Pular para o conteúdo

6 maneiras de encontrar um Médico de Família em Toronto

De 10 perguntas que eu recebo ultimamente com certeza 5 são sobre saúde no Canadá. Tá certo que a saúde é “gratuita” para residentes, mas ainda assim ela não é fácil e há muita diferença cultural (e em outros aspectos) quando comparada ao que estamos acostumados no Brasil. Eu já escrevi um post com algumas informações sobre o sistema de saúde no Canadá – clique aqui para ler – e eu sei que ainda falta escrever um texto sobre a minha experiência utilizando o sistema e o que eu acho dele. Eu não vou entrar em detalhes sobre isso e sobre as diferenças entre Canadá e Brasil hoje, ou como eu me sinto em relação a elas, mas eu irei falar sobre uma delas: o médico de família.

Médico de família é uma especialidade médica caracterizada pela atenção integral à saúde ou atenção básica à saúde. Aqui no Canadá é o médico que você vai quando algo não vai bem (e não é uma emergência, porque se for você vai obviamente direto ao hospital). É o médico de família que vai conhecer seu histórico, vai fazer check-ups e pedir exames e vai te encaminhar para os especialistas. É, na minha opinião, a figura mais importante do sistema de saúde canadense, pois tendo um bom médico de família você pode ser encaminhado para os melhores especialistas e receber os melhores encaminhamentos. E é o seu médico de família que fará um “primeiro diagnóstico” e, novamente, irá te encaminhar para o especialista. Se ele achar que não há nada errado ele não irá te encaminhar e pode ser que você não descubra algum problema ou não trate de algo que deveria ser tratado.

Não sei se vocês sabem mas eu trabalho na área de saúde e outro dia estava acompanhando o atendimento de um paciente que chegou no hospital sem encaminhamento – que não tinha médico de família – e a médica que o atendia entregou uma lista com algumas maneiras que aquele paciente poderia conseguir um, porque ele não poderia ser atendido sem um encaminhamento. Eu adorei as dicas e pedi uma cópia do panfleto, para compartilhar aqui com vocês porque eu sei que tem muita gente que passa por isso e que não sabe por onde começar quando o assunto é saúde no Canadá.

1. Health Care Connect

O Health Care Connect é um programa provincial que ajuda os residentes de Ontario a acharem médicos de família e enfermeiras que estão aceitando novos pacientes. Dá para se cadastrar aqui online ou pelo telefone 1-800-445-1822 (segunda à sexta, 9am-5pm. Segundo o programa 88% das pessoas que se registram acham um médico de família, mas a parte ruim é que não há garantia que o médico irá aceitar sua família toda (o registro é individual) e que você irá conseguir um. E demora um certo tempo para você ser conectado, mas eles priorizam mulheres grávidas e crianças. Se você está perdido, não conhece ninguém aqui em Toronto (não tem nenhuma referência) e não tem pressa esta pode ser a melhor opção para você.

2. Settlement.org

O settement.org também é um website da província de Ontario e traz um montão de informação para novos imigrantes, incluindo informações sobre o sistema de saúde e como encontrar um médico de família. Claro que eles indicam o Health Care Connect citado anteriormente, mas além desta dica há outras válidas se você está com pressa ou quer explorar mais esta busca. Tudo sobre este site relacionado ao médico de família pode ser encontrado aqui, mas já adianto que vale a pena explorar o site todo que tem muitas informações interessantes.

3. Opencare

O site da Opencare é super fácil de navegar e o objetivo principal é que você encontre profissionais perto de você. No caso de médicos de família em Toronto o link de busca é este aqui. Você coloca o seu zipcode, o motivo de estar procurando, se quer médico ou médica e o horário que prefere fazer as consultas.Eu fiz uma pesquisa e encontrei 10 médicos próximos da minha casa. Achei o site fantástico. Claro que você tem que ter o trabalho de ligar um a um e ver se eles estão aceitando novos pacientes, mas este é o mínimo dos trabalhos na minha opinião. O site dá ratings mas eu acho super pessoal e o que uma pessoa acha bom pode não ser o que você acha.

4. College of Physicians and Surgeons of Ontario

Uma das ferramentas que foi indicado para o paciente foi a “Find a Doctor” do site do College of Physicians and Surgeons of Ontario. O site tem o registro de todos os médicos praticantes daqui de Toronto (e Ontario) e você pode escolher para pesquisar um médico específico ou vários, baseado na sua localização, sexo, tipo de médico, etc. Mas, novamente, você terá que ligar para todos eles para saber da disponibilidade.

5. VisitDoctor.ca

Já vou começar dizendo que o site do visitdoctor.ca é estranho, mas funciona. E funciona de maneira semelhante a algumas ferramentas listadas anteriormente. Você pode escolher a especialidade do médico – lembrando que você geralmente precisa do encaminhamento de um médico de família para ver outras especialidades – e colocar sua localização para ver a lista de médicos. Eu achei a lista deste site mais fácil de visualizar, com as línguas que o médico fala e outras informações. Novamente, você deve ligar e perguntar se há disponibilidade para novos pacientes.

6. Perguntando por ai

Sim, a última dica que ela deu ao paciente é a que vejo muitas pessoas indicando: perguntar. A dica é que você vá no hospital do seu bairro e pergunte sobre médicos de família pois eles geralmente tem uma lista de médicos aceitando pacientes (foi o que o paciente fez). Mas vale lembrar que a lista pode não estar atualizada, por isso é sempre bom pensar nas outras opções. Outra dica é perguntar em community centres, pois estes lugares possuem várias informações sobre o assunto (clique aqui e veja uma lista dos community centres em Ontario). Uma outra dica é perguntar no seu trabalho ou na roda de amigos, pois certamente eles possuem médicos de família e podem indicar se seus médicos estão aceitando novos pacientes. E por fim, se você quiser pode andar no seu bairro e procurar por clínicas médicas, perguntando em cada uma delas se o médico está aceitando novos pacientes. Esta última opção é a última mesmo, mas às vezes você está na rua por outro motivo e vê a placa de “aceitamos novos pacientes”… não custa entrar, certo?

Espero que tenham gostado da dica e se quiserem saber como eu encontrei a nossa family doctor é só clicar aqui.

Fonte da foto que ilustra este post: Freepik

10 comentários em “6 maneiras de encontrar um Médico de Família em Toronto”

  1. Otimas dicas, Gaby. Eu tambem moro em Toronto e achei meu medico de maneira “YOLO” porque nao conhecia esses sites que vc mencionou. Eu simplesmente joguei no Google “general practictioner”, selecionei minha area e comecei a ligar nos consultorios. Primeiro que estava aceitando novos pacientes, eu fui. Se um dia eu precisar encontrar um novo medico, certamente usarei os sites que vc listou. Obrigado.

  2. Oi Gaby. Muito boas as dicas, mas e para quem ainda nao é residente e precisar de um medico utilizando o seguro de saude? Tambem precisa de um medico de familia? Bjos. Silvia

    1. Ótima pergunta. Neste caso depende muito do incidente. Se for de emergencia vc irá a um emergency department e o especialista irá te ver (dependendo dos casos). Senão, vc liga para seu seguro, vê as clínicas que eles irão te indicar e ai vc é encaminhado. Geralmente é para um walk-in clinic onde tem family doctors mas esta pode não ser a regra dependendo do problema.

  3. Oi Gaby!
    Sei que o post tem mais de 1 ano, mas so’ cheguei nele hoje que me encontro nessa saga de buscar um bom family doctor!
    Alguns amigos tem bons medicos que, assim como voce comentou sobre sua medica, nao estao aceitando novos pacientes. Queria saber sua opiniao entre medicos de pequenas clinicas ou que atendem em grandes hospitais. Voce acha que existe alguma diferenca? Eu estou em duvida se procuro por um medico especificamente ou entro em contato com algum hospital e vou em qualquer medico que eles tenham disponivel, porque la eu ja resolveria tudo no mesmo lugar, no caso de exames e cirurgias, por exemplo.
    Muito obrigada!

    1. Ola Alice, sinceramente acho que não tem diferença. Vai de sorte e tbem de vc gostar do seu médico – às vezes um médico que é bom para mim pode não ser bom para vc. Os médicos de hospitais geralmente atendem em clínicas, não acho que vc “já resolveria tudo em um lugar”. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *