Pular para o conteúdo

Fatos curiosos sobre Niagara Falls que você provavelmente não sabe

Vir para Toronto e não visitar Niagara Falls é a mesma coisa que ir para o Rio e não ver o Cristo ou ir para Paris e não ver a Torre Eiffel. As cataratas do Niagara são lindas e um dos cartões postais daqui da região, apesar de ficarem a um pouco mais de 1h de Toronto. Eu falo um monte sobre elas e a gente vai para lá sempre, mas outro dia estava lendo algumas curiosidades sobre a região e achei interessante escrever um post e contar para vocês algumas delas.

1. A Horseshoe Falls congeloutotalmente uma vez, mas as American Falls congelaram mais de 7 vezes

As cataratas do Niagara são compostas por 3 quedas: 2 melhores chamadas de American Falls e uma grande chamada de Horseshoe Falls. As quedas americanas são suscetíveis ao congelamento porque são menores. Conhecido por nós hoje, as quedas americanas congelaram mais de 7 vezes, incluindo no final de 2017-início de 2018, quando visitamos a região (veja mais aqui). O fluxo de água que cai no inverno é 85 vezes menor do que o fluxo do verão, o que ajuda neste congelamento. A Horseshoe Falls congelou em 1911 e há várias fotos e relatos online (só pesquisar no google por Frozen Niagara Falls).

2. Quinze pessoas já desceram as quedas d’água em um barril e a primeira a fazer isso foi uma mulher de 63 anos

Gente, eu me diverti demais lendo os relatos das pessoas que já desceram (ou tentaram descer) a Horseshoe Falls (a maior das quedas) em um barril. Parece que era moda no início dos anos de 1900. Mas a primeira tentativa foi aa viúva Annie Edson Taylor, de 63 anos. Desesperadamente pobre, Taylor visitou as Cataratas em 1901, então tentou se tornar rica e famosa ao descer por Horseshoe Falls em um barril que ela mesma desenhou. Em 24 de outubro de 1901, às quatro horas da manhã, o barril foi posto à deriva no rio Niagara e passou pelas quedas 20 minutos depois. Embora ela tenha sobrevivido ao mergulho, Taylor advertiu “Não tente” para outros vencedores em potencial, e ela nunca fez a fortuna com a que sonhou, morrendo sem dinheiro em 1921. Neste site aqui você consegue ver todas estas pessoas (chamadas de daredevils) e várias fotos divertidas. Hoje vale falar que é ilegal descer da cachoeira e a multa é de 10 mil dólares.

3. As Cataratas ficaram completamente secas em 1848

O dia 29 de março de 1848 tornou-se historicamente conhecido como o “Dia em que as Cataratas do Niagara pararam de correr”. Isso foi devido a um excesso de gelo no rio superior por várias horas. O fluxo foi parado o suficiente para que as cachoeiras desaparecessem. Veja fotos clicando aqui.

4. É a cachoeira mais poderosa da América do Norte e a mais rápida do mundo

É engraçado pensar no grande sucesso e fama de Niagara Falls. Todos – sem exceção – que a conhecem a acham bonita, mas não entendem muito bem a fama. Niagara Falls não é a mais alta cachoeira do mundo (e na verdade há cerca de 500 quedas d’água maiores do que ela). O que a torna especial é sua potência (i.e. o volume de água) que cai dela, especialmente da Horseshoe Falls, e a rapidez que sua água flui. E é esta potência e fluxo que fornece a maior parte da energia do estado de Nova York, nos Estados Unidos.

5. O turismo é movimentado o ano todo e mais de 30 milhões de pessoas visitam o local por ano

Esta curiosidade me impressionou. Eu sei que Niagara sempre está cheia – em qualquer parte do ano – mas não imaginava que toda essa gente ia para lá. Claro que todo mundo quer ver as quedas d’água, mas o local também é um famoso destino de lua de mel (no verão especialmente a gente sempre vê casais de noivos batendo fotos nos parques do local). Há também cassinos por lá e apesar de não entender eu sei que os norte americanos são fanáticos por jogos deste tipo, então este pode também ser um motivo para este monte de gente visitando o local todos os anos.

6. Casal Wallenda já atravessou a cachoeira na corda bamba e fazendo malabarismos em 2012 e 2017

Ai você pode pensar: descer de barril é muito antigo e só esses malucos de séculos passados poderiam pensar nisso, certo? Bem, pense melhor. Eu lembro que em 2012 várias pessoas que trabalhavam comigo me perguntaram se eu iria para Niagara Falls ver o tal Nik Wallenda atravessar dos USA para o Canadá em uma corda bamba. E foi ai que eu fui ver que estas loucuras ainda continuam por aqui. O tal Nik é um malabarista e fez a travessia na noite de 15 de junho de 2012, sendo o primeiro a fazer isso em 116 anos (dá para ver toda esta travessia aqui). E, olhem só, a mulher dele resolveu que o que o seu marido fez não era o suficiente e resolveu fazer malabarismos presa a um helicóptero com as quedas abaixo dela. E entre os malabarismos incluía ficar presa apenas pelos seus dentes (veja mais aqui). Eu fiquei nervosa só de assistir o vídeo.

DSC_5017

7. Em 50.000 anos não teremos mais Niagara Falls

Sim, os cientistas predizem que em 50 mil anos não haverá mais Niagara Falls. Isso porque elas estão em constante erosão, em uma taxa de 3 a 4 inches (em torno de 10cm) a cada 10 anos. Mas acho que ainda dá tempo de todos nós a visitarmos, não?

8. A atração Cave of the Winds (do lado americano) é construída todos os anos para a temporada de verão

Há diversas atrações em Niagara e algumas são exclusivas do lado americano e outras do lado canadense. Uma das mais legais do lado americano é a Cave of the Winds, onde os turistas descem escadas e decks de maneira para irem bem perto das American Falls. Eles reconstroem a atração todos os anos porque o gelo destruiria tudo. Tem matéria explicando isso aqui. Que trabalhão hein?

E se você quer conhecer mais sobre Niagara Falls não deixe de conferir os outros posts sobre a região que já rolaram aqui no blog clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *