Pular para o conteúdo

Sobre o real significado do “Dia da Família” e como aproveitar a data com pessoas especiais

Na segunda-feira é Family Day aqui em Toronto – feriado – e apesar de não termos esta celebração no Brasil eu achei importante escrever este post sobre o real significado desta celebração por aqui e como podemos aproveitar a data com a família ou as pessoas especiais que te cercam em Toronto (porque vamos combinar que nem todos que moram aqui tem a felicidade de estar perto daqueles que amam). O feriado é super recente – começou a ser celebrado em 2007 – e foi criado para dar para as pessoas um tempo a mais para elas curtirem sua família já que a distância entre o Ano Novo e a Páscoa é de 3 meses (ou até mais). Neste post eu deixei a minha mão escrever o que quisesse e depois resolvi separar em tópicos, que podem não fazer sentido combinados mas individualmente refletem um pouco sobre o meu pensamento sobre esta data e a celebração da família.

A família que a gente tem a sorte de ter

licaflor-newyear-1-54

Eu me considero muito feliz em ter uma família que eu posso chamar de minha. Sempre tive sonho em casar e ter filhos e o casamento veio a 10 anos atrás, quando encontrei uma pessoa que me fazia bem e feliz sem esforço. Nós já nos considerávamos “uma família”, mesmo quando éramos só dois. Eu nunca achei que para se ter uma família eu precisa ter filhos. Este era um sonho mas eu sinto que Thomas já chegou em uma família formada, com um pai, uma mãe e um cachorrinho que se amavam muito. Pode parecer clichê mas a nossa família ficará ainda mais completa em 2018 e eu não vejo a hora de conhecer o próximo membro da família que chegará para nos tornar ainda mais felizes e unidos.

A família que a gente escolhe

O primeiro ponto que quero discutir é que o significado de família mudou nos últimos anos e não envolve apenas pai, mãe e filhos, especialmente para quem mora fora do seu país de origem. Família são as pessoas que te fazem bem, que querem o seu bem e que estão com você em todos os momentos, torcendo e vibrando com suas conquistas e estendendo a mão quando as coisas não dão certo. É engraçado pensar no dia da família sem pensar nos amigos, que fazem parte da família da maioria dos imigrantes. Eu considero o Family Day um dia de estar ao lado daqueles que a gente ama e que compartilham momentos conosco.

Sorte por ter uma família que me apoia

Não é fácil para um pai e uma mãe saber que seu filho/filha mora longe e que o tempo está passando e ele/ela não está ali do lado para as celebrações, os almoços de domingo e os jogos de futebol. Mas apoio e amor são essenciais para o filho/filha estar bem fora da sua zona de conforto e eu posso dizer que sim, eu tive (e tenho) muito apoio dos meus pais em morar fora e lutar por realizar meus sonhos, dia a dia, longe deles. Eu tenho muita sorte de fazer parte de uma família que me deixa segura, amada e apoiada. Eu sei desta sorte e conheço muitas pessoas que não a tem. Eu aprecio isso e reflito bastante sobre o assunto no dia de hoje, porque mesmo estando aqui com meu marido e filhos (Thomas e Jojoe) eu sei que um pedaço da minha família está longe de mim e isso ainda dói, sempre.

Um dia para criar memórias

Já celebramos o Family Day aqui no Canadá alguns bons anos, sendo que a maioria deles a gente aproveitava para viajar para algum lugar. O feriado serve para você curtir o inverno, sair de casa com sua família (de sangue ou de afeto) e realmente aproveitar a neve e o frio (sim, é possível). Eu tenho ótimas memórias desta data em anos seguintes, e uma delas é do primeiro Family Day que passamos aqui, em 2011. Foi um dia maravilhoso e frio. Levamos Jojoe para correr na Wasaga Beach (que estava toda congelada) e passamos o dia juntinhos – na época nossa família era de 3 apenas. Batemos fotos lindas e exploramos a cidade. Foi especial.

Como aproveitar a data com sua família

Veja fotos antigas e lembre de momentos especiais: uma dica muito legal é você rever fotos e vídeos de momentos que você passou com sua família. Acho que é uma ótima maneira de entender o real significado da celebração e agradecer pela presença daquelas pessoas na sua vida.

Vá passear nos parques da cidade: sim, pode estar super frio hoje mas tenho certeza que os parques da cidade estarão lotados. E, melhor que isso, lotado de crianças. É super comum os pais sairem de casa nesta data e levarem seus filhos para brincar na neve e no ar puro. É uma data caracterizada por isso e vale a pena você também seguir esta tradição.

Cozinhe uma bela refeição em casa: quando eu penso em Family Day eu só consigo imaginar uma boa refeição preparada em casa, com um prato favorito de cada pessoa. Reuna os amigos e a família e faça um almoço incrível. Se você gosta de atividades uma coisa legal que você pode fazer é pedir para cada um falar uma coisa que eles apreciam e curtem do outro. Tenho certeza que outros momentos especiais serão criados durante esta atividade e este almoço.

Um dia sem redes sociais: que tal tirar o dia para curtir a família completamente, sem se preocupar com o telefone e as redes sociais. Sim, isto é possível e é extremamente especial. Retirar a tecnologia do seu dia-a-dia é saudável e faz com que o foco seja voltado para o outro, as necessidades do outro, o que o outro fala e o que ele quer. Nós fazemos isso sempre que estamos jantando ou perto do Thomas (nunca ficamos no celular quando estamos com ele, a não ser batendo foto e fazendo vídeos, mas nunca navegando nas redes) e é maravilhoso.

Espero que tenham gostado e bom feriadão para todos que estão em Toronto e nas províncias que celebram esta data (nem todas possuem feriado na segunda-feira).

8 comentários em “Sobre o real significado do “Dia da Família” e como aproveitar a data com pessoas especiais”

  1. Gaby, to de férias no Brasil e ainda não consegui te dar os parabéns pela gravidez! Fiquei muuuuuito feliz com a novidade! Parabéns, felicidades e saúde!

  2. Parabéns pelas belas palavras e sempre estar dividindo os seus momentos. sempre olho o blog para rever locais e situações a qual você já passou, tipo uma programação completa do que posso fazer em maio quando desembarcar em Toronto. e Parabéns pela gravides.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *