. Região do North York Centre

Esta é uma região que eu curto pela praticidade (pois fica perto do metro, tem lojas e os preços são melhores por estar um pouco afastado de downtown), mas confesso que não sei se conseguiria morar ali por ser longe do lago e não ser uma região que me agrada esteticamente – muitos prédios e áreas comerciais e zero de natureza. Mas eu conheço muita gente que mora ali e os condos são ótimos, cheios de famílias e, como disse, com o metro ali pertinho e tudo que você precisa. Então resolvi colocar na lista pois pode ser uma boa dica para uma região para você começar sua vida aqui em Toronto.

9. Trinity Bellwoods

Eu AMO esta região ao redor do parque Trinity Bellwoods. A região fica na Queen Street West, mas em uma área cheia de casas, parques e condomínios de townhouses. Nós amamos passear na região, que é cheia de crianças, cachorros, cafés, restaurantes e arte e é uma opção incrível se você tem um pouco de dinheiro extra, porque o local é bem caro para alugar. Vale falar que não há condos e o bairro é quase que 100% de casas e townhouses, o que deixa a região ainda mais charmosa.

10. Liberty Village

Por fim, eu não poderia deixar de incluir na lista o bairro de Liberty Village, outro que está trending por aqui nos últimos anos. O bairro fica pertinho do Trinity-Bellwoods, mas mais para o sul, na região da King Street West.O que gosto da região é a maneira com que ela está se reinventando: vários cafés, restaurantes e cervejarias sendo inaugurados, condos também sendo construídos (mas nada muito alto) e muitos condomínios de townhouses no local. E o local tem a facilidade de ter um streetcar na sua porta, o que faz com que a chegada ao centro seja – normalmente – mais fácil.

Segue abaixo um mapa com todos estes locais:

Espero que tenham gostado do post e gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre o assunto: moram e m algum destes locais? o que acham deles? moram em um local diferente e adoram? Todas as dicas e comentários serão super bem vindos e ajudaram quem virá aqui ler este post e decidir onde morar em Toronto.

24 comentários em “10 bairros ou regiões de Toronto que eu moraria”

  1. Oi Gaby, desde que soube que faria o curso em Toronto eu sigo o seu blog. Adorei esse post. Até já perguntei para o portal Egali, que é por onde virei sobre onde ficarei hospedada. Espero que seja em um lugar bem legal. Abraços
    Solange O L Silva

  2. Oi Gaby, estamos indo em Julho pra TO e os alugueis estão bem altos mesmo. Fomos ano passado em Nov e ficamos num Airbnb no bairro grego, perto da estação Victoria Park e gostamos bastante!

    1. Ola Mel. Tenho um casal de amigos que mora em um dos prédios bem na estação e eles adoram. Não acho que a região seja “bonita” mas é prática, tem tudo que vc precisa e, principalmente, fica na cara do metro.

  3. Gaby, moro do lado da estação Davisville e estamos AMANDK. Acho fascinante como a Yonge tem tudo que a gente precisa e cara de megalópole a um quarteirão e quando vc entra nas ruas encontra as casinhas lindas sem portões e muros. Muita paz <3

  4. Oi Gaby, adorei o post… assim como vários outros. Seu blog é um prato cheio de excelentes dicas.
    Te acompanho desde o começo do ano passado quando decidimos que iríamos morar em Toronto de qualquer jeito e já tenho vários posts seus salvos na minha listinha de consulta.
    Vamos nos mudar em Janeiro/2019, auge do inverno e teremos que procurar apartamento.
    Você tem alguma dica pra acrescentar, por exemplo, como buscar um imóvel no frio e na neve?
    Obrigada!
    Beijos.
    P.S. Fiquei muito feliz com a sua gravidez, que o Ian venha com muita saúde! Parabéns à família toda!

  5. Gaby linda … amei esse post !! São lugares maravilhosos e eu moraria fácil em Rosedale ou Swansea !! Eu já morei na Eglinton x Yange e tb não tenho nada de mal a dizer. Mas é muito mais agitado e eu tenho criança prefiri morar num bairro mais afastado.
    Eu moro em Leaside hj e acho maravilhoso. Está crescendo muito, tem um mix de pessoas, boa vizinhança, é um bairro tranquilo e possui ônibus para todo lado que te leva para o centro rápido. Uma estação de metrô está sendo construída. Escolas boas … enfim.

  6. Olá Gaby. Vou à Toronto em Outubro com meu esposo para estudarmos inglês e ao fazer várias pesquisas achei seu blog. E amei! Pois tem muitas informações úteis e dicas legais. Vamos estudar na OHC e estamos procurando um ap para alugar pelo Airbnb lá por perto. O que você acha daquelas redondezas (se não me engano o bairro é Church and Wellesley – Jarvis St com Wellesley St)?

    1. Ola Iris, eu particularmente não gosto da região, especialmente a noite. O local tem muitos abrigos de mendigos e pode não ser uma experiência legal para vcs, apesar de não achar perigoso. Como vão estar em airbnb peguem algum lugar perto do lago ou High Park ou Queen West, não sei.

      1. Gaby, dei uma procurada e fiquei meio perdida no mapa. O Queen West é o que fica quase de frente pra Toronto Islands? E o High Park fica mais pra esquerda no mapa, correto?

  7. Olá Gaby!! Vou à Toronto em Maio para estudar inglês e acompanho diariamente o seu blog e instagram. Amo ler todas as suas dicas s2 Estou angustiada com a temperatura que não aumenta!! kkkkkk Minha Homestay está na região da St. Clair West Village, fica próximo de Corso Italia, Hillcrest Village, Regal Heights, Davenport… O que acha dessa parte da cidade? A escola já sei que fica bem localizada, pertinho da estação Bloor-Yonge. Beijoooos

    1. Ola Dayane. Em maio deve esquentar mas não ficar super quente. Eu acho uma região ok, não acho bonita mas tem de tudo e é de fácil acesso aos outros cantos da cidade, o que conta bastante. Beijos

    2. Oi Daniane. A homestay você conseguiu pela agência de intercâmbio? Vou em outubro e estou à procura de lugar pra ficar.

  8. Gaby, adoro seu blog! Sigo no face e no insta e tem sido muito útil pras minhas pesquisas! Estamos mudando pra Toronto no meio do ano com a familia toda: eu, marido, duas filhas (mais velha 5 anos, mais nova 10 meses) e a cachorra (1 ano).
    Nas minhas pesquisas, achei a região de Yonge-St. Clair. Quais suas impressões do bairro?

    1. Tenho um casal de amigos que mora nesta região e curte. É perto de tudo e uma área bem mais comercial do que residencial. Acho interessante se estiver dentro do seu budget. Beijos e feliz que o blog tem sido útil.

  9. Gaby, tô sempre lendo seus posts. Muita informação legal de de qualidade. Eu, marido e 2 filhas de 8 e 3 anos estaremos indo no final de agosto. Farei pathway em Downtown e em janeiro começarei o College na Centennial no Progress Campus, em Scarborough.
    Vi que vc não citou nenhum bairro de lá. Vc não gosta ou não conhece? Me indicaram uma ótima escola pra minha mais velha tb. Obrigada, bjs!

    1. Ola Luciana… eu só citei bairros no centro de Toronto, nada mais afastado. Também não conheço a região – como moradora – e não conheço ninguém que mora lá, então fica difícil opinar. Beijos e boa sorte em tudo!

  10. Oi Gaby! Amo seu blog e leio desde que decidimos vir pra Toronto! Estamos morando em North York, justamente perto da estação North York Centre. Acho que você não veio por aqui, pois a região só tem prédios no quarteirão da Yonge! Na rua de trás já não tem prédio e é bem com cara de bairro mesmo, com muitas casas e parques (pequenos, sim, mas tem vários) e muitas árvores. O que você considera como “zero de natureza”? Estou amando morar aqui, pois temos facilidade de acesso ao metrô, lojas, restaurantes e as escolas daqui são bem boas!
    Beijos!

  11. Oi Gabby sou sua fã de carteirinha! Moro em Forest Hill e simplesmente Amo! Nem
    Parece que estou morando em uma cidade grande e ao mesmo tempo to tao pertinho de downtown.

  12. Boa noite
    Meu nome é Richard
    Sou de Blumenau SC Brasil.
    Se possível gostaria de uma informação sobre o bairro de Agincourt south (principalmente sobre a rua de Kentish Crescent 65)
    Á algum site que eu possa pesquisar a respeito?
    Desde já agradeço pela atenção
    Deus abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *