Perguntas mais frequentes sobre conexão ou “uma passada rápida” em Toronto

Attachment-1-(1)

Deixa eu contar um segredo para vocês: eu tenho um caderninho onde anoto as perguntas frequentes que eu recebo dos leitores, e sempre que a pergunta é repetida mais de 20x eu já penso que o ideal é escrever um post sobre o assunto. E ultimamente a pergunta que eu tenho mais recebido (e que já excedeu as 20x) é sobre “uma passada rápida em Toronto” ou “o que fazer em uma conexão em Toronto de X horas”. Por isso eu resolvi escrever este post com algumas das perguntas e a minha opinião sobre o assunto.

Alguns lembretes antes de você ler as perguntas e minhas sugestões. Em primeiro lugar o aeroporto que falarei é o Toronto Pearson, o maior aeroporto de Toronto. Ele fica na verdade na cidade vizinha de Mississauga. Em segundo lugar minhas respostas são baseadas na minha opinião e saiba que sair do aeroporto para explorar a cidade – mesmo que você tenha uma conexão de 10h – é sua decisão e você deve arcar com todo o risco. Toronto é uma cidade grande, com tráfego ruim e não pense em contar minutos pois certamente o avião não esperará por você para seguir viagem.

1. Qual o tempo mínimo de conexão que eu posso sair do aeroporto para curtir a cidade sem medo?

Esta é a pergunta número 1 que eu recebo e a resposta é, depende. Depende de onde é o seu destino final – se for USA você deverá fazer a imigração para os USA aqui em Toronto e deve somar mais 2h no processo -, o que você planeja fazer, se você está sozinho ou em grupo, qual a sua idade e disposição, quanto você está disposto a gastar, e por ai vai. Eu diria que menos de 6h de conexão eu nem sairia do aeroporto. Um total de 10h eu sairia mas não me sentiria 100% confortável. Acima de 12h eu estaria segura e não teria problemas em montar um mini roteiro e explorar algumas atrações turísticas de Toronto.

2. Tem algum lugar que guarda volume no aeroporto?

Tem sim. As lojas da Samsonite nos terminais 1 e 3 do aeroporto possuem um serviço de guarda volume; então, se você resolver passear por Toronto enquanto espera sua conexão você deve procurar estas lojas. Note que não há terminal de passageiros com o número 2 no Pearson Airport, portanto em qualquer um dos terminais que você estiver terá uma loja da Samsonite e, portanto, um guarda volume. Os valores variam entre $5 e $10 (dependendo do tamanho) e você paga por dia e não hora. Clique aqui para mais informações.

3. Qual o melhor meio de transporte para ir e voltar entre o aeroporto e o centro?

O melhor – e por melhor diga-se mais rápido – é o UP Express, um trem que faz o trajeto aeroporto à Union Station (estação de trem no centro da cidade) em menos de 30 minutos. Os trens partem a cada 15 minutos e demoram cerca de 25 minutos para chegar ao seu destino. Vale falar que entre a Union e o Person há 2 paradas: Weston e Bloor-Dundas. O ticket custa $12.35 (one-way) ou $24.70 (return). Você pode comprar o ticket no aeroporto mas se pretende fazer o trajeto vale a pena salvar tempo e comprar online aqui.

4. Qual o meio de transporte mais barato para ir e voltar para o aeroporto?

O meio de transporte mais barato é certamente utilizando o TTC, o transporte público de Toronto. O trajeto é demorado e envolve pegar um ônibus e dois metrôs, podendo demorar mais de 1h em horários de rush. Mas o trajeto custa $3.25 um trecho e pode ser uma boa maneira de economizar. Clique aqui e veja post contando as diversas maneiras que você pode ir para o aeroporto Pearson utilizando transporte público em Toronto.

5. Qual o valor de taxi do aeroporto até o centro?

Faz tempo que eu não pego táxi para o centro de Toronto – eu moro na parte oeste a 15-20 minutos do aeroporto e mesmo assim o valor do taxi até a minha casa (com gorjeta) pode chegar a mais de $50. Pesquisando online vi que as tarifas para o centro da cidade ficam em torno de $50-60 (sem taxas ou gorjetas) e para o leste de Toronto em torno de $75. Antes de entrar no taxi você pode pedir para o motorista qual o valor até um determinado destino – peça certeza para ele, porque se ele disser um around será um valor arredondado, que pode ser arredondado para mais. E lembre-se das taxas e das gorjetas, que aumentam consideravelmente o valor.

6. Tem algo para fazer no aeroporto?

Então, tem e não tem. O aeroporto é bem legal, tem wi-fi gratuito e algumas lojas e restaurantes super legais. Mas não tem nada super fascinante e turístico que irá prender a sua atenção por mais de 5h na minha opinião. Eu já escrevi um pouco sobre o assunto aqui no blog: leia este post aqui com dicas de lugares para comer com estilo no aeroporto e aqui para algumas coisas que você pode fazer quando estiver por lá.

7. Há algum hotel perto ou dentro do aeroporto para relaxar e tomar um banho?

Há muitos hotéis ao redor do aeroporto e a maioria possui shuttle gratuito, ou seja, você pega o tal ônibus até o hotel, descansa e depois é só pegar o shuttle de volta para o aeroporto. Neste post aqui eu falei sobre alguns hotéis em Toronto, sendo que na lista há alguns pertinho do aeroporto Pearson. Vale falar que há um hotel dentro do aeroporto, o Sheraton Gateway Hotel. O hotel é pet-friendly e é super procurado, com diárias a partir de $220.

8. Há alguma atração turística próxima do aeroporto?

Não. Nada.

9. Vale a pena alugar um carro para algumas horas em Toronto?

Eu recebi esta pergunta e fiquei hesitante em respondê-la. Eu sou sim a favor de você alugar carro e explorar as regiões lindas ao redor da cidade, mas fico aqui pensando de em uma conexão ou passada rápida por Toronto esta seria a melhor opção. E acho que não. Alugar um carro envolve abastecer, conhecer o veículo, conhecer o trânsito local, ter paciência, pagar por estacionamento… e acho que em uma passagem rápida, depois de horas dentro de uma avião, você não deve querer passar por isso. Se você quiser ir para o centro de Toronto nem pense em alugar carro. Agora, se você quer ir para Niagara Falls a minha resposta pode mudar. Primeiro tenha em mente que ob trânsito na estrada que vai para Niagara é bem ruim à partir das 3pm (para ambos os sentidos) e eu faria o trajeto se tivesse no mínimos 12h de conexão por aqui, saindo umas 4h do horário do vôo de lá (e sempre olhando o trânsito).

10. O que fazer em Toronto se eu tiver poucas horas?

Esta pergunta também é campeã e a minha resposta é sempre depende dos seus interesses e do tempo que você tiver. Se você pegar o UP irá parar na Union Station (estação de trem). A Union fica pertinho do mercado público, da lakeshore, da CN Tower, do Aquário, de restaurantes deliciosos, da cidade subterrânea. Ela também tem conexão com o metro da cidade que te leva para vários lugares mais afastados. Você deve planejar bem seu dia e se organizar para voltar para a Union com um certo tempo de sobra. Eu tenho um roteiro de 24h em Toronto – este aqui – que pode te ajudar a organizar suas horas na cidade (o post é de 2013 então algumas atrações como o Aquário não estavam abertos). Também tenho um checklist com várias atrações – este aqui. E por fim, clicando aqui você encontra uma lista de posts com dicas do que fazer em Toronto.

Espero que tenham gostado do post e não deixem de comentar a sua experiência e o que vocês fariam ou fizeram diferente. Como sempre eu vou adorar ler e saber a opinião de vocês.



6 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Larissa

Gaby, adorei as dicas…chego em Toronto as 2 da manhã e meu voo para o Brasil é só 23hs, ou seja, terei um dia todo…mas a dúvida é, como vou sair do aeroporto 2 da manhã? kkkkkk será que é melhor ficar num hotel próximo ou no proprio aero ate umas 6hs? Obrigada!!

Christine

Olá !!! tira minha dúvida tenho apenas uma conexão rápida por Toronto tanto ido como volta sendo nosso destino é Las Vegas precisamos tirar o visto de transito ou esse visto seria só se eu saísse do aeroporto?

Fernanda Miranda de Medeiros

Oi Gaby, tudo bem? Estou precisando de uma ajuda.
Tenho um voo do Brasil para Toronto e depois Toronto para Quebec.
Como eu faço a conexão em Toronto? Eu preciso pegar minhas bagagens e fazer um novo check-in?
Muito obrigada

Marcos

Estive com a família em Toronto, aguardando conexão para Dublin, em 14/02/18. Espera de 14 horas, então sobrou tempo para tomar o trem até Union Station e saltar bem no centro, próximo a CN Tower e Ripley aquarium, depois uma esticada a pé ( 15 min) até o St. Lawrence Market para o delicioso sanduíche Peameal bacon e comprar souvenir ..
Boa viagem a abraço a todos

Amanda

Minha conexão é de 8h em Toronto… e agora? Fiquei perdida Gabi!