Pular para o conteúdo

Dicas de cuidados com a saúde nas 4 estações do ano no Canadá

Hoje é dia 15 de fevereiro e como todo dia 15 temos aqui no blog um post do projeto #vidaemTO. O tema deste mês é “dicas e cuidados com beleza e saúde”, mas eu confesso para vocês que sou bem pouco apegada a dicas de beleza. Eu me cuido, mas não sei muito sobre cremes e maquiagens. Então optei por falar apenas sobre cuidados com a saúde aqui em Toronto. Como os cuidados variam muito de estação para estação eu resolvi falar de cada uma delas separadamente. Eu confesso para vocês que escrevi este texto no meu celular mesmo, entre uma caminhada com Jojoe e uma corrida de metro, então as dicas são simples e bem diretas. Espero que ajudem vocês a terem uma noção do que é necessário para cuidar da saúde em cada estação do ano.

Cuidados com a saúde no inverno

photo

O inverno é a estação do ano mais temida (por causa do frio extremo) e há sim alguns cuidados que são recomendados para quem vai passar o longo inverno por aqui. Em primeiro lugar a pele no inverno fica muito, mas muito seca. É fundamental ter um bom creme e passá-lo diariamente e várias vezes ao dia. Há vários cremes na farmácia e eu recomendo um para eczema, pois estes são mais potentes. Também acho importante ter um umidificador em casa, que ajuda neste cuidado da pele (e no ressecamento do nariz, que merece algumas vezes uma solução salina) que o aquecedor causa. Quando o assunto é gripe vale a pena tomar um montão de vitamina C e se manter hidratado sempre. No meu trabalho metade das pessoas estão com gripe nessas últimas semanas e a gente é orientado a lavar MUITO a mão, o tempo todo. Ah, protetor solar é fundamental porque a neve branca reflete o sol e pode causar queimaduras fortes. Não posso deixar de falar da vitamina D, que é muito importante nesta época do ano já que a exposição ao sol (e o tempo de sol em si) é reduzida. Também é importante falar que a gente tem que achar um motivo e uma atividade para sair de casa, mesmo com muito frio. Gostar do inverno e achar um hobby associado a esta estação é fundamental para a saúde do seu corpo e da sua mente. Por fim, quero deixar registrado que neste post aqui há cuidados com o frio extremo e como é importante tomar algumas precauções para evitar problemas devido ao frio.

Cuidados com a saúde na primavera

A primavera é uma estação “perigosa” quando o assunto é saúde, e eu considero mais perigosa do que o inverno. Isso porque a temperatura nesta época é meio louca, com dias quentes e outros de frio intenso. A gente tem que estar preparado para tudo e já aconteceu de eu esquecer de checar a previsão do tempo antes de sair de casa (porque o dia estava quente e agradável) e o final do dia ser gélido. A flu season se extende durante a primavera e aquela ansiedade que todo mundo está de sair de casa e viver a vida sem gelo pode ser perigosa. Então muita vitamina C e sono são fundamentais também durante esta estação. É também a estação das alergias, já que o pollen está a todo vapor para as árvores florescerem. Eu não tenho alergias mas se você tiver na farmácia tem uns 1000 tipos de anti-alérgicos. E vale falar que os animais estão agitados (assim como nós) e é importante cuidar nos parques e na sua casa, especialmente quem tem crianças e animais como eu.

Cuidados com a saúde no verão

IMG_0947

O verão é uma estação linda aqui, mas muito quente e seca. Não temos o mar e a gente nota a secura em tudo no verão, especialmente nos dias muito quentes. Muita hidratação (água, umidificador) e muito cuidado (protetor solar, não se expor ao sol nos horários de pico) são super importantes. Neste site aqui tem muita informação importante sobre cuidados com o calor extremo. Nem tudo no verão são flores e por aqui há algumas pestes também. Ano passado o “queridinho” da vez foi a Lyme Disease e você acha mais informações clicando aqui. Também rolou um pouco de medo por causa do West Nile Virus. Uma outra informação importante que pode afetar sua saúde no verão é a qualidade das água do lago aqui em Toronto. Como eu falei neste post aqui Toronto possui 11 praias e quem é do Brasil está é afim de entrar na água e curtir os poucos meses de calor. Mas é sempre bom ficar ligado neste site aqui que mostra a qualidade da água nos pontos de banho. Um índice muito importante para ficarmos de olho no verão é o Air Quality Health Index, especialmente quando gostamos de nos exercitar na rua. Este índice mede qualidade do ar em termos de saúde e mostra o quão perigoso é para as pessoas (especialmente com problemas cardíacos, diabéticos, crianças, atletas de atividades vigorosas) se exercitarem na rua. Dá para acessar o índice diário de Toronto aqui.

Cuidados com a saúde no outono

DSC_6148

O primeiro cuidado de saúde que ouvimos durante o outono é “tome sua vacina para a gripe“. Sim, é nesta época que você deve tomar sua vacina e ela é dada em hospitais, farmácias e até alguns supermercados. Uma outra dica é a de aproveitar os últimos dias de calor na rua e, de preferência, exercitando-se. Não que o outono seja quente, mas ainda assim você vai sentir falta das temperaturas positivas. E vamos combinar que o outono é lindo demais e vale a pena gastar um tempo admirando as paisagens coloridas da estação. Uma outra dica é que você não abuse das delícias da estação, para não começar o inverno com quilos extra resquícios dos doces do Halloween, as delícias de abóbora e a mesa farta do Thanksgiving. Por fim, uma dica que eu dou é que você cuide com as fotos nas pilhas de folhas secas. Isso mesmo. No meu primeiro ano aqui eu peguei uma super alergia, porque bati mil fotos nas folhas secas que são úmidas, cheia de sujeira e também de bichos (infelizmente). Acho que vale a pena bater fotos sim, mas inspecione o local antes e tenha certeza que não tem nenhum bicho ou nada estranho. Eu fico super apreensiva agora e sempre olho 2x para ter certeza que está tudo limpo e seguro.

Não deixem de ver os posts sobre este assunto nos blogs que participam deste projeto:

Carina Iani | Blog Outside Brazil
Livi Souza | Blog Baianos no Pólo Norte
Mariana Cimini | Blog Virei Canadense
Mirella Matthiesen | Blog Mikix

5 comentários em “Dicas de cuidados com a saúde nas 4 estações do ano no Canadá”

  1. Gabi, vou estar em Toronto de 11/06 até dia 20/06 deste ano, a previsão é que seja mais verão ou primavera para essas datas?
    estou super ansiosa e adoro seu blog <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *