Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de março/2018 em Toronto

Quem estava esperando por março levanta a mão! Março é um mês super esperado pois é quando a primavera chega, o horário de verão começa e o clima começa a ficar menos rígido (o que não quer dizer menos frio como eu contei para vocês neste post aqui de clima de Toronto a cada mês). O mês de março está repleto de atrações, eventos, atividades, comemorações e eu demorei um montão para escrever o post e colocar todas estas dicas juntas para vocês. Espero que vocês curtam bastante e que as dicas sejam super úteis.

Chegada da Primavera

Sim pessoal, o mês de março é tão esperado porque é o mês que a gente vai dar “tchau tchau” para o inverno, pelo menos na teoria. Segundo esta reportagem aqui do The Sun – e baseado também na previsão do tempo que citei abaixo – a primavera começa dia 20 de março se usarmos o método astronômico, mas se usarmos o método meteorológico hoje já é início da primavera. Isso porque as temperaturas de março estarão mais quentes que a média e já anunciam a estação das flores e chuva por aqui. Não importa o método que você use, inverno agora só daqui a alguns bons (e longos) meses.

Clima

Preciso começar falando que errei feio em fevereiro, pois as previsões diziam que seria um mês brutal (como escrevi aqui) e acabamos tendo frio e neve, mas dias de 18C e muitos dias com temperaturas perto de 0C, o que não são tão frias assim para quem mora aqui e pega temperaturas negativas de dois dígitos. Que bom! E vamos a previsão de março segundo o The Farmer’s Almanac: de 1 à 10 de março teremos temperaturas amenas e períodos de chuva, dias 11 e 12 de março serão de neve e frio, dias 13 à 21 de março com sol e temperaturas amenas, dias 22 à 27 de março com chuva e temperaturas amenas e os últimos dias do mês (28 à 31 de março) com um mistura de chuva e neve. Como vocês podem ver não teremos grandes dias de frio (a previsão diz apenas 2) e a média de temperatura do mês será de 1C (4C acima da média dos outros anos). Agora, reparem só na média de chuva: 100mm (50mm a mais que o normal). Ou seja, a previsão diz que teremos um março com temperaturas amenas e muita chuva. Será? Vamos aguardar e torcer porque eu não sei quanto à vocês mas eu já não aguento mais frio.

Início do Daylight Savings

Sim pessoal, março é o mês que o Daylight Savings começa por aqui. E para quem não sabe o que é Daylight Savings é o nosso “horário de verão” no Brasil, ou a época do ano em que adiantando os ponteiros 1h a mais do que o horário padrão) para que o dia fique mais longo e energia elétrica seja poupada. Eu já escrevi alguns posts super legais sobre isso e vale a pena lê-los clicando aqui. O Daylight Savings começa aqui no Canadá no dia 11 de março às 3am e a dica é que antes de dormir neste dia você já adiante o relógio 1h. Vale falar que com o fim do horário de verão do Brasil em fevereiro (para alguns estados) a diferença que antes era de 3h passará a ser de 1h, o que é ótimo para conversar com família e amigos que estão por lá.

Feriados e Comemorações

Em março teremos Páscoa e, portanto, um feriado no final do mês. Aqui em Toronto temos a sexta-feira de Páscoa como feriado – que este ano cai em 30 de março – e alguns lugares fazem feriado na segunda-feira pós-Páscoa (como o meu trabalho, iupi!). Então terei 4 dias de descanso por aqui. E vale falar que a Páscoa por aqui é um pouco diferente da do Brasil e eu falei um pouco destas tradições neste post aqui e também já escrevi aqui sobre alguns chocolates para você provar na Páscoa de Toronto. Certamente falarei mais sobre a Páscoa este ano no blog, já que teremos a família aqui com a gente e uma criança que agora come – e curte – chocolate. Aguardem!

Além da Páscoa o mês de março traz uma outra comemoração super tradicional por aqui, que embora não seja feriado é celebrada por muita gente: o St Patrick’s Day. A data é comemorada no dia 17 de Março – que este ano cai em um sábado, oba! – pelos países que falam a língua inglesa. Nesta data as pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva. Basicamente as pessoas se vestem de verde porque São Patrício usava um trevo de três folhas para explicar sobre a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Em Toronto há uma parada, que este ano acontece no dia 11 de março (veja mais informações aqui). Se você quiser comemorar a data vale ir a qualquer pub irlandês da cidade – cito alguns neste post aqui – tomar cerveja verde e comemorar a data com amigos.

Festivais e Eventos

Sugar Shack na Sugar Beach: a Sugar Beach é uma “praia” de Toronto que é super fotogênica e foi extremamente cara de ser construída – clique aqui e leia mais. Nos dias 10 e 11 de março acontece no local o evento Sugar Shack, para nos despedirmos do inverno. Haverá degustação de maple, bar, atividades de inverno, música e muito mais.

Toronto Brewfest: festival de cervejas no Exhibition Place (festival coberto) nos dias 2 e 3 de março. Serão mais de 150 cervejas artesanais de cervejarias locais (de Ontario e de Quebec) que você poderá provar no evento.

Celebrate Toronto: o aniversário de Toronto é em março mas infelizmente por aqui não temos feriado no aniversário da cidade. Mesmo assim a prefeitura organizou um montão de eventos diferentes que acontecerão entre 3 e 6 de março na Nathan Phillips Square.

Exposição Yayoi Kusama Infinity Mirrors no AGO: o AGO será a única parada Canadense da exposição Yayoi Kusama: Infinity Mirrors, que acontece no museu entre 3 e 27 de março de 2018. A exibição envolve vários trabalhos desta artista japonesa, incluindo 6 ambientes caleidoscópicos e várias pinturas e esculturas. Um dos mais conhecidos e aguardados é o quarto dos espelhos infinitos e somente 2 à 3 visitantes serão permitidos por vez, tendo um tempo de 20 a 30 segundo neste e em outros quartos.

Festivais de Maple: nas primeiras semanas de março acontecem os festivais de maple em várias fazendas, centros de conservação e parques de Toronto e principalmente regiões ao redor da cidade grande. Em resumo nestas fazendas você vê a colheita do melado de maple – que é super característico do Canadá, pode provar e fazer outras atividades. O evento é super legal e eu curti bastante quando fui e queremos levar o Thomas este ano para conhecer. Amanhã eu estarei postando aqui no blog um post com dicas de várias fazendas de maple espalhadas por Ontario que vocês podem visitar, mas já irei citar o Sugarbush Maple Syrup Festival que acontece em várias fazendas ao redor de Toronto que é bem popular e organizado.

Canada Blooms & National Home Show: o Canada Blooms é um evento de flores e jardinagem e o National Home Show um evento de móveis e TUDO para a casa. Ambos acontecem juntos no Enercare Centre em Toronto nos dias 9 à 18 de março.

Comicon Toronto: feira para amantes de personagens de ficção e histórias em quadrinho, acontecendo de 16 à 18 de março no Toronto Metro Convention Centre. O site do turismo de Toronto traz uma matéria falando das 5 coisas que você não pode deixar de fazer no evento e você pode ler tudo clicando aqui.

National Ballet of Canada – Sleeping Beauty: se você curte ballet não pode deixar de ir ao espetáculo Bela Adormecida, que acontecerá em Toronto nos dias 8 à 18 de março e tem reviews maravilhosos. O espetáculo é de 3h e acontecerá no Four Seasons Centre na esquina da Queen Street West com a University Avenue.

Tiff Kids International Film Festival: sim, Toronto tem um festival internacional de filmes infantis. Este ano o festival acontece de 9 à 18 de março e os filmes são indicados para crianças de 3 à 13 anos. Vale falar que dá para pesquisar no site qual filme é adequado para sua criança baseado na idade e na série que ele estuda.

One of a King Show: festival de produtos feitos a mão por artesãos e artistas locais. Há várias edições do evento todos os anos e o de primavera acontece entre 28 de março e 1 de abril no Enercare Centre Exhibition Place.

Sacred Music for a Sacred Space: concerto de músicas sacras na Basílica de St Paul em Toronto. O coral que irá cantar é o Toronto Mendelssohn Choir (que já foi nomeado ao Grammy) e será regido pelo maestro Noel Edison. Os concertos acontecem nos dias 28 de março e 30 de março às 7:30pm. Os tickets custam CAD$35 e CAD$50.

Atrações para o March Break ou Spring Break

Neste mês de março eu não poderia deixar de falar do March Break ou Spring Break, que é uma semana onde as crianças não vão para escola e que todos os lugares da cidade estão lotados e os preços das passagens estão um absurdo. Então, vale a pena anotar a data e trabalhar naquela semana se você não tem filhos em escola: 12 à 16 de março de 2018. Mas se você estiver passeando em Toronto – com ou sem filhos nesta época – vale pesquisar pelas atrações naquela semana, pois os museus, shoppings e lojas costumam fazer eventos especiais para entreter a criançada nesta semana. Abaixo estou postando algumas das principais atrações que estarão acontecendo nesta data:

TTC Group Day Pass Deal: este não é um evento mas achei interessante começar as dicas desta semana falando desta promoção do TTC. De 12 à 16 de março o passe diário do TTC (CAD12.50) que dá direito a andar de transporte público quantas vezes você quiser poderá ser usado por 2 adultos ou 2 adultos e 4 jovens (13-19 anos) ou 1 adulto e 5 jovens (13 à 19 anos). Uma ótima maneira de economizar e curtir todos os eventos abaixo em família.

Wizard World Indoor Family Fun Park: evento que vai de 11 de março à 18 de março com várias atrações para crianças, incluindo shows, brinquedos, jogos, shows de mágico e muito mais. O evento acontece no Better Living Centre (Exhibition Place) e vai das 10am até 6pm (nos dias de semana) e das 11am até 6pm (finais de semana).

March Break at the Zoo: de 11 à 18 de março várias atividades estarão acontecendo no zoológico de Toronto, incluindo a despedida dos pandas gigantes da cidade (eles estão indo para Calgary). O evento conta com palestras educativas com os cuidadores dos animais e também encontro com alguns dos animais.

Viking Adventure no ROM: de 11 à 18 de março o Royal Ontario Museum se transformará em uma vila viking com várias atrações para as crianças. Fantasias e atividades artesanais estarão disponíveis para os visitantes.

Cineplex March Break Movies: se segunda à sexta na semana do March Break os cinemas da rede Cineplex estarão passando filmes infantis a CAD$2.99. A seleção de filmes é bem variada e a cada dia serão 4 diferentes.

March Break Fun at the AGO!: o Art Gallery of Ontario também terá várias atividades para seus filhos curtirem esta semana de folga. O evento acontece de 10 à 18 de março e muitas das atividades estão baseadas na exposição de Yayoi Kusama que estará rolando no local.

digiPlaySpace: esta exibição de arte e tecnologia que traz atividades interativas para crianças e adultos já abriu em fevereiro, mas pode ser uma boa opção para você curtir algo artístico com seu filho em março. O evento acontece no cinema Tiff Bellwoods e envolve 21 instalações de 12 países. O evento é recomendado para crianças de 3 à 13 anos.

March Break Fun no Black Creek Pioneer Village: a vila que recria a vida no século 19 é um museu a céu aberto que é atração certa para toda a família (clique aqui e leia meus posts com as visitas que fizemos ao local). Dos dias 12 à 18 de março acontecerão vários no local, incluindo descobrir o mistério e fazendas de maple syrup.

March Break Day Campo no Ontario Science Centre: o museu de ciências de Ontario também tem atrações para a semana do March Break. As crianças de 5 à 12 anos tem a opção de passar a semana indo ao local e fazendo diversas atividades.

Atividades na loja Indigo Kids: quem acompanha o blog sabe que a loja Indigo é a minha favorita aqui em Toronto. E não poderia deixar de ser eles irão fazer várias atividades na semana do March Break com as crianças e cada dia tem uma diferente. Um dia terá LEGO, no outro massinha, e por ai vai. As atividades são em geral para crianças maiores de 3 anos e no link dá para ver todas elas.

March Break Day Camp no Evergreen Bricks: o Evergreen Brick Works é uma antiga fábrica de tijolos que hoje é espaço de eventos, parque e muitas outras coisas. Eles possuem várias atrações e atividades diárias para manter as crianças de 6 a 12 anos ocupadas nesta semana de folga.

March Break na Assembléia Legislativa de Ontario: de 12 à 16 de março seu filho pode explorar o edifício da Assembléia Legislativa de Ontario, participar de uma caça ao tesouro, vestir-se como antigamente e conhecer mais a história daqui. O evento parece ser bem diferente e interessante e mais informações você encontra no link.

March Break Family Drop-In at Fort York: evento para a família todo de 12 à 16 de março onde as crianças pode aprender mais sobre a guerra de 1812 e a história do Fort York. O passe para o evento custa entre CAD$5.30 e CAD$12.40.

Eventos Esportivos

Em relação aos eventos esportivos continuamos com os jogos de ice hockey e basketball por aqui. Vale falar que os playoffs geralmente começam em abril e os jogos desta época tendem a ser bem competitivos e ótimos. O Toronto Raptors – time de basketball de Toronto – jogará na cidade nos dias 4, 6, 9, 16, 18, 23, 25 e 27 de março e entre os times mais legais que virão para cá estão o Houston Rockets, o OKC Thunder e o LA Clippers. Lembrando que o Raptors está super bem este ano e é o primeiro da Conferência Leste da NBA. O Toronto Maple Leafs – time de hockey no gelo – joga em Toronto nos dias 10, 14, 17, 24, 26, 28 e 31 de março e eu não conheço muito bem os times para dizer quais jogos serão bons. O Maple Leafs está em terceiro da Atlantic Division na NHL.

E vale falar também que no dia 3 de março começa a temporada de futebol e o Toronto FC – campeão da MLS – estará jogando em Toronto contra o Colombus Crew SC. Eles também jogam aqui em Toronto dia 7 e 30 de março no BMO Field (estádio de futebol “aberto” na lakeshore). Vale a pena se agasalhar e assistir ao evento, que é bem diferente dos jogos que estamos acostumados no Brasil.

Ah, e dia 29 de março começa a temporada do Baseball aqui em Toronto e o time da cidade – Blue Jays – vai jogar contra o New York Yankees (não só dia 29, mas dia 30 e 31 de março). Se você tem vontade de ir ao Rogers Centre (o estádio enorme ao lado da CN Tower) vale a pena ir ao jogo, que tem tickets baratos e é bem diferente.

Eventos Musicais

Março será um mês agitado em Toronto quando o assunto é shows musicais. Haverá 4 grandes shows de artistas famosos no ACC: Justin Timberlake (13 e 15 de março – que começa sua nova turnê aqui mesmo em Toronto), Demi Lovato & DJ Khaled (19 de março), P!nk (20 e 21 de março) e Lorde (29 de março). Para outros shows e mais informações como onde comprar ingresso clique aqui.

E ai, gostaram das dicas? Eu costumo dizer que os meses de janeiro e março são os mais longos do ano. Janeiro mesmo eu nem suporto muito porque é frio e você só quer que acabe. Mas março eu gosto porque o clima está melhor e a gente já começa a ouvir os passarinhos e a ver que a primavera está chegando – e é bem neste mês que ela chega certo? Então é um mês para ser super aproveitado e espero que com as dicas que eu dei vocês consigam aproveitar mais e mais.

12 comentários em “Tudo sobre o mês de março/2018 em Toronto”

  1. Achei que Março ia ser um mês chato mas este post me animou muito. Obrigada Gabi! Suas dicas são sempre incríveis e fáceis de seguir. Sucesso sempre

  2. Gaby, acha que e dificil dirigir em abril em quanto condiçoes climaticas para viajar de Toronto até Quebec?
    Acha que odemos nos encontrar ainda com neve nas estradas? Ou com dias de muita chuva e geleo na pista? So sua opinião, nao se preocupe que ainda vou pesquisar sobre o asunto. Muito obrigada

    1. Ola. A previsão diz que teremos uma primavera mais cedo (já no início de março) então acho (não tenho certeza) que vc não pega neve. Mas a dica para dirigir é: se estiver muito ruim pare e espere limparem a estrada. É difícil prever o clima mas tente prganizar seu roteiro de uma maneira flexível caso a neve venha. Beijos e espero ter ajudado

  3. Gabi, amei o post! To chegando dia 22/03 e já estava com medo de pegar muito frio! Bom saber que não estará tanto! E espero que sejam dias de sol, não chuva! hahaha Obrigada pela dicas dos eventos! Um beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *